Istambul: Provando um autêntico café da manhã turco

Tá indo para a Turquia? Então você não pode deixar de provar um autêntico café da manhã Turco. Nesse post dividir com vocês duas dicas de cafés bacanas para provar um café da manhã turco em Istambul, além de mostrar em detalhes o que provei e gostei. Vem comigo?

Já contei um pouquinho o como a gastronomia turca influenciou meu roteiro em Istambul neste post. E agora tô de volta para falar de um dos meus assuntos preferidos “comer bem” e uma das refeições que mais marcaram minha estada na Turquia: O café da manhã.

Café da manhã na Turquia é coisa séria, os turcos começam o dia com uma seleção de azeitonas caprichada, frios variados, queijos turcos deliciosos, avelãs, frutas secas, mel e rodelas de pepino e tomate (sem torcer o nariz… rs… ). A refeição é tão importante que mesmo os hotéis mais simples costumam ter um bom café da manhã.

Café da Manhã Turco

Variedade de frios do café da manhã turco

Mas estou aqui pra te convencer a deixar de tomar o café da manhã do hotel pelo menos em uma das manhãs, e experimentar as delícias de um café da manhã turco de verdade, em um autêntico café da manhã local. Topa? [ Pros mais gulosos, a dica é tomar o café da manhã do hotel cedinho e curtir um “brunch” mais tarde.

Veja também: Roteiro de 3 dias em Istambul

Onde provar o café da manhã turco em Istambul?

O bairro de Karakoy tem uma série cafés e restaurantes bacanas, dois deles eu recomendo de olhos fechados.

Namli Gurme (Rıhtım Cad. Katotopark Altı 1/1): Um dos cafés mais tradicionais da cidade, a casa vive cheia e a espera é demorada. Era lá que meu amigo Turco queria me levar tomar café, mas a espera era tão cruel que acabamos desistindo. De qualquer forma, meu amigo falou maravilhas do lugar e pelo que pude ver dos pratos, o lugar é realmente ótimo.

Café da Manhã Turco

Vitrine Namli – Um dos cafés mais tradicionais de Istambul

Çerkezköy Delicatessen (Rıhtım Cad. Katotoparkı Altı No:29): Café da manhã turco testado e aprovado por mim. O atendimento podia ser um pouquinho melhor, mas a comida estava tão gostosa que vale a recomendação (e um post só para falar disso).

Café da Manhã Turc

Çerkezköy Delicatessen: onde provei meu café da manhã

Como é o café da manhã turco do Çerkezköy Delicatessen

Chegamos tarde para o café da manhã, já era 11:30 da manhã e o Namli estava lotadíssimo, o jeito foi tomar café da manhã no Çerkezköy que o meu amigo turco ainda não conhecia mas tinha ouvido falar muito bem. Esperamos 10 minutos até conseguir mesa e pedimos (quer dizer, meu amigo turco que pediu, eu não optei muito) um dos menus de café da manhã típicos: 5 cortes diferentes de queijo, fatias de corte de carne local, saladinha de tomate e pepinos servidos com o cházinho tradicional turco e fatias de pão.

Café da Manhã Turco

O prato estava gostoso e eu adorei provar os queijos típicos. Mas quer saber o que eu gostei mesmo? Dos pratos que meu amigos pediu a parte: começando por essa mistura nada convencional de manteiga e mel.

Café da Manhã Turco

Café da Manhã Turco : Manteiga e mel

Não sou muito fã de mel, mas confesso que desde o primeiro dia de viagem fiquei encantada com a qualidade e o gosto hiper marcante do meu turco. Em muitos lugares o mel é servido em favas, e tem um aroma sensacional. E o que falar dessa mistura de mel com manteiga? Uma das coisas mais gostosas que eu já provei de café da manhã, o adocicado do mel misturado com o salgadinho da manteiga fizeram minhas papilas gustativas saltar de alegria. Teria comido o pote inteirinho (sozinha!) se não fossem os ovos deliciosos e incrementados pedidos pelo meu amigo.

Café da Manhã Turco

Ovos com linguiça

Pedimos dois tipos de ovos diferentes, o primeiro era um par de ovos fritos gema mole (hummmm!) servidos na frigideira. Sob os ovos havia uma camada grossa e deliciosa de queijo turco derretido e fatias finas de linguiça turca. Uma iguaria.

Café da Manhã Turco

Ovos mexidos turcos

O segundo, meu preferido era um ovo mexido com queijos, salame turco e tomate bem temperadinho. Pra quem gosta da mistura tomate & ovo, uma perdição.

[Eu geralmente coloco os preços da refeição no final do post, mas nesse caso a refeição foi oferecida pelo meu amigo turco e fiquei super sem graça em pedir para ver os preços. Infelizmente não encontrei nem menu e nem preços em uma lingua que eu consiga entender, então vou ficar devendo essa. De qualquer forma, pelo jeitão do lugar e pelo público (jovens turcos) não imagino que seja uma experiência cara.

E aí, curtiu a dica?

Quem aí já tomou um café da manhã turco e quer compartilhar a experiência com a gente?

Veja também:

 

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Adriana disse:

Amei seu post, me ajudou bastante pois, quero conhecer a Turquia, especialmente Stambul e Capadocia. Estou pesquisando sobre a cultura, gastronomia e enfim… obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Feliz em ajudar na sua viagem! Abraços

Avatar Werica caldeira disse:

Quem me dera poder fazer o mesmo. Viajar e viajar.
Más viajo através da televisão, assistindo as séries turcas (traduzida em espanhol)😂
Agradeço pelo post.Que Deus te proteja em todas as viagens. 😘❤️

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Werica!
Obrigada 🙂
Abraços