Turismo de Isolamento nos arredores de São Paulo

O turismo de isolamento vem ganhando mais adeptos. Com a pandemia que assolou o planeta no último ano, o mercado das viagens ficou incerto, afinal se isolar é a principal recomendação. Contudo, uma alternativa é fazer parte do período do isolamento em outro endereço.

Na prática, significa viajar para hotéis e propriedades em que seja possível manter o distanciamento social enquanto muda de cenário. Por isso, nesse post vamos listar mais de 10 lugares em São Paulo e arredores para quem quer mudar de ares. E tudo começa pelo trajeto: priorizar lugares que a gente possa ir de carro e não dependa de transporte público é uma forma de minimizar os riscos de contaminação.

Turismo de Isolamento e os cuidados na hora de viajar

Para curtir o final de semana ou então uma estada prolongada que combine trabalho e descanso, não dá para abrir mão de alguns cuidados. Um dos mais importantes é utilizar máscaras corretas para a prevenção contra o coronavírus. As mais indicadas são a PFF2, N95 e a cirúrgica. Evitem as de pano, especialmente em ambientes fechados.

Além disso, escolha lugares em que você possa passar a maior parte da hospedagem na sua própria acomodação ou ao ar livre e não nas áreas comuns do hotel, por exemplo. Outro ponto de atenção é procurar locais em que haja uma boa distância entre cada quarto. E se decidir sair, destinos de natureza são a melhor escolha para caminhadas e trilhas sem contato com outros viajantes.

Turismo de Isolamento Cunha

Viajar de carro é a melhor opção para o Turismo de Isolamento – Estrada na região de Cunha | Foto by Lucas Vieira – Unsplash

dicas de hotéis nos arredores de São Paulo

Reunimos algumas dicas de hotéis para quem quer se isolar fora de casa em várias cidades próximas de SP, como Atibaia, Cunha e Campos do Jordão. A lista está dividida por destinos e há alternativas para famílias com crianças, casais ou viajantes solo.

De forma geral, são propriedades que atualizaram seus protocolos de limpeza e oferecem acomodações confortáveis para que o viajante nem precise sair do quarto. Muitos ainda com amplas áreas ao ar livre e fácil acesso a trilhas, sem precisar ter contato próximo com outros adeptos do turismo de isolamento.

Campos do Jordão com distanciamento

Fazer turismo de isolamento em Campos do Jordão pode ser uma boa porque a cidade oferece várias propriedades confortáveis e espaços abertos. Dá para tomar um ar e mudar de cenário sem aglomerar.

Locais como o Parque Estadual de Campos do Jordão, o Horto Florestal, tem ficado aberto entre 9h e 17h30 da tarde, por exemplo. Lá há pelo menos 12 km de trilhas e espaço suficiente para evitar contato com os demais visitantes. Na mesma linha de áreas verdes, o Parque Amantikir – Jardins Que Falam também tem vários cenários bonitos para passear, com direito a labirinto de plantas, lagos e muitas flores.

Parque Estadual de Campos do Jordão

Parque Estadual de Campos do Jordão | Divulgação

Pousada Café Poesia

Esta pousada charmosa na região central de Campos do Jordão não tem muitas áreas abertas, mas compensa com quartos confortáveis e diárias interessantes. Vale investir nas acomodações que têm área de estar e banheira de hidromassagem. É uma dica para quem vai viajar sem crianças, pois os pequenos provavelmente ficarão entediados por aqui.

Localização: a 175 km de São Paulo, em Campos do Jordão. Saiba mais.

Turismo de Isolamento em Campos do Jordão

Pousada Café e Poesia | Divulgação

Ville de France

Boa parte dos quartos do Ville de France incluem varanda com vista para o jardim, outros mostram visões das montanhas de Campos do Jordão. E tem opções tanto para quem está sozinho ou em casal quanto para famílias. O quarto Família com Varanda, por exemplo, acomoda até quatro pessoas. Vale destacar o serviço de quarto que atende bem quem quiser fazer todas as refeições na própria acomodação. Ponto de atenção importante na hora de fazer o turismo de isolamento.

Localização: a 175 km de São Paulo, em Campos do Jordão. Saiba mais.

L.A.H. Hostellerie

Mais uma opção em Campos do Jordão, conta com bons quartos: alguns possuem banheira de hidromassagem, adega e área de estar separada. Além disso, fornece serviço de quarto com almoço e jantar até às 22:00h O que é ótimo para quem vai ficar a maior parte do tempo na acomodação por conta do distanciamento social. Apesar de ter quartos para famílias, funciona melhor para quem viaja sozinho ou casais.

Localização: a 175 km de São Paulo, em Campos do Jordão. Saiba mais.

L.A.H Hostellerie - Turismo de isolamento em Campos do Jordão

L.A.H Hostellerie em Campos do Jordão é um charme | Divulgação

turismo de isolamento em Santo Antônio do pinhal

Pertinho de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é outro lugar que combina muito verde com boas opções de acomodação. O destino possui parques, cachoeiras e belas vistas da serra. Cenário que vai agradar quem tem passado boa parte dos últimos meses dentro de casa e do apartamento.

Alguns pontos de interesse neste período de isolamento são áreas verdes, como a Trilha do Matão, Trilha do Tropeiro e o Jardim dos Pinhais Ecco Parque. Além do próprio hotel escolhido, que muitas vezes já oferece áreas para curtir ao ar livre.

Jardim dos Pinhais Ecoo Parque - Turismo de isolamento

Jardim dos Pinhais Ecoo Parque | Divulgação

Chalés Fenix

Com Wi-Fi gratuito, é uma propriedade pequena mas aconchegante para quem quer fugir da movimentação paulistana. Ideal para casais, suas acomodações têm varanda com vista do jardim. Além disso, o café da manhã é servido diariamente no próprio chalé.

Localização: a 170 km de São Paulo, em Santo Antônio do Pinhal. Saiba mais.

Villaggio da Mata

O Villaggio da Mata é outra boa opção localizada em Santo Antônio do Pinhal, com direito a jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuito. Todos os quartos da propriedade dispõem de TV de tela plana com serviços de streaming como Netflix e varanda com vista do jardim. O Chalé superior oferece ainda banheira de hidromassagem.

Localização: a 170 km de São Paulo, em Santo Antônio do Pinhal. Saiba mais.

Turismo de Isolamento perto de SP

Cenários como esse da Villagio da Mata são um alívio para quem passou boa parte da pandemia dentro de casa | Divulgação

RELAXAR EM Monte Verde

Ainda na Serra da Mantiqueira, temos Monte Verde como opção para fazer turismo de isolamento. O destino já fica em Minas Gerais, mas ainda assim tem fácil acesso para quem sai de São Paulo. E a Trilha do Pinheiro Velho, o Parque Oschin e a trilha que leva à Pedra Partida são alguns espaços ao ar livre interessantes para conhecer sem aglomerar.

Turismo de Isolamento

Parque Oschin – Cascata da Olívia | Divulgação

Pousada Morada das Nuvens

Apesar de já ser Minas Gerais, este hotel em Monte Verde ainda é uma boa opção para quem sai de São Paulo (são cerca de duas horas de estrada). É uma boa especialmente para os dias frios e quem quer um cantinho gostoso para desopilar. Os quartos têm lareiras, serviço de quarto, boa tv, além de varanda privativa. Há, inclusive , quartos com jacuzzi.

Localização: a 165 km de São Paulo, em Monte Verde. Saiba mais.

Pousada Turismo de isolamento arredores de São Paulo

Entrada da Pousada | Divulgação

Pousada Carícia do Vento

Cercada pelas florestas de Monte Verde, a Pousada Carícia do Vento é uma boa alternativa para os casais e quem viaja sozinho. Especialmente se a ideia for relaxar, pois a conexão Wi-Fi não é incrível se a ideia for trabalhar por lá. Tem vários chalés ótimos para quem quer se isolar com banheira de hidromassagem, lareira, varanda e vistas da montanha.. E o estacionamento também não tem custo.

Localização: a 165 km de São Paulo, em Monte Verde. Saiba mais.

turismo de Isolamento em Cunha

Com 60m quadrados e hidromassagem na própria acomodação, a Suíte Master Oriente é uma boa opção | Divulgação

Gonçalves

Serra da Mantiqueira em alta nesse post. Agora vamos falar de Gonçalves, outra cidade mineira para fazer turismo de isolamento. Com estradas de terra e muita natureza, vem atraindo a galera que quer realmente se isolar em descansar na pousada escolhida. No máximo, encarar uma das trilhas da região: a da Pedra Bonita e da Pedra do Cruzeiro estão entre as mais famosas.

Pedra Bonita Gonçalves

Vista da Pedra Bonita, em Gonçalves | Divulgação Turismo de Minas Gerais

Terras Altas

Ideal para casais, tem acomodações confortáveis para ficar dias descansando. Todas as com área de estar, TV e banheira. O café da manhã também costuma ser servido na própria acomodação, sem custo extra. Há espaço para montar sua área de trabalho, mas tenha em mente que a internet pode ser instável nesta região. O estacionamento é grátis.

Localização: a 200 km de São Paulo. Saiba mais

Turismo de Isolamento em Gonçalves

A Pousada tem várias áreas abertas como esta | Divulgação

Chalés Pôr do Sol

Quem quer ficar mais tempo, pode preferir os Chalés Pôr do Sol. Eles têm cozinha completa com fogão e geladeira para quem quiser cozinhar e fazer suas refeições na própria acomodação. Além disso, contam com uma varandinha bem gostoso para observar as áreas verdes do entorno. Tem Wi-Fi e estacionamento gratuito.

Localização: a 200 km de São Paulo. Saiba mais.

Cunha e o turismo de isolamento

Emoldurada por colinas e muito verde, Cunha agrada quem quer mudar de ares por conta de toda a pandemia e isolamento social. Dentre suas riquezas naturais, destacam-se o Pico da Pedra da Macela, algumas cachoeiras, o Parque Florestal que é remanescente da Mata Atlântica, e trilhas como a do Caminho do Ouro – Estrada Real.

Recanto Roça Grande

O Recanto Roça Grande é uma pousada com jeitinho de casa no interior. As acomodações são simples mas funcionais, o ponto alto é a varandinha. Todas com direito a vista para a montanha. É uma alternativa que deve agradar especialmente os casais em busca de tranquilidade.

Localização: a 230 km, em Cunha. Saiba mais.

Turismo de Isolamento em Cunha

Recanto Roça Grande é mais uma opção para fazer Turismo de Isolamento | Divulgação

Pousada Cheiro da Terra

Outra pousada muito agradável para relaxar e que atende famílias. Para ficar mais confortável vale priorizar as acomodações maiores que têm varanda com rede.. O Chalé Família com Varanda, por exemplo, atende até quatro pessoas. Além disso, a propriedade tem um ateliê de cerâmica, onde você pode fazer peças de barro. Vale checar com recepção se está funcionando no período da estada e como evitar outros hóspedes.

Localização: a 230 km, em Cunha. Saiba mais.

Cunha Turismo de Isolamento

Mais simples, a Pousada Cheiro da Terra também rende uma boa escapada no Turismo de Isolamento em Cunha | Divulgação

são roque com distanciamento

Muita gente já ouviu falar de São Roque por conta de vinhos, mas este não é o foco nesse caso. A cidade é pequena, simpática e oferece algumas trilhas, como a a que leva o Morro do Saboó. Porém, o que chama atenção é a propriedade abaixo.

Villa Rossa

Rodeado pela Mata Atlântica, este resort tem muito verde e espaços ao ar livre. E quem quer investir vale ficar no Chalé Superior. Ele tem mais de 100 m² e acomoda até cinco pessoas, com piscina privativa, área de estar e dois banheiros. E ainda conta com estacionamento exclusivo gratuito. Ótimo para quem quer um lugar para curtir sua própria acomodação sem frequentar as áreas comuns, mas ainda contar com opções de lazer.

Localização: a 63 km de São Paulo, em São Roque. Saiba mais.

Turismo de Isolamento Vila Rossa

Vila Rossa, em São Roque | Divulgação

isolamento em campinas

Campinas não é um destino de fato turístico, porém o Royal Palm Plaza Resort funciona bem durante o turismo de isolamento.

Royal Palm Plaza Resort

Apesar de ser um resort, o que pode assustar quando falamos de isolamento, a propriedade tem várias áreas abertas e espaços verdes. Além disso, oferece boa diversidade de quartos: amplos para casais que viajam com os filhos e opções mais acessíveis para quem está sozinho ou em casal. O quarto Família Super Deluxes, por exemplo, tem 48m² com área de estar, mesa de trabalho e banheira.

Localização: a 100 km de São Paulo, em Campinas. Saiba mais.

Turismo de Isolamento perto de São Paulo

Área de Jantar na Suíte Europa, daquelas opções para passar a estadia toda na própria acomodação | Divulgação

São Paulo

Às vezes nem é preciso sair de São Paulo para mudar de ambiente, relaxar ou até trabalhar num cenário diferente. Por isso, temos as duas sugestões abaixo:

palácio tangará

Pertinho do Parque Burle Marx, este hotel tem quartos espaçosos, inclusive suítes com belas vistas, varanda ou terraço mobilado, área de trabalho e banheira de hidromassagem. Há ainda espaços confortáveis para cada refeição, se a ideia é pedir room-service e não sair da acomodação. Aliás, vale ressaltar que a gastronomia do hotel é assinada pelo chef Jean-Georges Vongerichten, que já passou por várias cozinhas com estrelas Michelin.

Localização: em São Paulo. Saiba mais.

Turismo de Isolamento em São Paulo

O hotel tem acomodações grandes e espaçosas, assim dá para fazer Turismo de Isolamento e mudar de cenário sem sair do quarto | Divulgação

Hilton Morumbi

O Hilton é uma escolha segura e costuma oferecer diárias com bom custo-benefício. Os quartos são espaçosos, têm banheira, mesa de trabalho, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito. Boa ideia para casais ou viajantes solo.

Localização: em São Paulo. Saiba mais.

alugar um carro para fazer turismo de isolamento

Muita gente opta por não ter carro, mas para fazer turismo de isolamento evitar transporte coletivo é sempre a melhor opção. Portanto, alugar um carro acaba sendo a solução para quem quer mudar de areas. Neste casso, vale lembrar que o blog tem uma parceria com a empresa RentCars. É uma plataforma onde você pode comparar os valores de mais de 100 locadoras de veículos ao redor do mundo.

Turismo de Isolamento - Alugar Carro

Pegar estrada de carro é a melhor alternativa para quem quer fazer Turismo de Isolamento | Foto Matheus Farias – Unsplash

Turismo de Isolamento: Como escolher onde ficar

Para escolher um bom lugar para fazer seu turismo de isolamento, vale seguir alguns passos. Primeiro, entenda o que precisa priorizar. Se é trabalhar à distância, um bom WI-Fi e estação de trabalho vai fazer toda a diferença. Já se a ideia é curtir a natureza e se isolar, ter uma internet muito boa e rápida pode ser deixada em segundo plano.

Além disso, cheque os sites dos hotéis para entender melhor os protocolos de segurança e como está funcionando o sistema de alimentação. Lugares que tinham buffet, por exemplo, podem oferecer café no quarto sem, necessariamente cobra a mais por isso. O que é um benefício, já que a ideia é sair o mínimo da acomodação.

Curtiu o post?

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários.

Avatar
Thelma Lavagnoli

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.