Cartagena: o que fazer e onde comer
Cartagena (ou Cartagena de Indias), é uma cidade turística no norte da Colômbia, já no mar do Caribe. Quente o ano todo e com vento constante, vale ao menos uma semana para conhecê-la com calma, viver os restaurantinhos, descansar e aproveitar uma noite (ao menos) nas Ilhas Rosário).
o que fazer em cartagena
Texto & imagens: Pedro Prochno
Hotéis: onde se hospedar em Cartagena
Eu fiquei 9 dias por lá, sim. Passei 4 deles mergulhando nas ilhas rosário pois sou mergulhador viciado. Para começar a escolher hoteis por lá você deve saber que o “buxixo turístico” acontece dentro da cidade murada, ou no centro velho da cidade. Os hotéis alí são um pouco mais caros, mas vale a pena na equação distância X calor X comodidade. No mapa abaixo esta é a área marcada em vermelho.
Perto do centro velho, mas mais ao sul da cidade murada (área azul do mapa abaixo), existe uma região cheia de hoteis boutique e hostels um pouco mais em conta. O bairro não é dos mais bonitos, mas é muito seguro. Eu fiquei ali em um hotel chamado La Artilleria. Dica máxima: hotel com piscina, SEMPRE!
Existe outra área cheia de hoteis chamada “Boca Grande”, ao sudoeste da cidade (área verde do mapa). Lá estão alguns hoteizões, e o bairro tem agito também, mas é preciso carro/ônibus/uber para chegar na cidade murada.
O que fazer em Cartagena
Cartagena é uma cidade charmosa, é preciso caminhar por todas as ruas da cidade murada para entender. As construções são todas de 2 ou 3 andares e graciosas. Mas tem algumas coisas que não podem passar despercebidas.
Castillo San Felipe
O “Castillo San Felipe” (estrela azul), que fica à uma distância que dá para ir a pé (se você gostar de calor). Dele é possível começar a entender a história da região. Você pode complementar indo ao museu Naval do Caribe para entender as batalhas da região. Mas não coloque suas expectativas nem um pouco altas, todos os museus de cartagena são fracos, com poucos ítens e muita coisa para ler. Podem facilmente ser substituídos por artigos na internet 🙂
Café del Mar
O “Café del Mar” (estrela marrom) é um lugar para quem gosta de ficar ao ar livre. Tem um por do sol incrível e só abre no fim de tarde (a partir das 16h). É só chegar e pegar uma mesa. Existem poucas opções de comida no cardápio, mas muitos drinks. O preço é um pouco acima do restante da cidade. Vale muito a pena passar um fim de tarde lá, especialmente se você curte house e música eletrônica, o que rege o ambiente do lugar.
De resto, amigo, é caminhar. Cada rua é uma coisa diferente. Existem várias igrejinhas, capelinhas e casinhas super charmosas. Passe pela biblioteca e entre para ver os vitrais, algo que quase ninguém faz.
Onde comer em Cartagena
Fora da cidade murada:
Opções não faltam, mas eu achei algumas baratas e super gostosas:
Serrano Gourmet (Media Luna 8B #8B-108, Cartagena), fora da cidade murada, fica na rua de baixo do parque independência (calle 30). Todo o seu cardápio é orgânico, mas nada sem graça. O hamburguer feito com pão caseiro é incrível.
Ali pertinho fica o Stefanos Bistro (Cereterra. 9 No. 31-20), na esquina da calle 31 com a Carrera 9. Também charmoso e pequeno, tem várias opções gostosas e em conta para quem quer pegar leve no almoço ou no jantar.
Dentro da cidade murada
Ja na cidade murada as coisas ficam mais caras. Tem o Restaurante Nativo (Cl. 38 #6 – 12), que tem preços em conta, opções de pratos executivos, todos caprichados e bem preparados. Mais uma opção bem legal.
Se você quer “step up”, não deixe de ir Peru Fusion (36, Cl. 35 #4). Ceviches e opções de pratos japoneses são excelentes.
O Di Silvio Trataria,(Cl. 29 #9A-08) um italiano e incrível, uma opção excelente, e com um bom preço. Pizzas e massas são os carros chefe da casa, mas as bruschetas devem ser a sua opção de entrada.
As Islas Rosário
Se você é fã de natureza e curte uma paisagem incrível ou, assim como eu, é mergulhador de carteirinha, você não pode deixar de conhecer as Islas Rosário. Localizadas ao sul de Cartagena, no mar do caribe. O deslocamento entre as ilhas e lugares é feito de barco, o que deixa a infra um pouco mais simples, mas tem uma natureza exuberante dentro e fora dágua.
Mergulho na Islas Rosário
Eu fiz todos os meus mergulhos com a Diving Planet. Ela é mais careira do que as outras (coisa de 5%) mas é a melhor da região. Recomendo muito.
Fiquei hospedado no Hotel Cocoliso, um dos mais simples de lá, mas bem legal. Existem opções para todos os gostos e bolsos. Desde o hotel saíamos para mergulhar todos os dias que os ventos permitiam o trajeto de barco.
Se você fizer esta aventura não perca o por do sol. Pegue sua câmera, uma boa música, sente na praia e aproveite o visual 🙂 Abaixo algumas fotos para mostrar o que é isso.
Para ver outras fotos, procure o Álbum do mergulho em Cartagena lá no meu Facebook.
Boa viagem,
Pedro Prochno
Veja também:
- Roteiro de 1 dia em Bogotá
- Bogotá: Dicas para planejar sua chegada
- Bogotá: Subindo o Cerro Montserrate
- Bogotá: O museu da Esmeralda
- A catedral de Sal em Zipaquira
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Excelente poste !
Obrigada 🙂