Um passeio fotográfico pelas Catedrais de Dublin
Pra quem gosta de arquitetura, história e arte, uma visita as capitais europeias jamais está completa sem conhecer a catedral da cidade. Prédios maravilhosos que geralmente contém muita história seja no formato arquitetônico ou em forma de obras de Arte. Dublin, tem duas catedrais ambas belíssimas. Recomendo que você passe pelo menos uma hora em cada um delas, caminhando pelos corredores e observando detalhes.
Catedral de St. Patrick | Dublin
Hoje faremos um passeio fotográfico pelas catedrais. Mostrarei alguns detalhe que consegui captar com as minhas lentes deitando de lado a história de cada um dos objetos fotografados.
Catedral de Christ Church | Dublin
Pra quem está se perguntando o porque de duas catedrais… ai vai:
Porque é que a Irlanda tem duas Catedrais?
Existem poucos casos no mundo de uma cidade com duas catedrais e em Dublin isso já deu muita confusão. Antigamente acreditava-se que St. Patrick por ser uma igreja secular, ou seja que não pertence a nenhuma ordem religiosa substituiria Christ Church e se tornaria a “catedral oficial”.
Christ Church é mais antiga que a igreja de St. Patrick e por isso durante um longo período chegou-se acreditar que St. Patrick substituiria Christ Church como Catedral oficial, o que nunca aconteceu.
Catedral de St. Patrick | Dublin
Fachada da Catedral de Christ Church | Dublin
Este conflito durou décadas e para amenizar a situação foi criado um tratado comum entre as duas igrejas chamado “Pacis Compositio” que vigorou entre 1300 e 1870 e estabelecia 6 regrinhas para garantir a “Paz” e a boa vizinhança entre as duas catedrais. Não vou descrever regra a regra, mas duas delas que me chamaram atenção:
- As duas catedrais devem agir como uma única catedral e dividir sua liberdade igualmente. (Difícil, não?)
- Os Arcebispos de Dublin deverão ser enterrados de forma alternativa (uma vez cada) entre as duas catedrais, ao menos que o próprio Bispo escolha ser enterrado em uma delas.
Após 1870 com a dissolução da “Igreja da Irlanda” ficou estabelecido que St. Patrick funcionaria como Catedral nacional e que Christ Church (Igreja de Cristo) funcionaria como diocese regional (de Dublin e de Glendalough)
Deixando a história um pouco de lado, chegou a hora de passear!
Vamos começar pela Catedral de Christ Church?
Catedral de Christ Church
Quem vê a igreja de pedra do lado de fora não imagina as belezas que se escondem em seu interior. Christ Church é a igreja mais antiga da cidade e passou por inúmeras transformações ao longo dos séculos. Antes de entrar, não deixe de reparar nas ruínas da antiga capela do século 13, no arco Romano da porta de entrada de 1180 e no telhado da igreja, cujo formato me lembrou os castelinos que eu costumava desenhar quando pequena.
O Interior da Catedral de Christ Church, Irlanda
Repare na iluminação e no contraste entre os mosaicos coloridos do chão e o imponente interior, repleto de arcos altos.
Fiquei encantada com a variedade e com as cores dos mosaicos do chão. Vejam que especiais estas mandalas coloridas feitas de formas geométricas.
Reparem nesse pássaro que fica no lugar onde são feitas as leituras…
Repare vitrais e nos relevos que decoram as capelas…e especialmente no altar principal.
Olhem as grades que fecham o altar que bonitas…
E por fim não deixe de visitar a cripta medieval que fica um pouco escondida no andar inferior da igreja. Lá você encontrará os famosos “Tom & Jerry”, forma carinhosa como os Irlandeses batizaram múmias de um gato e de um rato além de bonitas estátuas
Estátua na Cripta da Catedral de Christ Church, Irlanda
Detalhes para quem quer visitar:
- Endereço: Christchurch Pl, Dublin 8
- Entrada: 6,00 Euros | Estudantes 4,50 Euros
Catedral de St. Patrick, Irlanda
Maior e mais imponente que a Catedral anterior, a Catedral de St. Patrick data de 1191 é a maior igreja da Irlanda. Como visitei Christ Church primeiro e já havia amado, abaixei minhas expectativas e mesmo assim me surpreendi. St. Patrick é tão linda quanto Christ Church.
O Interior da Catedral de St. Patrick , Irlanda
Assim como Christ Church, St. Patrick também tem lindos mosaicos no chão. Reparem que aqui as formas são mais quadradas e mais uniformes, mas igualmente belas.
As cadeiras de St. Patrick’s não tem almofadas, mas possuem lindos bordados na parte de trás
O Altar é um espetáculo, com cadeiras de madeira ornamentadas e decorado com bandeiras antigas e capacetes medievas. (Tive que tirar umas 300 fotos…rs)
Altar da Catedral de St. Patrick
A Flor de Lis, símbolo da realeza decora as grades do altar.
E lembram do pássaro de Christ Church? Olha ele aqui outra vez :).
E claro, detalhes e mais detalhes. Pra quem tem tempo e gosta de história, tem muita coisa pra ler e aprender durante a visita.
Detalhes para quem quer visitar:
- Endereço: St Patrick’s Close, Dublin 8
- Cheque os horários de funcionamento porque eles variam bastante.
- Entrada: 5,50 Euros | Estudantes 4,50 Euros
Entre St. Patrick e Christ Church qual visitar?
Difícil viu. Achei as duas muito bonitas e unicamente diferente, mas acho o altar de St. Patrick é tão lindo e tão diferente e que merece ser visto. Então fico com Saint Patrick. Quem puder, vá nas duas!
Alguém ai já visitou essas igrejas? Conte pra nós o que você achou!
Oi, Mari. Tudo bem? 😉
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Eba!!! Obrigada