Dublin: um tour guiado pelo Trinity College

9
Trinity College

O Trinity College, uma das universidades mais lindas que já visitei e parada obrigatória para quem permite desbravar Dublin, fica bem próxima do centro da cidade e bem pertinho do famoso bairro boêmio, o Temple Bar. (O que para os bêbados de plantão significa um meio passo entre a sabedoria e a bebedeira).

A entrada principal fica no finalzinho da Dame Street, mais precisamente na College Green. Um prédio acinzentado –imponente porém discreto –ornamentado com colunas cumpridas e um relógio azul que poderia até passar desapercebido se não fosse o enorme volume de pessoas entrando e saindo.

Fachada do Trinity College - Dublin

Lá dentro a história é outra. A pequena passagem abre as portas para uma campus relativamente grande repleto de prédios interessantes e uma biblioteca MARAVILHOSA.

Um tour pelo Trinity College

Para conhecer bem a faculdade, fizemos um tour guiado, em inglês, de 35 minutos que custou dez euros  (o que vale super a pena já que somente a entrada da biblioteca, quando comprada avulsa, custa 9 Euros e o tour dá direito a entrada na biblioteca).

Praça do parlamento - Trinity College - DublinOs tours saem da praça do parlamento, que é a primeira pracinha verde passando a entrada onde estão a capela da universidade, de um lado, e do outro o anfiteatro. Nesse post vou mostrar algumas fotos que tirei durante o passeio e descrever o que mais gostei.

Liberty Square – Trinity College

Exatamente na frente dessa praça há uma segunda praça que se chama library square, ou praça da biblioteca, que dá para os fundos da famosa biblitoteca do Trinity. Mas deixando a biblioteca um pouco de lado, é nessa praça que estão o campanário da escola, um predinho não muito alto com um simpático sino no topo. E uma das estatuas mais chamativas do passeio a de William Lecky, escritor e historiador irlandês formado na universidade.

Liberty Square - Trinity College - Dublin Liberty Square - Trinity College - Dublin Liberty Square - Trinity College - Dublin

Prédio Museu – Universidade de Dublin

Depois disso demos uma voltinha pelo campus passando na frente do Museum biulding, que na minha opinião é o prédio mais lindo da escola. O prédio inspirado na arquitetura de Veneza foi construído entre 1953 e 1957 para abrigar um museu de história natura,l mas hoje serve de sede para o departamento de Geologia….

Museum bulding, Universidade de Dublin

 

O tour só inclui a parte externa do museu, mas recomendo e muito que vocês também visitem a linda parte interna, que fica aberta para visitas, mas que deve ser visitada com carinho e cuidado já que é um prédio em uso. Olhem só que sensacional…

interior do Museum biulding, Trinity College interior do Museum bulding, Trinity College cúpula do Museum bulding, Trinity College relógio do Museum biulding, Trinity College…Adorei os detalhes no teto e este relógio antigo.

BERKELEY SQUARE, Trinity College 

Outro prédio bacana, porém mais modernista é a Berkeley Library que fica em uma pracnha também chamada Berkeley – que obviamente me chamou a atenção por ter o mesmo nome da cidade que vivo – que abriga os livros mais recentes da universidade.  No centro da praça está uma bonita escultura de Arnaldo Pomodoro: “sphere within Square” doada pelo próprio artista. Se a escultura te parece famíliar é  porque existem 20 bolotas dessas espalhadas pelo mundo, algumas que já vi estão no  museu do Vaticano – Roma, no De Young – São Francisco, na U.C California – Berkeley…

Esfera dentro da Esfera, Escultura em Dublin Esfera dentro da Esfera, Escultura em Dublin

 

A MARAVILHOSA BIBLIOTECA DO TRINITY COLLEGE

E para fechar o tour com chave de ouro chegamos em frente da maravilhosa biblioteca da universidade que além de abrigar dois exemplares do maravilhoso livro de Kells (uma iluminura do ano 800 com ilustrações maravilhosas, para quem queiser saber mais sobre o livro: http://www.tcd.ie/Library/bookofkells/) e outras muitas iluminuras fantásticas, tem um segundo andar repleto de livros antigos com capas lindas e organizados em ordem alfabética. Um verdadeiro tesouro e um verdadeiro paraíso.

Biblioteca do Trinity College - Dublin Biblioteca do Trinity College - Dublin Biblioteca do Trinity College - Dublin

 

Iluminura na Biblioteca do Trinity College - DublinExemplo de iluminura no segundo andar da biblioteca

A beleza é tanta que o fato de grande partes dos livros já estarem ultrapassado – e escritos em latim – não faz a menor diferença.

escada na Biblioteca do Trinity College - Dublin livros na Biblioteca do Trinity College - Dublin

Segundo andar da biblioteca, livros antigos

Enquanto na parte de baixo da biblioteca as fotos são proibidas, eu literalmente pirei no andar de cima fotografando estantes e mais estantes de livros e lindíssimas escadas em caracol. Lindo, lindo e lindo. Sem dúvida nenhuma um dos high lights  da cidade de Dublin.

Trinity College - Dublin

Saindo da biblioteca, aproveitei para fotografar alguns alunos deitados no gramado curtindo um partida de rubgi em um dos raros dias de sol da cidade – tudo bem que sou sortuda e colecionei 6 deles, uma sequencia quase inacreditável.

Veja também:

Dublin: uma casa de chás para ficar na memória

 

 

 

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

9 comments

Post a new comment

Veja também

Desvendando Lisboa (Parte II)

  Fotos: Arthuro, Jeremy,Kate, Kristy e Marina Se o primeiro dia foi o dia dos descobrimentos e de reviver ao vivo e a cores as ...