Um passeio pelo metrô de Estocolmo
Conheça algumas das estações mais lindas e coloridas do metrô de Estocolmo, um passeio por estações de metrô que são verdadeiras obras de arte. Vamos nessa?
Nada como uma rede de transportes eficiente e um sistema de metrô que além de lindos e limpo, realmente te conecta a todos os cantinho da cidade, certo? Quem visita Estocolmo além de encontrar tudo isso, se depara com estações de metrô que são verdadeiras galerias de arte.
Considerada a galeria de arte mais longa do mundo, o metrô de Estocolmo tem estações que misturam instalações artísticas, pinturas, mosaicos e esculturas. O processo de embelezamento do metrô começou em 1950, contou a participação de 150 artistas e se extende por 90 das 100 estações de metrô da cidade.
E pra te ajudar a desvabrar algumas das estações de metrô mais legais de Estocolmo preparamos um post completinho contando todos os detalhes da nossa experiência na cidade e compartilhando as nossas estações preferidas. Prontos para explorar o metrô de Estocolmo?
Highlights do passeio: As estações mais incríveis de metrô de Estocolmo (na nossa opinião ;))
- T-Centralen
- Stadion
- Kungsträdgården
- Thorildsplan
- Tekniska Högskolan.
- Tunnelbana (T-bana)
Planeje seu passeio pelo metrô de Estocolmo
Para aproveitar seu passeio ao máximo a nossa dica é ler este post (e que quiser ir mais afundo, pode procurar mais fotos do google) e escolher suas estações preferidas. Como são muitas estações, há grandes chances de você não conseguir visitar todas elas, e por isso é bem importante priorizar.
Para organizar meu passeio organizei as estações que queria conhecer considerando o meu ponto de saída, e onde eu queria ir depois do passeio. Aproveitei o dia mais frio da viagem, um friozinho básico de menos 18 (viajei no inverno e escrevi muitas dicas do que fazer no inverno de Estocolmo para quem pretende fazer algo parecido) e dediquei algumas horas para explorar as linhas de metrô de Estocolmo! Valeu super a pena.
Que estações visitar
As linhas de metrô em Estocolmo são separadas por cores, e aqui vai uma lista das estações que costumam chamar mais a atenção dos visitantes, separada por linhas:
Linha Azul: Kungsträdgården, T-centralen, Rådhuset, Fridhemsplan, Västra Skogen, Solna Centrum e Tensta
Linha Vermelha: Mörby Centrum, Universitetet, Tekniska Högskolan e Stadion,
Linha Verde: Hötorget , Thorildsplan e Bagarmossen
Quanto custa o passeio pelas estações de metrô de Estocolmo
O passe de 24 horas de metrô SEK 125, é vendido em todas as estações da cidade, e te permite entrar e sair do metrô quantas vezes quiser.
Entendendo o metrô de Estocolmo
Dentro da cidade, a comunicação do metrô é toda em Sueco, mas não se preocupe porque o sistema de transporte público lá é bem simples de entender. Todos os trens têm um letreiro eletrônico interno que sinaliza a próxima estação em que aquele trem vai parar, então se você souber direitinho para onde está indo você conseguirá chegar ao seu destino mesmo sem entender o que é anunciado no microfone do metrô.
Para saber que trem pegar é só conferir a linha que você quer (azul, vermelha,verde) e a última estação daquela linha em relação ao sentido que você quer ir. O nome da última estação estará indicado no trem. O legal é que a frequência de trens é bem alta, então se você tiver na dúvida, pode esperar o próximo trem chegar sem precisar entrar “na louca”.
A nossa experiência passeando no metrô de Estocolmo
No dia em que o frio mais frio da minha vida deu o ar da graça, decidimos fazer o passeio pelas estações de metrô de Estocolmo. Começamos o passeio em Kungsträdgården, e de lá seguimos brincando de entrar e sair no trem parando e fotografando as estações mais bacanas. Aí vão alguns dos destaques do passeio:
Estação Kungsträdgården
Kungsträdgården foi a minha estação preferida, e o legal é que ela está “carregada”, com arte por todos os lados mesmo. O artista Ulrik Samuelson inspirou-se na paisagem que costumava ficar acima da região da estação, um palácio chamado Makalo,e seu jardim inspirado nos jardins Franceses. Alguns dos elementos encontrados pela estação foram inclusive recuperados nas escavações em preparação para a construção da estação.
Coincidentemente foi na Kungsträdgården que começamos o nosso passeio, pois havíamos almoçado ali pertinho.
Estação Stadion
A Stadion foi sem dúvida a mais divertida das estações do passeio, com cores vibrantes que te fazem sorrir assim que você desce do trem. A arte dessa estação, criada por Enno Hallek e Åke Pallarp, tem como inspiração às Olimpíadas de 1912 sediadas na cidade, no Estádio Olímpico de Estocolmo, localizado não muito longe dali.
T-Centralen (A estação Central de Estocolmo)
A estação central de Estocolmo, a T Centralen, foi onde o sistema de metrô de Estocolmo começou a ser construído, e também onde a idéia de adicionar arte as estações começou a ser colocada em prática na década de 50. Os artistas responsáveis pelas obras espalhadas pela estação são Per Olof Ultvedt, Signe Persson-Melin and Anders Österlin. As videiras estampadas nestas fotos foram adicionadas a T-Centralen em 1975 com a idéia de passar tranquilidade aos passageiros que passam por ali diariamente.
A T-Centralen é uma estação grande e que conecta todas as linhas de metrô de Estocolmo. Levei alguns minutos para me situar e perceber que as videiras que eu queria encontrar estavam na plataforma azul e não na linha verde em que eu havia chegado. Assim que achei a plataforma correta as videiras foram tomando forma, e olha só que belezura!
Estação T-Centralen
Estação Tekniska Högskolan
Tekniska Högskolan em Sueco siginifca Instituto de Tecnologia, e é no topo desta estação que está o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo. O artista Lennart Mörk se inspirou nos quatro elementos – água, ar, fogo e terra – para celebrar avanços e descobertas tecnológicas e criar um clima que tem a cara o jeitão do instituto de tecnologia. Legal, né?!
Estação Solna Centrum
O verde das florestas e o vermelho do pôr do sol está estampado em cores fortes e gritantes nas paredes da estação Solna Centrum. O curioso é que os artistas Karl-Olov Björk e Anders Åberg passaram anos improvisando e adicionando detalhes extra nas paredes desta estação.
O mundo do videogame na Estação Thorildsplan
Cogumelos, corações e árvores pinceladas nos transportam aos jogos de videogame do passado e tem um poder instantâneo de nos fazer sorrir. O artista Lars Arrhenius se inspirou nos arredores da estação, que segundo ele tem um jeitão e videogame, para dar uma pixelada geral no visual e trazer muita cor para as paredes do metrô da estação Thorildsplan.
E aí, curtiu nosso tour pelas estações de metrô de Estocolmo?
Alguém aí já fez o passeio e tem mais estações para recomendar?
Viaje sem stress
✅ Reserve seu hotel em Estocolmo
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!