Califórnia: explorando o Pinnacles National Park
Acabamos de voltar do Pinnacles National Park na Califórnia e amamos a experiência. Pinnacles é o parque Nacional mais novo dos Estados Unidos e se tornou parque nacional somente em 2013, mas desde 1908 é um monumento nacional (área de preservação ecológica). Nesse post darei algumas dicas de como organizar sua viagem para aproveitar o Pinnacles ao máximo.
Mas o que tem no Pinnacles afinal?
Elegantes formações rochosas, cavernas pra nem um tipo de morcego botar defeito, e muita, mas muita natureza. São mais de 100 espécies de flores silvestres que desabrocham na primavera e deixam o parque com um colorido pra lá de especial, mais de 400 espécies de abelhas, pássaros diversos como o Condor da Califórnia (uma das maiores aves dos Estados Unidos), Pica-paus de cabeça vermelha e um céu estreladíssimo.
Caminhadas no Pinnacles National Park
Durante a nossa estado no Pinnacles fizemos duas trilhas High Peaks – Bear Gulch Loop & Balconies Cave
High Peaks – Bear Gulch Loop
Essa é uma trilha de nível moderado para dificil. São 10.7 Km (com 400m de elevação) repletos de lindas paísagens, pedras estilosas, alguns pinacles e pra quem como nós decide encarar a trilha no verão, um calor danado. O tempo médio na trilha é entre 4 e 5 horas, nós fizemos sem muita pressa em 3 horas e meia. Leve bastante água, chapéu e protetor soldar e prepare-se para curtir algumas das vistas mais lindas do parque…
Alguns trechos são bem estreitos, o que deixa a trilha mais emocionante!
Balconies Cave Trail
Tai uma trilha fácil fácil de fazer e maravilhosa. O caminho é todo florido e quase todo plano. São 6.4 Km de trilha com pouquíssima elevação e para deixar o final mais emocionante, a Caverna Balconies é super escura e repleta de passagens bacanas. Leve uma lanterna potente, de preferencia uma dessas de cabeça e prepare-se para se sentir um verdadeiro explorador.
E de brinde…
Vimos alguns Pica Paus (nem tentei fotografar, eles são muito rápidos), muitos lagartos coloridos, um coyote super bonito e alguns guaxinins comilões (e indesejados) que queriam devorar parte do nosso jantar, mas que foram rapidamente espantados pela fúria do Gustavo. Enfim, um programa maravilhoso pra quem curte natureza, caminhadas e fugir um pouco do comum.
Não fotografei os pica paus, mas um pouquinho do estrago feito pelos bichinhos.
Quando visitar o Pinnacles National Park?
O Parque fica aberto o ano inteiro e durante todos os dias do ano. Entre fevereiro e abril é a época de pico no parque, que costuma lotar bastante nos finais de semana. Entre Junho e setembro, o parque fica extremamente quente, mas com MUITA água e protetor solar, até que dá para aproveitar bem. Entre Outubro fevereiro as temperaturas estão mais frescas, mas pode ser que chova um pouco.
Como chegar?
O Pinnacles National Park fica a 197 Km de São Francisco (cerca de duas horas de carro). Pra quem tem bom pic, dá até para fazer um bate e volta, mas quem puder e tiver tempo, vale muito a pena acampar ou passar uma noite no parque para curtir tudo com calma e formar um vinhozinho na volta. E olha só algumas paisagens do caminho que bonitas…
A entrada do Pinnacles National Park custa 5 dólares por carro e está inclusa no programa de parques nacionais, ou seja, quem tiver o cartão de parques entra de graça.
Onde se hospedar?
Camping
O parque tem um camping público bom e bem organizado, com banheiro, chuveiros (de moeda) e até piscina. Pra quem gosta de acampar, ou está pensando em alugar um Motor Home, tai uma maneira boa e barata de curtir o parque. O Camping público deve ser reservado com antecedência (máximo de 6 meses) especialmente durante alta temporada. Veja mais detalhes
Hotel
A pequena cidade de Hollister fica há 38 minutos do parque de carro. A cidade é uma gracinha e tem várias vinícolas para quem quiser combinar trilhas com bebidinhas.
E pra fechar, que tal um vinhozinho?
Combine uma visita no Pinnacles com uma paradinha nas vinícolas de Hollister. Tem várias vinícolas bacanas, nós experimentamos a Leal e aprovamos. Experências incrível e vinhos bons. O tasting custa dez dólares por pessoa e inclui 5 vinhos diferentes. Quem comprar a garrafa leva o tasting grátis.