Índia: Udaipur, a cidade mais romântica do Rajastão
Conheça Udaipur, a cidade dos lagos e um dos destinos mais românticos da Índia. Udaipur tem palácios lindos, terraços caprichados a beira lago, um show de danças típicas bem animado e muito mais. Nesse post dividirei com vocês muitas dicas do que ver e fazer em Udaipur. Vem comigo?
Udaipur – sons de suspiro “aaaaaah” – é assim que os indianos reagem ao ouvir o nome da mais romântica das cidades do Rajastão, a queridinha do turistas indianos e dos turistas gringos. Uma cidade charmosa repleta de hotéis caprichados, bons restaurantes e um lago fotogênico que a rendeu o apelido do Veneza do Oriente. Exagero? Sem dúvida, mas que a cidade dos lagos merece carinho, é fato. Udaipur é uma graça e em pouco tempo irá te conquistar.
O que fazer em Udaipur
Visitar o City Palace
Ao chegar em Udaipur muitos turistas já estão cansados de tantos fortes e palácios que acabam deixando o City Palace passar. Não faça isso. O palácio é o um dos mais imponentes e impressionantes do Rajastão e realmente vale a visita. O palácio foi construído pelo Marajá Udai Singh e ampliado pelos seus sucessores numa mistura de estilos arquitetônicos com elementos indianos, europeus e chineses.
O palácio tem vistas incríveis do Lago Picola, salas hiper decoradas, afrescos e pinturas que retratam a grandiosidade dos marajás e um conjunto de mosaicos de pavão que me deixou mega impressionada. O passeio conta um pouco da história do palácio, seus habitantes, as guerras de elefante e outros costumes dos nobres residentes.
- Horários de funcionamento: 9.30am-5.30pm, last entry 4.30pm
- Entradas: Adultos 115 rúpias | Crianças 55 rúpias. Taxa extra para máquina fotográfica: 225 rúpias.
Um pouquinho do City Palace de Udaipur:
E olha só a parte interna:
Fazer um passeio de barco pelo lago Pichola
O Lago Pichola é o queridinho da cidade e concentra grande parte dos Havelis e palácios da cidade, o lago artificial criado para irrigar as plantações da cidade tem 4 ilhas artificiais (duas delas ocupadas por hotéis de luxo), alguns ghats (escadarias) onde os locais se banham e pequenas pontes fotogênicas que conectam os dois lados da cidade. Vale dar uma voltinha próximo ao centro da cidade para tirar algumas fotos bem especiais do palácio.
Uma das principais atrações turísticas de Udaipur são os passeios de barco a motor pelo lago, o mais tradicional deles sai do Rameshwar Ghat que fica dentro do City Palace. Para chegar lá, você terá que pagar uma taxa de 30 rúpias (mesmo se já tiver pago o ingresso do palácio) além do valor do ingresso.
O passeio dá a volta pela ilha Jagniwas onde está o Lake Palace Hotel (este é um hotel 7 estrelas hiper luxuoso e um dos cenários do filme James Bond – ‘Octopusy’. Parte do palácio ainda serve como residência para uma família de Marajás), em seguida o barco vai até a ilha Jagmandir e faz uma parada no palácio. Aqui você poderá descer do barco e tomar um drink em um restaurante com uma super vista para o City Palace. Quando cansar do passeio é só pegar o barco de volta rumo ao centro de Udaipur.
[Vale falar que esse é um passeio especialmente concorrido durante o pôr do sol, e que na parte da tarde o passeio custa mais que o dobro!]
Ingressos: Adultos: 200 rúpias | Crianças: 100 rúpias| Das 15:00 – 17:00 Adultos: 500 rúpias | Crianças: 250 rúpias
Visitar o templo Jagadish Temple
O Jagadish temple é o maior templo da cidade e fica bem no centrinho de Udaipur. O templo foi construído em 1651 em homenagem ao Deus Hindu Vishnu. São três andares repletos de esculturas de elefantes, dançarinos, músicos e cavalheiros. Vale dar uma volta no templo com calma, observar os rituais hindus e os detalhes das arquitetônicos.
- Entrada grátis
- Evite tirar fotos de pessoas rezando
Assistir ao Show de danças típicas e marionetes no Bagore Ki Haveli
Um programa típico (bem turistão) que eu adorei fazer é assistir ao show de danças típicas no Bagore Ki Haveli, uma vila bonitona que rende boas fotos. O show inclui várias performances de diferentes regiões da Índia. Uma mais linda que a outra. Fiquei encantada com as roupas coloridas, os movimentos delicados e a diversidade das danças. Recomendo e muito show.
- Todos os dias das 19:00 às 20:00
- Ingressos: 100 rúpias
Compras no centrinho da cidade
Udaipur não é a cidade mais barata da Índia, mas o mercado é tão organizado e caprichado que se você pechinchar bem fará ótimas compras. A cidade tem muitas lojinhas de roupas, bijous, e de arte, uma das que eu mais gostei foi a Gotwal Art (20, Gangour Gatt) loja de um artista local figurão. Comprei alguns postais bem baratinhos pintados a mão e um pergaminho de elefante que jamais vou usar, mas saí da loja feliz da vida e dei boas risadas com os donos simpáticos. Recomendo a parada.
A Fabi (minha companheira de viagem) comprou várias calças, batas fofas e uma pashimina (de verdade e não falseta) linda. A Fabi tem bom olho para procurar e teve muito mais paciência que eu para caçar coisinhas no mercado. Eu comprei uma bolsa BEM colorida e uma echarpe bem estampada.
Fazer aula de culinária indiana
Durante nossa estada em Udaipur, um grupo de amigos participou da aula de culinária da Guest House Janak Niwas. Durante a aula eles aprenderam a cozinhar pratos bem típicos como Samosas, Palak Panner, Dal Fry, Okra, Arroz Zeera e Chapai. Eles amaram a aula, e recomendaram tanto que eu não poderia deixar de dar a dica aqui no blog (infelizmente não encontrei os preços online).
Aula de pintura e tato de Henna
Além das aulas de culinário o Janak Niwas tem aulas de pintura com um pintor miniaturista local. Algumas meninas fizeram tatuagens de Henna com ele, e fiquei encantada com os detalhes. Me arrependi de não ter feito minha tatoo de hena por lá!
Mais afastados do centro da cidade:
Dicas do pessoal do 360 meridianos que eu não visitei:
Duas atrações mais afastadas do centro da cidade são o Lago Fatah Sagar onde está o Nehru Garen (um jardim que segundo o pessoal do 360 meridianos está bem mal cuidado), um jardim de pedras e o jardim da princesa ( o ponto alto do passeio), e o Moonson Palace, cujo ponto alto é a vista. (O palácio em si, não tem muita coisa mas pelas fotos do site parece ser bonitão.)
Quantos dias?
Udaipur é uma cidade gostosa para quebrar o ritmo da sua viagem pela Índia e descansar. Assim, 2 ou 3 dias é o ideal. Eu tive 1 dia inteiro e um final de tarde e achei que faltou um pouco de tempo. Gostaria de ter curtido a cidade com mais calma, visitado as atrações mais distantes do centro e até ficado um pouco de papo pro ar. Com 3 ou mias dias você pode contratar um táxi para te levar aos templos de Ranakpur ou ao forte de Kumblhalgarh. A viagem custa em torno de 1500 rúpias por veículo.
Onde comer?
Udaipur tem uma infinidade de cafés fofos, restaurantes de cobertura com vista para o lago e preço acessível e terraços caprichados com um vistão do City Palace (e preços um pouquinho mais salgados)
Ambrai
Um dos meus cantinhos preferidos da cidade, o Ambrai é um hotel lindo com um restaurante delicioso e vistas incríveis do City Palace e do Lago Pichola. Gostei tanto que fui duas vezes, uma de dia, outra de noite. Os currys estavam divinos e o Lassy de manga foi um dos mais gostosos da viagem! O Ambrai é caro para os padrões locais, mas valeu super a pena!
E sente só a vista que espetáculo:
Govinda
Uma das poucas vezes da viagem que comi comida ocidental, as meninas falaram tão bem do café da manhã do Govinda (69, City Palace Road) que acabei não me rendendo ao charmes dos shakes e panquecas. Não, o padrão não é o mesmo do Brasil ou dos Estados Unidos, mas tá bem acima da média da comida ocidental na India. Comi feliz! Vale falar que o atendimento é ótimo que eu eu troquei uns dólares alí com uma cotação bem boa!
Café Edeweiss
Meu ponto fraco: pão. Adoro!!! Poderia passar dias comendo só curry, mas no café da manhã o meu pãozinho fazia uma falta danada! O Café Edeweiss (73, Gangaur Ghat) é uma padaria ocidental bem gostosa para os padrões indianos. Os sanduíches estavam um pouco feios, mas comprei o pão puro e recheei com ingredientes comprados por mim e fiz um piquenique de primeira.
E aí, curtiu as dicas de Udaipur?
Alguém aí já conhece a cidade e quer dividir mais dicas com a gente?
Outros blogs que viajaram para Udaipur:
Veja também:
- Índia: pra ler antes de viajar
- Pushkar: o que ver e fazer
- Índia: Meu roteiro e cidades visitadas
- Índia: Como é a vida e o roteiro em um Ashram
- Índia em 10 experiências inesquecíveis
- Índia em 10 experiências caóticas porém divertidas
- Caindo na desgraça do horário indiano
Outras cidades da Índia
- Nova Delhi: Chegada do aeroporto ao centro
- Roteiro de 4 dias em Nova Delhi
- O que ver e fazer em Nova delhi
- O Forte de Jaisalmer
- Tordi Sagar e a janela premiada
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Udaipur foi uma grata surpresa na minha viagem pelo Rajastão. Digamos que um local romântico. Eu fiquei no hotel Sarovar, localizado numa viela estreita que mal dava para passar um tuktuk, mas meu quarto dava justamente para o lago Picholla. Amei, ótima localização.
Tbm adorei a cidade. E super obrigada pela dica de hotel
Olá.
No Hotel Ambrai, você só foi para comer?
qual o hotel você ficou hospedada?
Sim Catia.
Fiquei num bem futreca que não recomendo não.
Abraços,
Ótimas dicas!
Obrigada.
Adorei o post e já peguei todas as dicas!! Estou planejando uma viagem para daqui uns meses e achei suas dicas valiosas!!! Estou lendo absolutamente tudo que você escrever sobre lá! Beijos
Obrigada Nadia,
vc vai amar a viagem!