O que fazer em Tulum: 8 passeios imperdíveis da região
Tulum tem se destacado entre os destinos turísticos do México e muito desse sucesso se dá pelo toque rústico que algumas vielas da cidade ainda guardam. Localizada a cerca de 130 quilômetros de Cancún, Tulum tem praias belíssimas e também muita história para contar. É lá que fica uma das zonas arqueológicas mais especiais do mundo – afinal, está à beira-mar.
Além disso, Tulum é uma ótima base para conhecer Chichen Itzá e alguns dos cenotes mais bonitos da península de Yucatán Aqui, você vai encontrar um guia completo para você planejar sua viagem para Tulum e adicionar o destino em seu roteiro pelo México. Vamos nessa?
- O que fazer em Tulum
- Como chegar em Tulum
- Quantos dias ficar em Tulum
- Quando ir a Tulum
- Onde ficar em Tulum
- Seguro viagem
O que fazer em Tulum: 8 passeios imperdíveis da região
- Zona Arqueológica de Tulum
- Curtir a praia e algum beach club
- Passear na Zona Hoteleira de Tulum
- Conhecer Chichen Itzá (e Valadolid)
- Visitar alguns cenotes
- Bate e volta até Cobá
- Fazer um passeio até Sian Kaan
- Passar um dia em um parque aquático (Xel-Há e X-Plor)
Zona Arqueológica de Tulum
Um dos principais atrativos de Tulum é sua a zona arqueológica, que é uma das mais emblemáticas do estado de Quintana Roo, principalmente por ser à beira-mar.
O local fica bem no centro urbano de Tulum e, próximo da entrada, você encontrará duas opções de acessos – e as duas ficam cheias de guias e agências tentando vender ingressos não oficiais. Se estiver de carro, siga o caminho até chegar ao estacionamento oficial das Ruínas de Tulum.
Na bilheteria, existem vários tipos de ingressos – com guia, com transporte de carro, entre outros. Optamos por um ingresso sem guia, porém com um passeio de barco ao final, que incluía uma visão panorâmica das ruínas e um snorkel nos recifes de coral bem em frente.
O local é bastante turístico, porém possui uma boa sinalização, com placas explicativas em quase todos os pontos, o que facilita o passeio sem guia.
Após explorarmos as ruínas, caminhamos até a pequena praia de onde partem os barcos para o tour panorâmico. Além de desfrutar de uma vista única do mar, a experiência mais incrível foi o snorkel nos recifes de coral, onde avistamos diversas arraias de tamanhos impressionantes.
Curtir a praia e algum beach club
Verdade seja dita: Tulum tem a fama de destino rústico, mas é super elitizada. Isso porque o acesso às praias não é público. Só é possível curtir o mar se você estiver hospedado em um hotel à beira-mar da zona hoteleira ou pegar um day use em algum beach club da praia. Então, considere uma dessas opções no seu roteiro para poder curtir a praia de Tulum.
Em parte da minha hospedagem, eu fiquei no La Valise Tulum, um hotel beira-mar na melhor parte da zona hoteleira. Aproveitei muito da infraestrutura deles para curtir a praia, então acabei não conhecendo os beach clubs (mas opções não faltam).
Confira os preços e reserve o La Valise Tulum
Passear na Zona Hoteleira de Tulum
A Zona Hoteleira de Tulum é uma avenida principal onde estão os hotéis à beira-mar. É esse pequeno trecho que carrega o título de ‘destino rústico’, mas que não é nada simples. O gostoso daqui é pegar uma bicicleta e pedalar pela rua e curtir a vibe de Tulum.
Algumas das atrações mais conhecidas dessa avenida é a Galeria Sfer Ik e a Escultura Ven a la Luz, mas ambas custavam 10 dólares a entrada e eu resolvi passar.
Por aqui também estão algumas plaquinhas e murais de arte que são paradas obrigatórias para quem gosta de fotografar cantinhos charmosos (e postar no Instagram depois, claro).
Conhecer Chichen Itzá (e Valadolid)
Chichen Itzá é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno e o ponto alto da viagem. As ruínas ficam próximas da cidade de Valadolid, a cerca de 2h de Tulum. E atenção: Tulum e Valadolid tem fuso horário diferentes!
Saí de Tulum pouco antes das 6h para chegar lá às 8h, quando abriria o local. Porém, ao chegar lá, descobri a questão do fuso e cheguei uma hora antes de Chichen Itzá abrir. No fim, fomos o terceiro carro de uma fila que aguardava o horário correto. E quer saber? Essa pequena confusão foi ótima! Pegamos Chichen Itzá super vazia e conseguimos fotos incríveis!
Compramos o ingresso ali mesmo e contratamos também um guia que falava português por 900 pesos (há diversos guias oficiais disponíveis na entrada do parque, permitindo que você os contrate na hora). O passeio foi ótimo e ter um guia privado faz toda a diferença na experiência. Passamos quase três explorando Chichen Itzá e outros locais para além da pirâmide principal!
Aproveite a viagem até Chichen Itzá para conhecer um pouquinho de Valadolid – nós almoçamos em um restaurante da praça principal e foi bem gostoso (anota aí a dica: Meson Del Marques) – e visitar os cenotes do próximo item, que ficam no trajeto.
E ah, caso você não esteja de carro, algumas agências oferecem exatamente este tour: Chichen Itzá, alguns cenotes e Valadolid. Este, por exemplo, é um dos mais vendidos e custa a partir de 50 dólares.
Visitar alguns cenotes
Alguns dos cenotes mais bonitos do México ficam próximo de Tulum, então coloque pelo menos três deles em seu roteiro.
Cenote Ik-Kil
O Cenote Ik-Kil fica a apenas 3 quilômetros de Chichen Itzá. Para entrar no cenote é preciso estar usando colete e tomar uma ducha de água fria. O lugar é bem bonito e rende ótimas fotos. A entrada dele custou 150 pesos.
Cenote Suytún
A 45 minutos do Ik-Kil está o Cenote Suytún, a 45 minutos dali. Ele também é um cenote bem famoso da região – principalmente pelas fotos que são tiradas. A entrada é um pouco mais cara, 200 pesos, e o ápice dele é às 12h, quando o feixe de luz que entra pela cavidade do topo do cenote cai centralizado na passarela.
Casa Tortuga
Bem pertinho de Tulum, a Casa Tortuga conta com 4 cenotes, sendo 2 abertos e 2 semi-abertos. A visita é guiada e feita em grupos de 20 pessoas. Depois de um tour de 1h30, ocê fica livre para voltar nos cenotes abertos e curtir o que desejar! Os ingressos custam a partir de 650 pesos por pessoa.
Bate e volta até Cobá
A Zona Arqueológica de Tulum nos deixou mais instigados por ruínas e por isso fizemos um bate e volta até Coba – e super indico que você faça o mesmo! O trajeto de Tulum até Cobá leva menos de 40 minutos e, por lá, as são bem menos conhecidas e menos preservadas, mas tão impressionantes quanto.
A zona arqueológica de Cobá é bem menos turística e quando eu fui estava super vazia. Fehcamos um guia por lá (seu nome mais era J. Cen e ele tinha uma agência, a Aventuras Cobá. Ele cobrou 1000 pesos para nós dois e o passeio fez toda a diferença. Ele ia explicando cada cantinho que passávamos.
Cobá possui a pirâmide mais alta do norte da Península de Yucatán, Nohoch Mul. São 42 metros de altura e, inclusive, até pouco tempo atrás era permitido subir nas ruínas. Encontrei tours que incluem as ruínas de Tulum, de Cobá e ainda um cenote por um preço bacana – vale a pena!
Fazer um passeio até Sian Kaan
Tulum ainda guarda muitos cantinhos desconhecidos, como a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an, a maior área natural protegida no Caribe. Se você é do tipo que adora natureza e contemplar lugares menos tur; isticos, considere um dia para ir até a reserva!
São florestas, mangues, ilhas e corais. Sian Ka’an tem em sua extensão 120 km de litoral, incluindo a barreira de corais mesoamericana, a segunda maior do mundo.
Fechamos o tour com a agência Pixan Ka’an, uma agência especializada na reserva, e neste outro post conto com detalhes como é o passeio por Sian Ka’an.
Passar um dia em um parque aquático (Xel-Há e X-Plor)
Toda a região de Cancún é bem conhecida também por seus parques aquáticos, que oferecem tanto opções de hospedagem como de day use. Perto de Tulum, a pouco mais de 20 minutos, está o Xel-Há, um dos parques mais famosos e que conta com uma estrutura incrível de diversão – tirolesa, toboáguas e até snorkel.
Do mesmo grupo, o Xcaret, o X-Plor é uma outra opção de parque aquático próximo a Tulum e esse com um pouco mais de aventura!
Como chegar em Tulum
Localizada no estado de Quintana Roo, Tulum é um ótimo meio termo de localização entre Cancún e Chichen Itzá, por exemplo. Mas, engana-se quem acha que a cidade é um pequeno povoado. Cerca de 38 mil pessoas moram em Tulum e, a zona litorânea se estende por aproximadamente 15 km, ao longo da famosa Riviera Maya.
Saindo de Cancún, Tulum fica a 130 quilômetros ao sul e a forma mais fácil de chegar até lá é de carro. A viagem de carro leva aproximadamente 1h30, dependendo do tráfego, em uma estrada com boas condições.
Alugar um carro no México é bem barato e o custo benefício é ótimo para você conseguir ajustar as atrações durante o seu roteiro – e também conseguir ter horários flexíveis e chegar nos pontos turísticos sem muita gente. E, se essa for a sua opção, é importante também já chegar em Cancún com o carro alugado!
Por aqui, nós indicamos utilizar o site da RentCars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem, e já fazer a reserva. O bom é que você paga em reais, sem IOF pode parcelar em até 10 vezes sem juros.
Faça sua cotação e alugue seu carro!
Quantos dias ficar em Tulum
Como explicamos logo no início do texto, Tulum é uma ótima base para explorar outras regiões do México, como Chichen Itzá, Cobá, Reserva de Sian Ka’an e alguns cenotes da região. Por isso, considere aumentar a sua hospedagem por lá.
Acho 5 dias um período bacana para ficar em Tulum, explorar a região e ainda curtir as praias. Se tiver 6 dias, melhor ainda! Com 4, terá que selecionar melhor os atrativos que deseja conhecer.
Nós ficamos 10 dias no México e conseguirmos aproveitar bastante. Não deixe de conferir nosso outro post sobre o destino, com detalhes completos do nosso roteiro de 10 dias no México, passando por Tulum, Holbox, Cozumel e Cancún.
Quando ir a Tulum
Tulum é um destino popular durante todo o ano, com clima quente que permite aproveitar as praias, cenotes e parques aquáticos. A alta temporada vai de dezembro a fevereiro, quando o clima é mais seco e os preços ainda mais salgados.
Vale evitar a temporada de furacões no Caribe, que compreende os meses entre junho e novembro e, o período de maior incidência do sargazo (que acomete boa parte de Tulum)! O sargazo é uma alga marinha marrom que cresce naturalmente no oceano. Nos últimos anos, o fenômeno tem ficado cada vez mais forte, lotando as costas do Caribe de algas. E, embora o sargazo seja uma parte natural do ecossistema marinho, ele tem tido um aumento significativo em alguma praias, e Tulum é uma delas. A temporada de sargazo pode variar, mas geralmente ocorre entre os meses de maio e outubro.
Eu fui em abril e peguei dias bem ensolarados, mar quentinho, mas areias com sargazo.
Onde ficar em Tulum
Como comentei mais acima, Tulum já não é mais um povoado, mas sim uma cidade bem grande – e que segue crescendo. Por isso, decidir onde se hospedar em Tulum faz toda a diferença. A zona hoteleira é onde ficam os hotéis à beira-mar e, consequentemente, tem um preço mais elevado. No centro urbano é possível encontrar pousadas com bons custo-benefício. E, afastando ainda mais do agito, já existem muitas construções subindo e opções de Airbnbs com valores bem em conta. Nesses lugares, a segurança já não é das melhores, portanto considere avaliar bem o mapa e os comentários da sua hospedagem antes de fechar!
Eu fiquei 5 dias em Tulum e dividi minha hospedagem entre um hotel à beira-mar e um com um bom custo-benefício. Achei assim uma boa estratégia para não pesar no bolso e aproveitar o melhor de Tulum. Confira algumas indicações abaixo!
- Hotéis caprichados: La Valise Tulum, La Zebra a Colibri Boutique Hotel e Hotel Ma’xanab Tulum
- Hotéis com bom custo benefício: Hotel Panacea Tulum, The Waves Tulum e Little Gem Hotel Tulum La Veletaleta
- Hotéis econômicos: Hostel Oryx Tulum e Mayan Monkey Tulum
Hotéis caprichados em Tulum
La Valise Tulum (testado e aprovado por nós!)
O La Valise Tulum fica em uma região tranquila da zona hoteleira da cidade. São poucos quartos, com total privacidade e acesso exclusivo até a praia. Em um outro post eu conto todos os detalhes da minha estadia por lá (que valeu muito a pena!). Faça sua cotação e reserve aqui!
La Zebra a Colibri Boutique Hotel
O La Zebra é um dos hotéis da categoria 5 estrelas mais conhecidos de Tulum. Os quartos são espaçosos e a vista para o mar é incrível. Algumas acomodações possuem piscina ou jacuzzi na varanda. Faça sua cotação e reserve aqui! Faça sua cotação e reserva aqui!
Próximo às áreas mais turísticas da zona hoteleira de Tulum, o Ma’xanab oferece bicicletas gratuitas aos hóspedes, café da manhã incluso e piscina com vista para o mar. Faça sua cotação e reserve aqui! Faça sua cotação e reserva aqui!
Hotéis com bom custo benefício em Tulum
Hotel Panacea Tulum (testado e aprovado por nós!)
Fiquei 3 noites no Panacea e o espaço do hotel é delicioso. A piscina é super gostosa e tranquila, em meio a muitas arvores e espaços para relaxar. O quarto é praticamente uma casa, com sala e cozinha completíssima e mais espaçosa do que o necessário. Super indico. Faça sua cotação e reserve aqui!
Quase fechei minha estadia no The Waves, então pesquisei e considerei muitos pontos positivos nele. O hotel é recém-lançado com muitos quartos de diferentes modalidades – dos mais simples aos mais caprichados (e com piscina na varanda). Ele fica em uma localização que ainda está crescendo de Tulum, com muitas construções em volta (não dá para fazer muito a pé). Faça sua cotação e reserve aqui!
Little Gem Hotel Tulum La Veleta
Esta acomodação tem um ótimo custo benefício, principalmente porque oferece empréstimo de bicicletas, estacionamento privativo, piscina ao ar livre e jardim no maior estilo Tulum. Os quartos são simples, mas suficientes e com uma varanda gostosa para relaxar pós os passeios! Faça sua cotação e reserve aqui!
Hotéis econômicos em Tulum
O Hostel Oryx Tulum é super bem avaliado e perfeito para os turistas viajantes que adoram economizar em hospedagem. O hostel tem piscina ao ar livre e fica pertinho da Estação Rodoviária de Tulum. Faça sua cotação e reserve aqui!
Um hostel pra lá de charmoso e bem avaliado! O espaço compartilhado é digno de um hotel caprichado, com piscina ao ar livre, bar e jardim. E, além dos quartos compartilhados, também há opções de dormitórios mistos e quádruplos. Faça sua cotação e reserve aqui.
Seguro viagem
O seguro viagem não é obrigatório para entrar no México, mas – assim como em qualquer viagem – ele é super indicado. Até porque uma boa apólice de seguro cobre, além de emergências hospitalares, extravios de bagagem e cancelamentos de voo. Então, o Seguro Viagem é indicado sempre!
Por aqui, sempre indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando as melhores apólices disponíveis no mercado. Use o código IDEIASNAMALA15 e ganhe 15% de desconto!
Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
Gostou das nossas dicas do que fazer em Tulum? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva nos comentários!
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar no México
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP MÉXICO: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Excelente matéria.Gostaria de ler a complementação sobre Cozumel.
Vc foram a Mérida?
Olá Maria, bom dia!
Segue o link do roteiro completo da Malu
Roteiro de 10 dias no México: conheça Tulum, Holbox, Cozumel e Cancún
Boa viagem!