Catalunha: um passeio por Besalú
Que tal fazer um bate e volta de Barcelona para uma linda cidade medieval? Besalú é um vilarejo todinho de pedra, na Catalunha. Ele me conquistou desde a nossa chegada. Ruas sinuosas feitas de paralelepípedos que guiam os visitantes por um labirinto de edifícios históricos que revelam a opulência de eras passadas.
A antiga ponte velha, um dos muitos exemplos de arquitetura medieval do século XII da cidade, abre as portas para uma vila absolutamente linda, um dos pontos altos da nossa viagem pela Catalunha.
Besalú: uma cidade medieval
Atravessar a ponte velha, uma ponte de pedra com quatro grandes arcos e duas torres fortificadas muito bem decoradas com bandeiras da Catalunha foi como abrir um livro de história antigo e mergulhar por estreitos corredores de pedra descobrindo lindos detalhes, igrejas, ornamentos, portas e janelas.
Porta dentada em uma das torres da ponte
O que fazer em Besalú
Passada a ponte saímos para desvendar a cidade percorrendo cada ruazinha, passando pela Plaza Mayor, pela igreja de San Pere que ocupa uma praça inteirinha e que é super bonita e pela igreja de Santa Maria que fica escondidinha no meio das casas mas que tem detalhes arquitetonicos bem interessantes.
As igrejas de Besalú
Interior da Igreja de San Pere – Besalú
Terminada a parte “alta” da cidade, demos um passeio pelas margens do rio. A cidade é pequenina e em menos de duas horas percorremos as principais ruas. Só não conseguimos visitar os banhos Judeus (que pela internet parecem um máximo), mas como eles só podem ser visitados com hora marcada, demos bobeira e acabamos deixando passar.
Muffins maravilhosos
Para quem curte uma doçurinha, a Cal Tuset que fica bem petinho da praça Mayor, é parada obrigatória. Comi o mufin (madalenas em espanhol) de frutas vermelhas com chocolate mais delicioso da minha vida. Sensacional.
Banyoles & Puból
Como Besalú é um passeio curtinho, aproveite para incluir outras paradas no seu roteiro como o Banyoles (um lago super gostoso para passar o dia e nadar) ou Puból onde está o castelo Gala de Salvador Dalí.
Banyoles, Espanha. Olha só que linda a cor da água
E ai, se animou?! Deixe seu comentário.
Veja também:
- Os segredos da Costa Brava: uma viagem pelo litoral da Catalunha
- Dalí e seus incríveis museus na Catalunha
- Barcelona: 23 Principais atrações + Roteiro de 1,2,3 ou 4 dias
- Roteiro de 10 dias na Espanha
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Costa Brava
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Olá, eu irei em Junho próximo a um congresso em Casteldeffels, pelo mapa acho que fica longe de tudo que preciso ver…alguma dica de como ir e vir por lá? Desde já parabenizo pelo excelente blog!!!
Oi Barbara,
Não pesquisei sobre essa cidade, mas muito provavelmente você precisará alugar um carro.