O vilarejo da simpatia — Luang Prabang, Laos
Texto e imagens: KAREN ROZENBAUM
A pequena cidade de Luang Prabang, no Laos, foi um dos lugares mais lindos que já conheci. Não pela beleza em si, mas pela simplicidade de como se vive. Não se precisa de muito. Apenas um teto, um bocado de arroz, frutas que vem da terra e simpatia. Simpatia: essa é a palavra que define os Laonianos. Extremamente solícitos. Humildes. Amigáveis.
Barcos em Luang Prabang, Laos
As pessoas casam com 20 anos, algumas com 15. Começam a ter filhos cedo. O normal é mínimo de 5 crianças por casal. Vê-se nas ruas. Crianças pra lá e pra cá. Brincam. Choram. Mas brincam muito mais. E sorriem. As mais velhas cuidam das mais novas. Se abraçam. São companheiras. Tomam banho no rio. Jogam-se água. Peladinhas. Ou de cuequinha. São felizes, felicidade que não via tão sincera há muito tempo. Que bom. Afinal, são crianças. E vivem como qualquer criança deveria viver. Vivem a infância.
E com tanta simpatia, partimos já com saudades
Me despedi do lindo vilarejo de Luang Prabang com vontade de ter ficado mais por lá. Fizemos passeio de elefante, no Rio Mekong, no Wiskey village, comemos comida típica com vista privilegiada. Adeus monges com trajes alegres. Laranjas. Aqui se vive da agricultura. Da plantação do arroz. Da simpatia e do turismo. Um beijo.
Próxima parada: Vang Vien, a terra da aventura, onde turistas são literalmente pescados no rio. Não perca o próximo post!
Este post faz parte do projeto
M U T I R Ã O D E I D E I A S
saiba mais sobre o projeto e os autores aqui.
Olá Karen
Tudo bem?
Estou querendo fazer uma viagem semelhante a sua para Laos, cabodja e Vietnam.
Gostaria de saber algumas dicas.
Se você foi por conta ou com algum pacote.
Você pode me mandar um e-mail por favor?
Obrigada
Olá, td bem?
A Karen fez a viagem por conta própria!
Como suas duvidas podem ser as dúvidas de outros viajantes, por favor envie as perguntas pelo blog. 🙂
Abraços
Equipe Ideias na mala