Zaanse Schans: moinhos holandeses pertinho de Amsterdã
Há 20 minutinhos de Amsterdã de trem, está a graciosa Zaanse Schans, uma réplica de antiga vila Holandesa dos séculos XVII e XVIII repleta de moinhos antigos que ainda funcionam, fábricas de queijo holandês, fábrica de sapatos de madeira, museus, lojinhas e alguns café fofos.
moinhos holandeses perto de Amsterdã
A vila fica as margens do rio Zaan, e o cenário é realmente muito bonito, os moinhos de madeira formam um semi círculo em torno do rio, e no meio da vila muitas e muitas pontes atravessam as casinhas antigas.
A vila é um pouco turistica demais para meus padrões de viagem, mas nem assim deixa de ser um passeio bacana. A entrada é grátis, porém algumas atrações tem entrada paga.
O que fazer em Zaanse Shans:
Passear & fotografar as casinhas típicas:
Com casinhas pequeninas que parecem casas de boneca, qualquer passeio a Zaanse Shans (quem ai arrisca tentar pronunciar isso?) se transforma em uma verdadeira viagem fotográfica. As casinhas são uma mais linda que a outra…
Visitar os moinhos:
Os moinhos são a principal atração de Zaanse Shans. Alguns deles continuam ativos produzindo souvernirs que são vendidos no local e ver o funcionamento de perto é bem legal. Mas sem dúvida, minha parte preferido do passeio é subir no alto dos moinhos e ver a vila de cima.
Acompanhar a produção de queijos cheiroso e sapatos de madeira
E não saia de Moinhos em Zaanse Shans sem acompanhar a produção de sapatos holandeses (sabe aqueles sapatos fofos de madeira?! Aposto que muita gente vai sair de lá com pelo menos um par) e provar um pedaço do queijo cheiroso que acabou de ser produzido (minha barriga ronca só de pensar nesse queijo delícia!)
E ah, para quem esta viajando em familia e com crianças este é um passeio super indicado.
Como chegar a Zaanse Schans:
Zaanse Schans é um bate e volta perfeito pra quem sai de Amsterdã e é SUPER fácil de chegar. Da estação central de Amsterdã, pegue o trem para Alkmaar até Koog-Zaandijk, e desca na quarta parada. Chegando na estação, siga as placas de Zaanse Schans (super bem sinalizado, não tem como errar), são dez minutos de caminhada.
Entrada Grátis. Alguns dos museus são pagos.
Mari boa tarde chegou minha vez de conhecer Zaanse Schans, curti suas dicas desde já agradeço
uma pergunta os trens tem bastante frequencia?
Oi Claudio,
Espero que vc aproveite a visita!
Quando fiz o passeio a frequência era bem alta sim.
Abraços
quanto tempo reservo para passar um dia em Zaanse Schans? Um dia é muito? uma tarde dá?
Reservei um dia todo, mas sobrou um final de tar gostoso em Amsterdam.
Beijos
Olá, podemos entrar com as bicicletas no comboio? (amsterdão – koog zaandijk)?
obrigada
Oi Maria,
A Holanda é um país super bike friendly e quase todos os trens tem vagão especial para bikes.
Veja mais detalhes aqui: http://www.holland-cycling.com/planning-your-trip/getting-around/rail
Beijos
Estivemos la em abril 2015 Holanda e um Pais maravilhoso e voltaremos em 2017 quem for nao deixe de ver a casa de Anne Framk
Boa dica Paulo!
E vale ler o livro antes!
Obrigada pela visita
Olá!
Primeiramente obrigada pelas dicas maravilhosas que vc posta!
Gostaria de uma opinião, no meu último dia em Amsterdã terei a manhã livre, pegarei o trem para Paris as 15hs. Será que dá tempo de visitar Zaanse Schans?
Obrigada!
Oi Sandra,
Por que você não vai para Zaanse Shans no dia anterior e deixa a manhã livre para curtir o que falta em Amsterdã sem pressa e sem grandes deslocamentos? #Ficaaideia
Beijos
Nossa, que coincidência. Acabei de escrever um post de Zaanse Schans e vi este seu no meu blog roll. Este lugar é bem fofo, né?!
Oi Carol,
Tbm achei uma gracinha!