Sian Ka’an: como é visitar a Reserva Nacional próxima de Tulum, no México
Descubra Sian Ka’an, a maior área natural protegida no Caribe, e um bate e volta espetacular a partir de Tulum. Neste post dividiremos com você todos os detalhes desse passeio lindo, que já adianto, você vai se surpreender.
Sian Ka’an: um bate e volta lindo a partir de Tulum
Tulum, no México, é um destino já bem conhecido pelos turistas. A cidade costeira, localizada no estado de Quintana Roo, na Península de Yucatán, é famosa por suas ruínas antigas, praias de areia branca e águas cristalinas.
Aliás, as ruínas de Tulum são um dos sítios arqueológicos mais bem preservados da civilização maia! Além disso, Tulum é uma ótima base para visitar alguns dos cenotes mais bonitos do México e também para conhecer Chichén Itzá, uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Mas, o que pouca gente sabe é que próximo a Tulum está próxima a uma das reservas naturais mais lindas do caribe. Vamos falar de Sian Ka’an?
O que é a Reserva da Biosfera Sian Ka’an?
A Reserva da Biosfera Sian Ka’an é a maior área natural protegida no Caribe e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987. Um ano antes, inclusive, foi declarada como parque nacional pelo México.
Localizada ao sul de Tulum, a pouco mais de 30 quilômetros, Sian Ka’an tem mais de 650 mil hectares e é conhecida por suas paisagens deslumbrantes.
Em maia, Sian Ka’an significa “a origem do céu” ou “presente do céu”. O nome faz todo o sentido, já que a reserva é composta por uma zona terrestre e uma zona marinha que compõem um refúgio perfeito para tartarugas, peixe-boi, crocodilos, golfinhos e muitos pássaros que habitam a região.
Além de florestas e manguezais, Sian Ka’an tem em sua extensão 120 km de litoral repletos de recifes de corais – incluindo a barreira de corais mesoamericana, a segunda maior do mundo.
Já te convenci de que vale a pena incluir o passeio no seu roteiro do México? Agora vou detalhar como é o tour pela Reserva da Biosfera Sian Ka’an saindo de Tulum.
Como é o passeio para Sian Ka’an?
Para visitar o local, nós pesquisamos bastante e optamos por fechar o passeio com a Pixan Ka’an, uma agência especializada na reserva. Aliás, a agência foi fundada pelo casal Yann e Melissa em 2017 após visitarem e se apaixonarem pelo local. Eles trabalham com guias certificados e com bastante conhecimento da fauna e flora da região.
Nós estávamos hospedados próximo ao centro comercial de Tulum e a van passou para nos pegar por volta das 7h. Eram 12 pessoas, mais o motorista e o nosso guia – que, por sorte, era angolano, então trocamos bastante informações em português mesmo.
A entrada da biosfera fica no final da avenida principal de Tulum e, passado o portal, são cerca de 1h30 em estrada de terra. O trajeto foi um pouco cansativo e, como saímos bem cedo, eles também deram um suquinho e biscoitos para comermos no caminho.
Primeira parada: Boca Paila
Depois de pouco mais de uma hora de estrada, tivemos a primeira parada do passeio: a ponte Boca Paila. Ponto utilizado pelos Maias para acessar o mar e ir até Cozumel. Ou seja, o ponto de encontro do mar com o rio.
Nesta parada é possível observar os crocodilos tomando sol, mas infelizmente não tivemos a sorte de vê-los. Eles estavam escondidos no meio da mata.
Safári marinho
De volta a van, percorremos mais um trecho em estrada de terra até que chegamos no ponto de embarque para começar o passeio pelas águas. Em um pequeno barco de alta velocidade, começamos agora, de fato, a aventura.
Logo no início, já pudemos observar a San Juan, conhecida como Ilha dos Pássaros, morada de três espécies: pelicanos, garças e fragatas. Do barco, pudemos admirar por alguns instantes as aves sobrevoando a pequena ilha – ainda em região de água salobra proveniente do encontro das lagoas com o mar.
Dali, seguimos para a observação de tartarugas, agora já no oceano. Nosso guia parou o barco em um local e naturalmente pudemos ver os animais que subiam até a superfície da água para respirar. Nada como curtir os bichinhos em seu habitat natural e livres, não é?
Snorkel em Sian Ka’an
Da observação das tartarugas, seguimos para o snorkel. Foram cerca de 20 minutos nadando próximos a segunda maior barreira de corais do mundo. Eram formações diferentes e com muitas cores vibrantes!
Saindo do snorkel, já pudemos ter outra agradável surpresa: golfinhos brincando pela região. Mais uma vez paramos o barco e ficamos admirando a natureza quase que intocável de Sian Ka’an.
Depois de tanta aventura e vida marinha, chegou a hora de relaxarmos em uma piscina natural com um dos azuis mais bonitos que já vi na vida. Nosso guia aproveitou o momento de silêncio absoluto para contar um pouco mais da história da região e da ideologia Maia.
Também foram distribuídas bebidas (água, refrigerante e cerveja) que estavam inclusas no passeio, enquanto curtíamos as águas tranquilas de Sian Ka’an.
Almoço em Punta Allen
Energias renovadas, voltamos para o barco agora rumo à Punta Allen, única vila na reserva da Biosfera de Sian Ka’an. Foi nessa vila de pescadores onde fizemos o nosso almoço (também incluso no tour) que incluía opções de frango, peixe, arroz, legumes e salada. Bebidas também estavam inclusas.
Pudemos almoçar com calma e curtir a praia de Punta Allen por mais de uma hora. Nada turística, a praia estava super tranquila e perfeita para relaxar após um dia cheio de atividades.
Por fim, voltamos para o barco para começar o nosso retorno para Tulum. Seguimos por mais uma hora no mar e depois todo o trecho de volta na estrada de terra.
Vale a pena visitar Sian Ka’an?
Se você for do time que gosta de passeios para contemplar a natureza e conhecer regiões menos turísticas, sim! O turismo em massa ainda não chegou em Sian Ka’an e, por isso, conhecer a região é viajar no tempo e ter um dia completo de conexão com a natureza.
O trajeto de deslocamento até Sian Ka’an é longo. Vale dizer que o passeio ocupa um dia todinho, então é preciso também encaixar em um roteiro pelo México com mais dias – e não para quem tem apenas um dia em Tulum.
Nós, que gostamos conhecer cantinhos ainda escondidos dos nossos destinos de viagem, adoramos a Reserva de Sian Ka’an e indicamos a Pixan Ka’an para o tour. Há quem vá sozinho até a Boca Paila, mas a experiência que a agência nos ofereceu – com todas as informações que o guia passava durante o roteiro e a infraestrutura – é diferenciada! Vale a pena!
Serviço:
- Tour para Sian Ka’an: 135 dólares por pessoa
- WhatsApp: +52 198 410 68 942
- E-mail: [email protected]
Não se esqueça: seguro viagem e chip para celular
O Seguro Viagem não é obrigatório para ingressar no México, mas uma boa apólice de seguro cobre além emergências hospitalares, extravios de bagagem ou cancelamentos de voo. Então, o Seguro Viagem é indicado para toda e qualquer viagem!
Por aqui, sempre indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando as melhores apólices disponíveis no mercado.
Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
E aí, curtiu o passeio para a Reserva da Biosfera Sian Ka’an? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui!
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Tulum
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP MÉXICO: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Que passeio simplesmente maravilhoso! Vou tentar me organizar para conhecer.