Carmel & Monterey: 17 Mile drive de bicicleta

Este é um passeio bem bacana que sai do centro de Monterey na Califórnia, percorre a costa da cidade passando por Pacific Grove e atravessa a 17 Miles Drive, uma estrada super cênica repleta de curvas bonitas, paisagens espetaculares, e termina na praia de Carmel.

17 Mile Drive - Carmel

Depois de passeio pela praia e pelo centrinho de Carmel é hora de voltar, ou pela mesma estrada, ou por dentro (nesse caso um GPS na bicicleta, é necessário).  São 24 Km de pedalada na ida e cerca de 15 na volta (pra quem cortar caminho). Um trajeto delicioso que quem gosta de bicicleta e costuma pedalar vai amar.

Se bicicleta não é bem a sua praia, veja aqui nossas dicas para percorrer a 17 Mile drive de carro

como fazer a 17 Mile drive de bicicleta

Começamos nosso passeio na Cannery Row, a principal rua turística da cidade de Monterey, bem pertinho do aquário de Monterey.

Aluguel de bicicletas em Monterey

Alugamos as bicicletas em um quiosque da Blazing Saddles montado bem em frente ao restaurante Bubba Gump. As bicicletas custam 39 dólares por dia (quem quiser alugar por hora e fazer um passeio menor, o preço é 9 dólares a hora) e são bem razoáveis. E de lá seguimos para a faixa de ciclistas que começa bem pertinho do aquário.

Bicicleta - Monterey

Dica: O quiosque fecha às 18:00, quem não vai dormir em Monterey tem que devolver a bicicleta antes disso. Quem for dormir por lá, pode devolver no dia seguinte sem custos adicionais.

Monterey - Califórnia

Monterey & Pacific Groove de bicicleta

A primeira parte da estrada é plana e super fácil de pedalar.  A ciclofaixa fica na beira do mar e está rodeado por um tapete de flores silvestres. Entre uma curva e outra, a estrada nos presenteava com vistas bonitas, rochas recortadas pelo oceano e muitos pássaros. O tempo estava um pouco nublado para os padrões Californianos, o que prejudicou a vista em alguns momentos.

Faixa de bicicleta em Monterey

Ainda assim, o passeio foi muito lindo desde o começo. Nessa primeira parte, minha parada preferida foi o Lover’s Point, uma pracinha que durante o verão celebra muitos casamentos. O azul cristalino do mar, e o verde das ciprestes dão a praça um ar todo especial.

Flores na 17 Mile Drive

Tapetão de flores na beira da ciclovia da 17 Mile Drive

Lover's Point - Monterey

Praia Asilomar e os surfistas corajosos

Continuamos nossa pedalada passando pelo simpático farol de Pacific Grove, e pouco depois entramos no parque de Asilomar onde, apesar do tempo nublado e das águas frias, muitos surfistas aproveitavam a braveza do mar para pegar umas ondas.

Asilomar - Monterey

17 Mile drive, a parte mais bonita do passeio

A 17 Mile drive fica dentro de um condomínio e a entrada é pedagiada. As bicicletas tem uma entradinha especial e não pagam! Mas, para chegar nessa entrada tivemos que subir a primeira subida do dia, uma belo aquecimento para o que viria a seguir. Enquanto subíamos, vimos o primeiro grupo de veados do dia, serelepes e traquinas cruzando a estrada como se não houvesse perigo.

17 Mile Drive

Uma das coisas que descobri nesse passeio é que a 17 Mile drive, tem bem menos de 17 milhas, e a segunda é que o passeio de bicicleta é n vezes mais agradável que o passeio de carro. Pedalar em meio a paisagens tão lindas, uma atrás da outra, é um privilégio único. O Cipreste Solitário e a chegada em Carmel continuam sendo o meu pedaço preferido do passeio.

Bicicleta - Monterey

Até a Pebble Beach o trajeto foi bem tranquilo com algumas poucas subidas mas nada de assustar. Formos pedalando tranquilas e curtindo cada pedacinho do trajeto.

Chegada em Carmel

17 Mile Drive

Passando a Pebble Beach, a estrada se estreita bastante e a pista de bicicleta some. Quem não está tão acostumado a pedalar na estrada vai sofrer um pouco com a proximidade dos carros. Saindo do condomínio fechado há uma descida enorme que leva a praia de Carmel, nessa hora seguramos o freio e descemos sem pensar muito, afinal descida na ida significa subida na volta.

IMG_2207

A praia de Carmel estava linda como sempre e foi uma delícia sentar na areia branquinha e deixar o tempo passar.

17 Mile Drive

A volta: de Carmel a Monterey de bicicleta

A subida inicial foi até que tranquila, só que não esperámos que a rotas por dentro tivesse bem mais subidas do que a rota pela costa, de qualquer forma, chegamos bem e a tempo de devolver a bicicleta que havíamos alugado antes do fechamento da loja.

Cipreste Solitário - 17 Mile Drive

 

Cipreste Solitário, umas das paisagens mais lindas do trajeto

Quanto tempo demora?

Fizemos o passeio em um ritmo bem lento (13,5 Km por hora) e foram 2:25 de passeio sendo que 1:44 de pedalada (deu para ver que paramos muitas vezes para tirar fotos, né?!) A volta, por dentro da cidade e sem fotos foi bem mais rápida e fechamos em pouco menos de 4 horas com a parada em Carmel.

Vale a pena fazer esse passeio?

Muito, gostei tanto que estou louca para repetir, mas não acho que seja um passeio para qualquer um. 40 Km de bicicleta com boas subidas é bastante coisa para quem não está acostumado. Mas para quem gosta de pedalar, é sem dúvida nenhuma a melhor maneira de aproveitar a 17 Mile drive.

Carmel

Como é o trajeto?

Até a Pebble Beach, que é a última e a mais bonita das praias da 17 Mile drive, o trajeto é relativamente fácil e alguém que tenha um forma física razoável consegue fazer. Se você gosta de bicicleta, eu recomendo bastante esse passeio.

Para chegar em Carmel há um trecho extenso de descida em uma rodovia de mão única, quem não está acostumado a pedalar, vai se assustar um pouco com os carros passando e vai sofrer bastante para subir na volta. Não recomendo este trecho para quem não está acostumado a pedalar.

Obrigada Mary do Blog Hotel Califórnia, que escreveu este post sobre esse passeio! Sem seu post eu não teria riscado esse item da minha lista tão cedo.

 

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Vivian disse:

Olá!
Primeiramente, parabéns pelo blog! Excelente!
Adoro bike… mas priorizo sempre ciclovias pq sou bem medrosa.
Tem alguma forma de chegar em carmel sem pedalar por esta estrada única passando perto dos carros?
obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Vivian, Infelizmente não. Mas o trajeto até Pebble Beach já é bem legal.
Beijos

Avatar Cecilia disse:

Mari, vc acha que da para alugar a bicicleta em Monterey e devolver em Carmel, sem fazer volta? Estamos viajando com trigêmeos de 11anos, que pedalam conosco, mas a estadia vai ser curta em Monterey…

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cecilia,
Infelizmente não. Seria incrível, não?!
Beijos e aproveitem a viagem

PS: A pedalada é pesada e não é para qualquer um. Eu não faria com crianças!

Avatar Bruna disse:

Mari…tenho um dia inteiro para ficar em Carmel…poderia me dar algumas dicas do que fazer por lá? Obrigada bjs!
PS: já terei passado o dia anterior em Monterey.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruna,
Td bem?
Já viu esse post?
Beijos