O Caminho de Santiago | O Pedrouzo – Santiago (Parte 5)
Este post trará uma visão extremamente pessoal da do Caminho de Santiago, entre O Pedrouzo e Santiago de Compostela (minha quinta e última etapa). Quem quiser uma visão mais prática, pode olhar aqui!
***
Acordei as 6:40 da matina, minha ideia era sair bem cedo para tentar chegar em Santiago antes da missa do peregrino ao meio dia. A previsão do tempo era de chuva e então sai preparada para um dia molhado, e assim que sai do hostel, fui surpreendida por um lindo Arco íris duplo. Sinal que um lindo dia viria.
Tinha ouvido falar muito das dificuldades dessa ultima etapa, então para não arriscar ainda mais meu joelho, resolvi despachar minha mochila com um serviço de leva e traz mochilas que custa 3 euros por etapa, mas confesso que fiquei com bastante medo de ficar sem mochila ( a mochila tem muito pouca coisa, mas vai que ela se perde por ai,rs…)
Comecei a caminhada e a primeira placa de quilometro que vi foi animadora. Faltavam 16 quilômetros para Santiago, muito pouco perto dos 99 já caminhados.
E quem foi que disse que o caminho era difícil? Até a chegada na porta da cidade o caminho foi muito mais tranquilo do que eu imaginava. Caminhei curtindo a natureza, os passarinhos e um pouquinho triste e ao mesmo tempo feliz que o caminho estava acabando. Até choveu um pouquinho, mas nada que atrapalhasse muito.
Cheguei ao aeroporto de Albacete, e a grade esta decorada com mil e uma cruzes deixadas por peregrinos… interessante, estou pertinho, bem pertinho e nada da famosa subida gigantesca. Estava esperando algo mega, blaster gigante. O que nunca aconteceu!
Continuei caminhando até o suposto monte do Gozo, que tem uma estátua bacana em homenagem a João Paulo Segundo e fiquei um pouco decepcionada, ainda conseguia enxergar a catedral. (E já fazia muito tempo que não via nenhuma plaquinha de Km, jurava que ia rolar uma contagem regressiva…rs… mas nada)
Os últimos 5 quilômetros de estrada, já dentro de Santiago são bem chatinhos, esperava ver a catedral desde longe… E nada! A danada só é avistável bem de pertinho, já no centro da cidade.
Primeira viz que vi a Catedral de Santiago
Cheguei em Santiago a uma e meia. Foi o tempo de comemorar a chegada, tirar fotos com o celular (chovia horrores e não quis arriscar minha câmera) e iniciar o caça mochila.
Eu e minha amiga Australiana na chegada – em baixo de chuva – em Santiago.
Supostamente o lugar de entrega da minha mala fechava as 2:00 então nem tive tempo de digerir a chegada e nem de entrar na catedral. Fui direto caçar a mochila. Primeiro onde haviam dito que estaria no centro de informações turísticas onde não achei nada e tive q implorar para a mulher ligar para o telefone da mala e descobrir onde ela estava. A mala estava há dez minutos dali num outro centro de informações que fica dentro de uma estação de ônibus, só que não havia chegado ainda…
A mala levou uns 15 minutos para chegar, e enquanto isso fiquei sentada em um banco aproveitando o sol. O tempo estava meio louco, meio chuva meio sol e senti que devia aproveitar todo e qualquer raio de luz.
Recebida a mala, fui pegar a tão esperada Compostelana (certificado entregue aos peregrinos que caminham no mínimo 100km ou pedalam 200k.) Tirei uma foto do meu ao lado.
Fui deixar minhas malas num hostel que a moça do escritório de turismo indicou. A cama parece confortável, mas tem um montão delas no quarto. Enfim, nem me importo.
Minha idéia era tomar um banho mas o moço do hostel disse que eu deveria antes visitar a catedral e subir nos telhados (aproveitar o bom tempo já que nos próximos dias deve chover o mundo.)
Na praça da catedral encontrei a Lúcia e o Marco sentados no chão observando a catedral e pouco depois chegaram o Orlando e Pedro (pai e filho) abraçados. O Pedro chorava muito de emoção. A emoção dele me emocionou, uma cena linda. E claro, tirei uma foto minha decente com a Catedral…
E finalmente entrei na catedral que é linda e por dentro nem parece se tão grande quanto por fora. Abracei o apostolo Santiago, visitei seu túmulo e caminhei pelos altares. Amanhã não perderei a missa do peregrino!
Para fechar o dia, visitamos o museu da catedral e fizemos o tour guiado pelos telhados. A cidade vista de cima é bem bonita, e o céu azul azul ajudou.
Uma das peças no museu da Catedral de Santiago de Compostela
Já exausta, passei no supermercado para comprar pão, comi, tomei banho e capotei
***
Cheguei em Santiago, e agora?
Chegar é emocionante, incrível, maravilhoso (mais algum adjetivo para eu colocar?). Mas também significa voltar a realidade, acaba o caminho, recomeça a vida. (Para mim foram só 5 dias de imersão, mas para muita gente é um mês inteiro, e sabe o que é muito engraçado? Muita gente acorda e não sabe o que fazer no dia seguinte… depois de tantos dias caminhando, seu corpo quer mais e… já acabou)
Vim a Santiago realizar um sonho, mas também em busca de auto-conhecimento de brinde conheci pessoas MARAVILHOSAS e graças a elas consegui chegar. Obrigada a todos que passaram pelo meu caminho! Valeu cada segundo e espero voltar em breve.
Termino meus relatos de Santiago com a frase que por muitas vezes me inspirou: “buen camino”.
Veja também:
-Parte 1: Sarria- Porto Marin: https://ideiasnamala.com/2013/05/23/caminho-de-santiago-sarria-porto-marin-parte-1/
-Parte 2: Porto Marin – Palas de Rei: https://ideiasnamala.com/2013/05/28/o-caminho-de-santiago-porto-marin-palas-de-rei-parte-2/
-Parte 3: Palas de Rei – Arzúa: https://ideiasnamala.com/2013/06/03/o-caminho-de-santiago-palas-de-rei-arzua-parte-3/
-O caminho de Santiago | Arzúa – Pedrouzo (Parte 4): https://ideiasnamala.com/2013/06/15/o-caminho-de-santiago-arzua-pedrouzo-parte-4/
-O trem entre Madri e Sarria (Parte 0): https://ideiasnamala.com/2013/05/21/caminho-de-santiago-trem-madri-sarria-parte-0/
–Caminho de Santiago: descrição prática dos 115k finais
-O caminho de Santiago: https://ideiasnamala.com/2013/05/08/o-caminho-de-santiago/
-Meu Caminho de Santiago: https://ideiasnamala.com/2013/05/09/o-meu-caminho-de-santiago/
Adorei acompanhar-te. Como e tem em todas cidades o leva mala para o proximo destino
O contratar e complicado. Sds. Carlos
Mariii!! Que linda sua viagem pelo caminho de Santiago! Fiquei emocionada ao ler seus relatos, Parabéns! Entrei aqui para ver umas dicas, pois estou com nova viagem marcada para a Europa, já li várias informações de Suiça e Alemanha que farão parte do meu roteiro!! Ebaaa!!Sempre penso em você, continuo aqui na Nielsen como assistente, planejando viagens alheias e sonhando com as minhas! Beijos, Márcia