Los Cabos no México: Dicas para uma viagem inesquecível
Com uma estrutura hoteleira de primeira, gastronomia espetacular, praias de areia branca, peixes coloridos que vem até a beirinha da praia te dar oi, e uma paisagem desértica linda e exótica, Los Cabos no México é um destino bem preparado para receber famílias (há ótimas opções de hotéis kids friendly com clubinho para os pequenos), grupos de amigos (Cabo de San Lucas tem uma noite agitada e bem jovem com muitos bares descolados e baladas animadas), casais de lua de mel (há hotéis excelentes com todas as mordomias que um casal pode sonhar, isso sem falar na vibe romântica do oceano pacífico misturado com paisagens desérticas) e um ótimo lugar para celebrar casamentos do tipo destination weddings (Durante a nossa estadia no Hilton presenciamos algumas festas lindas).
Com tantas possibilidades, Los Cabos se tornou um dos destinos litorâneos mais badalados do México e um desses cantinhos que precisam entrar na sua lista de viagens!
Luxo acessível
Los Cabos é o destino perfeito para quem quer curtir um destino litorâneo, lindo e com uma excelente estrutura. Enquanto planejava minhas férias pedi dicas de amigos que conhecem o destino e recebi sempre o comentario: “Los Cabos é uma delícia! Nós ficamos em um hotel maravilhoso”, o curioso é que nenhum dos meus amigos havia ficado no mesmo hotel e que todos pontuaram o hotel como um dos destaques da experiência.
Pesquisando um pouco mais aprendi que Los Cabos é um dos melhores destinos do mundo para ficar em um hotel 5 estrelas, que realmente merece as 5 estrelas e por um preço acessível. Não, não estou falando que Los Cabos é um destino barato, o que sim estou falando é os hotéis espetaculares de Los Cabos, tem preços muito mais acessíveis que hotéis equivalentes em outros destinos do mundo.
Em outras palavras: aproveite essa viagem para investir em um bom hotel, você não vai se arrepender!
Neste guia completo de Los Cabos você encontrará:
- Como chegar em Los Cabos
- Qual a moeda em Los Cabos
- Onde ficar em Los Cabos: conheça os melhores hotéis
- Entendendo Los Cabos
- San José del Cabo
- Onde comer em San José del Cabo
- Cabo de San Lucas
- Onde comer em Cabo de San Lucas
- Quanto custa viajar para Los Cabos
- Precisa alugar carro
- O que fazer em Los Cabos: melhores passeios da região
- Bate e volta desde Los Cabos: La Paz e Todos Santos
[Clique no item acima para ir direto ao ponto, ou se preferir, leia o post todo.]
Como chegar em Los Cabos no méxico?
Infelizmente não há vôos diretos entre o Brasil e Los Cabos, assim você terá que passar pelos Estados Unidos (há voos diretos de Los Angeles, San Diego, -sou suspeita para falar até porque moro aqui há 6 anos, mas acho que uma passadinha na Califórnia é sempre uma delícia)- Nova York, Houston, Washington, DC; Seattle e Baltimore) ou pelo México (se você ainda não conhece a Cidade do México, taí uma dobradinha deliciosa – reserve pelo menos 3 dias para curtir a cidade ao máximo).
Preciso de visto para ir ao México?
Não. Brasileiros podem permanecer até 6 meses no México sem nenhum visto, mas é importante que seu passaporte tenha pelo menos 6 meses de validade para você não ser barrado no embarque!
Vale lembrar: Quem faz conexão nos Estados Unidos, você precisa de um visto de turista – ou visto de trânsito – válido.
Moeda: Uma mistura louca e dólares e pesos mexicanos
Na teoria, a moeda oficial de Los Cabos – e de todos os outros destinos Mexicanos – é o Peso Mexicano, na prática o dólar funciona maravilhosamente bem, é aceito em 100% dos lugares. E pasmem, muitos caixas eletrônicos na cidade de Cabo de San Lucas só liberam dólares!
Assim, minha dica é viajar com dólares americanos – reais nem pensar, você vai perder absurdos na troca – ou sacar dólares (ou pesos mexicanos) com o cartão de crédito. Comprar pesos mexicanos no Brasil costuma ser roubada porque a moeda não tem muito giro, e portanto custa bem caro.
Nós passamos 6 dias em Los Cabos sem precisar trocar dólares por pesos, e não sentimos falta. O que sim fizemos – e muito – foi usar o cartão de crédito, que é amplamente aceito, sempre passando a fatura em Pesos e deixando o nosso banco fazer a conversão (se você passar em dólar vai amargar a cotação mal feita da rua. Fique de olho).
Falando em cartão, volta e meia um posto de gasolina vinha nos dizer que a máquina não estava funcionando para tentar receber em moeda – e nos dar troco em Mexicanos oferecendo uma cotação bizarra. E não é que a máquina voltava misteriosamente a funcionar quando ameaçávamos sair sem abastecer?
Para quem não quer usar o cartão de crédito de jeito nenhum, vale sim trocar um dinheirinho – não muito – para mexicanos para evitar a roubalheira na conversão.
Onde ficar em Los Cabos?
Preparada para receber o turista Norte Americano, Los Cabos conta com dezenas de resorts caprichados, hotéis de luxo, alternativas bacanas para quem viaja em família, opções bem exclusivas apenas para adultos, e algumas pousadas econômicas.
Nível de serviço excelente e hotéis espetaculares
O que me chamou a atenção no destino é a quantidade de hotéis excelentes, e o nível de serviço espetacular tanto nos resorts all inclusive, quanto nos hotéis tradicionais. Los Cabos é tida pelos americanos como um dos melhores lugares para desfrutar o luxo acessível, não, não estou falando que é um destino barato, mas que é possível se hospedar em um hotel espetacular por valores bem mais acessíveis que em outros lugares do mundo.
Hotéis Fabulosos:
Las Ventanas al Paraiso: Perfeição em Los Cabos – Testado e aprovado por nossos amigos
No topo da minha lista de hotéis dos sonhos, o Las Ventanas al Paraiso é um hotel que combina luxo, localização impecável e um nível de serviços impressionante: Acredita que o hotel tem um departamento de Romance focado em casais de lua e de mel, e em casamentos? O objetivo é surpreender o hóspede em detalhes. E surpreendem mesmo, viu?
O quarto é amplo, decorado com motivos azuis e todo equipado com amenidades de primeira e detalhes fofos que são a cara do destino. Tem aromaterapia- e é você que escolhe os aromas a partir de um menu – cafeteira, frigobar, tequila de boas vindas servida em uma garrafa lindona que você pode levar de presente e um cestinho de frutas cortesia reposto diariamente.
O banheiro amplo é equipado com banheira, e a varanda – meu pedaço preferido do quarto – tem vistas maravilhosas para a piscina de bordas infinitas e para o mar, e um telescópio para quem quiser ver as estrelas.
A área externa é um sonho. São 5 piscinas, a minha preferida tem bordas infinitas e braços longos, rodeados por uma paisagismo que tem tudo a ver com a mistura praia + deserto que é Los Cabos. E claro, uma praia privativa espetacular com direito a espreguiçadeiras e bar completo na areia.
Vai viajar com crianças ou bebês? Eles são mais do que vem vindos! Você será recebido com um berço confortável, cadeirão, trocador e até lixo de fraldas. O quarto é tão espaçoso que comporta todos os itens do bebê com facilidade. Reserve aqui!
Com quartos modernos e elementos bem coloridos que contrastam com os móveis, banheiros espaçosos com banheira e varanda com vistas lindas, o One & Only Palmilla é um desses hotéis sólidos e ultra bem avaliados (a nota no Booking.com é 9.5).
A área de lazer conta com uma piscina de formas arredondadas e bordas infinitas, e um pedacinho de praia privativo. Quer praia de verdade? O One & Only Palmilla fica colado na Palmilla Beach que é uma das melhores praias públicas de Los Cabos. O restaurante do One & Only Palmilla é muito bem avaliado! Reserve aqui!
Esperanza – An Auberge Resort: Clima de romance no ar
O Esperanza é um resort romântico com vários espaços apenas para adultos, e duas piscinas coladas na areia da praia. Com quartos confortáveis, bem iluminados e uma decoração básica porém de muito bom gosto, destaque para o janelão da varanda, muito bem integrado ao quarto, e que traz a sensação de dormir de frente para o mar.
O hotel conta com um restaurante muito bem avaliado, serviço de primeira (não é atoa que a nota de avaliação no Booking.com é 9,8!) e uma praia privativa. Aqui vale falar que essa é uma praia pequena e com muitas pedras, para curtir o mar de verdade, esteja pronto para pegar o carro e seguir para as outras praias da região. Reserve aqui!
Hotéis Caprichados:
Hilton Los Cabos: Incrível para famílias – Testado e aprovado por nós
Nossa escolha para curtir nossos 6 dias na região, o Hilton Los Cabos é uma opção incrível para famílias. O Hotel têm duas piscinas lindas, uma delas com bordas infinitas e de frente para o mar, clubinho com atividades para crianças de 4 à 12 anos, um serviço excelente com profissionais bem treinados, e sorridentes – tem até hora do picolé na piscina – praia maravilhosa com acesso privativo e serviço completo, dois restaurantes deliciosos e 3 bares.
Com quartos amplos – o nosso era king size e acomodava dois berços para as crianças com folga – uma decoração bem pensada em tons azuis, elementos bem mexicanos, e um banheiro espaçoso com direito a banheira grande, e uma janela interna que te permite tomar banho olhando para o mar.
E falando em mar, destaque absoluto para as vistas da nossa varanda com coqueiros bem cuidados, o complexo de piscinas, que é uma lindeza, e o mar. Amamos e recomendamos muito o hotel.
Se o Hilton Los Cabos couber no seu orçamento, eu não pensaria duas vezes. Você vai adorar! Reserve aqui!
O mais moderno – e possivelmente o mais bonito – dos hotéis de Los Cabos entrega uma experiência completa com quartos bem modernos e com vistas lindas do complexo de piscinas e do mar, praia privativa e spa completo.
Já falei que o hotel é lindo? Você vai se encantar com os detalhes, com as piscinas e espelhos d’água em diferentes tons de azul, com as linhas retas e bem pensadas dos edifícios e com os “ninhos que compõem os bares”. Uma delícia de escolha para quem quer curtir Los Cabos com estilo. Reserve aqui!
Novíssimo e ultra moderno o Solaz é um desses hotéis bacanas que combina arquitetura moderna, o edifício se destaca bastante dos outros hotéis no corredor hoteleiro, com serviço espetacular (a equipe bem treinada fará de tudo para te surpreender e uma área de lazer completa com piscina infinita lindona, saída privativa para a praia (com serviço de praia completo), clubinho completão com atividades para pequenos de 4-12 anos (crianças menores são bem vindas sob a supervisão dos pais), e um café da manhã caprichado incluso na diária.
Os quartos seguem a mesma linha da arquitetura do hotel, modernos e ao mesmo tempo aconchegantes e com vistas para o mar. Há várias opções de quartos, os mais caprichados tem jacuzzi externa. Reserve aqui!
Hyatt Ziva – All Inclusive – Testado por nossos leitores
Pra quem busca um ótimo hotel all inclusive, o Hyatt Ziva é uma excelente opção. O hotel tem 7 restaurantes diferentes que servem comidas do mundo todo (têm mexicano, japonês, Italiano), um excelente menu de bebidas alcoólicas que também estão inclusas e um cronograma de atividades divertidas.
Uma pedida bacana para famílias, o Hyatt Ziva tem quartos bem grandes com decoração básica, chão de pedra – o que é ótimo na praia – e uma pequena varanda. Os quartos são legais, mas para mim o ponto forte do hotel é a área de lazer caprichada, são 4 piscinas (com direito a uma área molhada bem legal para os pequenos), praia privativa – que não é a melhor, e nem a mais bonita de Los Cabos, mas dá para curtir legal – kids club para crianças, um espaço com jogos para jovens, academia e spa.
Durante minha estadia em Los Cabos bati papo com uma leitora que havia se hospeda no Hyatt Ziva, e amado a experiência. “É tão gostoso, que mal tive vontade de sair do hotel” – ela me contou encantada. Reserve aqui!
Grand Fiesta Americana: All inclusive – Testado e aprovado por nossos amigos
A Íris, uma amiga querida e uma das “culpadas” pela nossa viagem a Los Cabos me escreveu animada: “Mari, você PRECISA vir para Los Cabos e você precisa ficar neste hotel”, em seguida me cascateou com um bocado de fotos – impressionantes – do complexo de piscinas, são 5, todas lindas, e da praia do hotel que fica em frente a uma pequena barreira de corais, e é um ótimo lugar para fazer snorkel e ver muitos peixes coloridos. Quer saber o melhor? Você nem precisa pôr a cabeça na água para ver peixes, basta entrar no mar para ser rodeado por muitos peixinhos
A Íris gostou de tudo, do quarto espaçoso, do banheiro equipado com banheira e amenidades L’Occitane e especialmente da área de lazer, que além das piscinas que já elogiei, conta com um super clubinho para crianças – tem uma área dedicada aos menores, e uma área do videogames para os mais velhos – academia completa com vistas lindas para o mar, e 8 restaurantes diferentes e todos eles incluídos no sistema All Inclusive. O serviço é excelente, e as bebidas incluídas também. Em resumo: se você busca um All Inclusive certeiro, o Grand Fiesta Americana é uma ótima opção, a Iris gostou TANTO da experiência que nem saiu do hotel! Reserve aqui!
Hotel el Ganzo: Um hotel descolado – Apenas para adultos
Quer algo mais descolado e com menos cara de resort, sem claro, abrir mão de todas as amenidades bacanas? Vale dar uma olhadinha no Hotel el Ganzo que tem uma decoração bem jovem, quartos fofos com cama de madeira rústica e fronhas estampadas e uma varandinha gostosa com vistas do canal.
O hotel tem uma área de lazer bacana com uma dessas piscinas todinhas de vidro – e que fica lindona nas fotos, praia privativa calminha com aluguel de caiaques, 2 restaurantes e um bar animado. Reserve aqui!
Villa del Arco Beach Resort – All inclusive com preço legal
Esse é um hotel legal para quem quer curtir o agito de Cabo de San Lucas, o hotel fica em plena Medano Beach – a praia do agito – tem Beach Club reservado e vistas para as formações rochosas lindas de Cabo de San Lucas, uma piscina bem legal com um barco pirata no centro e um kids club. O Resort funciona no esquema all inclusive – e é uma das opções all inclusive bem avaliadas mais econômicas de Los Cabos. Minha amiga Robertinha, que foi para Los Cabos com um turma de amigos, curtiu bastante a experiência e se divertiu muito no hotel. Reserve aqui!
Hotéis com bom custo x benefício:
Sandos Finisterra – All Inclusive
Se você busca um Resort All Inclusive bem avaliado (o Sandos é um dos campeões de vendas em Los Cabos), com um complexo de piscinas legal e com um ótimo custo x benefício, o Sandos Finisterra é o seu número.
O hotel fica na parte alta de Cabo de San Lucas e tem vistas lindas para a Marina de Cabos de San Lucas e para o mar. Democrático o Sandos têm piscinas para quem quer agito (com direito a música de balada e aquele climão de pool party) e piscinas para quem quer relaxar e curtir a vibe de Los Cabos com tranquilidade. Uma ala do hotel foi recém renovada e conta com quartos moderninhos e alguns deles tem uma banheira linda, já o restante tem uma pegada mais tradicional – porém confortável. Reserve aqui!
Se você busca um hotel bem avaliado por um preço bacana, ou está interessado em curtir a noite agitada de Los Cabos, o Tesoro Los Cabos Resort é para você. O hotel fica na Marina de Cabo de San Lucas – e a piscina tem vistas bem legais para a marina, quartos amplos e bem limpos, e algumas diárias incluem café da manhã (fique ligado na hora de reservar!).
O hotel fica no meio do burburinho, você conseguirá caminhar até a Medano Beach, e curtir todas as atrações da Marina de Los Cabos – que é o ponto de saída dos passeios de barco, e está repleta de shoppings, bares e restaurantes. Reserve aqui!
Pousadinhas e hotéis econômicos
Se você quer curtir Los Cabos de forma econômica, as opções mais legais que encontrei foram o San Angel Suites (uma pousada super bem avaliada com quarto espaçosos – os estúdio são equipados com cozinha completa.), e o Casa Abadia (que oferece apartamentos completos e têm piscina e churrasqueira -o preço é imbatível, mas se esgota super rápido).
Quer uma dica de hostel?
Mayan Monkey Hostel
O mais legal que eu encontrei foi o Mayan Monkey Hostel que conta com dormitórios coletivos, e quartos individuais lindinhos, é bem avaliado, limpo e muito bem localizado. As áreas comunitárias são ótimas, a piscina na cobertura faz o maior sucesso e o café da manhã incluso na diária é delicioso. Reserve aqui!
Seguro de viagens para o México
Contratar um bom seguro viagens é algo essencial para um destino caro como Los Cabos, e pode te economizar um dinheirão.
Um bom seguro de viagens cobre extravio de bagagem, voos cancelados, consultas médicas de emergência, e (bate na madeira) até uma internação. Com cerca de $10 por dia você viaja protegido e evita surpresas desagradáveis (uma conta médica em um lugar caro como Los Cabos pode custar um montão)
Que seguro contratar?
Nós usamos e recomendamos o site da Seguros Promo, um comparador de seguros esperto que te ajuda a buscar os melhores seguros do mercado e comparar preços em uma única janela, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente.
Clique aqui para fazer seu seguro viagens e use o código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto.
Entendendo Los Cabos:
Los Cabos é banhada pelo oceano pacífico e fica bem na pontinha Baja California Sur.
As duas principais cidades de Los Cabos são Cabo de San Lucas a cidade do agito, onde restaurantes de bandeiras gringas e baladas animadas dividem espaço com shoppings forrados de lojas de grife, e barcos de todos os tamanhos; e San Jose del Cabo uma cidade charmosa que conseguiu preservar seu autêntico centro de cidade mexicana, com direito a missão jesuíta, coreto e um palco para apresentações de música e dança, e ao mesmo tempo criar um ambiente turístico especial.
Vamos falar um pouco mais dessas cidades?
San Jose del Cabo
Predinhos baixos de tijolos coloridos e bandeirolas estampadas com motivos mexicanos recebem os visitantes em San Jose del Cabo, um centrinho que mistura aquela deliciosa pegada local, com toda a estrutura de um bom destino turístico.
Pegue uma das ruas estreitas nos fundos missão de San José e brinque de ir e vir a Plaza de Mijares explorando as diferentes ruelas e fazendo pequenas descobertas, uma galeria aqui, uma cervejaria acolá, artistas de rua, um shot de mezcal, repita e repita e repita.
Art Walk: uma forma deliciosa de curtir San Jose del Cabo
Todas às quintas feiras de junho à novembro das 17:00 às 21:00 as ruas de San Jose del Cabo ganham vida com o Art Walk. A principal avenida da cidade, a Obregon fica fechada para carros e as galeria de arte, são muitas e são ótimas, expõe seu trabalhos. A Plaza Mijares ganha apresentações de danças típicas e exposições (com vendas de quadros) de artistas locais.
Para curtir o Art Walk ao máximo, chegue cedo (mesmo porque é bem chatinhos de estacionar) e reserve seu restaurante com antecedência, os melhores lugares da cidade ficam lotados.
Alguns das minhas paradas preferidas:
- Ivan Guaderrama: O coração colorido na porta de entrada me tragou para dentro desta galeria pop, eu precisava ver o resto. E curti. São dois andares forrados de arte colorida que combina dizeres motivadores, com anjos esparramados, asas flutuantes e um pingo de espiritualidade. Além de quadros grandões, há miniaturas e imãs de geladeira e postais.
- Ida Victoria: Uma ótima galeria de arte contemporânea, com peças cuidadosamente curadas e uma seleção que vai bem além do turistão.
- La Sacristia: A Sacristia não é bem uma galeria de arte, mas é uma loja bacana e que tenta fugir do souvenir tradicional com peças feitas a mão. Há muitas cerâmicas coloridas, peças detalhadas de miçanga (quase trouxe um cactus para casa), quadros com motivos “bem mexicanos” (o tipo de arte que americano ama comprar – achei mais “para turista ver” do que “expressão artística” propriamente dita.
- El Armario: uma mistura de café descolado com paredes pintadas com desenhos de Frida Kahlo, azulejos coloridos e bandeirinhas mexicanas com galeria de arte. Vale a parada.
- The Market Flora Farms (Esquina da Alvaro Obregon com a José Maria Morelos): A lojinha do badalado Flora Farms me conquistou pelo cheiro delicioso de de lavanda – que delícia – e o encantamento continuou com os sabonetes coloridos cuidadosamente dispostos em potinhos de vidro, se você curte sabonetes tanto quanto eu, prepare-se para enlouquecer!
Onde comer em San Jose del Cabo
Flora Farms: Da fazenda ao prato numa experiência sensacional
Quando 6 amigos de grupos (e gostos) completamente distintos recomendam um lugar, é porque a dica é boa. E foi assim que reservamos nosso almoço no Flora Farm’s (site oficial – Endereço: Carretera Transpeninsular San José del Cabo Km. 30) – porque no jantar o santinho das crianças nem sempre colabora, e comer correndo num lugar legal não faz o estilo das minhas férias – com duas semanas de antecedência. E que acerto.
Com um ambiente aconchegante, grama verdinha, flores coloridas e uma porção de cães de estimação, o Flora Farm’s é desses cantinhos que te conquista nos primeiros instantes. E não é que a coisa só melhora? A Fazenda é linda, cheia de cantos para fotografar, um parquinho caprichado para os pequenos, um mercadinho com hortaliças da casa, um spa completo e uma pequena alamedinha com café e lojas de presentes. Ô passeio gostoso!
Para comer, pedimos uma pizza marguerita (que na teoria era para as crianças, mas conhecendo meu marido e seu amor pelos fornos a lenha, sei que quem queria pizza era ele). E para os adultos uma burrata delícia, e as duas massas do cardápio (que muda constantemente) um raviolli de queijo e um fettuccine com carne de porco MA-RA-VI-LHO-SO (eu ,na real, pedi um menu que vinha com vinho branco, saladinha colorida, massa e sobremesa; o Gu que se jogou na pizza ficou só com a massa).
Para os fãs de Bloody Mary de plantão, a especialidade da casa é um drink que mais parece um almoço de tão caprichado e que vem com uma quantidade de mato considerável, rodelas de pimentão e um pedaço de Bacon num copão desses de milkshake. Não acho a menor graça de tomar tomate e deixei passar, mas pra quem gosta da pedida, vale provar.
Vela: o restaurante Italiano do Hilton Los Cabos
Com uma iluminação perfeitinha e o visual espetacular da piscina de bordas infinitas o Vela é o restaurante mais caprichado do Hilton Los Cabos e serve massas italianas deliciosas. Com climão romântico e um ambiente chic/ despojado o Vela é uma pedida especial para uma noite em casal – e antes que você me pergunte, sim levamos os pequenos que foram bem vindos e tratados com muito carinho.
Eu pedi o Pappardelle com ragú de cordeiro que amei, e o Gu pediu um espaguete à carbonara que estava gostoso, o serviço também foi nota dez. Amamos a experiência.
Dica: Vale ligar no hotel para fazer a reserva e se informar que dia rola o show de violino ao vivo, é simplesmente delicioso!
El Mesón – o restaurante Mexicano do Hilton Los Cabos
El Mesón é o restaurante Mexicano do Hilton Los Cabos, um restaurante mais casual decorado com motivos azuis, lustres de muito bom gosto e uma área externa gostosa cercada por um espelho d’água e vistas lindas da piscina.
Visitamos o El Mesón numa terça feira – Taco Tuesday – e não pensei meia vez antes de me jogar nos tacos preparados na hora, um mais gostoso que o outro. Prometo não contar quantos comi, mas conto que cada um deles valeu e muito a pena. A Taco Tuesday funciona no esquema all you can eat, você pode pedir até 4 tacos por vezes repetir a pedida quantas vezes aguentar.
Quem preferir, pode pedir os pratos do menu à la carte: tem tacos, enchilladas, quesadillas e outras delícias mexicanas. O não tava com muita fome e Gu pediu uma saladinha, enquanto as crianças se esbaldaram numa sopa mexicana que lembra muito nossa canja e comeram pedacinhos dos meus tacos (o Tom comeu só a tortilha e o abacate; e o Caio comeu a carninha desfiada).
El Merkado: Um mercado com algumas opções de restaurantes
Visitamos o El Merkado na nossa última noite e achamos o conceito legal, mas estava tão vazio que ficamos sem saber se a coisa vai para frente ou não. De qualquer forma vale a dica porque comemos bem, e relativamente barato em comparação com o resto da viagem.
No Merkato há várias opções de restaurantes (hambúrguer, pizza, comida de Oaxaca – que provamos e gostamos (mas não nos encantamos), algumas opções de comida latina, e uma filial do The Office que era de longe o lugar mais badalado do mercado.
O que eu gostei? Da possibilidade de tomar os drinks do The Office – que são ótimos – comer onde der vontade (é esquema de praça de alimentação, sabe?) e entreter os pequenos com os jogos e livrinhos disponíveis no Corner Kids. Durante o dia – que muito possivelmente é mais animado, há até monitores para brincar com as crianças.
No centro da cidade
La Lupita: Tacos e Mezcal
Para comer tacos e beber mezcal a dica é o La Lupita (Jose Maria Morelos s/n, Gallery District) que fica bem no burburinho do centro e foi muito bem recomendado pela minha amiga Mexicana Mayra -uma combinação mexicana dessas, não podia dar errado, podia? Cheguei felizona e dancei. Dei de cara com a casa cheia! Eu se fosse você reservaria!
Choriarte: Pão com linguiça e comida latina
E já que estávamos com fome e sem muita paciência para procurar entramos na portinha do lado, o colorido Choriarte (Mauricio Castro 659, 5 de Febrero, 23406 San José del Cabo), um restaurante latino bem descontraído que nos serviu empanadas fritas gostosas, e um sanduíche de linguiça no capricho (pão macio e carne bem temperadinha – gostamos tanto que até pedimos repeteco). As margueritas foram as mais baratas da viagem, mas não estavam grande coisa. Vá de cerveja.
Baja Brewing Company: Cerveja artesanal e comida de bar
Pra quem curte uma cervejinha – nós provamos a cerveja dos caras e aprovamos – o Baja Brewing Company (Jose Maria Morelos 133) que também é vizinho do La Lupita é uma ótima pedida. A cervejaria tem espaço indoor e um beer garden bem ajeitadinho e faz degustações de cervejas produzidas que são um sucesso. Há também sanduíches e comida de bar.
Chula: O vegano colorido
Um cantinho hiper bem avaliado e que ficamos morrendo de vontade de voltar para provar foi o Chula (Alvaro Obregon, 10), um restaurante Vegano que serve smoothies coloridos, sobremesas apetitosas, saladas fartas e potinhos de frutas que rendem boas fotos para o instagram. Para nós ficou para uma próxima, mas deixo a dica para quem quiser provar (e por favor volte aqui para contar o que achou!)
Cabo de San Lucas
Animada, Cabo de San Lucas combina franquias das principais redes de lanchonete gringas, com baladas animadas estilo Sr. Frogs, shoppings repletos de lojas de marcas de alto luxo, barcos de todos os tamanhos, um estranho desfile de farmácias ofertando viagra sem prescrição médica, e claro, dezenas de lojinhas turísticas oferecendo ingressos para todos os tipos de passeio, o mais famoso deles, visitar o Arco Natural. Prepare-se para ser abordado por muitos vendedores ambulantes (oferecendo ingressos, charutos, e eventualmente uma palestra de time Share – nós caímos fora.
Cabo de San Lucas combina um público bem jovem (18-21 anos e que ainda não pode beber nos Estados Unidos e está louco de vontade de tomar seu primo porre de verdade) com endinheirados que passam o dia curtindo o destino em barcos particulares, e famílias – que como nós – estão interessados em conhecer o Arco Natural e as praias da região, e fugir da muvuca.
Onde comer em Cabo de San Lucas
The Office – Medano Beach: Para comer na praia
Bem recomendado por nossa amiga Mexicana, o The Office é uma pedida certeira e bem animada (pra não dizer barulhenta), tanto para o dia quanto para a noite. Com uma decoração típica mexicana com direito a banderolas coloridas, santos, flores e uma árvore com pesados corações de vidro, o The Office tem drinks maravilhosos (mandei ver em dois copões de Mojito de maracujá e não me arrependi), pratos mexicanos bem servidos (comemos uma enchillada de frango e um Chile Relleno de queijo e não sobrou espaço para a sobremesa. No finalzinho da tarde o The Office ganha um clima mais de balada, com brincadeiras com bebida (sabe aquela coisa de servir tequila na boca e balançar a cabeça?) e muita gente animada.
Reserve com antecedência ou prepare-se para esperar.
Bar Esquina: Para jantar com música
Para quem quer curtir a noite de Los Cabos, a dica da nossa amiga – essa nós não conferimos – é o Bar Esquina (Avenida del Pescador 1, El Medano) , que tem um ambiente lindo, drinks ótimos e música ao vivo.
Quanto custa viajar para Los Cabos?
Los Cabos é um destino caro para o bolso Mexicano, onde as tarifas dos hotéis e o preço das refeições é pensado em dólar.
Nós gastamos cerca de $230 dólares de hotel por noite (achamos uma super promoção no Booking.com), cerca de $80 dólares por refeição com bebidas (o Flora Farms que foi a refeição mais cara da viagem custou $160), $150 de aluguel de carro por 4 dias com seguro.
Achei os preços do destino bem compatíveis com os preços da Califórnia – onde moro – em outras palavras, caro pra caramba, mas achei o nível dos hotéis espetacular. Um hotel do nível do Hilton Los Cabos não custaria menos que $450 dólares na Califórnia.
Precisa alugar carro?
Depende. Se seu objetivo é passar a semana em um hotel All Inclusive e sair para passear uma vez ou outra, o Uber funciona super bem em Los Cabos. Se você, assim como nós, curte explorar praias, tem vontade de fazer um bate e volta para La Paz, e quer conhecer os melhores restaurantes da região, eu diria que o carro é essencial.
Fiz minha reserva online pela Rentcars (que já usei em mais de 10 países pelo mundo e que funciona super bem nos EUA), e fiquei LOUCA da vida ao saber que o seguro do cartão de crédito black não seria aceito sem uma carta formal do banco “escrita e selada, nada de email” e que eu seria obrigada a pagar pelo seguro da locadora a uma preço que era 4x maior que a reserva ou não retiraria o carro. Me senti roubada e fiquei tão brava que cancelei tudo, saí de lá sem o carro. (E claro que meu banco – que coloquei na linha para discutir com o cara da locadora, me externou a compra na hora).
Refiz a reserva dois dias depois com a Entreprise do hotel, que me custou bem mais caro, mas me poupou de discutir com gente sem noção. . Me custou mais caro? Sem dúvida, mas sem nenhuma dor de cabeça.
O que fazer em Los Cabos no méxico
Agora que você já entendeu um pouquinho do destino, chegou a hora de explorar os principais pontos turísticos de Los Cabos e os melhores passeios de Los Cabos. Vamos nessa?
- Curtir as melhores praias de Los Cabos
- Fazer um passeio de barco rumo ao arco natural
- Mergulho de Cilindro
- Passeios para ver baleias
- Mergulhar com tubarões baleia
- Passeios de Jeep e 4×4
- A Tirolesa Monstro
[Clique no item para ir direto ao ponto]
Curtir as melhores praias de Los Cabos (e da baja california sur)
Entre Cabo de San Lucas e San Jose del Cabo está o chamado corredor turístico, um trajeto de 33 Km margeando onde estão os hotéis, pousadas, e claro, um mar em degrades azuis e areias claras dividido em pequenas praias.
As praias de Los Cabos estão muito conectadas aos hotéis e resorts que tomam conta das areias, há poucas praias públicas com estrutura (vale falar que muitos dos resorts não são donos da praia e são obrigados a oferecer um acesso público. É bem verdade que essa entrada nem sempre é óbvia, e o estacionamento é limitado. Mas saiba que existe essa opção e pergunte!)
Aí vai uma lista das melhores praias de Los Cabos:
Chileno Bay
A Chileno Bay foi nossa praia preferida em Los Cabos e é ótima para crianças.
A experiência começa com uma entrada bem sinalizada para carros e canteiros bem cuidados de azaleias – que estavam floridos até a boca na data da nossa visita, foi como se tivéssemos entrando em um jardim – ou fazenda – mas estávamos apenas chegando na praia.
O estacionamento está conectado a praia por uma passarela de madeira marrom muito bem mantida e margeada por cactus, apresentação digna de praia particular. Chegando na areia, que por sinal é das fininhas e gostosas de pisar, uma exceção em Los Cabos que geralmente tem areias mais grossas daquelas formadas por milhares de pedrinhas pequeninas – há uma baía de águas calmas cheia de peixes coloridos. A praia é tão tranquila que dá para os pequenos brincarem na borda sem o perigo de serem engolidos pelas ondas.
Leve seu snorkel e mergulhe em um verdadeiro aquário natural. A variedade de peixes é impressionante, e não estou falando de peixes pequenos, muitos deles eram maiores que a palma da minha mão.
Quer saber a melhor parte? Você não precisa mergulhar para ver os peixes, basta entrar na água para ser rodeado por dezenas deles. O Antonio de 2 anos ficou maravilhado com o espetáculo e não queria sair do mar.
Palmilla Beach
A Palmilla é uma praia maior, e também ótima para nadar e brincar com crianças. O lado direito da praia é mais protegido de ondas e forma um belo piscinão. Já o lado esquerdo é mais invocado e conta até com salva-vidas de plantão.
Areia da Palmilla Beach é mais grossa que a Chileno Bay, por outro lado a praia conta com uma fileira de guarda-sóis de palha (chegue cedo e garanta o seu) e um estacionamento bem generoso.
Dica: Tanto a Chileno Bay quanto a Palmilla oferecem uma estrutura ESPETACULAR com banheiros limpos, chuveiros de água doce, aluguel gratuito de guarda-sol (basta deixar um documento) e são acessíveis para deficientes físicos.
Tequila Cove Beach: A Praia do Hilton
A Tequila Cove Beach, praia do Hilton, entra na categoria das praias públicas difíceis de acessar, o Hilton fica em uma espécie de condomínio de hotéis cuja entrada é controlada por guaritas, o que pouco gente sabe é que o portão de acesso dos funcionários tem um acesso a praia, que é linda!
A praia do Hilton é naturalmente dividida em duas partes, uma reta e uma pequena baía protegida por pedras. O mar nesta pequena baía é mais calmo, tanto que esse é um dos pontos usados pelas tartarugas marinhas para sua desova.
Nos dias em que ficamos hospedados no Hilton, o mar estava bem bravo e com a correnteza puxando bem. A praia estava sinalizada com bandeirolas vermelhas (cá entre nós, será que alguém troca essas bandeiras? Desconfio que não), ainda assim, a baía oferecia um cantinho mais seguro para os adultos nadarem. Não me senti tão segura de ficar muito tempo na água com as crianças pequenas, mas havia muitas famílias com crianças maiores.
Medano Beach (a praia do centro)
Medano Beach é a praia do agito, uma praia coladinha na Marina de Cabo de San Lucas e repleta de bares e beach clubs animados. A praia é bonita, e as águas são bem calmas, mas há tantos ambulantes vendendo chapéus, charutos, colares, camisetas e outros souvenires que é difícil ter sossego.
Assim, a maior parte das pessoas acaba sentando em um dos restaurantes – nós provamos o The Office e adoramos – ou Beach Clubs e ficando por lá.
Aluguel de equipamentos náuticos
Na Medano Beach há aluguel de equipamentos náuticos de todos os tipos, de pranchas de SUP a Jet skis. O pôr do sol, com vistas para as formações rochosas de Cabo de San Lucas visto da Medano Beach é bem especial.
Para surfar: Acapulquitos Beach
A dica da nossa amiga mexicana para quem quer surfar é a Acapulquitos Beach. Não visitamos.
Para quem quer ir mais longe (região de East Cape): Cabo Pulmo, Barriles e Buenavista
Outras três dicas de praias lindas para quem quer ir mais longe são Cabo Pulmo (olhe que lindas as fotos no Google!), Barriles e Buena Vista. Para nós ficou para uma próxima.
Fazer um passeio de barco rumo ao arco natural
O Arco Natural é o principal cartão Postal de Los Cabos, e um passeio que merece ser incluído no seu roteiro. O passeio mais tradicional é pegar um Water Taxi na Marina de Cabo de San Lucas (também conhecido com barco com fundo de vidro, na real o fundo não serve para muita coisa) e seguir até o Arco Natural.
O passeio inclui paradas para alimentar peixinhos – infelizmente uma prática bem comum na região, passagem junto aos leões marinhos, e quem quiser, ainda pode descer na praia do Amor – uma praia pequenina formada entre os rochedos. No verso da praia do amor, está a praia do divórcio, linda e brava. As águas da praia do divórcio são tão traiçoeiras que os locais não recomendam o banho, mas muitos desavisados acabam entrando.
Os preços dos passeios de barco variam bastante, nós tivemos a sorte de pegar um barco só para nós o que foi bem legal porque o cara foi BEEEEM devagar por causa das crianças e pagamos $13 USD por cada adulto. Direto com o barqueiro – você tem que ter a sorte de achar um confiável, o passeio sairia $10 USD por cabeça.
Dica: O cara do portão tentou nos cobrar uma taxa de serviço – famosa falcatrua, sabe? – de 1 USD por pessoa. Nos recusamos a pagar e foi de boa.
Pôr do sol no Arco Natural
Uma variação bem bonita do passeio ao arco natural é fazer um “cruzeiro” durante o pôr do sol. Há diferentes tipos de barco que oferecem este passeio, desde um barco grande e animado com OPEN BAR, até uma experiência mais exclusiva em um veleiro bonitão (também Open Bar). E claro que também dá para negociar o passeio com um water táxi e fazer uma versão um pouco mais econômica.
Seja qual for a sua escolha o pôr do sol no Arco Natural é algo bem especial e que rende fotos lindas. (E como todo ponto turístico badalado, não espere o arco só para você. Haverá sim muitos barcos na jogada, então a dica é escolher um tour sólido e sair cedo! )
Arco Natural + Snorkel
Uma opção bacana para quem viaja sem crianças é esticar o passeio com parada para snorkel – a vida marinha é sensacional e dá para tirar várias fotos legais com a Go Pro. Escolha o menor grupo que encontrar, ou se puder, pegue um barco só para você. Snorkel é o tipo de passeio gostoso para fazer com pouca gente!
Passeios para ver baleias
Los Cabos é um dos melhores lugares do mundo para ver baleias cinza e jubarte, e durante a temporada de baleias (entre dezembro e abril) suas chances de vê-las são altíssimas. Pode ser que você veja uma baleia Jubarte pulando – lá de longe – enquanto curte a piscina do seu hotel, mas para vê-las de pertinho, você terá que fazer um tour.
A boa notícia é que a chance de avistar uma baleia durante o tour é de 90%-95%, e que os passeios para ver Baleias em Los Cabos são bem mais baratos que em outros lugares do mundo ($25-$35 USD para barcos mais baratos e ~$90 USD para barcos mais profissas e o legal de pegar um desses é ter um guia que realmente manje de baleias e que te explique cada detalhe).
Seja qual for a sua escolha, um passeio para ver baleias é sempre especial, uma emoção que começa com os jatos d’água no oceano e só se intensifica com a aproximação das baleias. É lindo, é verdadeiro e espetacular.
Para quem viaja sem crianças:
Se você viaja sem crianças minha recomendação é pegar o barco menor e mais rápido que encontrar. A Robertinha (uma amiga querida) fez o tour com um desses barcos infláveis de motor e chegou suuuuper perto das baleias. Apesar de menos confortáveis e de balançar consideravelmente mais (Se você acha que pode enjoar, tome remédio antes de sair) os barcos menores garantem uma experiência muito mais íntima com as baleias.
Para quem viaja com crianças:
Com crianças pequenas (ou bebês) sua única opção é contratar um passeio em barco grande. E quer saber? Vale mega a pena. Fiz o passeio para ver baleias em barco grande tanto no Havaí quanto em Victoria (Canadá) e tive experiências espetaculares. Além do conforto dos pequenos que podem ir na parte coberta do barco grande parte do trajeto, o barco conta com uma estrutura de banheiro que é essencial para crianças. Em termos de proximidade com as baleias é um pouco de sorte, nas minhas duas experiências, achei sensacional!
Mergulho de Cilindro
Se você tem certificação PADI e curte o esporte, você provavelmente já deve saber que a região de Los Cabos é um dos melhores lugares do mundo para mergulhar com Big Guys (Baleias Cinza, leões marinhos, orcas e até tubarões baleias na região de La Paz), a vida marinha é abundante colorida e acessível para um mergulhador Open Water (certificação mais básica).
Se mergulho é a sua praia vale dedicar alguns dias da sua trip para desbravar a região.
Nós viajamos com duas crianças pequenas e não tivemos coragem de nos revezarmos, os melhores picos de mergulho de Los Cabos ficam longe da Marina e teríamos que dedicar dois dias inteiros (um para cada um) para começar a valer a pena. Ficamos com vontade mais deixamos para a próxima.
Duas empresas de mergulho bem avaliadas são a Manta Scuba(Blvd. Marina 7D Local 37, Centro, Cabo San Lucas ) e a Nautilus Dive Tech (20 de Noviembre Y Melchor Ocampo, Cabo San Lucas)
Quando mergulhar: De novembro à Maio são as melhores épocas para mergulhar com os Big Guys, leve uma roupa grossa (7mm) e prepare-se para enfrentar um mar gelado.
Mergulhando com tubarões baleia
Deixei esse item pro final mas na real ele é o primeiro item da minha lista dos sonhos. La Paz -cerca de 2 horas de Los Cabos – é um dos melhores lugares do mundo para nadar com tubarões baleia o manso gigante dos mares. O passeio saindo de Los Cabos dura o dia todo e custa cerca de $210 USD, e faz paradas em Todos Santos, na Praia Balandra (que é maravilhosa) e um tour de cerca de 2 horas para avistar os tubarões. Saindo de La Paz o tour custa metade do preço.
Infelizmente durante a minha estadia os tours foram cancelados devido aos ventos fortes, então essa vontade de mergulhar com o tubarão acabou ficando para uma próxima viagem.
Passeios de Jeep, quadricículo e o Bungee Jump de Wild Canyon
Quer mudar um pouco a vibe e curtir a parte desértica – e a vegetação sensacional de Los Cabos? Há vários passeios off road pela região, e você pode escolher um jipe ou um quadriciclo, e passear pelas trilhas cobertas de areia branca e rodeadas de cactus gigantes.
Um dos passeios mais bacanas de quadriculo acontece na região de Wild Canyon e cruza uma ponte suspensa linda em pleno abismo, e para os mais corajosos ainda dá completar a aventura com um salto de Bungee Jump.
Já estive em muitos desertos pelo mundo e o de Los Cabos me chamou muita atenção pela quantidade de cactus – estilo desenho do papaléguas, sabe? – é lindo e bem diferente do que temos no Brasil. Para quem quer dar um tempo na praia, taí um conjunto de experiências bem legais.
A tirolesa Monstro em Wild Canyon
Algumas amigas com filhos adolescentes ficaram encantados com esse passeio que para elas foi um highlight da viagem em Los Cabos. Achei caro, mas elas gostaram TANTO que não posso deixar de recomendar.
O parque de Tirolesas de Wild Canyon fica há ~20 minutos de Cabo de San Lucas numa região desértica bem linda. São 7 tirolesas que formam um circuito por Wild Canyon, e o legal é que algumas delas comportam até 4 pessoas juntas.
Separe cerca de 3 horas e meia para essa aventura. Quem preferir pode fechar um pacote com van que leva e traz do hotel por cerca de $100 USD. Há um bar/restaurante e banheiros limpos no local.
Bate e volta desde Los Cabos
Depois de conhecer os principais atrativos de Los Cabos, a dica é dedicar um ou mais dias do roteiro para explorar a região de Todos Santos, que é considerada um dos vilarejos mágicos do México, e La Paz, um dos melhores lugares do mundo para ver e nadar com tubarões baleia
Todos Los Santos:
Distância de Cabo de San Lucas: ~76Km
Sobradinhos coloridos, casas de tijolos e muitas bandeirinhas mexicanas recebem os visitantes em Todos Santos, a cidade que aos poucos desponta no universo turístico e já figura na seleta lista dos pueblos magicos mexicanos – versão local dos roteiros do charme – ainda oferece uma alternativa mais local para quem quer escapar da badalação de Los Cabos e curtir o México de verdade.
Dedique um par de horas para explorar centro da cidade repleto de lojinhas de artesanato, jardins de cactus e a praça central da cidade, a Plaza del Pueblo. Ainda no centro, não deixe de visitar o Hotel California – que não é o que inspirou a música do Eagles – mas que tem um clima especial.
Para se hospedar, uma opção linda de frente para o mar (e apenas para adultos) é o Hotel San Cristobal.
Onde comer em Todos Santos
Para quem topa dirigir umas quadras, nossa dica para comer (e beber) é o charmoso Jazamango (Calle Naranjos S/N , um restaurante que tem o conceito da horta para mesa, e traz um ambiente com muita madeira, tijolos aparentes e uma ampla área ao ar livre de frente para a horta e para os canteiros floridos. Uma lindeza. Nós pedimos drinks deliciosos e um bolo de milho quente eleito a melhor sobremesa da cidade. (E sim, nos arrependemos muito de ter comido em La Paz).
Prefere comer no centro? A dica da nossa amiga Mexicana é o bem avaliado Café Santa Fé, que serve comida italiana.
Tartarugas marinhas
Todos Santos sedia um projeto ambiental de proteção as tartarugas marinhas chamado Todos Santos Tortugero, vale conferir a programação no site. Quem sabe você não tem a chance de ver os ovos sendo quebrados e pequenas tartarugas dando seus primeiros passos desajeitados para o mar?
La Paz:
Se Los Cabos é badalada, e Todos Santos é exibida, La Paz completa o combo como a despojada, mas não menospreze seu atrativos, algumas horas na cidade foram o suficiente para me mostrar que preciso voltar, e com tempo para passar uns belos três dias na região.
Distância de Cabo de San Lucas: 157 Km
O que fazer em La Paz?
Playa Balandra
Comece curtindo as águas calmas e claras da Playa Balandra, uma praia linda toda rodeada por paredões de pedra e águas bem rasas, uma delícia para nadar. Durante a maré baixa você pode caminhar até a outra ponta da praia – e para isso vai precisar passar por um monte de pedras – onde está a pedra em formato de olho que estampa os postais da região.
Vá preparado
A estrutura é mínima: banheiros químicos hiper bem cuidados, um trailer vendendo comidas e guarda-sóis públicos na beira da praia. A Praia da Balandra é acessível de carro, ou de Panga, os barquinhos pesqueiros que fazem passeios pela região.
Cuidado com as arraias no chão
As águas da Balandra são uma verdadeira piscina e o lugar é ótimo para deixar os pequenos brincando, o único perigo é pisar em uma das arraias – lembra que elas tem um ferrão no rabo? – que se acumulam aos montes no chão. Olhe onde pisa – afinal a água é super transparente – é uma dica ótima para curtir a praia sem nenhuma ferroada.
Passear pelo centro de La Paz
Terminado o passeio pela Palaya Balandra, chegou a hora de conhecer o centrinho de La Paz, para chegar lá pegue a rota cênica – a mais longa, porém a mais bonita, e continue até a avenida mudar de nome e passar a se chamar Paseo Alvaro Obregón. Estacione por alí e faça uma caminhada pelo Malecón com estátuas, parquinhos, grafites coloridos e vistas do mar.
Para tomar uma cervejinha, ou um bom café expresso, nossa dica é o Harker Board (Paseo Alvaro Obregon 299) – um bar bem colorido que é a cara da cidade – e aluga pranchas de surf, SUP e organiza passeios pela região.
Mergulhar com os Tubarões Baleia
Já falei deste passeio quando mencionei ” O que fazer em Los Cabos”, mas como não dá para falar de La Paz sem falar deles, vou repetir o básico: Você pode contratar esse passeio direto em Los Cabos (e os preços começam em torno de $210 USD) ou ir até La Paz e pagar metade – ou até menos. O importante é saber que os passeios geralmente começam cedo, e que é melhor sair com tudo contratado no dia anterior, ou dormir uma noite em La Paz.
Se apaixonar pela Isla Espiritu Santo
Vai dormir em La Paz, programe-se para fazer o passeio de barco e vistas a ilhas da região, a mais bonita, é a Isla Espiritu Santo uma reserva natural que escapou por pouco de se tornar um resort-cassino – ufa, e hoje nos presenteia com águas maravilhosamente azuis e uma fauna marinha espetacular. [Essa é uma dica do Du Siqueira que morou muitos anos no México! Obrigada Du!]
E aí, curtiu nosso guia completo de Los Cabos?
Alguém aí já foi para Los Cabos e tem mais dicas para compartilhar?
Veja também:
- Hilton Los Cabos: Um experiência espetacular
- Flora Farms: uma experiência da horta pra mesa em Los Cabos
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram![instagram-feed]
Mari , para todos os lugares que vou , a primeira coisa e olhar seu blog, muuuuito bom sempre .
Acabei de voltar de Phoenix e as dicas foram otimas 🙂
Estou planejando ir a Los Cabos em Julho, ja estou aqui no blog pegando as dicas !
Beijos
Que fofa Ana Paula.
Obrigada pelo carinho.
AMAMOS Los Cabos.
Beijos
Mar, estamos en Los Cabos e seu blog está sendo essencial na nossa viagem. Obrigada por todas as dicas!
Que delícia de comentário! Obrigada
Mari amei seu blog…
Muito profissional e ao mesmo tempo simples e objetivo!
Me detive muito emLos Cabos, local onde estamos pensando empassar o reveillon( mbora muitocaro !)
Somos um casal de 75 anos e temos uma filha de 50, artista, descolada, que mora na California…
Estamos querendo fazer uma viagem no reveillon e sabemos quenesta epoca tudo é mais caro!
Vamos em 2 casais e talvez nossa filha nos encontre…
Somos muito viajados , mas nao conhecemos ainda o México, nem a África do Sul,nem o Oriente!
Estamos buscando algo com bom custo/beneficio de 25/12 a 06, 07 de janeiro!
Você tem alguma sugestão?
Grata pela sua atenção e…PARABÉNS!!!!
Oi Maria Luiza,
Africa do Sul tem um custo x benefício bem mais atrativos que Los Cabos. Já olhou os preços?
Tbm amo a Ásia!
Beijos
Excelente guia! Estou programando uma passagem rápida na região. Será que 4 dias inteiros rola?
Oi Thiago,
Rola sim! 4 dias é um tempo bem legal para curtir Los Cabos!
Beijos