Califórnia: um bate e volta para Point Reyes
Este é um roteiro de um bate e volta maravilhoso para quem gosta de natureza e já conheceu o básico de São Francisco. Prepare-se para ver paisagens lindas, animais exóticos (antílopes variados, elefantes marinhos e com sorte algumas baleias) e um farol antigo bonito pra caramba. Vamos nessa?
Roteiro resumido:
Point Reyes fica há pouco menos de duas horas ao norte de São Francisco de carro. Há duas possibilidades de caminho: a 101 que é mais rápida e a Route 1 (sentido norte, lado oposto de quem vai para Monterey) que é mais bonita. Recomendo que você vá pela Highway 1 passando e parando em todos os mirantes do caminho :O) Em Point Reyes pararemos na cidade para comprar queijos e depois seguiremos para o parque onde faremos nossos passeios.
Veja o roteiro no Google Maps:
Pela 101 – https://goo.gl/maps/2t7vp
Pela Highway 1: https://goo.gl/maps/D7rMI
Prepare-se: para este passeio você vai precisar de tênis e roupa confortável, máquina fotografica, protetor solar, e se você tiver, apetrechos para picnic: toalha de picnic, faca para queijos, abridor de vinhos e copos descartáveis coloridos para não ter problema com a polícia (aqui na California é proibido beber na rua, mas se você beber no copo colorido e não fizem muita desordem, não tem problema).
Primeira parada oficial: preparando um picnic de rei.
Na cidade de Point Reyes, que fica há cerca de 30 minutos do farol há uma fábrica de queijos excelente, a Cow Girl Creamery (eles tem uma filial em São Francisco, dentro do ferry Building). Ali você pode comprar alguns queijos gostosos e acompanhamentos caprichados para o seu picnic. Antes de escolher seus queijos, aproveite para experimentar vários!!! Eles tem algumas opções de vinho, que são um pouco caras para os padrões californianos, quem quiser economizar, deve passar num supermercado antes de começar o passeio.
Pra quem não gosta tanto de picnic, eles também tem opções bem gostosas de sanduiche.
Point Reyes: Chegando no parque
Há “n” possibilidades de trilhas e passeios dentro do parque, então programe seu GPS para te levar até o centro de informações. Durante a alta temporada – entre dezembro e janeiro – que é quando as baleias estão por perto, a única forma de chegar nas trilhas é pegando um shuttle que sai de 15 em 15 minutos do centro de informações de visitantes. O bilhete custa 5 dólares por pessoa. Durante o trajeto o motorista explica um pouco sobre a reserva, os antilopes que residem por ali e sobre o farol.
Antes de sair para as trilhas
Aproveite para conhecer o Centro de visitantes que tem uma exposição interessante sobre os animais da região e conhecer a charmosa praia que fica em frente ao centro de visitantes.
Na frente do centro há uma série de mesinhas de picnic simpáticas para comer os queijinhos que você comprou pelo caminho!
Antilopes & mais antilopes
Como visitei o parque durante a alta temporada não tive a opção de subir de carro e tive que pegar o ônibus. A desvantagem é não poder estacionar para fotografar os antílopes que são muitos e muito bonitos. Mas a vista maravilhosa com oceano dos dois lados com os antílopes correndo no fundo serviu como prêmio de consolação.
O que fazer em Point Reyes:
A menos que você se programe para fazer alguma trilha diferente, um passeio por Point Reyes inclui as seguintes paradas:
O Farol DE POINT REYES | Point Reyes LiGHTHOUSE
Durante centenas de anos chegar a São Francisco, ou melhor, atravessar Point Reyes era uma grande desafio até mesmo para os marinheiros mais experientes. Point Reyes é o segundo lugar mais nebuloso (foggy) do continente americano e o lugar onde mais venta em toda a Costa do pacifico. A região fica especialmente dicifil de navegar durante o verão quando os dias nublados se acumulam. Assim, o simpatico farol que iremos visitar teve uma importância incrível para o desenvolvimento da navegação na California. O Farol de Point Reyes foi construído em 1870 e operou até 1945 quando uma lâmpada automática para orientar os navegantes substituiu a função do farol.
Hoje Point Reyes é um excelente exemplo de boa preservação do patrimonial histórico. O farol é super bonito e repleto de detalhes antigos bacanas. A parte mais impressionante é a lâmpada. Olha só que colorida!
Para chegar no farol…
Vistas do mirante do estacionamento
A caminhada entre o estacionamento e o mirante do farol é de 800 metros, uma caminhada fácil e bem bonita repleta de natureza e de vistas do oceano azul. Para chegar ao farol você terá que descer (e depois subir) 308 degraus estreitos o que pode ser uma senhora barreira para quem não esta bem preparado fisicamente. Apesar dos degraus serem curtos, a escada é super inclinada. Pense bem antes de descer. Para quem estiver bem preparado, recomendo o passeio, ver o farol de perto e de quebra fazer um belo exercício deixarão o seu dia mais especial.
Durante a temporada de baleias, o mirante vira local de observação e com um bom olho (ou um binóculo) e um pouco de sorte, você conseguirá avistar dezenas de baleias pulantes. É bacana ver a emoção da galera que grita de alegria com cada pulo das gigantes.
Quem ai consegue ver as baleias na foto?
Os Elefantes Marinhos
Saindo do farol, retorne para o ônibus (ou para o carro) e dirija-se para a segunda parada do parque: o Mirante dos Elefantes Marinhos.
Os pontinhos na Areia são dezena de elefantes marinhos
Point Reyes é o segundo melhor lugar da California para observar o comportamento desses gigantes super divertidos – para quem vai fazer a Highway 1, o Farol de “Piedras Blancas” é ainda melhor para avisar os bichinhos. Com uma pequena trilha você chegará a um mirante repleto de binóculos. Durante o inverno – entre dezembro e fevereiro – é a época de reprodução dos elefantes marinhos, as colônias crescem muito com a chegada da fêmeas que são muito disputadas por machos trombudos e valentões. Assistir o comportamento, as disputas e o comportamento dos bichões é um senhor espetáculo.
Vista do ônibus pouco antes de chegar no mirante
O mirante dos Elefantes marinhos é a segunda parada mais importante do ônibus. Pra quem vai de carro, olhe bem o mapinha para não perder a entrada e pronto. É só observar!
Sobrou tempo?
De uma esticadinha na sua volta e pare no incrível mirante no Monte Tamalpais. Vistas de cair o queixo. Veja o roteiro detalhado aqui.
Gosta de Ostras?
Visite uma das regiões de Ostras mais famosas da Califórnia e aproveite para saborear algumas. Tamales Bay: http://tomalesbayoysters.com
Programe-se
Os horarios de funcionamento variam conforme os meses do ano. Mas em geral, o parque só fica aberto entre sexta e segunda das 10:30 as 16:30. Programe-se no site: http://www.nps.gov/pore/historyculture/people_maritime_lighthouse.htm
Oi Mari , irei com a minha familia (marido e 2 filhos – 6 e 12 anos) para SF inicio de dezembro. Você acredita que da para visitarmos Muir Woods e Point Reyes no mesmo dia? Muito Obrigada desde ja
Estou adorando as dicas e anotando tudo para curtir quando chegarmos ai.
Oi Isadora,
Se você começar cedinho, talvez dê sim. Mas pode ser que fique cansativo!
Beijos
Oi Mari! Acabamos de chegar em SF e suas recomendações são ótimas!! Alugamos um carro… Fiquei na dúvida se foi loucura ou não… ???
Oi Nathalia,
Depois me conta o que achou de SF com carro? Vai te dar um trabalho (ou custar carinho) pra estacionar, especialmente essa época do ano!
Beijos?
Mari, tenho 1 dia livre em SF: qual passeio você mais recomenda – Point Reyes ou Palo Alto? Obrigado, bjs
Você gosta mais de natureza, ou prefere conhecer empresas de Tech por fora? Se o dia estiver bonito, eu iria para Point Reyes.
Beijos