Mergulho em Curaçao: nossa experiência

1
Mergulho em Curaçao

Saiba como é mergulhar de cilindro em Curaçao, um paraíso marinho para todo o tipo de mergulhador, e veja detalhes da nossa experiência mergulhando com a Goby Divers. Vem mergulhar com a gente?

Mergulho em Curaçao: nossa experiência

Texto e imagens: Gustavo Brandileone

Curaçao, uma das ilhas caribenhas mais queridas pelos brasileiros, é um verdadeiro paraíso dentro e fora d’água. Se você curte mergulhar – ou tem vontade de aprender – taí uma experiência bacana pra acrescentar no seu roteiro de viagens: mergulhar nas barreiras de coral de Curaçao! Aproveitei meus 4 dias em Curaçao para matar a saudades desse esporte lindo (desde 2015, quando mergulhamos em Koh Haa na Tailândia que eu não mergulhava) e perceber que precisamos mergulhar com mais frequência. Neste post dividirei com vocês alguns dos melhores momentos do mergulho, além de várias outras dicas bacanas pra quem pretende mergulhar em Curaçao.

Mergulho em Curaçao: Pontos positivos

Se você assim como eu, curte mergulhar mas não é um aficionado – destes que já reserva a viagem pensando nos dias de mergulho – vou te dar algumas boas razões para acrescentar pelo menos 1 dia de mergulho no seu roteiro de Curaçao. Se você já é dos mais assíduos aí vão mais motivos para você fazer muitos mergulhos em Curaçao:

Água super Cristalina & Vida marinha abundante

A maior parte das barreiras de corais de Curaçao fica na parte oeste da ilha; há uma variedade interessante entre paredões de corais mais profundos e os mais estreitos. O bacana é que a visibilidade costuma ser ótima – na faixa dos 30 metros – e a diversidade de corais é bem interessante. Pra quem curte mergulhar vale dar uma estudadinha nos peixes mais comuns da região para depois procurá-los durante o mergulho.

Mergulho em Curaçao

Barreira de corais super bem cuidada em Curaçao

Mergulho em Curaçao

E, sente só a quantidade de peixinhos

Pra você ter uma ideia da quantidade de pontos de mergulho disponíveis, ai vai um mapinha simplificado com os principais pontos!

Mergulho em Curaçao

Imagem: http://www.alertdiver.com/Curacao

Mergulho Pa Pum

Grande parte dos pontos de mergulho de Curaçao estão perto da costa, ou seja, você consegue fazer um mergulho maravilhoso sem aquela necessidade de passar um tempão no barco até chegar ao destino certo. Isso não só economiza tempo já que em pouco mais de duas horas você consegue preparar os equipamentos, mergulhar e voltar, como também um dinheirinho – afinal, dispensar o barco salva uns belos trocados – que você pode investir em mais mergulhos ou outros passeios.

Mergulho em Curaçao

Dive master apontando para o peixinho azul

E claro, pra quem tem problema de enjoar no barco, a facilidade de fazer um mergulho lindo e sem embarcar é uma mão na roda!

Drive & Dive (dirigir e mergulhar)

Para quem está acostumado a mergulhar e viaja com um parceiro, a dica é alugar cilindros, colocar no carro e explorar barreiras diferentes. A liberdade de explorar o seu próprio tempo faz com que mergulhadores de todos os cantos do mundo busquem Curaçao como destino de mergulho. E quer saber o melhor? Grande parte das praias de Curaçao tem sua própria empresa de mergulho, o que facilita e MUITO o processo de aluguel de cilindros!

Mergulho em Curaçao

Barreira de corais próxima a Goby Divers

Mergulho em Curaçao

Naufrágios & Mergulhos embarcados

Ainda que o ponto forte de Curaçao sejam as barreiras de corais e os mergulhos desembarcados, há sim possibilidades interessantes para os amantes de naufrágios, como o Tugboat (um rebocador que está apenas 5m de profundidade), um cemitério de carros da década de 40, a Car Pile, e o avião Mediator de 1884.

A maior parte dos pontos de mergulho de Curaçao estão bem perto da Costa, mas há dois pontos mais distantes e que valem o deslocamento: o famoso Alice no País das maravilhas, um jardim subaquático colorido, e as proximidades da ilha Klein Curaçao (cerca de uma hora de barco).

Nossa experiência mergulhando em Curaçao

Há dezenas de empresas e operadores de mergulho em Curaçao, eu mergulhei com a Goby Divers comandado pela brasileira Andhiela que vive em Curaçao há mais de 20 anos e conhece a região como ninguém.
A Goby Divers trabalha tanto com mergulhos embarcados como mergulhos não embarcados que saem da própria loja, localizada dentro do Hotel Holliday Beach. Tudo depende do tamanho do grupo, e claro, das condições do mar.

Mergulho em Curaçao

Gustavo iniciando o mergulho

Contato da Goby Divers:

  • Endereço:  Veneto Holiday Beach Hotel & Casino, 31, Pater Euwensweg, Willemstad, Curaçao
  • Aberta todos os dias das 10:00 às 18:00
  • Telefone: (+599) 9 662 2853
  • Website: goby-divers.com

Localização no Google Maps:

Minha experiência de mergulho em Curaçao com a Goby Divers

Cheguei na Goby Divers por volta das 8:30am e encontrei a Andhiela. Ela fez uma rápida entrevista para entender minha experiencia e comentou como seria o mergulho. Como éramos um grupo pequeno(3 pessoas + dive master) faríamos um mergulho desembarcado na barreira de corais da Holiday Beach, próximo ao local da loja (e que por sinal é linda!). Após as explicações, seguimos para a parte de traz do hotel, onde fizemos a preparação dos equipamentos.

Um refresh rápido antes de mergulhar

Antes do mergulho, a Andhiela fez um refresh das regras básicas do mergulho, já que eu não mergulhava há algum tempo (achei isso muito legal da parte dela, já que em muitos lugares que mergulhei nem o certificado de mergulho me pediram). Após colocar os equipamentos, caminhamos para o pier e caímos no mar.

Mergulho em Curaçao

No mar, prontos pra iniciar o mergulho

O mergulho
A barreira de corais fica a bem próxima ao pier de onde saímos (cerca de 25m) e a correnteza estava forte. Logo ao chegar na barreira, a diversão começou. Em poucos minutos consegui ver tartarugas, moreia, ouriço, muitos peixes e corais bem coloridos. Muito show! Após cerca de 45 minutos mergulhando numa profundidade na faixa de 5 a 18metros, passou um navio de cruzeiro próximo ao local onde estávamos mergulhando e levantou areia, atrapalhando um pouco a visibilidade. Já que o ar estava no final, resolvemos voltar e encerrar o mergulho.

Mergulho em Curaçao

Tartaruga marinha, sempre uma delícia de encontro

Mergulho em Curaçao

E, olha só esse peixe, que lindo

Mergulho em Curaçao

Quando falei que a vida marinha é linda, não estava exagerando

Mergulho em Curaçao

Peixe agulha

Mergulho em Curaçao

Oooops, isso não é bem um peixe, mas é engraçado!

Valeu a pena mergulhar em Curaçao?

Muito! Me diverti mergulhando com a Andhiela, ela foi 10! Achei a barreira de corais linda, bem conservada, gostei do que vi e, saí do mergulho já pensando no próximo. É… dessa vez preciso dar um jeito de mergulhar mais rápido!

Gustavo mergulhou a convite do Curaçao Travel Bureau e da Goby Divers. Todas as opiniões contidas neste post representam sua real experiência.

E aí, curtiu as dicas?

Veja também:


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Curaçao


Guarde este post no Pinterest!

Mergulho em Curaçao: veja todas os detalhes do nosso mergulho de cilindro em Curaçao e muitas dicas pra quem quer mergulhar

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Mergulho

About author

1 comment

Post a new comment

Veja também