Pride Parade em San Francisco
Dica bacana para quem vai estar em San Francisco nos 27 e 28 de junho: nesse final de semana a cidade celebra a 45ª edição do Pride Celebration and Parade, uma das maiores e mais importantes paradas LGBT do mundo. Prepare-se para acompanhar uma das festas mais divertidas e animadas da cidade, com direito a muita música boa e comilanças pra nenhum glutão botar defeito!
a parada lgbt de san francisco
Quem conhece a cidade sabe que San Francisco tem o maior orgulho de ser a maior cidade mais gay dos Estados Unidos, pois é em junho que a cidade fica colorida de verdade, bandeirinhas de arco-íris extrapolam os limites do Castro e tomam a Market street e cercanias. O ápice da festa é no domingo dia 28 com um desfile gigante e mais de 20 palcos espalhados pela cidade. O palco principal, no Civic Center de San Francisco terá 20 artistas somente no domingo.
E o tema desse ano é “Equality without exception” (igualdade sem exceção) e a ideia é defender a liberdade de escolha e de expressão. E como sempre, San Franciscanos e turistas (de todos os sexos, classes, e faixas etárias) sairão as ruas com pouquíssima roupa em busca de muita diversão.
O que esperar da Pride Parade?
Prepare-se para encontrar San Francisco lotada, nem pense em sair de carro porque o trânsito é infernal. A região da market street ficará intransitável, e os parques estarão cheios de gente fazendo picnic e curtindo a vida adoidado. O melhor jeito de curtir a Pride, é desencanar das atrações turísticas (A região do pier do 1 ao pier 39 fica bem ok, e ainda dá para turistar sem grandes problemas) e entrar na bagunça. Vista seu figurino mais colorido (não esqueça o protetor solar) e caia na gandaia.
E se São Francisco já é esquisita por natureza, prepare-se para encontrar o mais número de pessoas estranhas por metro quadrado que você já viu na vida.
O que fazer?
Recomendo que você assista a parada e passe algumas horas do seu dias transitando entre os palcos com música ao vivo.
Pessoas peladas na rua
Embora o nudismo seja proibido em San Francisco, ele é permitido durante festas e festivais. Prepare-se para ver MUITA gente sem nenhuma roupa.
Para assistir o desfile
- Chegue cedo: O desfile começa às 10:30 da matina. Pra quem quiser assistir o desfile (o que eu recomendo) chegue pelo menos umas duas horas antes para encontrar um lugar razoável.
- Vá a pé: Prepare-se para encontrar o metrô e o bart insuportavelmente lotados.
- Use roupas confortáveis, e esqueça que o salto existe, você vai andar MUUUITO.
- Leve lanchinhos: Frutas, águas e barrinhas de cereal serão seus melhores amigos. Beber sem comer com o sol na cabeça, é pedir para passar mal.
- Protetor solar: Sei que já falei dele mas vou insistir, leve porque você vai precisar.
Veja mais detalhes sobre a festa no site oficial do SF Pride.
Detesta bagunça e quer ficar de fora da confusão?
O melhor jeito de não participar da bagunça é sair da cidade. Taí um belo dia para você fazer um bate-e-volta para Napa, Sonoma ou Point Reyes.