O que fazer em Holbox: 10 atrações imperdíveis para conhecer na ‘Maldivas do México’

Nem só de Cancún ou Tulum vive o Caribe mexicano. Pelo contrário! O litoral do México é cercado de cantinhos desconhecidos que vale visitar – e um deles é a Isla Holbox (lê-se: Holbóchi). Localizada na costa norte da Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, Holbox é considerada por muitos a “Maldivas do México”.

A ilha tem apenas 42 quilômetros de comprimento e não é permitido a entrada de carros. Por isso (e pelo menos por enquanto), Holbox preserva sua beleza natural e oferece uma experiência longe do turismo massificado. Suas ruas de terra, que são um charme à parte, levam os turistas – a pé ou de bicicleta – a praias de areia branca e azul intenso. Entre os atrativos mais conhecidos, estão avistar a bioluminescência e, claro, nadar com o famoso tubarão-baleia.

Neste post, vamos te contar tudo o que você precisa saber para conhecer Holbox, como colocar Isla Holbox no seu roteiro pelo México e, claro, dicas para você se dar bem na viagem.

Andar de bicicleta é um dos melhores passeios do que fazer em Holbox
Centrinho de Holbox

Para facilitar sua navegação neste post, preparamos um menu clicável para você ir direto ao ponto. É só clicar em cima do item que quer conferir:

O que fazer em Holbox

Holbox é um destino perfeito para quem ama natureza e praia, principalmente com um toque de lugar rústico e pouco conhecido. A ilha é perfeita para intercalar alguns passeios com dias tranquilos só curtindo o mar. Confira os principais atrativos de Holbox abaixo!

  1. Alugar uma bike e pedalar pela ilha
  2. Playa de Punta Cocos
  3. Playa Punta Mosquitos e banco de areia
  4. Ver o pôr do sol da Playa Holbox
  5. Fotografar murais e artes coloridas pela ilha
  6. Nadar com tubarão-baleia
  7. Passeio para ver a bioluminescência
  8. Snorkel em Cabo Catoche
  9. Tour para Isla de La Pasion, Isla Pajaros e cenote Yalahau
  10. Comer bem (e provar a Marquesita)

Alugar uma bike e pedalar pela ilha

Uma das melhores formas de conhecer Holbox é pedalando. Separe um dia (ou uma manhã) para alugar uma bicicleta e explorar a ilha sem muito destino. Nós alugamos uma bike por um dia todo (12 horas) por 150 pesos (cerca de R$42) e valeu muito a pena.

Pedalando pela ilha de Holbox
Centrinho de Holbox

Como estávamos hospedados na Playa de Punta Cocos, começamos pedalando até o final da praia onde tem um píer super fotogênico. Na sequência, pedalamos até o centro, a Playa Holbox, e depois até a Playa Punta Mosquito, onde tem um banco de areia também famoso.

Pedalar por Holbox é uma delícia e super seguro. Vale ficar de olho em ruazinhas que dão na praia, deixar a bike de lado e se surpreender com cantinhos especiais.

Playa de Punta Cocos

A Playa de Punta Cocos foi a que mais gostamos. Tivemos sorte (e foi sorte mesmo) de nos hospedarmos nela no Spirit Holbox. Apesar de distante do centro, achamos a praia bem mais tranquila e com o mar hiper calmo. É no final de Playa de Punta Cocos que tem um dos cartões postais de Holbox, um píer fotogênico!

Playa Punta Mosquitos e banco de areia

A Playa de Punta Mosquitos fica do outro lado da ilha, mas também é uma das atrações mais conhecidas de Holbox. Isso porque nela fica um banco de areia imenso. Na maré baixa, você consegue caminhar tranquilamente pelas águas do mar sem que ela ultrapasse o joelho.

Considere curtir umas horinhas por lá, observar o pessoal fazendo kite surf e caminhar pelo banco de areia!

Ver o pôr do sol da Playa Holbox

A Playa Holbox, como o nome dá a entender, fica bem no centrinho da ilha, portanto é bem mais movimentada. É lá onde fica a feirinha de artesanato, os principais restaurantes e agências para fechar passeios.

Centro de Holbox, no México
O centrinho de Holbox é super colorido e animado!

Na Playa Holbox tem um píer bastante grande onde a galera se reúne no final da tarde para admirar o pôr do sol – e realmente vale a pena! Ah, em Holbox o pôr do sol acontece por volta das 19h, então dá para curtir o dia inteirinho na ilha e ainda admirar o entardecer!

Pôr do sol no píer de Holbox
Pôr do sol no píer de Holbox

Fotografar murais e artes coloridas pela ilha

Holbox é repleta de cor! Seja por suas bandeirolas espalhadas pelos estabelecimentos ou por murais coloridos em torno da ilha. Para quem gosta de fotografar, então, Holbox é um prato cheio. As pinturas estão espalhadas por todos os cantinhos, então vale ir se surpreendendo aos poucos.

Algumas das artes mais conhecidas estão no centro, na Playa Holbox, e também na Playa de Punta Cocos, onde uma antiga construção deu lugar a uma pintura colorida com o nome da ilha.

Nadar com tubarão-baleia

Nem tubarão e nem baleia! O tubarão-baleia é e a maior espécie de peixe existente no mundo. O maior deles já encontrado tinha quase 19 metros de comprimento! O tubarão-baleia adora uma água quentinha e, por isso, destinos como México, Maldivas e Indonésia são os que eles mais frequentam.

E, no México, o melhor lugar para fazer snorkel com esses animais é Holbox! O período com mais chances de eles estarem passando por lá são os meses de julho e agosto. Eu fui em maio e, como previsto, ainda nem havia sinal deles. Então, se esse for um dos seus objetivos da viagem pelo Holbox, considere fazer seu roteiro nesses meses em especifico.

É possível marcar o passeio para nadar com tubarão-baleia diretamente na ilha, já que várias agências oferecem o tour – a partir de 200 dólares por pessoa!

Passeio para ver a bioluminescência

A bioluminescência é o segundo passeio mais famoso de Holbox, mas de antemão já te digo para não criar muitas expectativas – principalmente se você se impressionar com as fotos que rolam na internet!

A bioluminescência é um fenômeno natural causado pelas grandes concentrações de plâncton no Golfo do México. Esses micro-organismos, quando agitados, emitem luz e dão a sensação de que a água está “brilhando”.

Mas, é quase impossível de registrar as luzes dos plânctons através de câmeras. Por isso, vá com as expectativas bem baixas pois as fotos que circulam pela internet são ultra tratadas no Photoshop. E, para conseguir visualizar o fenômeno é preciso uma escuridão quase que total – por isso as agências levam para as praias mais afastadas – e nenhuma nuvem no céu.

Quando fomos, o céu estava nublado e, pode acreditar, as nuvens refletem a luz da cidade e “iluminam” o mar, enfraquecendo a visibilidade dos plânctons. Ou seja, não era uma noite boa para ver o fenômeno. Eu, ainda assim, achei um passeio interessante e acreditei na magia desses minúsculos seres. No Get Your Guide, é possível reservar este passeio com translado e caiaque incluso por 58 dólares.

Snorkel em Cabo Catoche

Não tivemos tempo suficiente, mas com mais um dia em Holbox teríamos feito o passeio para Cabo Catoche. O lugar fica a 43 quilômetros de distancia do centro da ilha e é onde o Mar do Caribe encontra com Golfo do México, por isso dizem que a vida marinha ali é incrível!

No tour, de 6 horas, é possível avistar golfinhos, tartarugas e muitos peixes. Além de fazer snorkel, o passeio inclui também uma espécie de aula de pesca onde você pesca o peixe que será feito no almoço depois.  

Tour para Isla de La Pasion, Isla Pajaros e cenote Yalahau

Outro passeio que também não coube no nosso roteiro é um passeio clássico de barco que passa por três pontos famosos: a Isla Pájaros, Isla Pasión e o cenote Yalahau. Em determinada época do ano, é na Isla Pájaros que é possível ver aqueles flamingos rosas super charmosos!

Comer bem (e provar a Marquesita)

Holbox tem muitos restaurantes gostosos e charmosos. Alguns dos pontos altos da ilha são a pizza de lagosta (bem famosa, mas confesso que não provei), os tacos (um clássico no México) e a Marquesita.

Carrinho vendendo Marquesita no centro de Holbox
Não deixe de provar a Marquesita, sobremesa típica de Holbox

A Marquesita é um doce típico do México e, no centrinho de Holbox, há várias barraquinhas que servem o doce – uma espécie de bijou recheado com o que você quiser. A autêntica de Holbox é de Nutella com queijo ralado: tive que provar e, como já esperava, não gostei. No segundo dia pedi a combinação de nutella com morango que não tem erro, né?!

Além da Marquesita, para comer em Holbox, indico o restaurante Temoc Tacos & Mezcal que, como o nome sugere, é de tacos e eles são bem gostosos; o Luuma, um dos restaurantes mais conhecidos de Holbox, com boas opções de drinks e tapas bem gostosas; e, para um lugar com melhor custo benefício e mais local, o restaurante Barracuda, onde comi ceviche e guacamole super gostosos!

Como chegar em Holbox

Para chegar até Ilha Holbox é preciso pegar um ferry que sai de Chiquillá, uma cidade que fica a cerca de duas horas de Cancún. O trajeto é bem tranquilo e a estrada está em boas condições. Recomendo fazer uma para estratégica em Kantunilkín: a cidade é uma graça! Aproveite para tirar algumas fotos da praça principal e comprar alguns salgadinhos e água, se quiser.

Dirija mais um pouco até chegar em Chiquillá, onde você vai encontrar diversos estacionamentos para deixar o seu carro. Afinal, não entram carro em Holbox! Em Chiquillá há diversos e o preço é tabelado: 100 pesos por dia. Deixamos no “2 hermanos” e foi tudo bem tranquilo.

Estacionamento para deixar o carro antes de ir para Holbox
Estacionamento 2 Hermanos, em Chiquillá

Para o translado até a ilha, há duas opções de ferrys: a “Holbox Express”, que opera em horários meia hora, e a “9 Hermanos”, que opera em horários cheios – e se comprar com uma, tem que voltar com a mesma (atenção para o horário da volta!). Nós fomos com a “Holbox Express” no horário das 12h30 e voltamos no das 7h30 (não é preciso agendar, é só chegar no porto um pouco antes do horário desejado). Pagamos 220 pesos (cerca de R$62)!

Vale a pena alugar carro no México?

Super! A locação de carro no México tem um ótimo custo benefício. Além disso, as estradas são boas e dirigir não é tarefa difícil. Nós passamos 10 dias com carro no México e foi ótimo para chegar nos pontos turísticos sem muita gente e ir explorar cantinhos menos conhecidos, tipo Holbox.

A dica é usar a RentCars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem, e já fazer a reserva. O bom é que você paga em reais, sem IOF pode parcelar em até 10 vezes sem juros.

Faça sua cotação e alugue seu carro!

Quantos dias ficar em Holbox

Holbox é uma ilha relativamente pequena, então não é preciso muitos dias para conhecer todos os atrativos. Mas vale também considerar alguns dias livres para poder relaxar nas praias e sentir o clima tranquilo da região.

O mínimo são 2 dias (tempo que eu fiquei), que já dá para ter uma noção de como funciona a ilha e conhecer as principais praias. Mas, se a ideia for fazer todos os passeios (que levam metade ou um dia inteiro), o ideal são 4 ou 5 dias.

Como se locomover em Holbox

Como falamos, não é permitido entrar com carro em Holbox. Então, existem basicamente três formas de se locomover por Holbox: a pé, bicicleta ou táxi.

Os táxis são uma espécie de carrinho de golf (e bem caros)! Eles são mais indicados para chegar e sair da ilha – afinal transportar as malas pode ser um desafio. Ao chegar em Holbox, nós pegamos um táxi até o nosso hotel, que ficava bem longe do centro.

O taxi é uma das formas se locomover em Holbox
Carrinho de golf que funciona como táxi em Holbox

Depois, nos locomovemos a pé (achamos a ilha bem segura, mesmo à noite quando a iluminação nas ruas menores é praticamente inexistente). E, no nosso dia livre, alugamos uma bicicleta: 12 horas por 150 pesos (R$ 42).

Quando ir a Holbox

Assim como Cancún e outros destinos litorâneos em Quintana Roo, estado do México, a Ilha de Holbox apresenta um clima quente e úmido praticamente durante todo o ano. Mas, vale evitar o período de chuvas!

O período chuvoso tem início em maio e se estende até novembro, mas os meses de chuva mais intensa são agosto e setembro – então, melhor evitar este período.

Outro fator importante de se levar em conta na hora de planejar a sua viagem para Holbox é: você quer nadar com tubarão-baleia? Se sim, a época que eles passam pela ilha é de maio a setembro, com condições ideais em julho e agosto.

E sim: Holbox também tem sofrido com o sargaço, as algas que invadem toda a Riviera Maya, geralmente entre junho a outubro. O período é realmente um quebra-cabeça e, infelizmente, não dá para ter condições perfeitas em todo o ano. Eu fui em maio e peguei dias 100% ensolarados, com pouco sargaço, mas não consegui nadar com tubarão-baleia!

Como incluir Holbox no seu Roteiro pelo México

Eu sugiro começar a viagem ou terminar por Holbox – já que a melhor forma é dirigir de Cancún até Chiquillá (e considerando que os principais voos chegam e saem de Cancún). O destino também é legal para descansar, então começa a viagem no modo mais relax, ou finalizar, são boas opções.

Eu fiquei 10 dias no México e dividi meu roteiro entre: 2 dias em Holbox, 5 dias em Tulum e 2 dias em Cancún. Você pode conferir o roteiro completo dessa viagem com todos os detalhes dia a dia neste outro post.

Onde ficar em Holbox

Decidir onde ficar em Holbox faz bastante diferença na sua estadia pela ilha. Tem pouco tempo e quer economizar com a locomoção? A melhor opção é ficar no centro. Curte praias mais tranquilas e caminhadas (ou pedaladas)? Avalie opções mais distantes – como em Punta Cocos, por exemplo.

Eu fiquei no Spirit Holbox, um pequeno hotel boutique que nos conquistou com sua piscina no terraço. O quarto era bem confortável e espaçoso, com uma área de chuveiro gigantesca. O café da manhã era incluso e servido no rooftop (o que faz toda a diferença).

O hotel tem duas piscinas, uma no térreo em meio a algumas árvores, e a principal que ficava no terceiro andar e tinha uma vista deslumbrante para a Playa Punta Cocos – que consideramos a mais bonita da ilha.

Confira os preços e reserve o Spirit Holbox

Veja outras opções de hospedagem em Holbox:

Hospedagens caprichadas em Holbox

Nomade Holbox

Hospedagem caprichada em Holbox: Nomade Holbox
Nomade Holbox (Foto: Reprodução/Booking)

O Nomade fica a apenas 200 metros da Playa Holbox, ou seja, tem uma localização privilegiada bem no centrinho da ilha. Suas avaliações são extremamente positivas e a vista privilegiada do hotel para o mar é um dos destaques! Confira os preços e reserve o Nomade Holbox aqui.

Palapas del Sol

Hospedagem caprichada em Holbox: Palapas del Sol
Palapas del Sol (Foto: Reprodução/Booking)

Também com ótima localização, o Palapas del Sol conta com apenas 6 chalés à beira-mar. Um dos destaques da propriedade é um mirante em que os hospedes tê acesso para uma vista incrível! Confira os preços e reserve o Palapas del Sol aqui.

Mystique Holbox by Royalton

O Mystique Holbox by Royalton é um dos hoteis mais bem avaliados de Holbox
Mystique Holbox by Royalton (Foto: Reprodução/Booking)

O Mystique é um dos hotéis mais conhecidos de Holbox e, apesar de ser um pouco mais afastado do centro, oferece uma estadia caprichada. Não à toa é um dos poucos hotéis 5 estrelas da ilha. Confira os preços e reserve o Mystique Holbox by Royalton aqui.

Hospedagens com bom custo-benefício em Holbox

Casa Iguana Holbox

Hospedagem com bom custo benefício em Holbox: Casa Iguana Holbox
Casa Iguana Holbox (Foto: Reprodução/Booking)

A Casa Iguana Holbox é super bem avaliada nos sites de hospedagem e fica apenas 10 minutos de caminhada do centro. Ou seja, perto do agito, mas não ‘dentro’ dele. Os quartos são bem espaçosos e decorados com um toque rústico. Confira os preços e reserve a Casa Iguana aqui.

Holbox Dream Beachfront Hotel

O Holbox Dream Beachfront Hotel tem um ótimo custo benefício na Ilha
Holbox Dream Beachfront Hotel (Foto: Reprodução/Booking)

Mais uma opção de hospedagem em frente a praia. Os quartos do Holbox Dream Beachfront têm tamanho razoável, mas a opção ganha pontos com sua excelente vista para o mar e pôr do sol. Confira os preços e reserve o Holbox Dream Beachfront aqui.

Villas Margaritas Holbox

Onde ficar em Holbox: Villas Margaritas Holbox
Villas Margaritas Holbox (Foto: Reprodução/Booking)

Uma opção confortável e charmosa para ficar em Holbox e economizar um pouco. A Villas Margaritas Holbox fica próxima a uma praia e oferece opções de hospedagem no estilo apartamento com cozinha equipada. Confira os preços e reserve o Villas Margaritas Holbox aqui.

Hospedagens econômicas em Holbox

Barco Verde Hostel

Holbox também tem hospedagens econômicas, como o Barco Verde Hostel
Barco Verde Hostel (Foto: Reprodução/Booking)

E, se você é do time que não dispensa uma hospedagem econômica nas viagens. Em Holbox também tem hostel! O Barco Verde Hostel fica coladinho no centro e é ultra bem recomendado! Confira os preços e reserva o Barco Verde Hostel aqui.

Não esqueça: seguro viagem

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar no México, ele é muito recomendado! Isso porque uma boa apólice de seguro cobre, além de emergências hospitalares, extravios de bagagem e cancelamentos de voo. Então, o Seguro Viagem é indicado sempre!

Por aqui, sempre indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando as melhores apólices disponíveis no mercado. Use o código IDEIASNAMALA15 e ganhe 15% de desconto!

Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto

E aí, gostou das nossas dicas do que fazer em Holbox? Já tinha ouvido falar na ilha? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários!

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar no México
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP MÉXICO: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Avatar
Malu Pinheiro
Apaixonada pelo diálogo e por viagens, levo um pouquinho do lado jornalístico a cada destino que chego. Natureza e praias estão presentes em quase todos meus roteiros - não vivo sem!

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *