Gramado fora de época!
Texto e imagens: Pedro Prochno
Eu não sou uma pessoa do frio, isso é fato, apesar de ter aprendido a conviver com ele durante meu 1 ano de intercâmbio no norte do Estado de Nova Iorque (EUA) e de gostar bastante de esquiar.
No Brasil, minha época preferida, claro é o verão. Primavera também é bom! Meus lugares favoritos? Bem, qualquer um que faça mais do que 25o.
Em 2011 em uma viagem ao Chile, que deu origem ao clássico post “para se lembrar sempre que for viajar”, conheci muita gente nova, e dois deles se tornaram grandes amigos. Trata-se da Dani Catuci e do Tiago Tomazelli. Ambos vivem em Gramado, a mais charmosa cidade gaúcha que tem pouco mais de 32 mil habitantes e situada a duas horas ao norte de Porto Alegre.
Fui para gramado duas vezes em pouco mais de 1 ano. Em nenhuma delas fui durante o inverno ou para o Festival de Cinema. Em 2011 era setembro, passei 3 dias na cidade, o famoso “Natal Luz” já estava pronto mas a enxurrada de turistas ainda não tinha invadido a cidade. Já na segunda vez (agora no finzinho de janeiro) também, passei 3 dias por lá, mas com a cidade totalmente vazia (se comparado aos padrões do festival ou do inverno).
Gramado já é um polo turístico, tem gente visitando o ano inteiro, o que é ótimo, e recentemente ganhou até um Mc Donalds (não que eu ache isso motivo de orgulho ou status, mas comprova que ela está crescendo hehe). A cidade tem ótimos hotéis, vários deles gerenciados por famílias e com um jeito super especial de atender.
É uma ótima pedida para viagem em família ou à dois. Amigos também se divertem bastante, mas não conseguem se ocupar mais do que 2 ou 3 dias por lá. O principal ponto da cidade nas noites de sexta-feira é o Botequim Sant`Ana, cheio de gente bonita, reúne o que há de melhor para badalar em noites quentes ou frias. Para quem quer viajar gastando pouco, o único albergue de lá é o Gramado Hostel e que fica ao lado do Botequim, não tem como se perder na volta pra casa.
Para casais e famílias recomento o Hotel Canto Verde (fotos abaixo) que tem apartamentos e chalés para casais e famílias. Ele fica na saída da cidade, já em direção à Canela, fora do buchicho central e em ótima localização. Vale lembrar que um carro cai muito bem para se locomover entre e pelas cidades.
Por fim, se você quer ficar perto do centro a Pousada Jardim Secreto é opção segura. As acomodações são todas de extremo bom gosto e acomodam casais e famílias.
Lugares que você não pode deixar de visitar:
A culinária gramadense é espetacular. Doces ou salgados, tem de tudo e muito bom. A Chocolate Planalto tem o melhor chocolate de lá, na minha opinião. Apesar de só terem “cacau 70%”, ele é incrível, assim como as trufas.
O Bêrga Motta é um lugar para passar a tarde. Tem um ótimo restaurante rodeado de natureza e trilhas para visitar cachoeiras. Antes ou depois do almoço, tem para todos os gostos.
No centro de Gramado um clássico lugar para sobremesas é “A casa da velha bruxa”. Olha o strudel que eu comi lá:
O próprio centro de Gramado é lindo, todo organizado, vale até passar pela rodoviária para ver como é.
Vai pra Gramado? Obrigatória a passagem por Canela…
A cidadezinha fica a 7 Km de Gramado e tem também uma áurea toda especial. A Igreja de Pedra (Paróquia Nsa. Sra. De Lourdes) fica na praça central e rodeada por comércios e bons restaurantes.
Em Canela fica também o “Parque do Caracol”, ele vale o passeio de meio dia, tem uma cachoeira linda e se você estiver com disposição de sobra dá para caminhar até a base dela e voltar ;-).
Cachoeira do Caracol em Canela
Para repor as energias tem dois restaurantes excelentes em Canela. O primeiro chama-se Strudelhaus Restaurante (Rua Baden Powel, 246 – Centro, Canela / RS | Telefone: (54) 3282-9562), ele é a própria casa de uma família alemã. Não tem espaço para debater os pratos. A dica é perguntar qual a sugestão do cheff para o dia, que não fica no cardápio, as surpresas são sempre ótimas.
A segunda sugestão é o Empório Canela. Desta última vez que fui jantei por lá. Ele enche bastante mas tem caipirinhas e pratos ótimos. Abaixo está a foto do prato que comi lá, um peixe delicioso a lá “canela”.
Eu sempre fui muito bem recebido na cidade (deve ser em parte por causa dos amigos), mas o espírito por lá é o “bem atender”. Compras são um plus também, com ótimas malharias e lojas de couro, mas tem que procurar as menos POP que normalmente tem preço melhor.
Planejem tudo, viagem e depois conte para gente como foi 😉
Este post faz parte do projeto
M U L T I R Ã O D E I D E I A S
saiba mais sobre o projeto e os autores no
https://ideiasnamala.wordpress.com/mutirao-de-ideias/
Outros posts de Pedro Prochno:
- Cassia dos Coqueiros: https://ideiasnamala.wordpress.com/category/america-do-sul/brasil/sao-paulo/cassia-dos-coqueiros/
- Os sons da Mantiqueira: https://ideiasnamala.com/2012/09/03/sons-da-mantiqueira/
Heii, amei o post e li que voce foi la no finalzinho de janeiro e como estou me planejando para ir com meu namorado em janeiro tbm, queria saber como é o clima nessa epoca. Já que não gosto de calor e amoo frio fiquei um pouco decepcionada quando me disseram que la em janeiro é muitooooo quente. Mas não tirou o meu encanto e vontade de conhecer a cidade. Enfim, como é o clima de Gramado em janeiro?
Bjss
Oi Huany,
Que bom que você gostou! Aproveite a viagem
Abraços