Luxemburgo: dicas para planejar sua visita

12
Luxemburgo

Neste post descrevo minhas primeiras impressões de Luxemburgo, um pequeno país Europeu recheado de história e de paisagens espetaculares e também dou dicas essenciais para você planejar a sua viagem. Saiba o que visitar, quantos dias ficas e muito mais.

Muralha em Luxemburgo

Vista das Bock Casemates

Minha viagem: como encaixei Luxemburgo

Já faz algum tempo que venho querendo conhecer este pequenino país, ou melhor, Grão Ducado, e assim que sobrou um espacinho no roteiro, não tive dúvida e corri para um desses sites de passagem barata (no caso, easyjet.com) e por quarenta e poucos euros comprei uma passagem Londres – Luxemburgo.

E aqui estou, feliz da vida e absolutamente apaixonada com o que vi. Minha parada na Cidade de Luxemburgo foi de apenas um dia ( o que deu para conhecer a cidade legal) e aqui vão algumas dicas para você planejar sua viagem…

Luxemburgo

Luxemburgo: dicas para planejar sua visita

Vale a pena conhecer Luxemburgo?

Muito! A Cidade de Luxemburgo é mega fotogênica, e o Grão ducado fica numa localização mega estratégica, fronteira com a Belgica, França, Alemanha e Holanda. Ou seja, quem tiver numa dessas viagens de carro, com aquele passe de trem esperto (trem na Europa geralmente é mais caro que avião, mas para pequenas distancias geralmente compensa) ou encontrar uma boa passagem de avião, pode e deve aproveitar e dar uma esticadinha em Luxemburgo.

Trem em Luxemburgo

Quantos dias ficar em Luxembugo?

Eu fiquei apenas um dia, e estou saindo satisfeita e apaixonada. Acho que daria para ficar mais um pouquinho e visitar museus ou quem sabe outras cidades, mas para quem tem pouco tempo, um dia está bom.

 Palácio do Grão Ducado - Luxemburgo

Palácio do Grão Ducado

Dá para viajar barato por Luxemburgo?

Mais ou menos. Luxemburgo não é um país barato. Para quem topa se hospedar barato, a cidade tem apenas um Albergue (dos bons por sinal) e a noite em um quarto de quatro pessoas custa em torno de 25 Euros por pessoa. A comida não é barata. O hostel tem um restaurante gostosinho e com preços imbatíveis, mas no centro da cidade, não achei nenhum menu por menos do que 9,50 Euros. Um sanduba caprichado barato custa 4,50 Euros.

Para quem quer se hospedar em hotel, perto da estação de trem tem muitas opções, mas achei a região feia e não gostaria de caminhar a noite sozinha por ali. Se puder, prefira o centro.

Luxemburgo

Ruínas ao lado das Casemates

O que visitar?

A cidade antiga passando pela Willian Square, Palácio dos Gran Duques, Praça das Armas (que tem uma vista lindíssima para as pontes nova & velha), Catedral de Notre Dame, Praça Clairefontaine, Corniche (que tem fama de ser uma das varandas mais lindas do mundo) e as Casamatas de Bock (antiga muralha de proteção da cidade…absolutamente sensacional).

Veja aqui um roteiro de 1 dia em Luxemburgo.

 

Deusa da vitória - Luxemburgo

Estátua da Deusa da Vitória (Nike)

Como se virar em Luxemburgo? (Idiomas)

Além do Luxemburguês que aparentemente é ensinado na escola, mas que na prática serve apenas para cartas formais e obituários (que horror!) os habitantes de Luxemburgo falam francês e alemão (usada em jornais e meios de comunicação). Como a cidade de Luxemburgo é muito internacional (cerca de 60% dos habitantes é gringo, muita gente fala inglês e pasmem… português (19% dos habitantes do país tem origem portuguesa). Mas nas lojas e restaurantes a maioria dos funcionários falam apenas francês (a maioria deles mora fora da cidade e vem e volta todo dia).

Varanda em LuxemburgoIncrível vista para a cidade baixa 

Luxemburgo

Como chegar do Aeroporto ao centro?

O ônibus número 9 sai do aeroporto e vai até a estação de trem fazendo várias paradas no centro da cidade. (Uma das paradas fica bem pertinho do hostel, que não está exatamente no centro, mas fica bem pertinho). A viagem custa 2,00 euros.

Luxembugo

Antigo mercado da cidade

Dica esperta: Guarda malas grátis!!!

Essa é a melhor dica do mundo para quem vai pegar trem ou avião no final do dia e não quer ir até a estação de trem (que fica bem fora de mão) deixar as malas guardadas no locker. O escritório de turismo da cidade fica aberto das 09:00 as 18:00 e guarda sua mala grátis. Deixei minha mochila e voltou inteirinha…rs

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

12 comments

  1. Joselia vieira da cunha 14 outubro, 2015 at 23:54 Responder

    Oi Mari, estou curtindo muito suas dicas. Estamos meu marido e eu planejando viagem para Europa no px ano, em junho uns 21 dias.
    Qual o site p passagens aéreas internacionais baratas vc sugere?
    Moramos em Salvador BA mas podemos partir do Rio. Obrigada, abraços

    • mari vidigal 15 outubro, 2015 at 15:35 Responder

      Oi Joselia,
      Td bem?
      Minha dica é ficar de olho nas promoções do site Melhores Destinos.
      Para buscador, compare os preços do Expedia com os preços da própria companhia aérea.
      Beijos e boa viagem

  2. ELIZABETH 6 agosto, 2014 at 01:27 Responder

    Olá Mari,
    gostei muito de seus comentários sobre Luxemburgo. Vou aproveitar as dicas. Vi que você comentou haver um albergue no centro da cidade que custa 25 euros para 4 pessoas. Procurei, mas não achei esse albergue. Você saberia me dizer o nome ou o local onde fica? Estou atrás de algo que não seja muito caro para 3 pessoas, mas ainda não achei. Se puder me dar uma luz ficarei imensamente grata. Abraços, Beth

Post a new comment

Veja também

Visitando o canal do Panamá

Minha primeira parada na Cidade do Panamá não podia ser outra…  Estava bem curiosa para conhecer o famoso Canal do Panamá que não só movimenta ...