Enxoval de bebê: 5 itens indispensáveis nos primeiros meses

5 itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê, uma lista que foge do óbvio mas dá aquela ajudada naquele comecinho tão lindo e tão difícil.

Bebê não precisa de muita coisa, precisa de muito amor, carinho, paciência, leite materno (ou fórmula), fraldas e algumas roupinhas. Gosto de evitar excessos e por isso comprei poucas coisas para meus meninos (é bem verdade que contei com a super ajuda das amigas que me passaram roupinhas, acessórios e MUITA sabedoria), mas sempre que me pedem dicas do que não pode faltar num enxoval de bebê, gosto de mencionar estes 5 itens pouco óbvios mas que fizeram toda a diferença nos primeiros meses do Tom e do Caio. Vamos nessa?

Carregador de bebê:

De todos os itens do enxoval esse é um dos mais importantes para mim. Como sou muita ativa carrego meus filhos para todo lado, e nada mais gostoso para um bebezinho do que estar bem próximo da mãe. Com o Tom usei tanto o carregador que muitas vezes saia sem carrinho. Usava o carregador em casa, para passear e principalmente para viajar. É muito bom saber que o bebê está bem confortável e de quebra ter duas mãos livres.

Tenho três carregadores diferentes (I know, a louca do carregador) que herdei de amigas diferentes e AMO todos eles:

Sling: Meu melhor amigo para os primeiros dias de bebê, uma delícia de usar em casa, macio e fiquei tão acostumada com ele que amamento o bebê onde estiver e sem deixar de caminhar. Uma mão na roda. Usei o Sling com o Tom até uns 8 meses, depois acabei preferindo o Ergo Baby por causa da estabilidade. (Meu Sling é da marca Boba e eu amo a maciez dele, mas vale pesquisar porque há muitas outras boas marcar por aí!)

 itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê
Passeando de sling pelo Arches National Park

Ergo Baby: Ganhei o Ergo Baby da minha irmã durante a gravidez, as duas meninas delas usaram MUITO, meus dois meninos usaram e não é que o cara continua em super bom estado? Tenho usado o Ergo com o Caio desde que ele nasceu para fazer caminhadas (até ele completar 3 meses usava o Insert), e gosto MUITO da estabilidade e do fato que consigo amamentar (não é tão fácil e nem gostoso) ele dentro do Ergo. (Tenho uma versão mais simples do Ergo em que o bebê não pode ir de frente, se você for comprar um novo, vale considerar o 360 – Aqui nos US dá fácil para comprar usado!)

 itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê
Primeiro passeio do Caio – Dez dias de vida passeando de Ergo Baby

Baby Bjorn Carrier One: Ganhei de uma amiga no final da gravidez do Caio e achei ótimo. Primeiro porque agora tenho um carregador para cada bebê (Sim, ainda usamos o Ergo com o Tom) e segundo porque fiquei apaixonada com a estabilidade dele para recém nascidos e bebês pequenos. O Baby Bjorn pode ser virado de frente, mas é mais chatinhos de colocar sozinha e ele te um limite de peso máximo bem mais baixo que o Ergo Baby. Quem for investir em um novo, vale considerar a versão mais top que tem suporte para as costas. Meu irmão tem e ama! A desvantagem dessa versão top é o peso máximo de 13 Kgs.

Além de super úteis no dia a dia, os carregadores são essenciais para as nossas viagens. Em resumo: Não vivo sem!

Charutinhos de Bebê pré montados (Pre made Swaddle): Para o bebê dormir bem

Ganhei estes caras de presente logo que o Tom nasceu e ignorei, na minha cabeça de mãe de primeira viagem nada melhor que do fazer meu próprio charutinho de bebê (aqui eles chamam de Baby Burrito). Só que o Tom sempre se soltava e consequentemente acordava! Tentei botar fita crepe, olhei para o lado ele já tinha se soltado e a fita tava na boca.

Batendo papo com as amigas alguém mencionou os Pre Made Swaddles, e a ficha caiu: tenho um desses em casa (um não, dois) e nunca usei. Testei, me apaixonei e usei até os meninos começarem a virar (quando eles começam a virar os charutinhos tem que ser aposentados como medida de segurança, uma pena porque eu dormia TÃO melhor que eles). Há várias marcas de charutinhos pré montados, a mais famosa é a Swaddle Me, mas são todos bem parecidos.

 itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê
Baby Caio enroladinho

Uma boa bomba de tirar leite: e viva a independência materna

Tirar leite é pura prática, no começo eu tirava um dedinho e comemorava. Lembro que chorei de emoção quando enchi uma madeira toda e hoje valorizo e muito esse aprendizado. Para um bebê que mama 100% de leite do peito (e formula não é uma opção para mim, com todo respeito a quem fez esta escolha) ter um estoque de leite significa que posso sair de casa sozinha para correr sem ficar preocupada que meu bebezinho vai ficar com fome, que posso sair com as amigas de vez em quando ou que posso simplesmente deixar o maridão a cargo do bebê por uma noite e dormir de verdade. (E sim, tenho sorte que meus filhos nunca fizeram confusão de bico e sempre trocaram do peito pra mamadeira e vice-versa com facilidade, mas sim, ajudei escolhendo uma mamadeira mais dura que não facilita tanto o trabalho deles.)

Agora sabe o que faz TODA a diferença na hora de tirar o leite? Uma boa bomba. Digo isso porque já testei várias, e não consigo ordenhar nem 10 ml na mão. Tenho a sorte das bombas de leite (que não são algo baratinho) serem fornecidas pelo plano de saúde americano por lei, então escolhi logo a Medela Advanced Pump In Style e me apaixonei tanto que fiz as minhas duas cunhadas usarem a mesma bomba. Se você tem vontade de amamentar e voltar a trabalhar, deixo uma dica: invista na bomba! (E antes que eu me esqueça, a Medela Freestyle pra mim não serve, ela não tira nem um terço do leite que consigo tirar com a “medelona! E outra dica importante é: compre o sutiã da medela, além de deixar minhas mãos livres ele tbm me ajuda a tirar mais leite.)

 itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê
Bomba de tirar leite da Medela

A chupeta da girafa: Ela fica na boca!

Eu era ABSOLUTAMENTE contra chupeta, até ter filho. O Tom tinha um refluxo forte, reclamava, mordia meu peito e só acalmava depois de morder a chupeta por uns 10 minutos. (E para a minha sorte, com uns 5 meses ele abandonou a chupeta pra SEMPRE. O Caio ganhou a chupeta antes mesmo de nascer. Comprei a mesma marca que o Tom gostava Soothie, e comprei a Wubbanub que vem com um bichinho de pelúcia pendurado para experimentar! Comprassa!

O Caio não é de ficar com a chupeta o tempo todo na boca e tudo indica que ele deve largar, como o Tom largou ,em breve, mas ele gosta muito de morder a chupeta minutinhos antes de pegar no sono. A danada da girafa faz com a chupeta não caia tanto e é uma mão na roda nas primeiras semanas de vida do bebê.

 itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê
Caio com sua chupeta de girafa

[E quando a chupeta cai no meio da rua, ou quando o irmão mais velho decide roubar a chupeta do pequeno e por na boca, uso esses paninhos (Munchkin Arm & Hammer) para limpar! Outra invenção incrível!

Colic Calm: Vale cada centavo

O Tonzinho tinha muitas cólicas coitado. Cólicas e gases. Alimentação da mãe? Cortei leite, grãos, vegetais tipo brócolis e quando percebi que nada tava adiantando apelei para o Milicon, só que eu me sentia péssima por dar remédio para o bebê, e não fazia efeito. Apelei pra homeopatia e fiquei apaixonada.

Este santo, quer dizer, remédio, é o que eu considero um item indispensável na lista de maternidade de qualquer bebê. O Colic Calm é preto bem escuro, e se cair na roupa é chatinho de tirar. Mas juro que todas as manchas (que saem com vanish/ Oxi Clean) compensam o sossego que o Colic Calm me dá. Gosto tanto que não espero um potinho acabar para pedir outro (mesmo aqui nos EUA é chato achar na farmácia e compro pelo Amazon). O preço é salgadinho, mas vale a pena.

 itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê
Colic Calm

Dicas de leitura

E pra fechar este post quero deixar duas dicas de leitura que foram bem bacanas nessa minha jornada da Maternidade. A os segredos de uma Encantadora de Bebês de Tracy Hogg que me ajudou a entender os choros do meu filho, como dizem os gringos foi Game Changer (mudou o jogo) e o BLW: O Desmame guiado pelo bebê de Gill Rappley que foi essencial durante a introdução alimentar dos meninos (Fui de BLW e recomendo muuuinto). Também to SUPER afim de ler os 60 dias de Neblina da Rafa Carvalho, já acompanho a Rafa no insta há mais de um ano, e acho genial a forma leve, divertida e informativa como ela trata a maternidade.

E aí, curtiu nossa lida de itens indispensáveis nos primeiros meses do bebê?

E você, quais os seus itens indispensáveis?

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário