Escócia: Highlands e Ilha de Skye
Planejando uma viagem pelo interior da Escócia? Veja nesse post os highlights da viagem pelas Highlands e ilha de Skye: Lago Ness, Glencoe Vale, Eilean Donan Castle e muito mais!
Escócia: Highlands e Ilha de Skye
Os posts de Edimburgo fazem tanto sucesso aqui no Ideias na mala, que volta e meia recebo dúvidas de leitores querendo saber detalhes e possibilidades de vários outros cantinhos da Escócia como Highlands, , Ilha de Skye, Glasgow e etc. Cantinhos que eu não conheço e também sou louca para visitar.
E para botar um fim nessa onda de curiosidades, contei com a ajuda da Luciana Freitas do Blog Let’s Fly Away, que fez uma viagem linda pela região das Highlands e Ilha de Skye e conta muitos detalhes para nós. Vamos viajar com a Luciana?
Texto e imagens: Luciana Freitas
Quando pensamos em uma cidade da Escócia é claro que a primeira imagem é Edimburgo e sua beleza apaixonante. Assim, seja por falta de tempo ou até mesmo informações, muitos viajantes se limitam a visitar a capital do país.
Só que a Escócia tem muito mais a oferecer!
Em abril de 2015, fiz um giro pela Inglaterra, Escócia e Irlanda. Foi uma viagem incrível, partindo de Londres e terminando em Dublin. Muitas aventuras! Nesse post vou compartilhar um pouco da minha experiência no interior da Escócia, pela Highlands e Ilha de Skye.
Paisagens do interior da Escócia
A paisagem natural do interior da Escócia é deslumbrante. Montanhas, lagos e vales, sendo a região menos povoada da Europa Ocidental. Como era início de abril, ainda haviam algumas montanhas com picos cobertos de neve, as flores começavam a reaparecer e a grama estava voltando a ficar verde.
Como visitar o interior da Escócia?
Quando estava organizando a viagem li vários relatos sobre a melhor forma de explorar a região. E fiquei com muitas dúvidas. Seria melhor viajar de carro? De ônibus? Fazer um tour? É melhor fazer um Bate-volta usando Edimburgo como base ou se hospedar na Highlands?
Todas as possibilidades são factíveis e tem prós e contras. Como estava sozinha e queria explorar o máximo possível achei mais econômico e prático optar pela excursão.
Excursão pelas Highlands e ilha de Skye
Há dezenas de empresas que oferecem excursões pelas Highlands e Ilha de Skye, escolhi a Timberbush Tours, seguindo as reviews do Tripadvisor e a dica de um amigo. A compra pela internet foi simples, com um atendimento via e-mail eficiente para tirar dúvidas e ajudar na reserva de hotel.
A Timberbush oferece excursões de 1,2 ou 3 dias tendo como ponto de partida Edimburgo, Glasgow ou Inverness, a principal cidade da Highlands. (Os preços variam conforme a duração do tour e não incluem acomodação – que é oferecida a parte e tem preços bem razoáveis para o Reino Unido). Eu escolhi a excursão de 3 dias e 2 noites e abaixo contarei um pouco mais sobre o transporte, grupo de pessoas e acomodação.
Aliás, a minha única frustração de toda a viagem é não ter conseguido conhecer Inverness. Bem, é um motivo para voltar para a Escócia!
O trajeto entre Edimburgo e Highlands
O trajeto foi feito em um micro-ônibus para cerca de 20 pessoas. Nosso motorista e guia (sim, ele os dois ao mesmo tempo, dirigia e tempo falava ao microfone enquanto estávamos na estrada) conhecia muito a região, cheio de curiosidades e histórias. Quem não fala inglês infelizmente perderá essa parte da viagem, embora aquela coisa comum em excursão de ficar um tempão dentro do ônibus tirando foto pela janela e ouvindo o guia não tenha acontecido. Milagre! Eram muitas e constantes paradas (algumas de poucos minutos, só para uma foto de uma paisagem bonita) e um roteiro bem diversificado. Foram 3 dias maravilhosos!
O grupo
Aliás, o grupo também era eclético. Uma pequena Torre de Babel. Tinha alemão, espanhol, chinês, coreano, americano e por aí vai. Uma divertida mistureba! No final todo mundo se entendia.
Onde dormimos
Durante duas noites dormimos em Portree, a única cidade propriamente dita da Ilha de Skye, com a enorme população de… 3.000 habitantes! Para quem planeja fazer essa viagem por conta própria, além de Portree, Inverness é outra alternativa interessante de base.
E dá para fazer este passeio de carro?
Sem dúvida! Basta um bom GPS e usar Portree ou Inverness como base. As estradas são boas e mega tranquilas, com uma sinalização bilingue: inglês e gaélico.
Highlands e ilha de Skye: Highlights do passeio
Aqui vai uma listinha do que mais gostei, para você se animar em conhecer esse lindo país:
Veja os highlights da excursão no Google Maps
1. Glencoe Valley
É uma área da Highlands, que resume o cenário do interior da Escócia: montanhas, vales, rios e animais. Lindo de morrer!
Há alguns mirantes ao longo da estrada que corta o vale, perfeitos para fotos, sendo possível fazer trilhas no verão e sky e snowboard no inverno.
Imaginar que no passado o vale foi palco de batalhas sangrentas entre clãs ou pela independência da Escócia. O mundo dá voltas e agora Vale de Glencoe virou locação de cinema. Tiros e sangue só de mentira rsrs Foi cenário de filmes como “Coração Valente” e “007 Skyfall”.
2. Loch Ness (o famoso Lago Ness)
O interior da Escócia possui muitos lagos (loch em gaélico) e o Loch Ness tem que fazer parte da lista, claro! Ele não é só o mais importante lago escocês por conta de Nessi, apelido carinho do ilustre e famoso Mostro. É igualmente o maior lago (37km de extensão) e um dos mais profundos, tendo mais água que todos os lagos da Inglaterra juntos! A água do Loch Ness é bem escura, não dá para ver nada, embora limpa. Se tem um peixe ou um mostro ali dentro não tem como ver.
Ali caminhamos ao longo da margem do Loch Ness, passeamos pelo vilarejo de Drumnadrochit (não deu tempo de ir no museu em homenagem a Nessie) e fizemos um passeio de barco.
3. Eilean Donan Castle
O Eilean Donan Castle (Castelo de Eilean Donan) é o castelo mais famoso da Escócia. Olha que a Escócia tem um monte de castelos!
Esse castelo, que data do início do século XIII, é cartão-postal da Escócia e foi cenário de filmes (alguém ainda se lembra do “Highlander”?)
O Eilean Donan Castle fica sobre uma ilha à beira de um lago.Após ficar em ruínas por quase 200 anos, o castelo foi restaurado e aberto ao público em 1932, sendo um sucesso e orgulho para os escoceses.
Passeamos por todo interior do castelo, seus cômodos que recontam a história e costumes da Highlands. Foram muitas e muitas fotos!
4. Dunvegan Castle
Na Ilha de Skye encontramos o Dunvegan Castle (Castelo de Dunvegan), um dos mais preservados da Escócia. É um castelo privado, de propriedade do Clã MacLeod desde a Idade Média e ainda hoje usado pela família. Por isso existe uma ala aberta ao público para visitação e outra privada.
É proibido tirar fotografias no interior do castelo, que lembra a casa de campo de uma família aristocrata, sem elementos históricos à exceção da estrutura da construção em si e de obras que contam o passado do clã.
O melhor do passeio é o jardim do castelo, extremamente agradável.
Ali é possível pegar um barquinho para um passeio de 25 minutos pelo Loch Dunvegan (daí vem o nome do castelo) para ver uma colônia de focas marinhas. Essa parte eu pulei porque estava um frio danado.
5. Kilt Rock
Localizada na Ilha de Skye, Kilt Rock é o penhasco com uma cachoeira chamada Mealt Waterfall, uma queda de 60 metros de altura direto sobre o mar.
O nome do penhasco é em homenagem ao kilt, pois sua formação lembraria essa roupa escocesa.
Lá tem um mirante onde podemos admirar a beleza do local. Uma pena estar chuviscando e ventando muito porque atrapalhou um tiquinho as fotos.
Não esqueça o seguro viagem
Ele é obrigatório para quem viaja pela Europa e indispensável para quem quer ter uma estadia tranquila. Opte por um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato, assim você evita a chatice para ser reembolsado depois.
Um bom seguro vai muito além de emergências hospitalares e problemas com voo e extravio de bagagens, por isso escolhe um adequado para o seu estilo de viagem.
Recomendamos a Seguros Promo, que funciona como um comparador de seguros, listando o que há de melhor no mercado em termos de apólices. Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu as dicas da Luciana?
Veja outros posts do Lets Fly Away sobre o interior da Escócia
Pra quem ver aproveitar Edimburgo ao máximo, aí vão as dicas do Ideias na mala.
- Edimburgo: Dicas essenciais (tudo o que você precisa saber para visitar a cidade)
- Um passeio pela Royal Mile: o Castelo de Edimburgo e o Palácio de ver
- Roteiro de 1 dia em Edimburgo
- Onde comer bem em Edimburgo
- National Scotland Museum
Obrigada Luciana pelo SUPER post e pelas fotos lindas. Foi um prazer ter você no Ideias na mala.
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Sobre a Luciana:
Carioca apaixonada por viajar. Adoro conhecer novas pessoas, culturas e lugares. Meu lema é “vivo para viajar, viajo para viver”. Blogueira desde 2015 para compartilhar um pouco das histórias e experiências vividas pelo mundo.
E para quem curtiu o post da Luciana, fica a dica, no Blog Let’s Fly Away tem vários textos bacanas e dicas da Escócia e do mundo.
Guarde este post no Pinterest!
Que legal esse post!!!!
Fiz exatamente essa mesma viagem (mas incluindo uma semana em Glasgow e uma rapida passagem pelo extremo norte da Escócia), em setembro de 2014. Apesar de ter morado em Edimburgo, muitas coisas não consegui conhecer. .. Adoro ler todos os posts sobre Edimburgo e a Escócia em geral, uma forma de matar a saudade, ja que essa conversao da libra nao anda ajudando muito ultimamente.
Adorei as fotos!!!
Oi Bruna,
A Luciana arrasou nas fotos e me deixou com uma MEGA vontade de voltar para a Escócia. Infelizmente só conheci Edimburgo – e já amei!
A conversão da libra tá ruim mesmo – sempre foi né?! Lembro da primeira vez que fui para Londres e troquei meus dólares pro libras. Quase chorei com a conversão. Rs
Beijos e super obrigada pela visita