O que fazer em Luxemburgo: 17 atrações imperdíveis + roteiro de 1 dia
Luxemburgo é um pequeno país europeu recheado de história e de paisagens espetaculares. Aqui você vai encontrar tudo que precisa para a sua viagem, quantos dias ficar, onde se hospedar, como se locomover e o que fazer em Luxemburgo, além de um roteiro completo de 1 dia em Luxemburgo.
A capital Luxemburgo, que tem o mesmo nome do país, possui um charme de uma antiga cidade medieval, rodeada de fortes e penhascos. São diversos lugares lindos para conhecer como as famosas Casamatas Bock, o Palácio dos Duques, praças impecáveis e vistas de tirar o fôlego.
Já fazia algum tempo que queria conhecer este pequenino país, ou melhor, Grão Ducado, e assim que sobrou um espacinho no roteiro não tive dúvida alguma. Minha parada na cidade de Luxemburgo foi de apenas um dia (o que deu para fazer um passeio bem legal) e aqui vão algumas dicas para você planejar sua viagem.
Vamos nessa?
Nesse post você vai encontrar:
- O que fazer em Luxemburgo
- Roteiro de 1 dia
- Quantos dias ficar em Luxemburgo
- Onde ficar em Luxemburgo
- Como chegar do aeroporto ao centro da cidade
- Como se virar no idioma
- Quanto custa viajar para Luxemburgo
- Luxemburgo: vale a pena?
- Bate e volta saindo de Luxemburgo
- Seguro viagem
O que fazer em Luxemburgo: 17 atrações imperdíveis
Luxemburgo, apesar de ser um dos menores países da Europa, oferece uma grande variedade de atrações e atividades.
Tour guiado
Vamos explorar Luxemburgo? Você pode conhecer a cidade de várias formas diferentes. Separei duas opções legais que podem agregar na sua visita pela cidade.
- Tour de bicicleta elétrica: Um jeito bem divertido para ver bastante coisa em menos tempo é um tour de bicicleta elétrica pela cidade. Você vai aprender um pouco da história da cidade, visitar os principais pontos e as subidas ficam mais fáceis com a bike elétrica, é um passeio que super recomendado.
- Tour gastronômico com um morador local: Essa é para quem quer conhecer um pouco mais dos sabores de Luxemburgo junto com o centro histórico da cidade. São 3 horas de passeio com 3 degustações diferentes em restaurantes e lojas para conhecer algumas das especialidades locais e produtos regionais.
Aqui estão algumas sugestões do que fazer em Luxemburgo:
- William Square
- Palácio dos Duques
- Chocolate House
- Praça das Armas | Cercle Municipal
- Praça da Constituição
- Pont Adolphe (ponte velha) e Pont Viaduc (ponte nova)
- Parque e Casamatas Pétrusse (um desvio na rota)
- Catedral de Luxemburgo
- Praça Clairefontaine
- Chemin de la Corniche
- Casamatas Bock (meu preferido)
- Igreja de St. Michael
- Cidade Baixa
1. Willian Square
Comece o passeio pela praça central da cidade, a William Square, onde estão:
- Escritório de turismo de Luxemburgo: ali você pode descolar um mapa gratuito que tem um roteiro bem parecido com esse e deixar sua mala guardada grátis enquanto passeia sem peso;
- Escultura de William II: Rei da Holanda e o Grão Duque de Luxemburgo, foi quem criou pela primeira vez uma constituição para o Ducado;
- A prefeitura da cidade | Hotel de Ville
- Fonte de água potável onde você pode encher sua garrafinha com água fresca.
Faça um passeio pela praça, repare nos prédios charmosos e nas bandeiras do Ducado espalhadas pela praça. Terminado o passeio, siga para o Palácio dos Duques (Grand Ducal Palace).
2. O Palácio dos Duques de Luxemburgo
Na frente da estátua do cavalo, do outro lado da rua, está o Palácio dos Duques que mesmo sendo bem menor que outros palácios europeus é muito bonito. O palácio é a residência oficial do grão-duque de Luxemburgo desde de 1890.
O palácio fica aberto para visitação apenas no verão geralmente entre julho e agosto, o ideal é confirmar a disponibilidade no site e a visita custa 15 euros.
Para quem não tiver a sorte de visitar nesse mês, o lado de fora já vale a pena, é o edifício mais bonito da cidade.
A troca da guarda de Luxemburgo
Repare na varanda do segundo andar (é uma graça) e nos bonitos relevos externos. De tempos em tempos acontece uma mini troca da guarda (bem sem graça para quem já viu a troca inglesa ou espanhola, mas ainda assim é uma troca de guarda). A troca solene de guarda acontece pouquíssimas vezes no ano, geralmente no verão.
Ao lado do palácio, está a Câmara dos deputados (Hotel de la Chambre), um prédio que também é bonito, com o brasão de Luxemburgo no centro e uma escultura feminina no topo.
3. Chocolate House: parada obrigatória para um chocolate
Exatamente na frente do palácio tem uma chocolateria incrível chamada Chocolate House. Além do lugar ser lindinho com uma decoração charmosa, eles tem uns chocolates quentes incríveis, basta escolher o seu sabor e misturar uma colher em um copo de leite quente. Eu tomei o de Praliné Nougat e para acompanhar um brownie com crocantes e cramberrys que estava divino. O pedaço do brownie era tão grande que acabei não conseguindo almoçar (quem estiver com mais uma pessoa, peça algo para dividir) e tudo custou 8,80 euros, não é barato, mas vale a pena. Experimentei também as trufas que eram muito gostosas.
4. A Praça das Armas de Luxemburgo
Saindo da Chocolate House, suba e vire a esquerda na Rue de Curé. Caminhe reto até chegar na Praça das Armas onde está o bonito Cercle Municipal, um prédio administrativo com algumas salas de teatro. Do outro lado da praça, há uma escultura dedicada aos poetas Dicks e Lentz. Essa é uma praça bem gastronômica, repleta de restaurantes e lugares para comer.
5. Praça da Constituição
Depois de visitar a praça, desça a Rue Chimay que termina na Praça da Constituição, também conhecida como praça da moça dourada. Esse nome foi dado graças a linda escultura da deusa grega Nike que fica bem no topo de um obelisco; a escultura foi construída em homenagem às vítimas da primeira guerra mundial.
6. Pont Adolphe (ponte velha) e Pont Viaduc (ponte nova)
Essa praça tem um jardim impecável além de uma vista maravilhosa para o vale com as duas pontes. De costas para o obelisco à direita, está a Pont Adolphe, conhecida como ponte velha, e do outro lado à direita, a Viaduc, conhecida como ponte nova, que foi construída para ligar a cidade à estação de trem. A ponte Viaduc é considerada uma das maiores pontes de arco de pedra do mundo. O lindo prédio do outro lado do parque é um banco, o Banque d’Épargne de l’état.
Nessa praça você tem a opção de fazer dois outros passeios que vão deixar o roteiro mais comprido, mas para quem tem tempo e pernas, acho que vale a pena. Eles são:
As Casamatas Pétrusse (Pétrusse Casamates)
São os famosos canais subterrâneos de defesa, um complexo enorme de cavernas que abrigou milhares de pessoas durante as guerras mundiais. Embora eu não tenha visitado as Casamatas Pétrusse , porque os canais estavam inundados, o lugar parece bem bonito pelo que vi nas fotos.
Vale lembrar que estes não são os únicos da cidade, há também as Casamatas Bock, um dos lugares que mais amei na minha estadia em Luxemburgo e vou contar mais adiante, pois tem uma vista absolutamente fantástica, realmente imperdível.
O Parque Pétrusse
O parque é muito lindo, repleto de mirantes para as muralhas, casamatas e pequenas pontes. As vistas são de perder o fôlego e gostei bastante do passeio, mas só recomendo para quem está disposto a subir todas as escadas que desceu. Gosta de andar? Não pense duas vezes.
8. A Catedral de Luxemburgo
De volta ao roteiro, da Praça da Constituição siga reto pela Bd. D. Roosevelt e atravesse a rua assim que der pois entraremos na Catedral. Ela é a única catedral da cidade e foi construída por volta de 1621.
A Catedral de Notredame é linda e tem dois pedaços um pouco diferentes. A parte antiga é decorada com lindas colunas com relevos, ao lado do bonito órgão com detalhes bem interessantes. Já a parte onde está o altar é mais recente seguindo um estilo gótico. A escultura do centro do altar é uma pequena virgem Maria e uma curiosidade legal é que essa escultura tem dezenas de vestidos diferentes que são trocados de tempos em tempos.
9. Praça Clairefontaine
Saindo da Catedral, vire à esquerda na Rue da Congrégation e siga até chegar na Praça Clairefontaine, que na minha opinião é uma das mais lindas da cidade. A praça tem uma bonita escultura da Duquesa Charlote no centro e atrás dela estão os ministérios da cidade. Não se assuste se encontrar o primeiro ministro caminhando por ali. Nesse dia, cruzei com ele duas vezes.
10. Corniche: a varanda mais linda do mundo
Seguindo o passeio desceremos pelo Chemin de la Corniche, aqui faremos uma caminhada um pouquinho mais longa. Esse é um dos pedaços mais lindos do roteiro, com vários pontos legais para fotos. A nossa próxima parada é a Corniche, conhecida como a varanda mais linda do mundo. Você saberá que chegou lá!
De lá, você consegue ver toda a cidade baixa cortada pelo rio e com bonitas pontes. Repare na pequena horta ao lado do rio. Essa horta tem algumas vinhas que produzem 200 garrafas de vinho por ano e que são exclusivamente usadas pelo primeiro ministro em suas recepções. Observe também as fortificações com pequenas janelas, essas são as Casamatas Bock e serão nossa próxima parada. Lindas, não?!
11. As Casamatas Bock
Se quiser conhecer as Casamatas tem que se preparar para uma caminhada de um ou dois quilômetros dentro das passagens subterrâneas (com direito há algumas escadas), mas juro que vale muito a pena! Na entrada, pegue o mini guia em inglês e siga as instruções letra por letra para não se perder muito. As Casamatas Bock foram o auge do meu dia em Luxemburgo e sinceramente espero que você goste tanto quanto eu gostei!
Na saída, não deixe de passar pela esplanada das Casamatas (dos dois lados da rua) e tirar fotos maravilhosas do vale. Esse foi um dos momentos que abri a minha boca bem grande e pensei: “UAU! Que cidade linda”!
12. Igreja de St. Michael
Para fechar o passeio, retorne passando em frente a Igreja de St. Michael; caso você queira entrar, a igreja é até bonita, mas sem dúvida não é nada perto da catedral. Ao lado dela, um dos cantinhos mais especiais da cidade: pequenas vielas onde funcionavam o antigo mercado de peixes com direito a um belo arco romano. Enfim, você estará bem pertinho de onde começamos já que em poucos metros está a praça Willian (Willian Square).
13. A cidade baixa
Para chegar lá, vá até o Cité Judiciaire, ali além de tirar fotos com os vasos bonitos e estilosos, você pode pegar um elevador para o St. Espirito. Se preferir, também é possível ir caminhando – a caminhada é íngreme, mas as vistas são belíssimas. Dali desça barranco abaixo seguindo o rio. Eu caminhei até a ponte medieval, babei um pouco na horta e na paisagem e retornei para a cidade alta.
Roteiro de 1 dia em Luxemburgo
Se você prefere fazer o passeio por conta própria e andar pela cidade, esse roteiro é para você. Este é um trajeto que não economiza passos, mas quem quiser dar uma encurtada, pode pular alguns pedaços.
Paradas do roteiro de 1 dia em Luxemburgo
- William Square
- Palácio dos Duques
- Chocolate House
- Praça das Armas | Cercle Municipal
- Praça da Constituição
- Pont Adolphe (ponte velha) e Pont Viaduc (ponte nova)
- Parque e Casamatas Pétrusse (um desvio na rota)
- Catedral de Luxemburgo
- Praça Clairefontaine
- Chemin de la Corniche
- Casamatas Bock (meu preferido)
- Igreja de St. Michael
- Cidade baixa
Quantos dias ficar
Eu fiquei apenas um dia e sai satisfeita e apaixonada. Se pudesse ficar mais um pouquinho com certeza conheceria as vinícolas da região ou faria um passeio pelos arredores com cachoeiras, trilhas e castelo, mas para quem tem pouco tempo, um dia está bom.
Onde ficar em Luxemburgo
A sugestão é optar por uma hospedagem mais próxima ao centro principalmente se a sua viagem for mais curta, assim você consegue aproveitar o melhor de Luxemburgo sem gastar tempo com deslocamento. Perto da estação de trem tem muitas opções, mas achei a região feia e não gostaria de caminhar a noite sozinha por ali.
Hotéis caprichados
- Le Royal Hotels & Resorts Luxembourg: quartos luxuosos e espaçosos e estrutura impecável. O Hotel tem café da manhã fabuloso, piscina coberta, sauna, academia e salão de beleza. Inclui um transfer gratuito do aeroporto. Localização perfeita a minutos do centro histórico.
- Hotel Le Place d’Armes: localização excelente no centro histórico da cidade. Os quartos são muito confortáveis, com ar condicionado, internet, serviço de quarto e ótimo café da manhã. Tem academia nas dependências do hotel e recepção 24 horas.
- City Hotel: ótima localização, o hotel fica num edifício histórico no centro da cidade. Quartos confortáveis, wi-fi gratuito, ar-condicionado, serviço de quarto e estacionamento privativo. Fácil acesso ao transporte público e apenas 10 minutos a pé das principais atrações do centro.
Hotéis com bom custo x benefício
- Domus Hotel: localização impecável bem no coração de Luxemburgo. Os quartos são confortáveis com uma pequena cozinha. Tem estacionamento privativo e uma varanda bem gostosa.
- Ibis Style: localização boa, fica a 15 minutos a pé do centro histórico da cidade e a 5 minutos de trem, com uma estação pertinho. O hotel oferece café da manhã, quartos confortáveis estilo Ibis, é uma ótima opção com bom custo-benefício.
- Schmalshuus Module: surpreendentemente moderno por dentro e simples por fora, oferece apartamentos compactos mas com tudo necessário para uma estadia agradável. Em um local tranquilo e boa localização, apenas 15 minutos a pé do centro da cidade. Não inclui internet e estacionamento.
- Youth Hostel Luxembourg City: para uma hospedagem mais em conta e ainda com bastante conforto. O hostel oferece café da manhã, estacionamento gratuito (para quem estiver viajando de carro é uma mão na roda), organizado e ótima localização. O restaurante também é bem gostoso e com preços mais acessíveis.
- Auberge de la Pétrusse: bem organizado e mais acessível. Apesar de não ser tão no centro assim é bem localizado e fica muito próximo a estação de trem. Tem uma cozinha equipada, aquecedor e internet gratuita.
Como chegar do aeroporto ao centro
Os ônibus de números 6, 16 ou 29 saem do aeroporto e vão em direção ao centro da cidade. Você pode usar o Google Maps para colocar o endereço de onde vai ficar e avaliar qual a melhor linha para pegar. Saindo do desembarque no aeroporto você logo vê um ponto de ônibus e mais adiante tem outro, então é bom conferir no próprio painel do ponto de ônibus qual a linha que para ali.
Antigamente tinha uma máquina no ponto de ônibus para comprar as passagens, mas desde 2020 todo o transporte público em Luxemburgo é gratuito, tanto para moradores quanto para visitantes.
Dica esperta
Essa é a melhor dica do mundo para quem vai pegar trem ou avião no final do dia e não quer ir até a estação de trem (que fica bem fora de mão): deixe as malas guardadas no locker do escritório de turismo da cidade. O escritório fica em frente a Praça William II, funciona das 09h às 18h e guarda sua mala gratuitamente. Deixei minha mochila lá foi ótimo, voltou inteirinha, rs!
Como se virar com o idioma
Além do Luxemburguês (que aparentemente é ensinado na escola, mas que na prática serve apenas para cartas formais e obituários), os habitantes de Luxemburgo falam francês e alemão (usada em jornais e meios de comunicação). Como a cidade de Luxemburgo é bem internacional, muita gente fala inglês e, pasmem, português (19% dos habitantes do país tem origem portuguesa). Entretanto, nas lojas e restaurantes a maioria dos funcionários falam apenas francês.
Quanto custa viajar por Luxemburgo
É bom ter em mente que Luxemburgo não é um país barato. Os itens mais caros da viagem são hospedagem e comida.
Para quem topa se hospedar em hostel, a cidade tem um albergue dos bons por sinal e a noite em um quarto de quatro pessoas custa em torno de 69 euros por pessoa.
O transporte público é gratuito, o que ajuda um bocado, mas em compensação é bom saber que a comida também não é barata. O hostel tem um restaurante gostosinho e com preços imbatíveis, mas no centro da cidade os preços são realmente mais altos. Durante o verão, na alta temporada, você encontra algumas vendinhas com sanduiches e lanches por preços mais acessíveis também.
De toda forma, o ideal é organizar e planejar a viagem para caber no seu orçamento.
Luxemburgo: vale a pena?
Muito! A Cidade de Luxemburgo é mega fotogênica e o Grão Ducado fica em uma localização bem estratégica, fronteira com a Bélgica, França, Alemanha e Holanda. Dessa maneira, quem estiver em uma dessas viagens de carro, com aquele passe de trem esperto (trem na Europa geralmente é mais caro que avião, mas para pequenas distâncias geralmente compensa) ou encontrar uma boa passagem de avião, pode e deve aproveitar e dar uma esticadinha até Luxemburgo.
Bate e volta saindo de Luxemburgo
Para quem tem mais dias na cidade, vou deixar duas sugestões de bate e volta saindo de Luxemburgo. As belezas naturais ao redor são incríveis, vinícolas fartas, cachoeiras, trilhas e castelos.
Vinícola Benoît & Claude Tour
Nesse tour você vai conhecer a maior vinícola do país que fica próxima à fronteira com a Alemanha num vilarejo chamado Remich. Passear pela vinícola e entender um pouco mais da produção que acontece ali, além de uma degustação de vinho com o apoio de um sommelier para te guiar pelas notas e particularidades de cada vinho. Assim, você terá uma experiência incrível com uma visita ao terraço com vistas maravilhosas e um almoço de três tempos imperdível.
Se não quiser estender tanto a visita, pode optar por um tour de 20 minutos às vinícolas e depois um picnic com frutas queijos e uma garrafa de vinho para degustar.
Para ir à Remich, onde começa o tour, você pode pegar o trem número 18 próximo à Catedral Notredame até o ponto Antoine de St Exupéry Quai 1 e lá mesmo pegar um trem para Remich (403, 401, 406). O trajeto total dura cerca de 1 hora.
Excursão de 1 dia – Castelo Vianden, cidade velha de Echternach
Se gosta de trilhas e paisagens naturais, esse passeio com certeza é para você. A excursão te leva para a região norte de Luxemburgo para conhecer a trilha cênica de Mullerthal e a cachoeira Schiessentümpel, passa por ruínas antigas até o Castelo de Vianden.
O castelo já foi considerado entre um dos mais bonitos da Europa e a visita é quase uma viagem no tempo. Conhecer os aposentos como os quartos, o antigo refeitório com arcos de madeira, a cozinha com objetos antigos e pratarias passam a sensação de estar em um filme medieval. Aproveite as vistas exuberantes ao redor do castelo, é espetacular.
Logo após o castelo, a excursão passa pela pequena e charmosa cidade mais antiga de Luxemburgo, também conhecida como cidade velha de Echternach.
Seguro viagem para Luxemburgo
É imprescindível contratar um bom seguro viagem para evitar dor de cabeça e problemas durante a viagem. Para a Europa, o seguro é obrigatório, então a dica é aproveitar uma boa cobertura por um ótimo preço.
A sugestão aqui é usar a Seguros Promo para encontrar a melhor cotação para o seu caso, ela vai te auxiliar na comparação das apólices e preços para conseguir o melhor custo x benefício. O ideal, inclusive, é levar a sua apólice na bagagem de mão para passar tranquilamente pela imigração.
Clique aqui e insira o nosso cupom IDEIASNAMALA15. Com ele, você ganha 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu as nossas dicas e roteiros por Luxemburgo?
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Luxemburgo.
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!