Portland: um dia pelo Columbia River Gorge e Multonamah Falls
Esse é um passeio de um dia pelo Columbia River Gorge e suas principais cachoeiras – incluindo a Multonamah Falls, passando pela simpática Hood River, e voltando pela rodovia cénica do Mount Hood. Um passeio repleto de cachoeiras incríveis e paisagens de cair o queixo. Pronto para se encantar?
A desfiladeiro do rio Columbia (em inglês Columbia River Gorge) é uma região repleta de cachoeiras e mirantes há cerca de 25 minutos de Portland (Oregon). Uma dessas viagens de carro que cada curva apresenta uma surpresa e uma possibilidade. Minhas expectativas eram altas, havia visto centenas de fotos das cachoeiras (mesmo porque, com um só dia de passeio tive que selecionar BEM onde valia a pena parar para aproveitar o nosso dia ao máximo), lido dezenas de relatos em sites gringos e avaliações no Trip Advisor e ainda assim fiquei de queixo caído com a imensidão das cachoeiras e a força de suas águas. Nesse post darei várias dicas para você aproveitar o passeio ao máximo. Vem comigo?
Excursão ou fazer o passeio por conta própria?
Mas antes de mais nada, sempre pinta aquela dúvida. Será que vale a pena fazer uma excursão ou alugar um carro e ir pro conta própria? Existem dezenas de passeios com saídas diárias de Portland, desde passeios curtos de uma manhã, a roteiros mais caprichados que incluem degustações de vinho, paradas no Mount Wood e outras possibilidades. Estes passeios custam entre 60 e 150 dólares dependendo do roteiro, tamanho do grupo, e tempo de duração.
Por outro lado, alugar um carro em Portland é tão barato (o nosso alugado de última hora no RentalCars.com custou 23 dólares + 11 dólares de seguro opcional) e o benefício de montar nosso próprio roteiro e ter flexibilidade de parar todas as vezes que quiséssemos e pelo tempo que desejássemos fez com que nem cogitássemos a excursão. Alugamos um carro no centrinho de Portland – 7 minutos a pé do nosso hotel – e amamos a decisão.
Roteiro Resumido parada à parada
- Mirante do Portland Womens Forum
- Vista House
- Latourell Falls
- Shepherds Dell Falls
- Bridal Veil Falls
- Multonamah Falls
- Horse Tail Falls
- Almoço em River Hood
- Volta pelo Mt. Hood Scenic Highway
- Doughnuts no Voodoo
- Jantar caprichado no Andina
Roteiro no Mapa
Se preferir, abra o mapa neste link.
Saída de Portland
Saímos de Portland pouco depois das 9:00 da manhã. A locadora abria as 8:00, mas decidimos dormir até um pouco mais tarde para não ficarmos exaustos durante o dia. A vantagem de sair cedo é pegar as primeiras cachoeiras mais vazias. Depois das 11 da manhã – especialmente durante os finais de semana – o parque lota e estacionar o carro fica mais complicado (especialmente na Multonamah Falls, que é de longe a cachoeira mais disputada do pedaço)
GPS
A locadora de carro forneceu um bom mapa de papel das cachoeiras da região, mas para garantir usamos o GPS do telefone. Vale falar que em algumas áreas do trajeto o sinal de celular é bem limitado, então baixar o mapa no dia anterior foi uma mão na roda!
A estrada
Sei que muitos viajantes tem receio em alugar carro fora do Brasil, mas já te adianto, se você é um bom motorista e está acostumado com nossas estradas, vai tirar de letra. As estradas da Costa Oeste americanas são ótimas, e não tivemos problema durante o trajeto.
No inverno: A região do Mount Hood é montanhosa e as chances de você pegar uma nevezinha na estrada são relativamente altas. Assim, antes de sair verifique a previsão do tempo e caso necessário. Alugue correntes.
Mirante do Portland Womens Forum
A primeira parada do dia é o mirante do “Portland Women’s Fórum”, para chegar lá você terá que sair da estrada principal e entrar na Hwy 30. É nessa estrada que ficam as cachoeiras da região e boa parte das paradas que faremos hoje.
Esse primeiro mirante é uma parada muito bonita e que mostra bastante o relevo da região e o contraste das montanhas e do rio. Repare que esta parada fica de frente para a próxima parada só que alguns Km adiante, repare como a vista muda nesse curto espaço de tempo.
Tempo nublado: As manhãs de primavera, outono e inverno tanto em Oregon quanto no Norte da Califórnia costumam ser nubladas, e essa é a única desvantagem de sair cedo. Ao parar nesses dois primeiros mirantes do dia, suas chances de ver muita névoa, como aconteceu comigo, são altas. Mas ainda assim vale a pena sair cedo.
Vista House
A segunda parada, poucos quilómetros adiante é a “Vista House”, um mirante/museu construído em 1918 uma uma arquitetura bem bonita e vistas 360 graus da região.
Assim, vale a pena curtir os detalhes da arquitetura da casa, e as vistas. O espaço tem um pequeno museu no subsolo, mas acabamos passando direto para dedicar mais tempo nas cachoeiras, e eu se fosse você faria o mesmo.
Latourell Falls
Passada a vista House começa um impressionante corredor de cachoeiras, uma mais linda e mais interessante que a outra. Em um dia não dá para parar em todas as cachoeiras e nem percorrer todas as trilhas da região, assim priorizei os lugares mais bonitos e mais fáceis de acessar. (Outro fator importante nas minhas decisões, foi o fato de eu estar grávida de 6 meses e não querer me arriscar em trilhas super difíceis ou escorregadias, mas deixarei aqui sugestões de lugares bonitos que não visitei, mas gostaria de ter visitado. Combinado?)
A primeira cachoeira da estrada é a Latourell Falls, visível da estrada (e por isso super disputada). A Latourell Falls é bem bonita e com uma pequena trilha cerca de 100-150 metros, você terá acesso a um segundo mirante com uma visão bem linda da cachoeira.
Trilha da Latourell Falls
Quem quer ver a parte alta da cachoeira – que pelas fotos parece ser bem bonita – pode optar pela trilha da Latourell Falls. Vá de tênis e leve água! (Eu fiquei feliz em ver a cachoeira da estrada e fui direto para a próxima parada ;))
- Distância total: 3,9 Km
- Ganho de elevação: 160 metros
- Nível de dificuldade: Moderada
Veja todos os detalhes da trilha nesse post (em inglês)
Sheppherds Dell Falls
Dalí seguimos para a Shepherd’s Dell Falls uma cachoeira completamente escondida pela estrada e quase sem opções de estacionamento. Aqui vale a pena dar uma paradinha no acostamento e caminhar 300 metros até a cachoeira. Que é linda, e apesar de não tão alta e imponente como as outras, foi uma dos cantinhos que mais gostei. Talvez pelo silêncio e serenidade do lugar.
Trilha da Shepherd’s Dell
Fácil, rápida e indolor. Uma caminhadinha de nada de presenteia com vistas lindas da cachoeira e da ponte onde ela se encontra. Super recomendo!
- Distância total: 320 metros
- Ganho de elevação: irrelevante
- Nível de dificuldade: Bem fácil
Veja todos os detalhes da trilha nesse post (em inglês)
Bridal Veil Falls
A terceira cachoeira é a Bridal Veil, ela tem um estacionamento parrudo porém disputado, e exige uma caminhadinha fácil de cerca de 950 metros. Gostei da Bridal Veil e acho que vale a parada por ser fácil, mas não foi a minha preferida do dia não.
A trilha da Bridal Veil Falls
- Distância total: 950 metros
- Ganho de elevação: 20 metros
- Nível de dificuldade: Fácil
Veja todos os detalhes da trilha nesse post (em inglês)
Entre a Bridal Veil e a Waakenah Falls há uma de pontos de início de trilhas. Uma das mais famosas e como as vistas mias lindas da região é a Angel’s Rest. Pela quantidade de carros no estacionamento dá para ver que é um ponto bem disputado. A trilha tem 6,5 Km só de ida (total 13 Km e não é um loop). Com o tempo apertado e a hora da fome se aproximando, seguimos direto para a Waakenah Falls.
Waakenah Falls
A Waakenah é uma cachoeira cumprida e bonita na beira da estrada. Nada muito incrível perto do que já vimos, mas… a grande sacada aqui é usar o estacionamento da Waakenah (ou do parque que fica do outro lado da estrada e tem muitas vagas – cuidado na hora de atravessa) e daqui caminhar cerca de 900 metros até a Multonamah Falls. Acredite, essa caminhada de 900 metros – uma reta, nada de belezas naturais, e nada de desafios. Fácil mesmo – vai te poupar uma dor de cabeça incrível para estacionar o carro, já que as vagas na Multonamah são hiper disputadas. Esse se fosse você seguiria esta dica!
Multonamah Falls
E finalmente chegamos ao ponto alto do passeio: a incrível cachoeira Multonamah. Ela fica pertinho da estrada e tem uma estrutura bacana com direito a restaurante, banheiros, lanchonete, lojinha (claro! Estamos nos Estados Unidos) e centro de informações. A Multonamah Falls tem 189 metros de altura divididos em duas quedas d’água e é a segunda cachoeira mais alta dos Estados Unidos perdendo apenas para a Yosemite Falls.
O cenário ficou ainda mais lindo com a ponte arqueada construída na segunda queda d’água. Para chegar até a ponte são 300 metros de uma caminhada bem fácil, mas confesso que gostei mais da vista com a ponte no meio.
A trilha da Multonamah Falls
E quem quiser subir até o topo da cachoeira pode continuar a Hike seguindo pela trilha – com a opção de fazer um loop inteiro e terminar na Waakenah Falls (prepare-se para caminha 8,6 Km e subir 490 metros), vá com sapatos adequados pois pelo que li a trilha pode ser escorregadia. Antes de subir, cheque as condições na trilha no centro de informações.
- Distância total: 3,5 Km (até o alto da Multonamah)
- Ganho de elevação: 213 metros
- Nível de dificuldade: Moderado (ou difícil para quem for até a Waakenah)
Veja todos os detalhes da trilha nesse post (em inglês)
Desfiladeiro Oneonta
E sabe quando eu falei no comecinho do post que devido a gravidez não pude visitar todos os cantinho que gostaria. O Desfiladeiro Oneonta (entre as cachoeiras Horse Tail e a Multonamah Falls) é um desses lugares que me pareceu incríveis mas que tive que deixar passar. Dê um Google nesse lugar e veja só que coisa mais linda! A trilha é feita na água (leve bons sapatos e prepare-se para se molhar) e por isso tem um nível difícil, mas em termos de distância é apenas 1 Km (cada perna). Nós passamos reto, mas eu se fosse você me aventuraria.
- Distância total: 1 Km
- Ganho de elevação: 120 metros
- Nível de dificuldade: Difícil
Veja todos os detalhes da trilha nesse post (em inglês)
Horse Tail Falls
E a última cachoeira do dia é a Horse Tail Fails (claro que se você quiser pode pesquisar e fazer algumas outras paradas nesse percurso, mas para um dia de viagem, essas são minhas recomendações). A Horse Tail fica do lado da estrada e é uma das preferidas dos locais, porque em dias quentes, dá até para nadar na piscininha dela.
Trilha Da Horse Tail Falls
Em termos de trilha, taí uma das mais recomendados do dia. O circuito que dá a volta na cachoeira tem 3,7 Km, é tranquilo e tem vistas muito lindas. Escutei falar muito bem desse passeio
- Distância total: 3,7 Km
- Ganho de elevação: 134 metros
- Nível de dificuldade: Fácil
Veja todos os detalhes da trilha nesse post (em inglês)
Daqui você pode seguir direto para Hood River (como o Gu e eu fizemos) o parar em dois outros pontos que são bem recomendados: A Becon Rock (com vistas lindas do rio Columbia) ou a trilha pelo antigo túnel do Mitchell Point (4km)
Almoço em Hood River
River Hood é uma cidade charmosa repleta de pequenos restaurantes, cervejarias e algumas casas de degustação de vinho. A cidade é point para prática de Wind Surf e Kite Surf e serve de base para quem quer esquiar na região do Mt. Wood, ou explorar as cachoeiras do Columbia Gorge. Achei a cidade uma graça e adoraria ter passado um par de dias por lá.
Dica de cervejaria para almoçar
Depois de rodar a cidade um bocado e pesquisar online opções de lugares gostosos (e sem fila, porque estávamos famintos) escolhemos a cervejaria Double Mountain (8 Fourth Street). O lugar é super descolado, as cervejas são ótimas e a pizza de pizza de muçarela e queijo de cabra que provamos estava ótima.
Volta pelo Mt. Hood Scenic Highway
Saindo de Hood River vale a pena dar uma paradinha no Panorama Point, um mirante com vistas lindas do Mount Wood e do Mt. Adams. Esse é um dos poucos lugares de onde você conseguirá avistar as duas montanhas. (O Gu passou reto e eu quase matei!!! Rs)
Agora você tem duas decisões: voltar pela estrada rápida e ir direto para Portland ou fazer a volta pelo Mt. Hood Scenic Highway, uma estrada linda que passa pelos pés do Mount Hood.
Vale falar que o Mt. Hood é a montanha mais alta da região (3,400 de altura), e é o resort de esqui com a estação mais longa de todo os EUA, são 12 estações de esqui diferentes espalhadas pela montanha . Caso queira subir na montanha, leve casaco.
Um dos lugares mais interessantes para ver o vulcão do alto é o Timberline Lodge, e essa é a minha sugestão de parada na estrada. (Nós havíamos planejado parar por lá, mas mudamos de ideia e seguimos para Portland para devolver o carro antes do estacionamento fechar e evitar dores de cabeça. Mas ainda sem nenhuma parada a volta cênica valeu e MUITO a pena, o Mout Hood é muito lindo e a transformação da paisagem também é muito legal.
Passado do trecho do Mount Wood, tocamos para Portland pela via mais rápida seguindo as dicas do nosso amigo GPS. Chegamos as 5:55, exatos 5 minutos antes do estacionamento fechar. Amamos o dia e voltaremos em breve para explorar o que faltou!
E você, curtiu o roteirinho?
Alguém aí conhece a região e quer deixar dicas para os leitores (adoro atualizar os posts com dicas de vcs 🙂 )
Olá Mari, adorei o post, bem detalhado, adorei!
Obrigada Xará!
Aproveite o passeio!