Carrancas: cachoeiras e eco turismo
Carrancas é uma cidade pequenina na entrada das cidades históricas de Minas Gerais, uma cidade repleta de cachoeiras, muitas nascentes de rios, montanhas, flores e pássaros. Prá quem gosta de natureza, Carrancas é uma excelente forma de começar ou terminar o passeio pelas cidades histórias de Minas com chave de ouro.
O que visitar:
Cachoeira da Fumaça
A cachoeira mais bonita e famosa da cidade (foto principal do post) é a única com águas impróprias para banho. Uma cachoeira bonita e volumosa cujas águas fortes escorrem feito fumaça.
Cachoeira véu de noiva
Passagem obrigatória para quem visita a Cachoeira da fumaça ou a cachoeira esmeralda. Uma cachoeira alta de águas espumantes porém um pouco tímida na estação seca.
Cachoeira Esmeralda
Uma trilha íngreme com alguns obstáculos interessantes levam a esta pequena cachoeira, que tem uma enorme piscina de águas esverdeadas e que deu origem ao nome. Esmeralda faz jus a seu nome e é um programa excelente para os dias quentes.
Toca do Lobo
Um restaurante / Hotel / Camping que tem três pequenas cachoeiras (ótimas para banho). Dalí saem cavalgadas diárias (R$ 50,00 por pessoa com duração de 3 horas para desvendar as cachoeiras da região). O restaurante serve a famosa lasanha de peixe, especialidade do Sr. Marcelo, bom de papo e grande conhecedor da região, um prato leve que não vai tirar sua vontade de mergulhar nas cachoeiras.
Da toca | endereço: Sítio Maralice s/n – Rodovia BR-451
Dica: no site da Toca, tem um montão de dicas de lugares e cachoeiras que eu não tive chance de visitar. Dá uma espadinha lá!
Igreja de Carrancas
Super bonitinha por fora, a igreja tem o altar decorado por um dos discípulos de Alejadinho. Não consegui entrar, mas achei a parte de fora super ajeitadinha!
Veja também:
Quanto tempo?
Passamos uma tarde em Carrancas e não deu nem para o cheiro. A cidade merece pelo menos uns 2 dias.
Como chegar:
Carrancas fica pertinho de Lavras e não muito longe de São João del Rei em Minas Gerais pra quem vem de São Paulo, basta um pequeno desvio para cair na boca do gol e curtir um eco turismo de primeira.
Olá Mari estou adorando seu blog e ele está me ajudando bastante a planejar minha viagem a San Francisco.
Acabei de me surpreender com seu post sobre Carrancas! A cidade é divina e o povo é espetacular. Eu e meu marido gostamos tanto da cidade que temos um trato: “ir a Carrancas pelo menos uma vez por ano”. Gostamos tanto que após nosso casamento nos vestimos de noivos novamente e fizemos um ensaio fotográfico na cidade, ficou maravilhoso! Temos dicas super legais para compartilhar.
Um super abraço.
Flávia
Oi Flávia,
Obrigada pela vista e pelo comentário!
Sabe que me apaixonei por Carrancas e já estou MORRENDO de vontade de voltar! Se tiver dicas, e quiser escrever um post para o Ideias na mala, ou participar de uma entrevista, você me avisa?
Beijos