Índia: um dia em Jodhpur, a cidade azul

Roteiro de 1 dia (com direito a mapa) e dicas do que ver e fazer em Jodhpur, a simpática cidade azul do Rajastão. Pronto para se encantar?

Depois de visitar Jaisalmer, a cidade dourada, estava encantada com a segunda cidade colorida do roteiro pelo Rajastão: Jodhpur, a cidade azul (blue city), também conhecida como cidade do sol (sun city) graças ao clima ensolarado gostoso constante o ano todo. E foi assim que Jodhpur nos recebeu, céu azul, e dia ensolarado brilhante.

Jodhpur

Forte de Jodpur – Índia

E por que cidade azul?

O apelido cidade azul vem graças a grande quantidade de casas azuis pintadas em um dos bairros da cidade – e que podem ser vistas do alto do forte Mehrangarh. A tinta azul contém ingredientes que protegem a casa dos mosquitos, e de bônus, deixa a casa mais fresquinha durante os dias ensolarados sem refletir nos olhos como a tinta branca. O azul antigamente era uma exclusividade das castas brâmanes (a mais elevada das castas indianas) mas logo se espalhou e contagiou os bairro de Jodhpur.

Jodhpur

Cidade azul vista do alto do Forte (pena que a névoa não ajudou a foto!)

O bairro azul fica longe do centro da cidade e não é nada turístico, mas caminhar por lá foi uma das grandes experiências do dia e algo que falarei em detalhes a seguir.

Jodhpur: Quantos dias?

Com um dia inteiro dá para visitar as principais atrações da cidade. Eu tive pouco mais de uma tarde  – e foi bem pouco tempo para minhas pretensões viajantes. Jodhpur é uma cidade grande e que tem mais de um milhão de habitantes, um desses lugares bem efervescentes e com cara de Índia que eu adoraria ter tido tempo de explorar com calma, conhecer a fundo e fotografar. Para mim, dois dias, teria sido incrível.

Jodhpur

Forte de Jodhpur

O que fazer em Jodhpur?

Veja abaixo as principais atrações turísticas de Jodhpur e uma sugestão esperta de como organizar isso em forma de roteiro de 1 dia.

Jodhpur no mapa:

Sardar Market, o mercado de Jodhpur

Depois dos marcados de Old Delhi, o Sardar Market, foi um dos mercados mais interessantes, efervescentes e caóticos que visitei na Índia. Um lugar espetacular para observar e fotografar pessoas. O mercado é o ponto de ebulição da cidade e está demarcado pela torre do relógio, uma torre com jeitão europeu construída pelo marajá Sardar Singh.

Jodhpur

Torre do Relógio no Sardar Market

Os famoso temperos de Jodpur – Onde comprar temperos em Jodhpur

Jodhpur tem uma tradição muito forte em temperos e especiarias, e suas lojas estão entre as melhores de Rajastão para comprar condimentos deliciosos e chás perfumados. Existem dezenas de lojas de tempero na região – e tem muito trambiqueiro vendendo cury por açafrão. Abaixo duas recomendações de lojas bacanas para comprar seus temperos:

  • MV Spices (Shop No. 209B, dentro do mercado de vegetais, Sardar Market): Uma das lojas mais famosas do mercado além de vender ótimos temperos envia uma lista de receitas para todos os clientes.
  • Maharani Spices (112, Nai Sarak, Rawaton Ka Bass): Uma seleção incrível de temperos e chás com ótimo atendimento. Comprei várias coisas gostosas.
Jodhpur

Temperos no MV Spices

O famoso Lassi de Jodhpur 

  • Shri Mishrilal Hotel (dentro do Sadar Market): Outro cantinho do mercado que merece ser visitado é o Shri Mishrilal Hotel, uma lojinha de lassis com fachada bem feiosa e com receita secreta mega cobiçada por gringos e locais. O lassi (drink de iogurte delicioso) de Jodhpur é tido com uma dos melhores do Rajastao.

Visitar o Mehrangarh Fort

Mehrangarh Fort (aberto das 9:00 – 17:00 | Entrada 500 rúpias + 100 rúpias “camera fee”para tirar foto) também conhecido como Forte de Jodhpur, é a construção mais imponente e impressionante da cidade ele fica na parte alta de Jodhpur (cerca de 125 metros mais elevado que o resto da cidade) e pode ser visto de longe. Envolto por uma muralha de 9,5 de extensão, 7 portões e mais de uma centena de torres de proteção, ele projeta a importância econômica de Jodhpur na época dos Marajás indianos. A parte interna do forte mescla artigos indianos hiper ornamentados com toques claramente europeus.

Jodhpur

Mehrangarh Fort em Jodhpur

A visita é feita por um audio guia – em inglês – que conta em detalhes a história do forte, seus marajás e os principais salões do palácio. A visita leva pelo menos 2 horas, e tem vistas arrasadoras de toda a cidade de Jodhpur com suas casas azuis. Só a vista já vale o preço do ingresso (e sorte que a visita entrega muito mais do que vistas bonitas).

Jodhpur

Cidade azul vista do Mehrangarh Fort em Jodhpur

Jodhpur

Muralhas do Forte vistas do alto

Highlights da visita:

Do lado de fora (passando os portões):

  • Portões do forte: com marcas de balas de canhão da batalha de Jaipur
  • Mãos das mulheres de marajás gravadas na porta: elas eram obrigadas a se suicidar após a morte dos maridos e eram cremadas vivas.
  • Chamuda Mataji temple: Templo dentro do interior do castelo.
Jodhpur

Mãos das mulheres de marajás gravadas na porta

Museus de objetos:

  • Carruagens de elefantes (howdahs) ornamentadas e palanquins que carregavam a nobreza.
Jodhpur

Museu do Forte de Jodhpur

Aposentos mais impressionantes:

  • Moti Mahal (The Pearl Palace): meu aposento preferido do palácio tem tapetes vermelhos, janelas coloridíssimas, teto com detalhes dourados e arcos ornamentados brancos. Muito impressionante. É nessa sala que o Marajá realizava seus “Durbar” (encontros) com familiares e oficiais, e o nome “Pearl Palace” (palácio de pérolas) vem do peso de alta qualidade, misturados com pequenas conchas brilhantes que foi usado para fazer o teto.
  • Sheesh Mahal (The Hall Of Mirrors): um aposento pequeno repleto de espelhos de diferentes tamanhos combinados de forma linda. O aposento era provavelmente usado para devoção religiosa.
  • Phool Mahal (The Palace Of Flowers): O palácio das flores é um aposento grande, repleto de ornamentos dourados e pequenos mosaicos coloridos. Este era um aposento exclusivo de uso do marajá e seus convidados e também era conhecido como sala do prazer. Aqui dançarinas vinham entreter o marajá – e se ele desejasse – outros homens da corte.
  • Takhat Vilas (Maharaja Takhat Singh’s Chamber): Residência do marajá Takhat Singh, o último habitante do forte, uma combinação colorida de elementos britânicos com ornamentos indianos.
Jodhpur - Índia

Moti Mahal – Forte de Jodhpur

Jodhpur

Phool Mahal (O palácio das flores)

Jodhpur

Parte interna do Forte

Isso sem falar da arquitetura impressionante do Forte. Repleta de relevos, detalhes e ornamentos.

Voar com a tiroleza de Jodhpur

Flying Fox Jodhpur: um conjunto de tirolezas que sai de dentro do forte atravessa as muralhas, passa por cima de um lago com direito a vistas espetaculares do forte, e da cidade azul de Jaipur. O passeio é um pouco caro (1899.00 – compre online por 1,650) mas ouvi falar hiper bem.

Desbravar a Cidade Azul

A cidade azul é um bairro de classe média. Não é um lugar turístico, mas foi um dos cantinhos da cidade que mais curti visitar. Um bairro cheio de vida, cheio de locais sorridentes e hiper hospitaleiros. Durante nosso passeio fomos convidados a visitar uma das casas e fomos surpreendidos com uma vista MARAVILHOSA do forte de Jodhpur.

Jodhpur

Cidade azul de Jodhpur

Visitar o Jaswant Thada

O Jaswant Thada (9:00 – 17:00 | 30 rúpias + 50 rúpias “camera fee” é uma tumba construída pelo marajá Sardar Singh em homenagem a seu pai. Uma construção de mármore elegante, com direito a um lago, vistas lindas do forte e de toda a cidade de Jodhpur. A entrada do Jaswant Thada fica há cerca de 1 Km do forte. Não visitei.

Jodhpur

Jaswant Thada visto do Forte

Umaid Bhawan Palace

O palácio Umaid Bhawan Palace foi construído pelo Marajá Sardar Singh para substituir o forte de Jodhpur como moradia real e até hoje serve de residência para a família real de Jodhpur. Parte do palácio é administrado pelo grupo Taj Hotels e é um dos hotéis de luxo mais disputados da cidade, as diárias custam a partir de R$ 1000 e dão acesso a áreas super exclusivas. Sem dúvida um dos hotéis-experiência mais especiais da região. (Veja detalhes do hotel no Booking.com)

Jodhpur

Umaid Bhawan Palace (lá no fundo) visto do Forte

Além da residência real e do hotel, o complexo conta com um museu (aberto das 10:00 – 16:30 | entrada 100 rúpias) que conta a história do palácio, expõem uma coleção de objetos de luxo e de carros antigos. Como o Umaid Bhawan fica bem afastado do centro, eu deixaria o passeio por último e só se der tempo.

Restaurante do Hotel Raas – Para jantar (ou tomar um drink com uma vista incrível)

O Hotel Raas é um dos hotels de luxo mais bacanas de Jodhpur e que tem vistas incríveis do forte (especialmente no finalzinho da tarde). A dica é jantar no restaurante que fica na cobertura do hotel, o Darikana, e ver o dia virando noite num ambiente pra lá de especial. A comida é gostosa (nada inesquecível, mas vale pela experiência) e os preços estão acima da média da cidade, mas vale a dica!

Jodhpur

Vista do restaurante do Hotel Raas

Roteiro de um dia em Jodhpur

O Mehrangarh Fort, um forte/palácio de arquitetura impressionante e decoração rebuscada é o primeiro item da lista de todos os que visitam Jodhpur, mas eu se fosse você começaria com um choque cultural no movimentado Sardar Market – um mercado para lá de vivo e mega interessante. Dê uma boa volta pelo mercado com olhos bem atentos para as possibilidades fotográficas, compre pimentas e temperos caprichados (veja sugestões de lojas acima), tome um Lassi e siga caminhando até o Forte.

Jodhpur

Pra começar o dia com um choquezinho cultural: Sardar Market

A subida é mais fácil do que parece e o caminho é bem interessante com direito a vistas lindas da cidade. E falando em vistas, lá do alto você terá uma visão privilegiada de toda a Jodhpur e entenderá bem porque ela ficou conhecida como cidade azul. Visite o Mehrangarh Fort que tem uma mistura de elementos indianos e europeus bem forte.

Jodhpur

Entrada do Mehrangarh Fort

Jodhpur

Mehrangarh Fort

Saindo do forte visite o Jaswant Thada, um mausoleu bem bonito e que fica bem próximo a entrada do forte.

Dalí seguiremos para a cidade azul, que apesar de não ser um ponto turístico é um lugar bem legal para observar a vida local e tirar fotos lindas. Com sorte alguém te convidará para visitar sua casa. Aceite. O terraço das casas tem uma vista incrível para o forte.

Jodhpur - Índia

Cidade azul de Jodhpur

Sobrou tempo? Visite o Umaid Bhawan Palace, que foi construído para substituir o Mehrangarh Fort como casa dos marajás. O palácio tem um pequeno museu, mas grande parte dele foi convertida em hotel e é de uso exclusivo dos hospedes.

Termine o dia com um jantar especial ou um drink caprichado no restaurante do Hotel Raas.

Como chegar em Jodhpur?

Jodhpur fica no meio do caminho entre Jaisalmer e Jaipur, e pode ser acessada por trem, ônibus ou carro. Veja a localização exata no mapa:

De trem: Jodhpur está conectada por via férrea com Jaisalmer, Bikaner, Jaipur, Delhi, Udaipur, entre outras.

De carro: Jodhpur fica há 240 Km de BikanerJaipur 343 kms, Jaisalmer 290 kms, Udaipur 275 kms e Delhi 592 kms. Companhia locais organizam transfers entre as cidades.

De ônibus: Existem linhas de ônibus regulares que saem de Ahmedabad, Ajmer, Jaipur, Udaipur, Jaisalmer, Bikaner, Ranakpur e Nathdwara.

Outros blogs que viajaram para Jodhpur:

E aí, curtiu as dicas?

Alguém já foi para Jodhpur e quer contar para nós o que achou?

E se você tiver perguntas, deixe um comentário! 

Veja também:

Outras cidades da Índia

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar felipe Miranda disse:

Olá,

Vou passar apenas um dia em Jodhpur. MAAAS tenho algumas perguntas.
Chego na Cidade as 6:41 da manhã ( chego de trem vindo de Jaisalmer).
E saio de onibus as 10:45 PM com destino a Udaipur.
Meu receio é.. Banho e locomoção.. É possivel dentro desse tempo rodar a cidade de mochila?
OU você acha que compensa pagar uma acomodação para deixar as mochilas e tomar um banho no fim do dia?
Existem hostels com preços bons em Jodphur?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Felipe,
Eu se fosse você pegaria um hotel/hostel BEM baratex para deixar suas coisas em segurança e sem perrengues. Acho que vc vai sofer bastante andando para lá e para cá de mochila.
Beijos