O incrível jardim botânico de Singapura
O Jardim Botânico de singapura, é um dos jardins mais lindos que já visitei. São 150 anos de história e centenas de plantas e árvores lindas e muito bem cuidadas. Um lugar gostoso para passar uma tarde (ou um dia inteiro) andando despretensiosamente e fotografando a natureza do lugar. Nesse post divido com vocês meu passeio pelos jardins. Bora?
O jardim botânico de Singapura
Primeiro dia em Cingapura, cansada depois de uma chegada tumultuada e de um vôo super atrasado, resolvi seguir as recomendações da minha “quase” prima Alê (quem além de morar na cidade, sabe tudo sobre a região) e começar minhas explorações pelo Jardim Botânico de Cingapura, o Singapore Botanic Gardens (site oficial). E que ideia incrível! O lugar é MARAVILHOSO, muito bem cuidado e tem mais de 150 anos de história, milhares de espécies de plantas, árvores e o orquidário mais lindo que já visitei! Um lugar especial e que merece entrar no seu roteiro.
Mas não confunda…
Além do jardim Botânico, Cingapura tem o Gardens by the Bay, um jardim Botânico mais novo e que combina flores lindas, com arquitetura futurista. Ambos são incríveis, e eu se fosse você visitaria os dois. Visite o jardim botânico de dia e o Gardens by The Bay no final da noite para assistir ao espetáculo de música e som das super trees.
Meu passeio pelo Jardim Botânico de Cingapura
O ônibus me deixou do outro lado da rua, o motorista gente boa, fez o favor de me avisar que já estávamos no lugar certo. Sorte, por que se não teria passado o ponto. Aliás, taí um dica boa para quem fala inglês, aproveite que em Cingapura todo mundo te entende, e solte o verbo a seu favor. Pergunte, pergunte e na dúvida pergunte um pouco mais (é, acho que depois de três meses de #IdeiasnaAsia, e ter que me virar com as línguas estranhas, adorei entender e ser entendida. Ponto pra Cingapura!)
Do outro lado da rua, meu primeiro encantamento do jardim, e olha que nem estou falando de planta ainda. Olha só esse portão que coisa linda! Amei os detalhes, e achei uma delicadeza única!
Brincando de se perder pelo parque
Passei a primeira hora da visita caminhando sem rumo pelos jardins – um mais lindo do que o outro – brincando de descobrir árvores diferentes e variações (para mim desconhecidas de Bromélias gigantes). Subi as escadas construídas por prisioneiros japas durante a ocupação nipônica em Cingapura (1942-1945), uma escadaria de tijolos avermelhados que termina em um pequeno espelho d’água repleto de plantinhas aquáticas [atenção biólogos e entendidos de planta de plantão, sintam-se a vontade para comentar o post e me ensinar o nome das plantinhas em questão. Conheço BEM poucos nomes e vou adorar aprender um pouco mais. Se eu cometer algum erro bizarro, por favor me avisem!].
Estátuas e noivinhas
Além de plantas caprichadas, o jardim botânico de Cingapura tem dezenas de esculturas lindas, olha que graça essa menina brincando no balanço, e essa outra se achando na bicicleta.
Enquanto eu vasculhava os jardins a procura de pequenos tesouros e plantinhas lindas para fotografar, várias noivas aproveitavam o momento para fazer seu book de casamento (tava um calorão e fiquei com muita dó das que estavam com vestidos tipo bolo).
Vanda Miss Joaquin
Um dos pedaços preferidos da minha visita, foi ver um canteiro lindo e super Florido da Vanda Miss Joaquin, uma orquídea Híbrida, que é a flor local de Cingapura. A tal da Vanda é super alta e tem florzinhas rosas muito delicadas. Nunca havia visto essa flor antes e adorei.
Brincando de fotografar
Também aproveitei a visita para explorar a câmera fotográfica (uso uma Canon T3) e tentar ângulos diferentes. Gosto muito de fotografar flores e plantas, e sempre fico tentando achar formas diferentes de fotografa-las. Acho que consegui algumas coisas legais. Fotografei as texturas do espinho de uma árvore, as cachoeiras do jardim botânico (fiquei com uma vontade louca de mergulhar, tamanho o calor), tapetes de plantas aquáticas nos pequenos lagos e flores exóticas espalhafatosas.
O Lago e o crocodilo
Um dos meus pedaços preferidos do jardim é esse lago. Reza a lenda que muito anos atrás um crocodilo fugiu do zoológico e tocou terror no lago, causando um problemão e muitas vítimas. Para pegar o danado, tiveram que esvaziar o lago. Imagina só o perigo de ter um crocodilo morando no lago no meio do jardim botânico da cidade?
O orquidário do Jardim Botânico de Cingapura
E por fim chegamos ao meu pedaço preferido do passeio, o incrível orquidário do jardim botânico. O grande highlight do passeio e um dos momentos mais especiais da minha passagem pela cidade. Logo depois da entrada um caminho repleto de chuvas de ouro me conduziu a um pedaço mais fechado do jardim.
Fiquei encantada com as cores e formatos de algumas das orquídeas mais lindas que já vi. Uma quantidade impressionante, e uma mistura de espécies como nunca vi igual.
Passei horas fotografando orquídeas, bromélias e até um passarinho vermelho que passou pelo caminho. Visitei as orquídeas VIPS, estufas com espécies diferenciadas e várias outras alas. Juro que só fui embora porque tinha horário de jantar reservado, mas adoraria ter ficado mais tempo e explorado tanto a parte das orquídeas como o resto do jardim.
E olha só as cores desse pássaro…
E quando a fome bater…
Dentro do Jardim Botânico de Cingapura, há uma filial do Halia , um restaurante super gostoso e bem caprichado. Uma pedida excelente para um brunch especial ou almoço caprichado! O Halia não é dos mais baratos, mas os pratos são tão lindos e gostosos que vale a pena. Essa é uma dica da Alê que não pude provar (já tinhamos jantar reservado em outro lugar), mas que assino embaixo!
Vem comigo: O que eu faria se fosse você
Um dos programas mais especiais de Cingapura, é ver a orquestra sinfônica tocando nos jardins do parque. Faça como os locais: chegue cedo e leve uma cesta de picnic caprichada para assistir o espetáculo devorando petiscos maravilhosos. Veja mais detalhes no site da Orquestra Sinfônica de Singapura.
Informações para te ajudar a planejar sua visita
Quanto Custa?
A entrada no Jardim Botânico é grátis, mas quem quiser visitar o orquidário (que é IMPERDÍVEL) paga $5,00 (adultos) ou $1,00 (crianças & estudantes)
Horários de funcionamento
O parque abre todos os dias das 5:00 as 1200 AM e o orquidário abre das 8:30 às 19:00
Como chegar?
O Jardim Botânico de Cingapura fica numa região chamada Tanglin, relativamente perto dos shopping centro da Orchard Rd. Para chegar lá, você precisará pegar um ônibus, e o jeito mais fácil de fazer isso, é colocar o endereço do seu hotel (ou lugar de saída) no Google maps e pedir que ele trace a rota para você.
No mapa abaixo, criei uma rota do Merlion ao Jardim Botânico. A rota mais rápida é a 171, mas a 170,131 e 48 também funcionam. Eu fui por uma, e voltei pela outra, e amei o passeio pela cidade :).
Com o que combinar?
A visita ao Jardim Botânico pode ser combinada com os shopping centers (fantásticos da Orchrd Rd.) Antes de planejar a viagem, veja se vai rolar alguma apresentação da Orquestra Sinfonica de Cingapura no parque.
Quando visitar?
Esse é um programa legal para qualquer dia da semana. Durante a semana, o parque estará mais vazio e você poderá curtir os jardins quase vazios. Durante os finais de semana o parque fica repleto de famílias e grupos de jovens fazendo picnic, é outra pegada, mas bem interessante!
E aí curtiu a dica?
Alguém aí já visitou o jardim e quer dividir com a gente o que achou?
Oi Mari!!!
Que fotos liiiiiindas!!!
Me bateu uma saudade enorme de Singapura!!!!
Obrigada pela menção do Nós no Mundo! Fiquei muito honrada!! 😀
Bjão, Anna