Minha experiência em Cuba: Varadero
Varadero é um dos destinos turísticos de Cuba mais procurados pelos turistas. Veja aqui todos os detalhes dessa viagem dela com direito a muitas fotos e dicas! Vamos nessa?
Texto e imagens: Amanda Forte Gonçalves
Quem acompanhou minha experiência em Havana, onde mencionei que o lugar parecia ter “parado no tempo”, mal vai acreditar que naquele mesmo país possa haver um lugar tão distinto como Varadero.
Transporte: de Havana à Varadero
Na verdade, o transporte de Havana à Varadeiro foi um tanto quanto penoso e rudimentar. O ônibus, velhíssimo e caindo aos pedaços quebrou e eu, emburrada que sou fiquei lá dentro bufando e esperando alguma boa alma surgir para consertar, enquanto minha mãe e irmã davam risada e posavam para fotos no meio do aterro em que estávamos.
Ônibus quebrado: perrengue na ida para Varadero
Como TUDO é do Estado, não havia sequer como culpar a Cia de Turismo nem como pedir para que outro ônibus viesse nos buscar.
Chegada em Varadero
Após cerca de uma hora conseguimos seguir viagem para depois finalmente chegar nos hotéis de Varadero, uma cidadezinha repleta de Resorts (uma das maiores do Caribe), na província de Matanzas, há 140 km de Havana.
Famosos como Al Capone tinham casas na praia em Varadero, uma das atrações turísticas do local. No centro há várias opções de restaurante e comércios pequenos e locais.
A famosa casa de Al Capone em Varadero
Nosso hotel
Nos Hospedamos no Paradisus Varadero Resort & Spa, da rede Meliá, que assim como a maioria dos hotéis, tinha sistema “all inclusive”. O lugar conta com várias piscinas forradas de espreguiçadeiras e bangalôs, restaurantes temáticos (que exigiam reservas antecipadas), esportes aquáticos (na sua maioria, pagos) e quadras de tênis, academia.
Côco direto da fonte
Os jardineiros eram muito amáveis e sorridentes e escalavam os coqueiros para nos trazer um côco fresco e amarelinho direto da fonte (o que nunca era muito favorável, por causa do calor). Nós pedíamos tanto côco que bastava passar pelos jardineiros que eles já saíam correndo e pediam que aguardássemos alguns minutos, para então voltar com um nas mãos.
O que fazer em Varadero:
Curtir a praia maravilhosa
O programa lá é basicamente curtir a praia, com aquele mar maravilhoso, a piscina e as facilidades oferecidas pelo hotel. Achei a água muito limpa e transparente e vi muitos pelicanos nadando, coisa de filme. É o cenário perfeito para um casamento, aliás, eu presenciei um enquanto estava lá, catando conchinhas na areia…até eu que sonho em entrar na igreja com direito a marcha nupcial, como manda o figurino, fiquei babando de vontade de ter uma cerimônia com aquela vista, em pleno mar caribenho!
Se você está afim de um relax depois de toda aquela imersão histórica de Havana, esse é o lugar certo para se visitar!
Passeio de Catamarã
Fizemos um passeio de Catamarã, que é um barco à vela, onde conversamos bastante com o velejador, que contava do sistema cubano e falava do Brasil.
Passeio de Cadillac
Reservamos alguns dos vários restaurantes do hotel e também um passeio de Cadillac rosa conversível, super bacana.
Apesar do hotel ser “all inclusive”, esses passeios são pagos, mas eu recomendo e acho que vale super a pena.
Olha só o “coche” que style!
Pra quem quer ficar “de pernas para o ar” após uns dias de choque cultural em Havana, venha sem medo, conhecer a bela cidade de Varadero.
Fotos lindas! Deu mesmo vontade de conhecer !
Deu vontade de conhecer ! Que mar maravilhoso !