O que fazer em Cartagena: 12 dicas certeiras para aproveitar cada canto da cidade
Quer saber o que fazer em Cartagena e como aproveitar ao máximo sua viagem? Neste guia rápido e completo, você vai encontrar dicas práticas dos principais pontos turísticos, lugares para comer bem, onde se hospedar em Cartagena e sugestões para montar um roteiro redondinho na cidade.
Cartagena (ou Cartagena de Índias), é um destino turístico no norte da Colômbia, já no mar do Caribe, que une história, um centro preservado e cheio de charme, com construções de 2 ou 3 andares na “Cidade Murada”. A cidade parece ter sido feito para andar sem pressa, fotografar as sacadas floridas — e se apaixonar sem aviso. Vamos nessa?

O que fazer em Cartagena: Guia das melhores atrações
Fundada em 1533, Cartagena tem grande importância histórica por ter sido um dos portos mais estratégicos da América no período colonial, com a entrada e saída de riquezas para a Espanha, o que a tornou alvo constante de ataques.
Para proteger seus tesouros e sua população, a cidade ergueu muralhas e fortalezas que hoje fazem parte do charme do seu centro histórico, conhecido como “Cidade Murada”. Essa região concentra boa parte dos turistas, mas a verdade é que há muito mais o que fazer em Cartagena além dos muros.
Neste post você vai ver:
- Lugares imperdíveis para conhecer em Cartagena
- Bate e volta de Cartagena
- Onde comer em Cartagena: dicas de restaurantes e cafés
- Onde ficar em Cartagena: melhores regiões
- Dicas para uma viagem a Cartagena na Colômbia
Lugares imperdíveis para conhecer em Cartagena
A melhor forma de ver tudo é caminhando sem pressa pelas ruas e observando cada detalhe. Além disso, há algumas atrações imperdíveis que enriquecem a experiência. Veja a seguir os principais lugares para visitar:
- Cidade Murada
- Praça de Santo Domingo
- Palácio da Inquisição
- Torre do relógio
- Catedral de Cartagena
- Castillo San Felipe
- Praia de Bocagrande e Avenida San Martín
- Mercado de Barzuto
- Convento Santa Cruz de La Popa
- Getsemaní
- Mausoléu de Garcia Marquez
- Botas Viejas
Tour privado por Cartagena das Índias em Português
Quer explorar Cartagena no seu ritmo e com explicações em português? Esse tour privado com guia exclusivo é uma excelente opção. Você escolhe a duração (3, 5 ou 8 horas), o ponto de partida e até o roteiro — pode incluir só o centro histórico ou estender para bairros como Getsemaní, Bocagrande e até o mirante de La Popa.
O passeio passa por ícones como a Catedral de Santa Catalina, a Torre do Relógio, o Castelo de San Felipe e outros lugares marcantes da cidade, sempre com contexto histórico, curiosidades e aquele toque caribenho que só Cartagena tem. Disponível com ou sem transporte incluso.
Cidade Murada
É o coração histórico de Cartagena, preservando séculos de história com construções coloniais coloridas, varandas cheias de flores e ruas de paralelepípedos que remontam aos tempos em que a cidade era um dos pilares do domínio espanhol nas Américas.
A Cidade Murada tem praças, igrejas antigas, monumentos históricos, bares, restaurantes e cafés, além de museus, fortificações e as muralhas antigas. Tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade, é símbolo da resistência e da engenharia militar da época

Um passeio perfeito para sentir a alma de Cartagena e entender mais sobre a rica história da cidade. É uma verdadeira viagem no tempo. E cada esquina é um convite para tirar mais uma foto!
Para quem gosta de passeios guiados, mas não quer caminhar muito, a dica é o city tour panorâmico feito em um ônibus, passando pelos principais monumentos, muralhas e castelos da cidade.
Praça de Santo Domingo
Localizada na Cidade Murada, a Praça de Santo Domingo é um dos lugares mais conhecidos da cidade, com construções coloniais e a famosa escultura “A Mulher Gorda”, do artista colombiano Fernando Botero.
A obra atrai inúmeros turistas em busca de uma foto, além de ser uma região cercada por lojinhas de souvenirs locais, bares e restaurantes, o que faz com que tenha um movimento constante e um clima descontraído, especialmente à noite.
Palácio da Inquisição
Também dentro da Cidade Murada, próximo à Praça de Santo Domingo, este é um dos edifícios históricos mais antigos da cidade. No passado, era a sede da Inquisição Espanhola, onde muitas pessoas eram julgadas. Hoje, funciona como um museu que conta um pouco sobre esse período.
A construção impressiona e reflete o poder da época colonial. Dentro, há móveis e objetos da época, detalhes sobre os processos de julgamentos, além de exposições sobre arte colonial e história local.
Outros dois museus em Cartagena que valem uma visita são o Museu Naval (conta a história marítima e militar da cidade) e o Museu do Ouro Zenú (dedicado à preservação da cultura e da arte do povo indígena Zenú, com acervo de peças em ouro e cerâmica). O passeio expedição ao Museu inclui ingressos para os três.
Torre do Relógio
Construída no século XVII, a Torre do Relógio tem arquitetura imponente e é um dos primeiros pontos que se vê ao entrar na Cidade Murada. Um ponto de partida perfeito para começar a explorar o centro histórico.
Além de ser um marco da cidade, tem a área ao redor bastante movimentada e recebe sempre alguns eventos culturais e apresentações musicais.

Free Walking Tour pelo centro histórico de Cartagena em Português
Para quem quer ter um panorama geral da cidade, uma ótima opção é fazer um Free tour por Cartagena das Índias com um guia que fala português. O passeio passa por lugares como a Igreja de São Pedro Claver, a Torre do Relógio, o Palácio da Inquisição e a charmosa Catedral de Santa Catalina, tudo acompanhado de histórias curiosas e fatos marcantes da cidade. Além de gratuito, o tour é uma forma leve e rica de entender melhor o passado de Cartagena enquanto você explora a pé suas ruelas coloridas.
Catedral de Cartagena
A Catedral de Cartagena é uma das igrejas mais antigas da Colômbia. Sua construção começou no século XVI e impressiona pelos detalhes arquitetônicos, com fachada imponente e uma grande torre que se destaca na paisagem.
Por dentro, é cheia de detalhes históricos e artísticos, com elementos barrocos e neoclássicos que refletem a influência colonial. Mais que um ponto turístico, a Catedral é uma boa parada para quem quer um momento de paz e reflexão no meio da movimentação da cidade.
Castillo San Felipe
Mais um lugar imperdível para quem quer aprender sobre o passado de Cartagena. O Castillo San Felipe é uma verdadeira fortaleza e conta a história das batalhas que ocorreram na região.
Dentro do castelo há fortalezas, corredores e murais que ajudam a entender como Cartagena se defendia de ataques no passado. E, do alto, é possível ter uma visão panorâmica da cidade e do mar.

Para quem gosta de museus e de lugares com contexto histórico, o Museu Naval do Caribe fica pertinho do castelo e cabe em uma dobradinha. Apesar de ser simples, tem mostras interessantes sobre o impacto da navegação para a cidade.
Praia de Bocagrande e Avenida San Martín
A praia tem uma orla bonita, uma vista incrível da cidade e muitas atividades e opções de lazer. Por ser mais urbana, não é tão paradisíaca como outras da região. Mas têm boa infraestrutura e vale a pena incluir no roteiro para relaxar depois de um dia de passeios.

E ao longo da Avenida San Martín há bares, restaurantes e lojinhas, uma região com clima mais moderno e descontraído, contrastando com a história da cidade murada. Ótima para quem gosta de passeios ao ar livre.
Mercado de Bazurto
Para quem gosta de visitar alguns lugares mais autênticos, fora das rotas turísticas tradicionais, o Mercado de Bazurto é uma boa opção para incluir na lista do que fazer em Cartagena.
É simples, mas tem de tudo: frutas tropicais frescas, peixe, carne, especiarias e muitos produtos típicos da gastronomia cartagenera. Um local movimentado e, em alguns momentos, até mesmo caótico, mas perfeito para quem quer uma imersão na cultura local.
E pra quem quer mergulhar a fundo na cultura local, uma ótima opção é fazer o Tour pelo Mercado Bazurto em português. Você vai experimentar um café da manhã típico, ver apresentações de música e dança, provar frutas e cerveja regional e ainda levar um souvenir artesanal. Duração de 3 horas, com transporte público incluso.
Convento Santa Cruz de La Popa
Construído no início do século XVII (e com algumas reformas e restaurações posteriores), o Convento Santa Cruz de La Popa é um local de devoção religiosa, mas também um marco na cultura local.

Ele está localizado no ponto mais alto da cidade, e é um lugar tranquilo e de muita paz, longe da movimentação das regiões mais turísticas, além de oferecer uma vista panorâmica incrível. De lá, é possível ver toda a cidade murada, o mar do Caribe e até as Ilhas Rosário.
Há a opção de fazer um city tour pelo Castelo de San Felipe e Convento de La Popa, com acompanhamento de um guia. É recomendável comprar com antecedência.
Getsemaní
Esse bairro boêmio e descolado não pode faltar no roteiro. O local tem se renovado ao longo dos anos, mas ainda preserva muito da sua essência local. Há ruas enfeitadas com arte urbana, comércios, além de ser um ótimo lugar para quem gosta de cultura alternativa, longe da agitação do centro histórico.
Uma dica é fazer uma excursão a pé em grupo pelo centro histórico e Getsemaní, aprendendo sobre o período da escravidão, batalhas, conquistas, independência e outras passagens interessantes da história da cidade.

Mausoléu de Garcia Marquez
O escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel de Literatura em 1982 e autor de clássicos como “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera”, nasceu em Aracataca, mas teve uma relação forte com Cartagena, onde iniciou sua carreira como jornalista e estudou Direito por um breve período.
O Mausoléu de Gabriel García Márquez, localizado no Claustro de La Merced, onde suas cinzas foram depositadas, se tornou um espaço de visitação muito procurado por admiradores.
Para conhecer melhor toda essa história, é possível fazer uma excursão a pé privada de Gabriel García Márquez, passando por ruas que inspiraram alguns livros do autor, incluindo também a visita ao mausoléu.
Botas Viejas
Botas Viejas, ou “botas velhas” são uma escultura icônica criada na década de 1950 pelo escultor colombiano Tito Lombana (e mais tarde recriada em bronze pelo irmão dele, Hector Lombana).
Fica no bairro Getsemaní, ao lado do Castillo de San Felipe de Barajas, e é uma homenagem ao poeta cartagenero Luis Carlos López, que no poema “A mi ciudad nativa” compara Cartagena a um par de botas velhas confortáveis e queridas. Se tornou um ponto para fotos.
Bate e volta de Cartagena
Na sua lista de o que fazer em Cartagena, inclua pelo menos um dia para explorar as Islas del Rosario, um arquipélago de beleza caribenha a menos de uma hora de lancha do centro histórico. A região é conhecida pelas águas cristalinas, recifes de corais e uma vida marinha que parece saída de documentário.
Um dos jeitos mais práticos (e incríveis!) de visitar é com esse passeio de lancha pelas Ilhas do Rosário e o melhor: com guia que fala português, pra você aproveitar cada detalhe sem preocupação.
A excursão começa com transporte até a Marina Todo Mar, onde você embarca em uma lancha rápida rumo ao mar do Caribe. Logo na saída, já tem boas-vindas com frutas frescas e bebida, e uma parada na histórica fortaleza de San Fernando, em Bocachica. A primeira parada nas ilhas é na Isla Grande, onde você pode praticar snorkel e nadar entre peixinhos coloridos (atividade gratuita, mas leve ou alugue seu equipamento).


Na sequência, o passeio segue para a animada Ilha Cholón, com tempo livre para curtir o clima de festa dentro d’água, e termina com relax total em Playa Blanca, na península de Barú — uma das praias mais bonitas da região.
Além disso, quem quiser pode incluir atividades extras, como o show de golfinhos e tubarões no aquário local (atividade paga à parte). O passeio dura cerca de 8 horas e retorna ao final da tarde para Cartagena.
Dica: esse passeio é ideal para quem quer explorar as ilhas com conforto, segurança e sem perder nada por causa da língua. Reserve com antecedência, pois costuma lotar!
E se tiver mais tempo, considere passar uma noite em uma das ilhas — o pôr do sol por lá é de outro mundo.
Reserve já o seu passeio e garanta sua vaga!
Onde comer em Cartagena: dicas de restaurantes e cafés
A gastronomia de Cartagena é uma mistura de influências indígenas, africanas e espanholas. Para os que não gostam de experimentar novos sabores, é fácil encontrar opções mais básicas e internacionais especialmente em áreas turísticas.
Já para os que não abrem mão de experimentar pratos típicos, os mais tradicionais são a arepa de huevo (uma espécie de bolinho de milho recheado com ovo), ceviche de camarões, e arroz com leite de coco e especiarias. Algumas sugestões de onde comer:
- Stefano’s Bistro (endereço: Calle 31 #9105 #1 a): charmoso e pequeno, fica fora da Cidade Murada e tem opções gostosas e em conta para quem quer pegar leve no almoço ou jantar.
- Peru Fusion (endereço: 36, Calle 35 #4): fica dentro da Cidade Murada, tem ceviches e opções de pratos japoneses, todos excelentes.
- Di Silvio Trataria (endereço: Calle 29 #9A-08): é um italiano e incrível e com bom preço. Pizzas e massas são os carros chefe da casa, mas as bruschettas são ótimas para a entrada.
- Celele (endereço: Calle del Espíritu Santo, Cra. 10c #29-200): fica no bairro Getsemani e está em 16º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, com pratos contemporâneos e ingredientes da costa caribenha da Colômbia.
- El Barón Cafe & Cocktail Bar (endereço: Plaza San Pedro Claver Cra. 4 #31-7): tem ambiente descolado, drinques criativos, tapas e pratos bem temperados, e está entre os 500 melhores bares do mundo, segundo a lista Top 500 Bars.
- Café Havana (endereço: esquina da Cra. 10): é um pedacinho de Cuba em Cartagena, com música ao vivo todas as noites, mojitos, cuba libre, daiquiri e clássicos da coquetelaria

Onde ficar em Cartagena: melhores regiões
A região mais procurada para se hospedar em Cartagena é a Cidade Murada que, apesar de ter opções mais caras, compensa em comodidade, já que está perto das principais atrações turísticas, possibilitando fazer tudo a pé.
Outra alternativa é o sul da cidade, região próxima ao centro, que não tem o mesmo charme dos locais históricos, mas é segura e conta com alguns hotéis e hostels com preços mais acessíveis. Já Boca Grande é uma área agitada, com grandes hotéis e uma boa infraestrutura, mas fica um pouco mais distante da Cidade Murada e é necessário usar transporte para chegar ao centro histórico.
A escolha da localização vai depender do perfil de cada um, do que está buscando, o que pretende conhecer e, claro, de quanto pode gastar.
Já reservou seu Hotel em Cartagena das Índias? Alguns dos hotéis preferidos dos nossos leitores são:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Hyatt Regency Cartagena | Bocagrande | 9.0 | Ver preços |
Hotel Casa del Gobernador | Centro histórico | 9.2 | Ver preços |
Masaya Collection La Passion | Centro histórico | 8.5 | Ver preços |
Lunalá Hotel Boutique | Getsemani | 8.9 | Ver Preços |
Zana Hotel Boutique | Getsemani | 8.2 | Ver Preços |
Casa India Catalina | Centro histórico | 8.1 | Ver Preços |
Hotel Bahia Cartagena | Bocagrande | 8.6 | Ver Preços |
San Martin Cartagena | Bocagrande | 8.7 | Ver Preços |
Hotel Blue Concept | Bocagrande | 8. 2 | Ver Preços |
Veja opções de hospedagens em Cartagena e faça sua reserva.
Dicas para uma viagem a Cartagena na Colômbia
Por estar localizada na zona equatorial, Cartagena tem um clima tropical quente e úmido durante todo o ano. Ao escolher quando ir, a melhor época é entre dezembro e abril, quando as chuvas são menos frequentes.
A cidade tem uma rede de transporte eficiente, o que facilita muito ao fazer os deslocamentos entre os lugares que pretende conhecer, seja de ônibus, Uber ou táxi. Outra opção é alugar uma bicicleta. Mas o melhor mesmo é andar a pé apreciando cada cantinho.
Seguro Viagem Cartagena
Cartagena é vibrante, quente, colorida — e sim, segura para turistas. Mas imprevistos não mandam aviso. Uma indisposição por causa do calor, um voo atrasado, uma mala extraviada… tudo isso pode acontecer mesmo no paraíso caribenho.
Por isso, a gente sempre recomenda viajar com um bom seguro viagem. Ele garante atendimento médico de qualidade, reembolso em caso de cancelamento, suporte para problemas com bagagem e até auxílio em emergências jurídicas. E o melhor: você contrata tudo online, antes de embarcar, e viaja tranquilo.
Nós usamos e indicamos a Seguros Promo, que compara os melhores planos do mercado e ainda oferece desconto para os leitores do blog. É só usar o código IDEIASNAMALA15 no final da compra.
Vai por mim: é um pequeno investimento que pode evitar uma dor de cabeça enorme.
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Cartagena? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Cartagena das Índias
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP TELEFÔNICO: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Excelente poste !
Obrigada 🙂