Conheça o National Scotaland Museu, em Edimburgo
Conheça o National Scotland Museum em Edimburgo, um museu divertido, interessante e com tanta coisa legal que até quem não gosta de museus vai gostar.
Minhas expectativas eram altas, uma amiga do que mora em Edimburgo havia dito que esse era o museu mais legal que ela já havia visitado na vida. E quer saber, o Museu Nacional da Escócia (National Scotland Museu) merece esse título e também está entre os museus mais legais que já visitei.
Mas calma, vamos lá, você que não gosta muito de museus deve estar se perguntando: “Como assim museu legal? Museu e legal são duas palavras que não combinam.” Confesso que a grande fã de museus aqui não consegue entender muito bem isso de não gostar de museus, mas que vai tentar explicar direitinho, porque é que este museu é tão legal.
1° Motivo: é grátis e fica bem pertinho das atrações que você já vai visitar
O National Scotland Museum fica bem no centrinho da cidade, encostado da Universidade de Edimburgo e da Famosa Royal Mile e assim como grande parte dos museus do Reino Unido, É GRÁTIS! Ou seja, dá para dar uma passada sem compromisso, e ver se você gosta ou não sem desembolsar um centavo e nem perder um segundo do seu tempo.
[E pra quem gosta de museu: Museu bom e grátis, é quase um paraíso (rs) dá a té vontade de ir mais de uma vez. #Forcei
2° Motivo: Um acervo HIPER diverso – Da ovelha Doli a carros de Formula 1
Chegando no museu começa a parte mais difícil: escolher o que visitar primeiro. O National Scotland Museum tem um acervo gigante e hiper diverso, tem pedras preciosas impressionantes, animais diversos empalhados, carros de Formula I, fosseis completos de Dinossauro. O lugar é um mundo e sua curiosidade é o limite. Um desses lugares que dá fácil para passar o dia todo sem ver o tempo passar.
E eu, me planejei mal e tinha um pouco mais de uma hora para ver o museu #FAIL. Assim resolvi seguir um roteiro curto indicado no mapa e que inclui algumas das principais peças do museu. Óbvio que na metade do trajeto minha curiosidade não me deixou seguir o mapa e que me vi flutando entre uma sala e outra tentando absorver tudo o que pudesse naquele curto espaço de tempo. Adoraria ter me planejado melhor e ter dedicado pelo menos umas três horinhas ao museu.
3° Motivo: Aprender um monte de curiosidades bacanas em pouco tempo
Para os curiosos de plantão a chance de ver e aprender sobre fosseis dinossauro e 5 minutos depois poder dar a volta no Egito antigo, ver sarcófagos pintados e absorver um pouco dos rituais por trás da mumificação e em seguida estar lado-a-lado com um foguete da NASA é algo único e quase surreal. Vai? Não é possível que nem um desses assuntos te interessem!
4° Motivo:Um lugar bacana para levar os pequenos
Se você viaja com crianças taí mais um motivo excelente para você visitar o National Scotland Museu. Esse é um passeio bem bacana, que além de ter uma área totalmente dedicada para eles, é tão colorido que inspiração é o que não vai faltar para entreteres pequenos.
Deixe o preconceito de lado e vá dar um voltinha no museu!
Um giro pelo National Scotland Museum
Comecei meu passeio pela figura empalhada da ovelha Doli, a ovelha está numa plataforma giratória cercada por computadores que explicam um pouquinho da história polêmica da ovelha clonada. Nessa mesma sala hiper tecnológica há um pouco de tudo, de carro de Formula 1, foguete e até prensa de impressão… tudo muito interativo.
Saindo dali subi as escadas rolantes até a ala do Egito Antigo, um assunto que me interesso desde pequena e um destino que sonho em visitar. Nessa sala contemplei bonitas múmias, sarcófagos e estátuas pequeninas que eram usadas nos rituais.
Do Egito para as máscaras
Saindo do Egito, entrei em uma bonita ala com coleção de máscaras étnicas vindas de vários cantos do mundo. Ao lado das máscaras e personagens vestidos, haviam pequenas descrições das tribos de origem de cada uma delas.
O Mundo dos animais
A próxima parada foi numa varanda com animais empalhados, bonecos (acho que de cera) e esqueletos de muitos tipos e tamanhos, da girafa ao golfinho e do leão ao rinoceronte. Como isso era menos novidade que o resto do museu, foi só uma passadinha rápida e já segui pra próxima e última parada do dia…
Última parada: pedras e minerais
Tive pouco tempo antes do guardinha do apito chegar e acabar com a minha graça. Mas aproveitei para admirar a beleza de pequenas pedrinhas como essa “ametista gigante” (taí outro treco que eu curto: pedra!)
Gostei do museu porque ele me proporcionou uma volta ao mundo, do futuro ao passado. De pedras a animais, tudo super interativo e em uma tarde. Uma experiência diferente, super dinâmica e super instrutiva.
E aí, curtiu a dica?
Alguém aí se animou para visitar o National Scotland Museum?
Outros posts bacanas de Edimburgo:
- Edimburgo: Dicas essenciais (tudo o que você precisa saber para visitar a cidade)
- Um passeio pela Royal Mile: o Castelo de Edimburgo e o Palácio de ver
- Roteiro de 1 dia em Edimburgo
- Onde comer bem em Edimburgo
Também vai para a Inglaterra? Veja nossos posts aqui!
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!