Expoflora a maior exposição de flores da América Latina

Saiba como é a Expoflora, a maior exposição de flores de América Latina, um evento lindo e super família que acontece anualmente em Holambra no interior de São Paulo. Veja aqui todo os detalhes para curtir o evento. Vamos nessa?

A Expoflora, o maior evento anual da cidade e a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que abre as portas de Holambra para quase 300 mil visitantes por ano e mostra o que há de mais novo e mais lindo no universo das flores.

Holambra é o paraíso das flores ornamentais no Brasil. Esta pequena cidade de pouco mais de 13 mil habitantes no interior de São Paulo orgulha-se em preservar a tradição holandesa no Brasil (começando pelo nome, uma junção das palavras HOLanda, AMerica e BRAsil) e por comercializar cerca de 45% das plantas ornamentais do país.

A exposição não visa a venda direta de flores, mas sim estimular o seu consumo por meio de belas exposições, envolvendo obras de arte, objetos de decoração, artigos diversos e eventos divertidos como a famosa chuva de pétalas! Se você curte flores e gosta de fotografar, taí um passeio lindo e que a família toda irá gostar!

Expoflora 2018
Moinho, Stroopwafel, roupas típicas e muitas flores…a entrada da Expoflora já dá ao visitante um “gostinho” do que está por vir

E o que tem na Expoflora de legal?

A Expoflora é uma exposição gigante e repleta atividades bacanas, aí vão algumas das nossas preferidas!

A) Restaurantes: experimente a típica comida holandesa

Além de muitas flores e plantas (é claro), quem visitar a Expoflora pode aproveitar para comer comidas típicas holandesas como por exemplo salsichões com mostarda, “Martin Pork” (cotovelo de porco holandês) e os deliciosos Stroopwafel (aquele “wafer” redondo recheado com caramelo que algumas casas de chá servem em cima da xícara) tradicionais ou cobertos com chocolate.

Expoflora 2018
Simpáticas lojinhas no estilo holandês com produtos artesanais

Mas não é só comida típica não, há duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes, que servem também churrasco, fast-food e comidas nacionais. Como estávamos com um pouco de pressa pois queríamos aproveitar ao máximo as horas que tínhamos por lá, acabamos optando por almoçar no Restaurante Amsterdam, que serve uma comidinha caseira deliciosa no esquema “self-service” pelo preço fixo de R$ 42,00. Taí uma boa pedida para quem quer comer algo típico e ao mesmo tempo ligeiro.

A vinícola Góes, famosa produtora da cidade de São Roque, também marca sua presença no evento, expondo além de seus conhecidos vinhos (seco e suave), o lançamento “Pétalas”, um Cabernet Franc rosé fino seco da linha “Tempos” (que eu particularmente gosto e compro muito sempre que vou para lá). Aproveite para provar outros vinhos da casa e conhecer o famoso chopp de vinho.

Para quem quer ficar só nas “comidinhas”, a Expoflora conta com espaços para degustação de salames e queijos artesanais, além de stands com outras delícias. Sim! Dá pra passar horas comendo!

B) Exposição de arranjos florais

Em homenagem aos 70 anos a imigração holandesa no Brasil, 22 artistas assinam 14 cenários, contando histórias por meio de arranjos florais e estimulando a curiosidade e sensibilidade do público, que interage com os ambientes – alguns ambientes são acessíveis e os visitantes podem não só contemplar, mas tocar, sentar.

Aí vão alguns dos meus espaços preferidos:

Expoflora 2018
Uma entrada com portais bem floridos na Expoflora
Expoflora 2018
Olha que gracinha essa árvore de tamancos holandeses!
Expoflora 2018
E olha esse fusquinha super simpático que foi transformado num belo vaso

No melhor estilo “fashion week”, mais de 450 produtores usam o evento para apresentar seus arranjos florais, apresentando as tendências e novidades em flores e plantas ornamentais., ditando as tendências no paisagismo e decoração.

Expoflora 2018
A mostra da Expoflora é convidativa e interessante, além de ser um ótimo lugar para pegar referências
Expoflora 2018
Muitas cores, aromas e formatos

As novidades para quem visita a Expoflora 2018 são a rosa “Inglesa” – mais de 100 pétalas que lembram as caras peônias – e a rosa Bluez, com pétalas aveludadas em tom vermelho brilhante por dentro e branco por fora, além da craspédia (arredondada com várias florzinhas amarelas, que mais lembra um miolinho de girassol). São flores de todos os tamanhos, cores e aromas e muitas, mas muitas orquídeas.

Expoflora 2018
Olha que incríveis essas misturas de flores tão diferentes e que combinam tanto

De volta a história da imigração holandesa no Brasil, destaque para o navio montado com flores (que simboliza o navio que trouxe os imigrantes holandeses) e para o portão quase coberto por plantas, que simboliza uma casa no meio da selva, que era como os holandeses enxergavam que seriam suas vidas aqui no Brasil.

Expoflora
A chegada dos holandeses simbolizada por um navio, um mastro e um baú de tesouro – além, é claro, de muitas flores
Expoflora
O que os imigrantes holandeses esperavam encontrar por aqui: uma selva

E já que o assunto é holanda, não dá para não falar nos símbolos mais comuns no país: moinhos, porcelanas em tons azuis e até o famoso pintor Van Gogh!

Adorei a mistura de elementos e achei a mostra muito interessante, curiosa e convidativa. Não dá pra simplesmente passar batido pela exposição, até as crianças paravam e ficavam contemplando e perguntando para as mães o significado das montagens.

Expoflora 2018
Detalhe para o pintor Van Gogh no canto superior esquerdo

Holambra com crianças: Vá feliz

Falando em crianças, a mostra estava repleta delas! Excursões de escola, mães que levavam seus filhos, famílias completas. O sucesso é garantido! E sim, há áreas bem legais opara os pequenos e já já falarei mais sobre elas!

C) Paisagismo e decoração

A Expoflora apresenta sugestões sustentáveis e ideias de decoração com reutilização de materiais em praticamente todos os 19 ambientes da Mostra de paisagismo e decoração – você vai encontrar muita madeira de demolição nos móveis, decks, pergolados e pisos.

Expoflora
Painéis coloridos atraem a atenção dos visitantes

Uma das obras que mais me interessou foi essa menina com um cabelo cacheado de flores. A artista que pintou o quadro estava lá na hora pintando mais telas, o que foi bem interessante.

Expoflora
Pinturas que interagem com as flores – eu adorei!

D) Stands de venda & Shopping das Flores

E depois de ver tanta flor bonita, talvez você se anime em fazer umas comprinhas.

Para quem quer uma lembrança, há cerca de 250 stands com artesanatos, produtos industriais e decorativos, móveis e utensílios domésticos divididos em três pavilhões (shoppings Vermelho, Verde e Azul). E claro que também há muitas flores LINDAS!

Apaixonados por flores terão a oportunidade de adquirir mais de 3.500 variedades de aproximadamente 350 espécies de flores e plantas ornamentais. Eles estavam vendendo orquídeas maravilhosas em vários tamanhos e cores – eu sou apaixonada e coleciono! Mas havia muita diversidade de flores incríveis e que eu nunca nem imaginei existir então se você também gosta de flores reserve um lugar no carro e aproveite a oportunidade!

E) Fazendinha, parque de diversões e painéis decorativos para fotos

A Expoflora oferece uma área com vários brinquedos para as crianças, equipado com roda gigante, carrossel, até uma mini montanha russa. O ingressos brinquedos não está incluído na entrada para a Expoflora.

Expoflora
Parque de diversões | Foto: Divulgação

Outra boa opção (e que está inclusa no valor do ingresso) é a fazendinha, com animais (como pônei, cavalos, ovelhas) onde as crianças podem ver de pertinho alguns de seus animais preferidos.

Para as famílias criativas e empolgadas para tirar boas fotos, a Expoflora conta com local para tirar fotos com roupas típicas holandesas e painéis caprichados com cenários típicos holandeses e que rendem boas fotografias, como por exemplo o famoso moinho e o belíssimo parque de flores holandês, Keukenhof.

Expoflora 2018
Painel de Moinho para você se sentir na Holanda

F) Os famosos orelhões de Holambra!

Há também divertidos orelhões em formato de tulipas e de tamancos, além de tamancos gigantes com os quais os visitantes adoram interagir.

Expoflora 2018
Orelhão no formato de tulipa

Eventos

Vale se programar para acompanhar pelo menos um dos eventos especiais que rolam durante a Expoflora. Aí vão alguns dos mais legais:

Parada das flores

Todos os dias, às 16h, um desfile de carros decorados com flores toma conta do espaço – é a chamada Parada das Flores. Os visitantes caminham pelas alamedas do parque acompanhando o cortejo.

Expoflora
Parada das Flores | Foto: Divulgação

Esse ano, em comemoração aos 70 anos da imigração, os carros trazem também manequins de holandeses com trajes típicos e símbolos dos Países Baixos, como os aclamados moinhos, bicicletas ornamentadas com flores diversas e muita folhagem, produzindo lindos arranjos.

Chuva de pétalas

Esse é o evento mais esperado e o que mais emociona os visitantes.

Pontualmente às 16:30h aproximadamente 150 quilos de pétalas coloridas – o equivalente a 800 dúzias ou 18 mil botões de rosas despetalados um a um – vão pelos ares na direção dos visitantes, como se fosse um “canhão”.

Chuva de Pétalas Holambra
Tulipo mandando ver na Chuva de Pétalas Holambra | Foto: Divulgação
Chuva de Pétalas Holambra
Chuva de Pétalas Holambra vista por outro ângulo| Foto: Divulgação

E como se essa “explosão” não fosse suficiente para causar furor, reza a lenda que quem paga uma pétala no ar, antes que ela toque o chão, tem seu desejo realizado – deu pra imaginar o nível de interação da galera que vai assistir a chuva de pétalas?

Danças Típicas Holandesas

Logo que chegamos na cidade nos deparamos com algumas crianças vestindo trajes típicos e os famosos (e não muito confortáveis) tamancos de madeira. Mais tarde, uma musica típica começou a tocar e o barulho das palmas e a quantidade de pessoas reunidas num círculo chamou minha atenção – eram as crianças dançando super sincronizadas, batendo seus tamancos no chão com muita habilidade, tornando-se a atração principal do momento.

Expoflora
Preparados para mais uma dança típica ao som de aplausos entusiasmados dos espectadores

Eu, particularmente, achei o máximo e fiquei admirando a felicidade que elas transpareciam ao estar sendo encaradas e aclamadas pelos visitantes, que tiravam muitas fotos e acompanhavam as palmas da coreografia com empolgação. Foi bem especial!

Passeio turístico por Holambra + Expoflora

Quem quiser ter uma visão da cidade de Holambra e ouvir um pouco da sua história pode adquirir ingresso para o city tour por R$ 25,00. O passeio é feito de ônibus, dura cerca de 50 minutos e inclui a parada numa fazenda com um campo de flores e uma passada rápida na volta pelo Moinho de Vento, uma tradição holandesa e um dos principais pontos turísticos do município.

Expoflora
Campo de flores
Expoflora
Lavandas nos campos de flores

O moinho demorou cerca de 20 meses para ser construído e pode ser visitado diariamente, das 8 as 17h, pelo custo de R$ 10,00. O ônibus ao passar pelo moinho pergunta aos passageiros se alguém quer descer para tirar fotos e ver o moinho de perto. Nessa caso, quem descer deve retornar à Expoflora à pé, já que o ônibus não espera (a distância não é muito grande, são aproximadamente 300 metros, mas nós optamos por não parar).

PS: Os campos de flores, que na minha cabeça eram a grande atração do city tour não estavam muito floridos então acabei voltando um pouco frustrada do passeio. Para quem está com pouco tempo na cidade, recomendo que fique só na exposição, que é muito grande e bonita e deixe o city tour para uma próxima oportunidade, afinal há muito o que ver e fazer por lá e nós achamos que o valor não compensou.

Como chegar na Expoflora

A cidade de Holambra está localizada há 140km de São Paulo.

O jeito mais fácil de chegar em Holambra é de carro,  já que não há ônibus direto que saia de São Paulo e chegue em Holambra – as opções mais viáveis são com paradas em Campinas ou Mogi Mirim. Você pode, entretanto, verificar no site da Expoflora quem são os representantes turísticos que fazem o transfer até a cidade.

Para quem vai então de carro, o estacionamento custa R$ 38,00 e é pago na entrada (atenção: pagamento apenas dinheiro).

Quanto custa o ingresso

O ingresso custa R$ 48,00 e dá direito ao acesso a: Mostra de Paisagismo e Jardinagem, Exposição de Arranjos Florais, Parada da Flores, Chuva de Pétalas, Fazendinha e Museu.

O ingresso pode ser comprado diretamente na bilheteria ou no site Ingresso Rápido

  • Crianças até 5 anos acompanhadas de adultos pagantes, não pagam ingressos;
  • Na bilheteria pessoas nascidas entre 1993 até 2012, apresentando o RG pagam meia entrada
  • Não estão inclusos no valor do ingresso: Passeio turístico e parque de diversões.

Vá preparado

Vá com sapatos e roupas confortáveis e prepare-se para um clima quente (leve garrafa d’água e protetor solar).

E aí, curtiu a dica?

Alguém aí já foi pra Expoflora e quer contar pra nós o que achou?

Veja também:

 

O blog foi para a Expoflora à convite do pessoal do Ateliê da Notícia e nós adoramos o passeio. O post acima reflete a nossa real experiência na cidade das flores.


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Comentários (1)

[…] e vamos contar um pouco sobre a nossa experiência. Acompanhem como foi a experiência da galera do Ideias na Mala e Viagens Cine […]

Deixe o seu comentário