Cambly: Aprenda inglês com professores nativos

Conheça o Cambly, uma plataforma de ensino de idiomas online que chegou para revolucionar a sua forma de aprender inglês. Neste post oferecido pelo Cambly Brasil dividirei com vocês algumas dicas sobre a ferramenta, e como você poderá incorporar o Cambly no seu dia a dia para aprender inglês de verdade e de qualquer lugar do mundo com professores nativos.

O Cambly chegou para te ajudar a viajar sem medo, para soltar sua língua antes daquela viagem importante (quem nunca ficou travado na hora de falar?) e claro, para te ajudar a dar aquele passo importante na sua carreira, afinal, cada vez é mais importante falar inglês bem. Para quem ficou curioso e já quer testar já, é só acessar este site  e inserir o código IDEIASNAMALABLOG para ganhar uma aula teste de dez minutos grátis. Para os mais pacientes, explicarei todos os detalhes do Cambly neste post. Vem comigo?

Cresci ouvindo a importância falar inglês bem, meus pais, que tem uma dificuldade louca com línguas, queriam que eu e meus irmãos pudéssemos viajar sem medo (eles até hoje tremem quando pinta alguma dificuldade) e que pudéssemos nos qualificar para qualquer vaga de trabalho sem dificuldades. Por isso, desde os dez anos fui exposta a aulas de inglês (sabe aquele esquemão tradicional de escolinha?) e a viagens internacionais.

Na teoria, eu tinha uma base legal, com bastante gramática (com direito a ditados e a toda aquela chatice que vocês já conhecem) e alguma prática com a conversação treinada nas minhas aulinhas e reforçada pelas fitas cassete com gravações de conversas chatíssimas (I know, sou old school). O que me faltava era a exposição para o inglês de verdade, falado rápido e com acento forte, eu era aquela pessoa que na teoria sabia falar inglês, mas que na hora do vamos ver, não entendia lhufas da conversa. Alguém se identifica?

Estava no segundo colegial quando percebi que não falava inglês coisa nenhuma e que queria muito aprender. Na época não existiam tantas possibilidades então minha solução para aprender rápido foi o que chamei de “intensivão na Blockbuster” (lembram da locadora de vídeos?). Aluguei um monte de filmes e passei meses assistindo filmes em inglês legendados em inglês. Anotei todas as palavras que não conhecia, procurei no dicionário, pausei as frases, repeti os gringos falando e pouco a pouco fui aprendendo, na raça e do jeito mais difícil, a falar inglês.

E quer saber? Todo esse aprendizado duro foi amplamente recompensado no Brasil e nas minhas andanças pelo mundo afora. Na época da faculdade, por exemplo, conquistei meu primeiro estágio graças ao teste de inglês. Os outros candidatos eram tão qualificados como eu, mas na hora do vamos ver, isto é, falar e escrever, o meu inglês me gerava uma ampla vantagem competitiva. Ainda durante a faculdade fiz uma dessas viagens de Work & Travel para os Estados Unidos, o Gu e eu na época namorados, passamos três meses morando e trabalhando em uma estação de esqui. Durante a seleção, o inglês afiado me ajudou a descolar um emprego de garçonete e a faturar gorjetas gordas em época de dólar a 3 pra 1. O resultado: três meses de trabalho nos Estados Unidos me ajudaram a economizar a grana para fazer um intercâmbio de 6 meses na Espanha e viajar um montão pela Europa! E viva o inglês!

Mari Vidigal
Uma das minhas fotos preferidas de todos os tempos: deitada nos gramados do Louvre em Paris na primeira parada do meu intercâmbio pela Europa

por que Aprender inglês?

Meu primeiro emprego também foi conquistado graças ao inglês, fiz uma prova difícil falada e escrita para uma divisão da Nielsen (empresa de pesquisa que audita dados de consumo) e passei. Antes mesmo de mudar para o Estados Unidos eu passava 70% do meu tempo falando inglês, essa prática intensa me ajudou muito na hora de aplicar para o mestrado aqui na Califórnia, e depois de formada, me ajudou a entrar no mercado de marketing aqui no Vale do Silício. Se eu puder te dar uma dica de coração – e meus amigos sabem que sempre falo isso em alto e bom som – aprenda a falar inglês bem. E quando digo bem, digo se comunicar sem medo, entender conversas corriqueiras e escrever razoavelmente bem.

viajar sem medo

Foi na época da Nielsen que eu comecei a escrever o Ideias na mala, um hobby tão legal que acabou virando profissão, de lá pra cá, mudei pra Califórnia, viajei por todos os continentes sem medo e me apoiei no inglês para bater papo e fazer amizades com pessoas de todos os cantos do mundo. O inglês serve não só para me guiar no dia a dia em lugares que não conheço (e me livrar de furadas!) como para conhecer e interagir com pessoas do mundo todo. E quer saber? Conhecer pessoas incríveis e com uma cultura diferente é um dos meus grandes prazeres em viajar e um dos meus grandes prazeres da vida.

Estilo de viagens
Índia: Uma das paradas mais legais que a vida de viajante já me deu de presente

E onde entra o Cambly nesta história toda?

Volta e meia recebo perguntas (e desabafos) de leitores queridos. Tem muita gente querendo viajar por esse mundão e com medo de dar o primeiro passo. Medo de não saber se comunicar, medo de não passar pela alfândega e medo de não ser entendido são alguns dos termos que mais escuto.

De volta para o meu segundo colegial, eu também tinha medo, mas acima do medo eu tinha uma vontade louca de desbravar esse mundão e de conhecer pessoas pelo caminho.
E claro, eu sabia que como estudante de marketing, eu precisava falar bem inglês para entrar numa empresa bacana e me destacar no mercado. O inglês precisava entrar na minha vida de de qualquer jeito. Rs. Entrou e ficou!

Que pena que naquela época não existia o Cambly. Teria sido MIL vezes mais fácil e menos doloroso aprender com nativos e conquistar vocabulário conversando do que ficar dando Play e Pause na tela do filme. E é por isso que quero dividir com vocês todos os detalhes dessa ferramenta incrível. Pronto para aprender inglês de verdade?

Cambly
Cambly: um jeito prático e hiper flexível de aprender inglês

Conheça o Cambly: seu novo melhor amigo para aprender inglês

O Cambly é uma startup aqui do Vale do Silício que está revolucionando a forma de aprender e ensinar inglês. A ferramenta reúne tutores do mundo todo e te dá a chance de controlar todas as variáveis do seu aprendizado deixando as aulas com a sua cara e acelerando o seu aprendizado.

Sabe aquela velha máxima de que não custa nada tentar? Neste caso é fato! O equipe do Cambly Brasil ofereceu uma aula grátis de 10 minutos para os leitores do Ideias na mala, é só acessar o site do Cambly e inserir o código IDEIASNAMALABLOG para ganhar. O legal deste teste é ver que a ferramenta funciona bem pra caramba, e ver que tá cheio de professores bacanas na plataforma pra te ajudar a aprender.

Cambly
Fazendo minha aula no Cambly

Quer ver o que o Cambly tem de legal?

Aí vão algumas das características mais legais da ferramenta:

Você no controle do seu aprendizado

Com o Cambly você pode escolher o tempo de duração da sua aula (15min, 30min, 60min ou 120min), pode escolher quantas vezes por semana quer estudar, pode agendar as aulas com antecedência ou fazer “quando der na telha”, pode escolher fazer a aula do computador ou do celular (o App funciona para Android e Iphone e é super fácil de usar), pode escolher o sotaque do professor (americano, inglês, australiano) e pode escolher a dinâmica da aula (foco em conversação, gramática ou estudar para certificados como IELTS e TOELF.) Afinal, ninguém melhor que você para controlar seu próprio aprendizado e adaptar a flexibilidade da ferramenta a sua rotina da melhor forma possível.

Aprenda inglês no seu ritmo e reveja suas aulas

Não é segredo para ninguém que aulas particulares rendem muito mais do que aulas em grupo, tenho amigos que aprenderam uma língua do zero e em 4 meses estavam falando super bem com auxílio de aulas particulares e estudo paralelo. Cada um tem seu ritmo e a sua velocidade de aprender, e nada melhor do que uma aula particular para adaptar o conteúdo às necessidades do aluno, e sabe o mais legal? As suas aulas ficam gravadas e você pode rever quando e quantas vezes quiser, legal né?!

O mundo para praticar inglês com você

O Cambly veio para quebrar aquele paradigma de que para aprender um idioma de verdade é preciso morar no país. Com o Cambly você poderá praticar inglês de verdade, com nativos da sua casa, ou de onde quer que você esteja. E como o Cambly funciona 24 horas por dia e de qualquer lugar no mundo, basta um celular conectado para começar a aprender.

Desenferruge seu ouvido (e treine um sotaque diferente)

Quem já fala inglês mas tá precisando dar uma treinadinha para soltar o verbo antes de viajar, pode aproveitar a flexibilidade da ferramenta e agendar um par de aulas alguns dias antes da viagem. Além de ir acostumando o ouvido com o sotaque do seu destino (e viva mais uma funcionalidade bacana da ferramenta) você ganha confiança para já chegar no seu destino com a língua afinada.

Dê um gás no seu inglês antes de fazer um curso

Muita gente faz curso de um mês no exterior – o Gu fez um desses na época da faculdade e melhorou o inglês dele pra caramba – e o pulo do gato nestes casos é fazer alguns meses de aula no Cambly antes da viagem. Quanto melhor estiver o seu inglês na data da viagem, melhor o nível do seu curso e mais você irá aproveitar!

Aquela manutenção pra lá de importante

Quem nunca ouviu a máxima: “Nossa, voltei dos Estados Unidos com um inglês tão bom, mas não usei e esqueci tudo”. Idioma, assim como tudo na vida é treino, e sem usar enferruja mesmo. Com o Cambly você pode marcar uma aula de conversação semanal, ou bimestral, para manter o conhecimento em uso constante, e claro, aprender um pouco mais.

Aulas agendadas x Aulas On Demand

Uma das funcionalidades que eu mais curti no Cambly é a facilidade de encaixar uma aulinha quando abre um espaço na minha agenda, mas a ferramenta também te permite agendar aulas com antecedência. A ideia é experimentar professores diferentes, testar seus preferidos, e agendar aulas com eles. Tem super a ver com o meu estilo de vida espontâneo e ocupado.

Minha experiência aprendendo com o Cambly

Para criar este post para vocês fiz questão absoluta de testar cada pedacinho da ferramenta, para isso fiz algumas aulas diferentes e com objetivos distintos.

Fiz a minha primeira aula de 20 minutos com a D’Ondra Howard na quinta feira 4 de outubro. Aproveitei que o Baby Caio estava dormindo profundamente no banco de trás do carro (sabe aqueles minutos perdidos na vida de uma mãe? Acordar ou não o bebê…) pra testar o aplicativo pela primeira vez. Nessa primeira aula não fiz nenhuma escolha, simplesmente apertei o botão “Pratique inglês” deixei o aplicativo escolher o professor aleatoriamente e adorei a escolha.

Segundos depois a D’Ondra apareceu na minha tela, sorridente, bem humorada e disposta a me ajudar a aproveitar aqueles minutos ao máximo. A D’Ondra mora na Califórnia, e tem uma pronúncia super fácil de entender. Ela já dá aula online há algum tempo e está acostumada a ensinar adultos e crianças.

Cambly
Minha primeira aula no Cambly com a D’ondra. Fiz a aula do celular e achei bem prático!

Contei para ela que queria fazer uma aula de conversação para treinar meu inglês, e nós ficamos batendo papo sobre Sacramento (a cidade dela), a experiência de ensinar online para crianças (achei incrível). 20 minutos de bate papo delicioso depois, agradeci a D’Ondra e fechei o aplicativo (claro que antes disso eu contei para ela que a nossa aula viraria um post e pedi autorização para postar o Screenshot. Ela adorou)

20 minutos foi um tempo bem bacana para mim que tenho uma agenda corrida, e o que eu mais gostei foi a possibilidade de encaixar a aula bem naquela janelinha de tempo que eu geralmente perco navegando em redes sociais enquanto espero o bebê dormir mais um tiquinho. Assim que a aula acabou, recebi um email com a gravação da nossa aula e com as anotações do bate papo. Achei BEM LEGAL.

Fiz minha segunda aula no Domingo com o Shawn Michael, desta vez escolhi ter uma aula focada em conversação avançada, e juro que tentei escolher um professor mas fiquei tão indecisa ao ler os perfis que acabei deixando a plataforma escolher para mim, e que sorte. Eu muito possivelmente não teria escolhido o Shawn, mas gostei tanto do estilo descontraído dele que voltaria a ter aulas com ele. Tivemos um bate papo bem divertido, ele corrigiu minha pronuncia algumas vezes – eu pedi isso no começo, e fiz questão de usar termos que para mim são difíceis de falar – e me ensinou algumas expressões bacanas, foi uma aula ótima e os 20 minutos passaram rapidinho.

Cambly
Aula de inglês no Cambly

E olhe só o resumo que recebi depois da aula:

Cambly
Resumo da aula: O legal é que dá para assistir tudo quantas vezes você quiser.

40 minutos de aula e dois instrutores diferentes depois estou feliz em dizer que adorei a ferramenta, e que se fosse você não deixaria de testar. O Cambly é perfeito para quem tem um dia a dia ocupado, e gostei MUITO dos dois professores que a ferramenta escolheu aleatoriamente para mim.

Como usar o Cambly?

Outro ponto positivo é a facilidade de uso, o Cambly é bem fácil de usar e muito intuitivo. Quer ver?

1) Baixe o Cambly no seu celular (ou abra no seu navegador)

Adicione o código IDEIASNAMALABLOG e ganhe seus 10 primeiros minutos de aula grátis.

Cambly
Essa é a tela inicial do aplicativo do Cambly no celular

Para começar uma aula com um professor aleatório, é só apertar o botão “Pratique inglês”.

Cambly
Pratique inglês

Dica: enquanto o celular é super prático para fazer aulas onde você estiver e repetir as aulas antigas, a tela grande do computador é muito confortável para fazer as aulas. Testei os dois e sou #TEAMTELAGRANDE

2) Customize a sua aula

Escolha o nível da aula e o seu programa

Cambly
Customizando a aula

(No celular este setup pode ser feito no menu “temas”. Todas as possibilidades ficam escondidinhas no menu “filtrar (canto superior direito)”.

3) Escolha seu professor

Depois de escolher seus filtros, o Cambly faz uma lista de quem está online naquele e que tem o perfil desejado por você. Agora você pode olhar as notas dos professores ou ler a bio deles para achar um que tenha o seu perfil.

Cambly
Menu de professores disponíveis no celular

Para te mostrar como funciona o perfil de um professor na plataforma, peguei o o exemplo o perfil do Shawn Michael: um resumo das qualificações dele + vídeo de apresentação (é legal assistir para sentir o sotaque antes de começar a aula)

Cambly
Perfil do professor Shawn Michel: ele tem um pequeno vídeo de apresentação, o que é legal para te ajudar a ouvir o sotaque dele e alinhar suas expectativas.
Cambly
Aqui são os interesses dele e as aulas que ele está apto a ensinar.

Se você é indeciso como eu, pode deixar que o Cambly escolhe um professor para você!


Faça um teste grátis

Acesse este convite e insira o código IDEIASNAMALABLOG para ganhar 10 minutos de aula teste grátis. Gostou da dinâmica? Escolha seu plano de aprendizado (quantos minutos e quantos dias da semana) e adquira um pacote. Veja aqui os preços do Cambly.


E antes que eu me esqueça…

Trate de deixar as desculpas de lado: Independente da sua idade nunca é tarde para estudar um idioma (tenho uma amiga de 60 anos que começou a estudar chinês há 3 anos atrás e hoje é fluente #Myhero) e falta de tempo não é desculpa para aprender inglês, se organize melhor e torne o aprendizado sua meta. Vamos começar já?

Em resumo: E vale a pena aprender inglês com o Cambly?

Muito! O Cambly é uma super ferramenta  para de ajudar a aprender inglês de verdade. Customize a sua aula, escolha seu professor e aprenda inglês quando você quiser e de qualquer lugar do mundo. Gostei tanto da ferramenta que to aqui na torcida para os caras expandirem para outros idiomas (Hey Cambly, quero muito aprender Francês!)

E aí, pronto para aprende inglês com o Cambly?

Acesse o Convite para entrar no Cambly
Use: IDEIASNAMALABLOG para ganhar 10 minutos de aula teste grátis.

#Este é um Publieditorial oferecido pelo Cambly


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Comentários (3)

[…] A Cambly é uma plataforma de ensino de idiomas online com mais de 300 mil alunos no Brasil. Uma ferramenta que reúne tutores nativos (você pode optar pelo sotaque americano, britânico ou australiano) com a flexibilidade de aprender quando você quiser e de onde você estiver. Ano passado testei a Cambly Classic (a versão adulta da plataforma) e contei minha experiência no post: Cambly: aprenda inglês com professores nativos. […]

Que bacana! Nao conhecia a plataforma e fiquei bastante interessada. Com certeza vou experimentar.

Oi Amanda,
Eu achei legal pra caramba e adorei o estilo das aulas. Veja se funciona pra você!
Beijos

Deixe o seu comentário