Tulum: 10 cenotes imperdíveis para visitar na região

Tulum, no México, tem muitas atrações para se visitar – e que agradam os mais diversos turistas: os que gostam da história (como Zona Arqueológia de Tulum e Chichen Itzá) àqueles amantes da natureza (Reserva da Biosfera de Sian Ka’an). E, em meio as ruínas maias, um dos destaques de Tulum são os cenotes: formações subterrâneas de água doce cercadas por paredes rochosas e muita vegetação!

Se você está planejando uma viagem pelo México, não deixe de separar alguns cenotes para incluir no seu roteiro, já que eles são um dos pontos altos da viagem. E, para te ajudar nessa missão (porque existem milhares deles) separamos aqui 10 cenotes imperdíveis para visitar em Tulum. Mas, antes, que tal um pouco de história?

Cenote Suytún
Cenote Suytún visto de cima

Cenotes: o que são e como surgiram?

Muita gente diz que os cenotes surgiram a partir da queda de meteoros na Península de Yucatán, no México. Mas, não se deixe levar por essa história. Acho que faz parte do mistério e da magia do local dizer que os cenotes surgiram a partir da queda de meteoros há milhares de anos. Porém, isso não passa de uma lenda!

Na verdade, os cenotes surgiram a partir dos processos geológicos ao longo de milhares de anos. Isso porque toda a região da Península de Yucatán surgiu quando parte do fundo do mar emergiu, há cerca de 2 milhões de anos. Pode parecer muito, mas isso significa que todo o solo de Yucatán é bastante jovem e composto principalmente por calcário poroso – que é solúvel em água. Assim, a água da chuva e dos rios que passam pela área dissolvem lentamente o calcário ao longo do tempo.

Conforme a água dissolve o calcário, ela cria cavidades subterrâneas conhecidas como rios subterrâneos ou sistemas de cavernas. À medida que o teto dessas cavidades enfraquece e desaba, formam-se aberturas expostas à superfície, que são os cenotes. Essas aberturas podem variar em tamanho, desde pequenos buracos até grandes lagos subterrâneos. E, por isso, temos três diferentes tipos de cenotes: os abertos, o semi-aberto e os fechados, que ficam em uma espécie de caverna.

E, vale lembrar, que os cenotes desempenharam um papel importante na civilização maia. Eles eram considerados sagrados e eram usados para rituais e cerimônias religiosas!

Cenotes em Tulum: 10 imperdíveis para visitar na região

Pronto, agora que você já sabe o que é lenda e o que é verdade sobre os cenotes, vamos conhecer os 10 melhores para você visitar na região de Tulum! E ah, não deixe de conferir também o nosso outro post com 8 passeios imperdíveis em Tulum.

  1. Gran Cenote
  2. Cenote Calavera
  3. Cenote Corazón
  4. Caleta Tancah
  5. Cenote Mariposa
  6. Cenote Dos Ojos
  7. Casa Tortuga
  8. Cenote Ik-Kil
  9. Cenote Suy-Tún
  10. Cenote Kaab Ha

Gran Cenote

O Gran Cenote é um dos mais conhecidos e também um dos mais visitados de Tulum. Como o seu nome já diz, ele é bastante grande e, por isso, não costuma ficar muito lotado. Do formato aberto, as águas do Gran Cenote são bem transparentes e é possível avistar muitos peixinhos e até tartarugas nelas!

O Gran Cenote fica bem pertinho de Tulum, a pouco mais de 10 minutos do centro, por isso é uma ótima opção para quem está hospedado na cidade. Além disso, ele tem uma boa estrutura para receber famílias com crianças!

Ah, vale lembrar que em praticamente todos os cenotes não é permitido a entrada com protetor solar no corpo ou qualquer outro produto químico, como repelentes ou cremes, por exemplo. Muitos, inclusive, tem chuveiro onde é obrigatório tomar uma ducha antes de entrar na água do cenote!

O Gran Cenote é um dos mais conhecido em Tulum
Gran Cenote | Foto: Wikimedia Commons

Planeje sua visita

  • Aberto diariamente das 10h às 17h
  • Ingressos: 500 pesos

Cenote Calavera

O Cenote Calavera também fica muito perto de Tulum e ficou conhecido muito por conta do Instagram. O espaço do cenote é bem pequeno e conta com um balanço – as fotos ali viralizaram rápido nas redes sociais e agora ele é um dos mais famosos de Tulum.

Por ser bem pequeno, ele costuma ficar lotado e, para conseguir a famosa foto, é preciso enfrentar filas.

Cenotes para conhecer perto de Tulum
Cenote Calavera | Foto: Instagram/@cenotecalavera

Planeje sua visita

  • Aberto diariamente a partir das 10h
  • Ingressos: 250 pesos

Cenote Corazón

Sim, para os apaixonados esse é o cenote perfeito! O Cenote Corazón não é tão famoso, mas muito bonito (principalmente quando visto de cima). Em meio a uma mata, no formato aberto, ele desenha um coração perfeitinho!

Também próximo de Tulum, a cerca de 7 quilômetros do centro, é uma ótima pedida para quem não está afim de pegar um cenote lotado. Ah, lá é liberado subir o drone sem custo extra e tem uma estrutura bacana com cadeiras e quiosques ao redor!

Cenote Corazon visto do alto, bem perto de Tulum
Cenote Corazón | Foto: Instagram/@cenotecorazondelparaiso

Planeje sua visita

  • Aberto diariamente das 9h às 16h30
  • Ingressos: 150 pesos

Caleta Tancah

Bem diferente dos que citamos até agora, o Caleta Tancah é um dos cenotes mais rasinhos da região e seu principal diferencial é a proximidade com o mar. Ele também fica próximo do centro de Tulum, mas é preciso acessar um beach club para poder conhece-lo.

Por estar localizado dentro de um hotel, sua estrutura ao redor é excelente e também por conta da sua profundidade pode ser uma ótima pedida para os pequenos.

O Cenote Caleta Tancah fica dentro de um hotel à beira-mar em Tulum
Cenote Caleta Tancah | Foto: Divulgação

Planeje sua visita (site oficial)

  • Ingressos: 300 pesos

Cenote Mariposa

O Cenote Mariposa é outro dos que não são tão famosos pela região, daí vale a visita para curtir o espaço com menos turistas. Do tipo semi-aberto, o visual dele é diferente dos outros e você pode nadar tanto na parte coberta quanto aberta!

Os melhores cenotes de Tulum: Cenote Mariposa
Cenote Mariposa | Foto: Get Your Guide

Ele tem uma boa estrutura com banheiros para a troca de roupa, restaurante no local e uma espécie de escada para descer até a parte mais profunda do cenote.

Por ser menos conhecido, não encontrei os valores atualizados e oficiais de entrada para o Cenote Mariposa, mas não deve fugir do padrão 150-300 pesos. Este também é uma parada de alguns tours de cenotes de Tulum.

Cenote Dos Ojos

Ta aí um dos cenotes mais visitados de Tulum (junto com o Gran Cenote). Como o nome sugere, o Dos Ojos é composto de dois cenotes principais: o Primero Ojo e o Segundo Ojo. A estrutura do espaço é super completa e pode ser conhecida com um guia, mas não é essencial. Há outros cenotes menores no local que também podem ser visitados.

Os dois cenotes tem uma boa profundidade e as águas são bem azuis – com belas estalactites e estalagmites para fotografar e admirar.

O Cenote Dos Ojos fica bem pertinho de Tulum e vale a pena conhecer
Cenote Dos Ojos | Foto: Bruna Petean

Planeje sua visita

  • Aberto diariamente das 09h às 17h
  • Ingressos: 350 pesos

Casa Tortuga

Casa Tortuga é uma das opções de cenotes com maiores estruturas da região. O espaço conta com  4 cenotes (2 abertos e 2 semi-abertos. A visita é totalmente guiada e feita em grupos de mais ou menos 20 pessoas. O tour dura 1h30, mas depois você fica livre para voltar nos cenotes abertos e curtir com tranquilidade.

Além dos cenotes, que são todos bonitos e tem inúmeros espaços para pular e nadar, o espaço conta com alguns bares em diferentes espaços do parque e também um restaurante.

Casa Tortuga em Tulum
Casa Tortuga | Foto: Bruna Petean (@brunapetean)

Planeje sua visita (site oficial)

  • Aberto diariamente das 9h às 17h
  • Ingressos: Básico (4 cenotes, 650 pesos por pessoa); Platino (4 cenotes + tirolesa ou buffet de comida, 850 pesos por pessoa); e VIP (4 cenotes + tirolesa + buffet, 1.100 pesos por pessoa)

Cenote Ik-Kil

Os próximos cenotes não ficam tão próximos de Tulum, mas valem a pena ser visitados! O Cenote Ik-Kil e o Suy-Tún podem ser incluídos em um bate e volta a Valadolid, onde está Chichen Itzá – atração essencial para se conhecer no México.

O Cenote Ik-Kil fica a apenas 3 quilômetros de Chichen Itzá, então considere a parada em seu roteiro. Para entrar no cenote é preciso estar usando colete e tomar uma ducha de água fria. O lugar é bem bonito e rende ótimas fotos.

O que fazer em Tulum: Cenote Ik-Kil
Cenote Ik-Kil

Planeje sua visita

  • Ingressos: 150 pesos

Cenote Suy-Tún

Já o Cenote Suy-Tún fica a cerca de 45 minutos de Chichen Itzá, então deixe para visitá-lo no fim do passeio – e antes de um bom almoço em Valadolid. Ele também é um cenote bem famoso da região – principalmente pelas fotos que são tiradas.

O Suy-Tún costuma ficar com filas por volta das 12h, isso porque é quando quando o feixe de luz que entra pela cavidade do topo do cenote cai centralizado na passarela.

O que fazer em Tulum: bate e volta até Cenote Suytún
A famosa foto no Cenote Suytún

Planeje sua visita

  • Aberto diariamente das 09h às 16h30
  • Ingressos: 200 pesos

Cenote Kaab Ha

O Cenote Kaab Ha fica bem próximo a Cobá, uma ruína que eu indico muito conhecer, a cerca de 45 minutos de Tulum. As águas do Cenote Kaab Há são super cristalinas e, além de poder fazer snorkel e ver os bichinhos dali, também tem uma pequena cachoeira próximo dele.

O tour que inclui a entrada no cenote mais o almoço no restaurante do local está U$ 39 (sem transporte).

O Kaab Ha fica perto da ruína de Cobá e vale a pena visitar
Cenote Kaab Ha | Foto: Get Your Guide

Planeje sua visita

  • Aberto diariamente das 09h às 17h

Cenotes de Tulum no mapa

Seguro viagem para o México

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar no México, ele é mais do que recomendado em qualquer viagem que você faça. Até porque uma boa apólice de seguro cobre, além de emergências hospitalares, extravios de bagagem e cancelamentos de voo. Então, o Seguro Viagem é indicado sempre!

Por aqui, sempre indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando as melhores apólices disponíveis no mercado. Use o código IDEIASNAMALA15 e ganhe 15% de desconto!

Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto

Gostou de aprender um pouco mais sobre os cenotes? E da nossa lista de cenotes em Tulum para visitar? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva nos comentários!

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar no México
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP MÉXICO: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Malu Pinheiro
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *