Índia: Udaipur, a cidade mais romântica do Rajastão

Conheça Udaipur, a cidade dos lagos e um dos destinos mais românticos da Índia. Udaipur tem palácios lindos, terraços caprichados a beira lago, um show de danças típicas bem animado e muito mais. Nesse post dividirei com vocês muitas dicas do que ver e fazer em Udaipur. Vem comigo?

Índia: Udaipur, a cidade mais romântica do Rajastão

Udaipur – sons de suspiro “aaaaaah” – é assim que os indianos reagem ao ouvir o nome da mais romântica das cidades do Rajastão, a queridinha do turistas indianos e dos turistas gringos. Uma cidade charmosa repleta de hotéis caprichados, bons restaurantes e um lago fotogênico que a rendeu o apelido do Veneza do Oriente. Exagero? Sem dúvida, mas que a cidade dos lagos merece carinho, é fato. Udaipur é uma graça e em pouco tempo irá te conquistar.

Udaipur
Lago Pichola em Udaipur

O que fazer em Udaipur

Visitar o City Palace

Ao chegar em Udaipur muitos turistas já estão cansados de tantos fortes e palácios que acabam deixando o City Palace passar. Não faça isso. O palácio é o um dos mais imponentes e impressionantes do Rajastão e realmente vale a visita. O palácio foi construído pelo Marajá Udai Singh e ampliado pelos seus sucessores numa mistura de estilos arquitetônicos com elementos indianos, europeus e chineses.

Udaipur
Fachada do City Palace

O palácio tem vistas incríveis do Lago Picola, salas hiper decoradas, afrescos e pinturas que retratam a grandiosidade dos marajás e um conjunto de mosaicos de pavão que me deixou mega impressionada. O passeio conta um pouco da história do palácio, seus habitantes, as guerras de elefante e outros costumes dos nobres residentes.

  • Horários de funcionamento: 9.30am-5.30pm, last entry 4.30pm
  • Entradas: Adultos 115 rúpias | Crianças 55 rúpias. Taxa extra para máquina fotográfica: 225 rúpias.

Um pouquinho do City Palace de Udaipur:

Udaipur
Janelas e ornamentos do City Palace. Lá so alto dá para ver o tamanho da cidade!
Udaipur
O palácio e uma das ilhas do lago Pichola
Udaipur
Janelas ornamentadas

Udaipur

Udaipur
Vista do alto do City Palace

E olha só a parte interna:

Udaipur
Janela colorida
Udaipur
Sala de espelhos
Udaipur
Meu preferido: o pavão!
Udaipur
Parte interna das janelas. Uma diferente da outra!
Udaipur
Cores do teto de uma das salas

Fazer um passeio de barco pelo lago Pichola

O Lago Pichola é o queridinho da cidade e concentra grande parte dos Havelis e palácios da cidade, o lago artificial criado para irrigar as plantações da cidade tem 4 ilhas artificiais (duas delas ocupadas por hotéis de luxo), alguns ghats (escadarias) onde os locais se banham e pequenas pontes fotogênicas que conectam os dois lados da cidade. Vale dar uma voltinha próximo ao centro da cidade para tirar algumas fotos bem especiais do palácio.

Udaipur
Uma das pontes do Lago Pichola

Uma das principais atrações turísticas de Udaipur são os passeios de barco a motor pelo lago, o mais tradicional deles sai do Rameshwar Ghat que fica dentro do City Palace. Para chegar lá, você terá que pagar uma taxa de 30 rúpias (mesmo se já tiver pago o ingresso do palácio) além do valor do ingresso.

Udaipur
Passeio de barco pelo lago Pichola

O passeio dá a volta pela ilha Jagniwas onde está o Lake Palace Hotel (este é um hotel 7 estrelas hiper luxuoso e um dos cenários do filme James Bond – ‘Octopusy’. Parte do palácio ainda serve como residência para uma família de Marajás), em seguida o barco vai até a ilha Jagmandir e faz uma parada no palácio. Aqui você poderá descer do barco e tomar um drink em um restaurante com uma super vista para o City Palace. Quando cansar do passeio é só pegar o barco de volta rumo ao centro de Udaipur.

Udaipur
Lake Palace Hotel visto do alto do City Palace
Udaipur
Jagmandir visto do City Palace

[Vale falar que esse é um passeio especialmente concorrido durante o pôr do sol, e que na parte da tarde o passeio custa mais que o dobro!]

Ingressos:  Adultos: 200 rúpias | Crianças: 100 rúpias| Das 15:00 – 17:00 Adultos: 500 rúpias | Crianças: 250 rúpias

Visitar o templo Jagadish Temple

O Jagadish temple é o maior templo da cidade e fica bem no centrinho de Udaipur. O templo foi construído em 1651 em homenagem ao Deus Hindu Vishnu. São três andares repletos de esculturas de elefantes, dançarinos, músicos e cavalheiros. Vale dar uma volta no templo com calma, observar os rituais hindus e os detalhes das arquitetônicos.

  • Entrada grátis
  • Evite tirar fotos de pessoas rezando
Udaipur
Jagadish Temple em Udaipur

Udaipur

Udaipur

Assistir ao Show de danças típicas e marionetes no Bagore Ki Haveli

Um programa típico (bem turistão) que eu adorei fazer é assistir ao show de danças típicas no Bagore Ki Haveli, uma vila bonitona que rende boas fotos. O show inclui várias performances de diferentes regiões da Índia. Uma mais linda que a outra. Fiquei encantada com as roupas coloridas, os movimentos delicados e a diversidade das danças. Recomendo e muito show.

  • Todos os dias das 19:00 às 20:00
  • Ingressos:  100 rúpias
Udaipur
Show de danças no Bagore Ki Haveli
Udaipur
Bagore Ki Haveli iluminado

Compras no centrinho da cidade

Udaipur não é a cidade mais barata da Índia, mas o mercado é tão organizado e caprichado que se você pechinchar bem fará ótimas compras. A cidade tem muitas lojinhas de roupas, bijous, e de arte, uma das que eu mais gostei foi a Gotwal Art (20, Gangour Gatt) loja de um artista local figurão. Comprei alguns postais bem baratinhos pintados a mão e um pergaminho de elefante que jamais vou usar, mas saí da loja feliz da vida e dei boas risadas com os donos simpáticos. Recomendo a parada.

Udaipur
Casal da Gotwal Art

A Fabi (minha companheira de viagem) comprou várias calças, batas fofas e uma pashimina (de verdade e não falseta) linda. A Fabi tem bom olho para procurar e teve muito mais paciência que eu para caçar coisinhas no mercado. Eu comprei uma bolsa BEM colorida e uma echarpe bem estampada.

Fazer aula de culinária indiana

Durante nossa estada em Udaipur, um grupo de amigos participou da aula de culinária da Guest House Janak Niwas. Durante a aula eles aprenderam a cozinhar pratos bem típicos como Samosas, Palak Panner, Dal Fry, Okra, Arroz Zeera e Chapai. Eles amaram a aula, e recomendaram tanto que eu não poderia deixar de dar a dica aqui no blog (infelizmente não encontrei os preços online).

Aula de pintura e tato de Henna

Além das aulas de culinário o Janak Niwas tem aulas de pintura com um pintor miniaturista local. Algumas meninas fizeram tatuagens de Henna com ele, e fiquei encantada com os detalhes. Me arrependi de não ter feito minha tatoo de hena por lá!

Mais afastados do centro da cidade:

Dicas do pessoal do 360 meridianos  que eu não visitei:

Duas atrações mais afastadas do centro da cidade são o Lago Fatah Sagar onde está o Nehru Garen (um jardim que segundo o pessoal do 360 meridianos está bem mal cuidado), um jardim de pedras e o jardim da princesa ( o ponto alto do passeio), e o Moonson Palace, cujo ponto alto é a vista. (O palácio em si, não tem muita coisa mas pelas fotos do site parece ser bonitão.)

Quantos dias?

Udaipur é uma cidade gostosa para quebrar o ritmo da sua viagem pela Índia e descansar. Assim, 2 ou 3 dias é o ideal. Eu tive 1 dia inteiro e um final de tarde e achei que faltou um pouco de tempo. Gostaria de ter curtido a cidade com mais calma, visitado as atrações mais distantes do centro e até ficado um pouco de papo pro ar.  Com 3 ou mias dias você pode contratar um táxi para te levar aos templos de Ranakpur ou ao forte de Kumblhalgarh. A viagem custa em torno de 1500 rúpias por veículo.

Udaipur
Momento de descanso no City Palace

Onde comer?

Udaipur tem uma infinidade de cafés fofos, restaurantes de cobertura com vista para o lago e preço acessível e terraços caprichados com um vistão do City Palace (e preços um pouquinho mais salgados)

Ambrai

Um dos meus cantinhos preferidos da cidade, o Ambrai é um hotel lindo com um restaurante delicioso e vistas incríveis do City Palace e do Lago Pichola. Gostei tanto que fui duas vezes, uma de dia, outra de noite. Os currys estavam divinos e o Lassy de manga foi um dos mais gostosos da viagem! O Ambrai é caro para os padrões locais, mas valeu super a pena!

Udaipur
Vistas do Ambrai

E sente só a vista que espetáculo:

Udaipur
Vista noturna do Ambrai

Govinda

Uma das poucas vezes da viagem que comi comida ocidental, as meninas falaram tão bem do café da manhã do Govinda (69, City Palace Road) que acabei não me rendendo ao charmes dos shakes e panquecas. Não, o padrão não é o mesmo do Brasil ou dos Estados Unidos, mas tá bem acima da média da comida ocidental na India. Comi feliz! Vale falar que o atendimento é ótimo que eu eu troquei uns dólares alí com uma cotação bem boa!

Café Edeweiss

Meu ponto fraco: pão. Adoro!!! Poderia passar dias comendo só curry, mas no café da manhã o meu pãozinho fazia uma falta danada! O Café Edeweiss (73, Gangaur Ghat) é uma padaria ocidental bem gostosa para os padrões indianos. Os sanduíches estavam um pouco feios, mas comprei o pão puro e recheei com ingredientes comprados por mim e fiz um piquenique de primeira.

E aí, curtiu as dicas de Udaipur?

Alguém aí já conhece a cidade e quer dividir mais dicas com a gente?

Outros blogs que viajaram para Udaipur:

Veja também:

Outras cidades da Índia

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (6)

Olá.
No Hotel Ambrai, você só foi para comer?
qual o hotel você ficou hospedada?

Sim Catia.
Fiquei num bem futreca que não recomendo não.
Abraços,

Ótimas dicas!
Obrigada.

Adorei o post e já peguei todas as dicas!! Estou planejando uma viagem para daqui uns meses e achei suas dicas valiosas!!! Estou lendo absolutamente tudo que você escrever sobre lá! Beijos

Obrigada Nadia,
vc vai amar a viagem!

[…] Udaipur, a cidade mais romântica do Rajastão […]

Deixe o seu comentário