Irlanda: Roteiro de 1 dia em Dublin
Roteiro de 1 dia em Dublin na Irlanda. Um roteiro completo para quem quer visitar o melhor da cidade e curtir a noite em Temple Bar. É só imprimir e viajar!
Roteiro de 1 dia em Dublin na irlanda
Dublin, uma das cidades europeias mais jovens e divertidas, combina uma parte histórica interessante com uma noite animada e para lá de divertida. Nesse roteiro de 1 dia em Dublin, passaremos pelos principais pontos da cidade durante o dia, e à noite, curtiremos um pouquinho do agito com direito a muita cerveja e música ao vivo em Temple Bar. Pronto para se encantar por Dublin?
Prepare-se para caminhar
Esse Roteiro de 1 dia em Dublin é relativamente longo. Se você não gosta/não consegue de caminhar tanto, use o Google Maps para mapear trechos que podem ser feitos com o transporte público ou use o ônibus de turismo vermelho para se deslocar entre uma atração e outra. Eu acho que parte do charme da cidade está nas pequenas ruas e construções antigas, e que andando é a melhor forma de ver e entender Dublin, mas deixo a escolha para você. Na dúvida, vá de sapato confortável e preparado para caminhar 🙂
Paradas do roteiro
- Trinity College
- Parque St. Stephen’s Green
- St. Patricks Cathedral
- City Hall
- Castelo de Dublin
- Catedral Chirstchurch
- Museu da Guiness (Guinness Storehouse)
- Barzinhos em Temple Bar
Roteiro de 1 dia em Dublin no mapa
Veja aqui o nosso roteiro no google maps: http://goo.gl/maps/nOe6B
Roteiro detalhado
Tour guiado pelo Trinity College
Começamos nosso passeio com um tour guiado pelo Trinity College. Demos uma boa volta pela Universidade e terminamos na biblioteca que é IMPERDÍVEL. A biblioteca do Trinity College tem dois exemplares do lindíssimo livro de Kells (um dos manuscritos iluminados mais lindos do mundo. O livro é bem raro e vai encantar quem gosta de livros ou gravuras).
Por que fazer o tour?
O tour é bacana, e o legal é que ele custa 15 euros, enquanto só a entrada na biblioteca custa 11 euros, ou seja, por um pouco a mais você ganha um montão de explicações interessantes. Vale, não?
A biblioteca do Trinity College
Mas se você está com pressa ou tempo apertado, vale ir direto para a biblioteca, que é linda. Especialmente o segundo andar que tem paredes e mais paredes de livros antigos com escadas em caracol para acessar os livros. Fiquei encantada com os detalhes.
Museum Building
Outro prédio do Trinity College que vale a visita, é o prédio da Geografia, que também é conhecido como “Museum Building” ou prédio Museu. O prédio foi construído para ser um museu de história natural e é todo ornamentado com esculturas de plantas e animais. O interior do prédio também é super bonito.
Sphere within sphere
Por último, passamos na Berkeley Square, que tem uma daquelas esculturas redondas que se mexe (igual a do museu do Vaticano), a escultura se chama Sphere within sphere.
Passeio pela Gratton Street
Saindo da faculdade, caminhamos pela Grafton Street, uma das ruas de pedestres mais bacanas de Dublin. A Gratton street está repleta de lojas legais, cafés charmosos e pequenas bancas de flores. Fiquei um pouco impressionada com a quantidade de flores sendo vendidas na rua e não sei se é assim todo dia, mas curti o cenário.
Artistas de rua na Grafton street
O parque St. Stephen’s Green
Nossa próxima parada é no St. Stephen’s Green, o principal parque de Dublin. Um quadradão florido com direito a lago, pista de corrida e muitos bancos confortáveis. Vale a pena passar por ali.
Desvendando a St. Patricks Cathedral
Dalí seguiremos para a St. Patricks Cathedral , a maior catedral da Irlanda com vitrais maravilhosos, piso colorido e um altar super diferente. A catedral tem 800 anos e está repleta de histórias. A entrada custa 5,50 Euros)
[Dublin tem duas catedrais, a St. Patricks e a Christchurch, ambas muito bonitas. Nesse tour, entramos nas duas, caso você queira pular uma delas, fique a vontade para olhar as fotos e escolher sua preferida. Para te ajudar a sair do empasse, preparei este post fotográfico comparando as duas.]
City Hall: a prefeitura de Dublin
De lá seguiremos para o City Hall. Para chegar lá temos que dar uma “voltinha no mapa”, mas o caminho é interessante e a volta vale a pena. Para dar tempo de ver tudo e visitar a fábrica da Guiness com calma, recomendo que você visite apenas a parte central da prefeitura, que tem uma cúpula linda.
O Castelo de Dublin
Em seguida, caminhamos até o Castelo de Dublin (que fica exatamente atras do City Hall). Quando viajei para Dublin, o castelo estava fechado e a única parte visitável era o jardim simpático que fica na lateral do castelo. O jardim não tem nada de muito especial, mas em um dia ensolarado, super vale a visita.
Catedral Chirstchurch
Nossa próxima parada é a Catedral Chirstchurch. A igreja é linda e fotogênica tanto por dentro quanto por fora. Lá dentro, repare no chão, nas estátuas e não deixe de visitar a parte subterrânea. A entrada custa 10 euros.
Tour e degustação de cerveja na Fábrica da Guinness (Guinness Storehouse)
Terminado o passeio pela Catedral, seguimos até um dos cantinhos mais especiais de Dublin, a Fábrica da Guinness – Guinness Storehouse (e o ideal é chegar lá pelo menos uma hora antes do fechamento, se tiver mais tempo, melhor).
O museu da Guinness funciona na antiga fábrica de cerveja, e explica o passo-a-passo e de forma mega interativa, a produção da cerveja preta mais famosa do mundo. Seja você é um apaixonado por cerveja preta (o que não é o meu caso), ou interessado em história e construção de marca, taí um programa IMPERDÍVEL. O ingresso custa a partir de 26 euros (atualizado em novembro/2022).
Minhas expectativas eram altas, e foram superadas. E quer saber o mais curioso? Pela primeira vez na vida gostei de tomar um pint de Guiness e me esbaldei. A cerveja lá é tão fresquinha que tem um gosto diferente do resto do mundo.
Cerveja Preta & Vistas incríveis de Dublin
No final do passeio, os visitantes recebem um caneco (pint) de cerveja Guinness, e para melhorar, o bar fica no alto de um dos prédios mais altos da cidade, com direito a uma senhora vista da cidade.
E olha só o trevo desenhado no topo da minha cerveja! Gostei tanto que tomei duas!
Temple Bar: Música e cerveja
E para fechar o dia, nada melhor que o combo: comida típica, cerveja & música ao vivo. Para isso, siga até Temple Bar (uma das áreas mais divertidas da cidade para sair a noite).
Para comer e curtir o comecinho da noite com música tradicional, uma boa pedida é o The Old Storyhouse que serve comidinhas deliciosas (testamos e aprovamos o cozido de Guiness e o fish & chips) e não costuma ficar tão muvucado.
Depois de comer, Caminhe por Temple Bar, passando pelo famoso Temple Bar e pelos outros pubs animados da região. A graça é entrar em vários lugares diferentes, pedir um pint de cerveja e curtir um pouco de música.
Pub Crawl em Dublin
Em uma das minhas noites na cidade, fiz um Pub Crawl que passou por vários bares, e achei bacana pela chance de conhecer gente nova, mas MUITO fraco pelo repertório. Gostei muito mais dos bares que visitei por conta própria nos dias anteriores. Se você está em turma, vale MUITO mais a pena sair com seus amigos e brincar de descobrir bares. Tem MUITA coisa boa na região!
Durante o passeio, vale a pena caminhar pelas margens do rio Liffey, passando pela charmosa Ha’penny Bridge que é a ponte mais fotografada da cidade e que é realmente fofa.
Cadeados na ponte Ha’penny
Não esqueça do seguro viagem
Além de obrigatório para quem viaja para a Europa, ninguém quer ficar desassistido caso tenha alguma intercorrência no meio de uma estadia tão rápida em Dublin, certo? O seguro viagem cobra muito além de emergências hospitalares e te deixa tranquilo caso você tenha que lidar com problemas no seu voo ou com o extravio de sua bagagem, por exemplo.
Recomendamos a Seguros Promo, uma empresa que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem com o que há de melhor em termos de apólices no mercado (escolha o mais adequado para o seu estilo de viagem e que não comprometa o seu orçamento).
Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu nossa sugestão de roteiro?
Alguém aí já foi para Dublin e tem dicas para incrementar este roteiro?
Veja também:
- Dublin: uma casa de chás para ficar na memória
- Dublin: como chegar do aeroporto ao centro
- Dublin: Um passeio pelo Trinity college e sua maravilhosa biblioteca
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Guarde este post no Pinterest!
Mari, já que você falou dos bares que você visitou por conta, me dá umas dicas de onde ir? Vou ficar apenas 1 noite em Dublin e perto do Temple Bar! Depois dá uma passadinha no meu blog que tem dica boa também! 🙂
Obrigada e beijos!
Oi Mary,
Infelizmente não anotei todos os nomes. O meu preferido é esse com música ao vivo que eu citei no post, mas sabe o que eu faria se fosse você? Vá entrando e saindo dos bares que vc gostar da cara e do som. Tome um drink em cada, e vá curtindo sem pressa.Foi o que fiz, e adorei!
Beijos
Olá
Gostaria de sugestão de hospedagem em Dublin.
Viajaremos com nosso filho de 6 anos agora nas férias de julho. Obrigada
Oi Carla,
Tudo bem?
Não costumo recomendar hotéis que não tenha me hospedado. Assim, infelizmente não consigo te ajudar com dias de Dublin.
Beijos
Olá
Sem fazer a visita á Guiness quanto tempo demora este tour por Dublin?
obrigada
Sonia
Umas duas horas a menos. Esse é um roteiro bem completo. Você vai levar pelo menos umas 5-6 horas para ver tudo com calma
Oba! Também me ajudou bastante… Estou começando a programar Dublin 2014!
Que delícia Petter, aproveite!
Marina, vou seguir direitinho esse 1 dia em Dublin. Que bom voce já ter isto !
Eba! Segue sim e na volta passe para contar como foi! Beijos