8 Dicas de vinícolas no Texas Hill Country
Descubra o Texas Hill Country, uma região vinícola com uma produção de vinhos excepcionais e pertinho de San Antonio e de Austin. Taí uma pedida incrível de passeio de bate e volta, ou final de semana inteirinho de descobertas incríveis e vinhos deliciosos. Pronto para descobrir o melhor do Texas Hill Country?
Onde fica o Texas Hill Country
Texas Hill Country, ao norte de San Antonio e ao oeste de Austin. A região tem influência alemã, mas devido ao clima, a maior parte das uvas cultivadas são originárias da França, Itália ou Espanha.
A região é repleta de vinícolas belíssimas, boa comida e uma ótima hospitalidade que tornaram as experiências ainda mais encantadoras. Um destino perfeito para uma escapada do final de semana ou em um feriado prolongado.
Principais distâncias:
- Austin: 207 Km
- San Antonio: 149 Km
- Houston: 460 km
Como chegar ao Texas Hill Contry
Você pode visitar o Texas Hill Country de carro, ou contratando um passeio guiado a partir de San Antonio ou Austin.
De carro
As estradas do Texas são ótimas, bem sinalizadas, e fáceis de dirigir. Quem está acostumado a dirigir no Brasil vai tirar de letra.
Para alugar o carro, uso e recomendo a RentCars, um comparador esperto que te ajuda a comparar preços das melhores locadoras para a data da sua viagem. Com ele é possível parcelar em até dez vezes sem juros, em reais e sem IOF.
Faça sua cotação e reserve seu carro
Excursões para o Texas Hill Country
Há muitas opções de tours bacanas para o Texas Hill Country. Aí vão algumas das nossas preferidas.
Saindo de Austin
Você pode optar pelo Wine Country Shuttle ($60 por pessoa): um serviço de leva e traz que inclui paradas em três vinícolas da região. Perfeito para casas e pequenos grupos amigos. Não deixe para última hora, esse tour se esgota com antecedência.
Reserve seu Wine Country Shuttle
Outra opção mais completa (~$109 por pessoa) inclui um giro histórico pela região com paradas em Fredericksburg (o centrinho é uma graça), música ao vivo em Luckenbach e visita a um vinícola.
Saindo de San Antonio
Esse passeio completo (~$109 por pessoa) também oferece saídas a partir de San Antonio. O itinerário inclui um giro histórico pela região com paradas em Fredericksburg (o centrinho é uma graça), música ao vivo em Luckenbach e visita a um vinícola.
Reserve aqui seu passeio pelo Texas Hill Country
Dicas de vinícolas no Texas Hill Country
Nossa leitora Lilia Cordeiro fez um passeio caprichado pela região. Ela mora em Houston e aproveitou a deixa para conhecer e recomendar algumas das melhores vinícolas da região.
As vinícolas (e regiões) visitadas e aprovadas por ela são:
- Fall Creek Vineyards
- Duchman Family Winery
- Ron Yates
- Sandy Road Vineyards
- Carter Creek Winery
- Downtown Fredericksburg
- Augusta Vin
- Becker Vineyards
- Pedernales Cellars
Além das vinícolas, a Lilia recomendou um hotel em Texas Hill Country e fez uma visita a Fredericksburg. Para conhecer várias vinícolas diferentes, ela optou por beber uma taça de vinho diferente em cada lugar, ao invés de fazer a degustação completa.
Para quem faz a degustação completa (reserve com antecedência, especialmente aos finais de semana).
Roteiro de 2 dias pelo Texas Hill Country
Vamos ao Roteiro pelo Texas Hill Country, uma região repleta de boas vinícolas e que vai te acolher com muita simpatia e com experiências bem diversas. Cada vinícola tem sua própria história, seu terroir e comprometimento com a qualidade dos seus vinhos. O que todas tem em comum: a graciosidade em receber e o amor pelo que fazem.
Texas Hill Country é lugar de desconectar, apreciar a paisagem sem pressa, curtir a boa gastronomia, e claro, degustar de boas taças de vinho. Dois dias é pouco tempo e curto para desfrutar de tantas maravilhas na região, e tenho certeza que assim como eu, você deixará a região com vontade de voltar. Você com certeza vai embora com a sensação de que há muito mais a ser explorado.
A viagem começou com uma pernada de carro de 2h50 entre Houston e a primeira vinícola. Quem vem de San Antonio ou Austin, terá o privilégio de fazer uma viagem mais curta.
Fall Creek Vineyards
Começamos pela Fall Creek Vineyards (18059 Farm to Market Rd 1826, Driftwood), a primeira vinícola do Texas Hill Country, fundada em 1975 por Ed e Susan Auler, e que produz vinhos 100% de uvas texanas.
O ambiente acolhedor e o staff muito simpático. A minha escolha para começar o dia foi um Sauvignon Blanc 2021, fresco e delicioso. Uma ótima pedida para iniciar o tour das vinícolas de Texas Hill Country.
Planeje sua visita
- Fall Creek Wineyards | Site oficial
- Funcionamento: Aberta de segunda à sábado das 11:00 às 19:00 | domingos das 12:00 às 17:00
- Degustação: $25 por pessoa – reserve com antecedência
Duchman Family Winery
A próxima parada foi na Duchman Family Winery (13308 Ranch to Market Rd 150, Driftwood) , listada pela HGTV como uma das 20 vinícolas mais pitorescas dos Estados Unidos.
A vinícola se especializou em variedades de uvas italianas 100% produzidas no Texas, seus vinhos podem ser degustados na sala de degustação e/ou nas áreas externas, e o legal é que a vinícola tem uma pizzaria própria e também oferece opções legais para piqueniques.
Com uma taça de Montepulciano 2018 e uma pizza, sentei-me em uma das mesas de piquenique e degustei dessa maravilhosa harmonização curtindo seu belíssimo jardim.
As pizzas podem ser pedidas no próprio balcão de degustação da vinícola juntamente com o vinho. Para quem quer uma opção de almoço tem um restaurante ao lado, a Trattoria Lisina.
Planeje sua visita
- Duchman Family Winery| Site Oficial
- Funcionamento: Todos os dias das Segunda à sexta das 12:00 às 18:00 | Fecha mais tarde aos finais de semana
- Degustação: $20 | Reservas essenciais de sexta à domingo
Ron Yates
Seguindo para a região de Hye, uma parada na Ron Yates (endereço: 6676 Hwy 290 W, Hye) , uma vinícola familiar que tem como missão criar os melhores vinhos do Texas. E os resultados têm sido bastante bons. A Ron foi recentemente nomeada uma das “melhores novas vinícolas dos EUA.” pela Tasting Table.
Em seu agradável varandão, experimentei o GSM 2018, o famoso blend das uvas Grenache, Syrah e Mourvedre.
Planeje sua visita:
- Ron Yates | Site oficial
- Funcionamento: Todos os dias das 11:00 às 18:00
- Degustação: $20 por pessoa
Sandy Road Vineyards
Desviando da rota, mas não muito, cheguei à Sandy Road Vineyards (383 Vineyard Row, Johnson City) onde fui recepcionada pelo simpático Bryan Chagoly, um dos proprietários da vinícola.
Essa é uma vinícola de propriedade familiar e operada por 2 famílias nativas do Texas. Lá todo o processo é feito de forma sustentável, responsável e produzidos em pequenos lotes com atenção individual do enólogo.
Sentada no pavilhão de degustação, com vista tranquila para os extensos vinhedos, degustei o Estate GSM Petnat Sparkling Rosé, (um vinho natural, levemente borbulhante) e foi uma verdadeira experiência.
Há também no local uma charmosa casa na árvore onde ocorrem degustações privadas e exclusivas, mas é preciso agendamento prévio através do site. Quem faz o tasting tem a opção de pedir uma tábua de frios e queijos.
Planeje sua visita
- Sandy Road Vineyard | Site oficial
- Funcionamento: sextas e sábados das 11:00 às 16:00 e domingos das 11:00 às 17:00
- Degustação: A partir de $40 por pessoa
Carter Creek Winery: Hotel & vinícola
Depois de ter vivenciado tantos bons momentos é hora de descansar, o escolhido foi o Carter Creek Winery Resort e Spa, que fica localizado em Johnson City. Além de vinícola, o hotel também têm uma cervejaria artesanal e produz suas próprias cervejas.
Jantamos no próprio restaurante do resort, no Old 290 Brewery e Restaurant, que tem um ambiente muito agradável, com mesas externas e internas, com um bonito jardim, e os finais de semana há música ao vivo.
O restaurante é uma oportunidade de provar os vinhos e as cervejas da casa. Gostamos tanto do atendimento quanto da comida e o restaurante é aberto para não hóspedes.
Fredericksburg
No dia seguinte visitamos Fredericksburg, uma fundada em 1846 e colonizada por alemães. Traços dessa colonização estão presentes em alguns edifícios históricos, restaurantes que servem pratos típicos alemães e cervejarias. Recentemente, a cidade se tornou a capital do pêssego do Texas.
Confesso que quando eu li sobre os cafés da região decidi pular o café da manhã do hotel e partir direto para o Caliche Coffee Bar (338 W Main St, Fredericksburg) um café pequenino, com ambiente acolhedor e excelentes opções de cafés e tostadas.
O local é disputado mas dispõe de algumas mesas internas e externas. A rotatividade é alta, então é só aguardar com calma que logo vão aparecendo os lugares. Adoramos nossa escolha.
Passeio pela Main Street
A rua principal de Fredericksburg é a Main Street, uma rua vibrante com mais de 150 lojas que vendem produtos locais, galerias de arte, além de restaurantes, cafés, cervejarias, salões de degustação de vinhos (os tasting rooms), museus e seus edifícios históricos. Destaque bela construção da Pioneer Memorial Library.
Falando em história, é possível saber mais sobre os colonizadores alemães da região no Pioneer Museum (Museu do Pioneiro). Para conhecer ainda mais sobre sua história, pode-se visitar o National Museum of the Pacific War (Museu Nacional da Guerra do Pacífico).
De volta a Main Street, vale muito a pena caminhar dos dois lados da calçada para apreciar suas atrações com calma. Após a caminhada, recomendo mais uma boa dica de café, o Sunday Supply (206 S Adams St, Fredericksburg), famosa pelo seus scones (um item de pastelaria inglês bem comum nos EUA). Provei o de noz-pecã que estava divino.
O café é uma boa escolha para comprar itens de piquenique para comer nas vinícolas da região. E antes que me esqueça: atenção ao horário das lojas, pois a maioria fecha por volta das 17h diariamente.
Estacionamento na Main Street
Estacionar na Main Street durante os finais de semana pode ser um desafio. Caso não encontre vaga, dirija-se ao estacionamento do Visitor Information Center de Fredericksburg (302 East Austin Street) que é gratuito.
E depois de uma boa passeada pela cidade e dos cafés é hora de conhecer mais vinícolas.
Augusta Vin
Segui para a Augusta Vin (140 Augusta Vin Ln, Fredericksburg) , com seus extensos vinhedos e construção imponente. Lá é possível degustar no salão interno, na varanda ou no jardim. Aos finais de semana rola música ao vivo na área externa.
Com uma vista de suspirar, provei e aprovei meu primeiro Rosé do Texas, produzido de Cabernet Sauvignon.
Planeje sua visita
- Augusta Vin | Site Oficial
- Funcionamento: de segunda à quinta das 12:00 às 18:00 | Sextas, sábados e domingos das 12:00 às 18:00
- Degustação: a partir de $25 por pessoa | Confira e reserve tours diferenciados no site
Becker Vineyards
A próxima parada foi na Becker Vineyards (endereço: 464 Becker Farms Rd, Fredericksburg), belíssima e grandiosa. Essa vinícola aspira manter a sensação do Velho Mundo. Seus vinhos já foram servidos em cenários imponentes, incluindo sete vezes na Casa Branca.
A minha escolha foi 18 Ranger Hays, (um blend de Malbec, Petit Verdot, Mourvèrdre, Cabernet Franc e Tannat) acompanhado de uma tábua de charcutaria que deixou a experiência ainda mais marcante. Saboreando o vinho no pavilhão ainda pode-se contemplar seus bonitos campos de lavanda.
Com seu vinho expressivo, e a junção dos vinhedos e lavandas, a Becker se tornou uma das minhas experiências favoritas no Texas Hill Country
Planeje sua visita:
- Becker Vineyards | Site Oficial
- Funcionamento: de segunda à quinta das 12:00 às 18:00 | Sextas e sábados das 12:00 às 18:00 e domingos das 11:00 às 18:00
- Degustação: a partir de $25 por pessoa | Confira a programação dos tours guiados e reserve com antecedência
Dica: além da vinícola, a Becker tem um tasting room no centro de Fredericksburg.
Pedernales Cellars
Antes de ir embora, fizemos uma última parada na Pedernales Cellars (2916 Upper Albert Rd, Stonewall) que é uma vinícola boutique focada em vinhos artesanais de pequenos lotes, que se dedica a produzir vinhos de alta qualidade de forma sustentável.
Chegamos quase na hora de fechar e já não era mais possível fazer degustação. Ainda assim fomos bem recebidos, e para não ir embora sem provar nada, nos ofereceram um tasting. Escolhi provar o Viognier Reserve 2021 que não decepcionou e nos deixou com gostinho de quero mais.
Planeje sua visita:
- Pedernales Cellars | Site Oficial
- Funcionamento: de segunda à quinta das 12:00 às 18:00 | Sextas e sábados das 12:00 às 18:00 e domingos das 11:00 às 18:00
- Degustação: a partir de $25 por pessoa
Dicas para viajar pelo Texas Hill Country
- Fique de olho nos horários de funcionamento: Sempre se atentar aos horários e dias que as vinícolas estão abertas, especialmente durante a semana. Colocamos os horários de funcionamento e preços aqui no post, mas como esse tipo de informação muda bastante, vale sempre confirmar na data da sua viagem
- Reserve suas degustações e seja pontual: recentemente grande parte das vinícolas do Estados Unidos passou a exigir agendamento prévio das degustações, assim recomendo que você reserve – com antecedência – as experiências que mais quer viver.
- Degustação pré montada ou taça escolhida por você: Todas as vinícolas que visitei tinham opções de degustação de vinhos já sugeridas pela vinícola, ou a opção de comprar taça ou garrafa nos próprios balcões de degustação. Comprar uma taça é uma opção bacana para quem quer visitar várias vinícolas
- Para comer: A maioria não possui restaurantes no local, mas serve petiscos e opções de tábuas de frios e charcutaria.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar no Texas Hill County
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
- VAI CONTINUAR A VIAGEM? Veja nossas dicas do que fazer em San Antonio
Sobre a Autora
Lilia Cordeiro é apaixonada por desbravar o mundo e conhecer novas culturas. Para ela a viagem começa muito antes de entrar no avião ou no carro. Escolhendo o destino, confeccionando o roteiro, fazendo uma pesquisa minuciosa da história do local. Encontrar cantinhos diferentes e explorá-los é a que a motiva. Nascida no estado do Rio de Janeiro, mora oficialmente em São José dos Campos – SP mas está passando uma temporada em Houston.