Carrancas: as histórias do Sr. Marcelo
Amei Carrancas, suas cachoeiras e a ideia de fazer um cavalgada pela região. Mas confesso que não é só a natureza que me faz querer voltar para Carrancas, logo. Nessa última viagem conheci o Sr. Marcelo Moreira, guia turístico da região e dono da pousada e restaurante da Toca, uma dessas pessoas que é uma delícia escutar.
Sr. Marcelo é bom de papo e conhece histórias, lendas, contos e causos desses que não estão escritos nos livros. Dono de olhos azuis profundo e uma voz macia, é impossível não se encantar por suas histórias… quer ver?
Motivos para bater um papo com o senhor Marcelo:
Aprender detalhes sobre o Brasil que vão além de um livro de história
Ele conhece a estrada real de cabo a rabo e foi um dos responsáveis, junto a fundação Roberto Marinho, a catalogar cada pedacinho da estrada – à cavalo, é claro Nesse trabalho, de mais de 4 anos, ele percorreu vilas e vilarejos e passou muito tempo lendo papéis de igreja e de cartórios. Assim ele aprendeu histórias um Brasil que não está escrito nos livros de história.
Se convencer a desvendar o Brasil à cavalo
Senhor Marcelo não é muito chegado numa caminhada, mas adora cavalgar. Cavalgando, ele já conheceu mais de 8 estados do Brasil e ainda pretende explorar mais alguns. Na flor dos seus 60 e poucos, ele ainda faz questão de tirar uma semana por ano para percorrer o Brasil a fora à cavalo. E a razão de tanto gosto é, segundo ele: ” que o cavalo é o melhor cartão de visitas que existe. Ninguém recusa pasto e um prato de comida para alguém a cavalo. É amizade na certa”, ele brinca.
Escutar alguns mistérios na natureza
Amante de natureza e bom observador, Sr. Marcelo fala – e com muita propriedade – da alegria das árvores, do canto dos pássaros, dos passarinhos sem teto que se apossam das casinhas do João de barro e de mil indicadores naturais que uma boa chuva está por vir: sapos correndo, formigas trabalhando vorazmente e pássaros em revoada se aproveitando da fartura de insetos voadores.
Desvendar lendas de Carrancas
Cachoeira da Fumaça em Carrancas
Um passeio com o Sr. Marcelo te mostra uma Carrancas do passado, no tempo em que o avô dele se aproveitava do relevo do local para prender as mulas, para no dia seguinte seguir rumo a São João para vender queijo. Ele tinha que trabalhar de madrugada para o sol não esquentar e não estragar as peças que garantiam o sustento da família.
A famosa lasanha de peixe do Sr. Marcelo
Quer mais uma razão para visitar o Sr. Marcelo? Ele é autor da primeira e única Lasanha de peixe que você já provou. E quer saber? Por mais estranha que a combinação pareça, a tal da lasanha é bem gostosa. Suave e levinha. Vale a pedida.
Tá indo pra Carrancas? Então procure o Sr. Marcelo na Toca do Lobo! E não se esqueça de falar que a Marina do Ideias na Mala mandou um abração.