Yosemite Falls a cachoeira mais linda do Yosemite Park
Conheça a Yosemite Falls no Yosemite National Park, a quarta cachoeira mais alta do mundo e um dos principais cartões postais do parque. Saiba os melhores pontos para fotografar, trilhas mais bonitas e muito mais. Pronto para se encantar pela Yosemite Falls?
Nunca me esqueço da primeira vez que entrei no Yosemite Valley e entre as paredes monstruosas de granito que cercam a estrada, me deparei com a Yosemite Falls. Ô treco bonito. Gu e eu olhamos um pra cara do outro embasbacados diante da grandeza da coisa. A quarta cachoeira mais alta do mundo despencando do alto do penhasco é sem dúvida um dos espetáculos mais incríveis do Yosemite e algo que eu não me canso de olhar.
E quer saber, mesmo depois de diversas visitas ao Yosemite, sempre fico ansiosa olhando do lado esquerdo da janela pra ver como é que ela está. São 739 metros de altura divididos em duas diferentes quedas, a Lower Yosemite Falls (Parte baixa) e a Upper Yosemite Falls (Parte alta), um verdadeiro espetáculo da natureza e um senhor convite de boas vindas ao Yosemite Park. Não foi atoa que me apaixonei.
Entendendo a Yosemite Falls
A Yosemite Falls, assim como muitas outras cachoeiras do Yosemite National Park é uma cachoeira sazonal, ela aparece durante a época das chuvas, resiste um pouco devido ao degelo das águas e some assim que o verão começa a apertar. Ver a Yosemite Falls no auge da sua beleza depende muito da estação do ano e o do quão fortes foram as chuvas naquela temporada. Durante a época das chuvas – especialmente depois de uma chuva caprichada a Yosemite Falls fica assim: carregadíssima! A força das águas é tão forte que muitas vezes não dá nem pra chegar tão perto sem tomar um belo banho.
Passados alguns dias da chuva, as águas voltam a baixar e a cachoeira fica assim, cheia mas não transbordando. Nessa época muita gente aproveita para subir nas pedras da Lower Yosemite Falls e chegar bem pertinho (já já falo mais da trilha que te leva lá).
Durante o inverno quando há neve na jogada a Yosemite Falls fica assim: branquinha. A neve dificulta um pouco o acesso as trilhas do parque (contei tudo sobre o Yosemite no inverno aqui) mas proporciona oportunidade fotográficas espetaculares. Não acha?
E claro… muita brincadeira na neve <3.
E no verão a Yosemite Falls começa a secar aos poucos até desaparecer completamente. A quem diga até que o parque perde o charme na estação seca, ou que a visita não vale a pena sem água. Eu discordo. Claro que o Yosemite Park fica bem mais bonito com as cachoeiras, mas não dá pra negar que o lugar é lindo de qualquer jeito.
Veja também: Onde ficar no Yosemite Park
Trilhas para a Yosemite Falls
Há duas trilhas para a Yosemite Falls, uma para a parte baixa da cachoeira, a Lower Yosemite Falls e outra para a parte alta a Upper Yosemite Falls.
Lower Yosemite Falls
- Distância de caminhada total: 0,8 Km
- Nivel de dificuldade: Fácil
A Lower Yosemite Falls é uma das trilhas mais fáceis e acessíveis do parque, uma dessas trilhas que até quem não gosta muito de caminhar faz sem grandes dificuldades. A trilha é toda asfaltada e dá fácil pra fazer com carrinho de bebê. A dica é começar a trilha no Yosemite Lodge (que por sinal acabou de ganhar um novo restaurante todo moderninho e bem gostoso) e ir curtindo as vistas que vão se transformando conforme você avança na trilha. Ao chegar perto você terá uma visão bem interessante da cachoeira e da força da água.
O que tem de legal:
A trilha proporciona vistas lindas da Yosmite Falls desde os primeiros instantes. A caminhada é super curta e a chance de olhar esse gigante lá de baixo é sempre especial.
Upper Yosemite Falls
- Distância de caminhada total: 11.6 Km
- Nivel de dificuldade: Difícil
Já contei que a trilha da Upper Yosemite Falls é uma das minhas trilhas preferidas no Yosemite Valley, lá do alto você terá vistas incríveis do Vale, do Half Dome, e poderá nadar em uma piscina deliciosa que se forma no ponto de início da cachoeira. Tudo de bom! Vale falar que essa é uma trilha difícil e que exige um bom preparo físico.
O que tem de legal:
Vistas espetaculares do Yosemite Valley e uma piscina deliciosa pra dar aquela nadada.
Vistas incríveis da Yosemite Falls sem caminhar
Pra quem quer ter vistas lindas da cachoeira sem dar nenhum passo a dica é percorrer o Yosemite Valley de carro ou de Shuttle Bus e parando nos seguintes pontos:
A) Sentinel Meadow
Este campo lindo recortado por uma passarela de madeira proporciona oportunidades fotográficas incríveis. A vegetação se transforma a cada estação do ano e faz com que cada visita seja única e especial.
B) Sentinel Beach
A Sentinel Beach é uma praia de rio bem gostosa nos dias quentes de verão, um lugar delicioso pra passar a tarde com os pequenos, dar uma nadada nas águas geladas do Rio Merced e tirar fotos bacanas da cachoeira.
D) Sentinel Bridge
A ponte Sentinel é famosa por ter vistas especiais do Half Dome, mas não é só isso não! A ponte tem vistas bonitas da cachoeira refletida no rio Merced. E antes que eu me esqueça, a ponte fica ao lado de uma área de piquenique equipada com churrasqueiras.
C) Yosemite Chapel
A capelinha do Yosemite é um charme e por si só já rende fotos bacanas. Mas com um pouquinho de criatividade você conseguirá enquadrar a capelinha e a Yosemite Falls na mesma foto. Fica lindo
D) Yosemite Lodge
A região do Yosemite Lodge, bem próxima ao ponto de início das cachoeira está repleta de vistas bacanas da Yosemite Falls. No Lodge há um restaurante novo bem gostoso, e uma piscina aberta para não hospedes (entrada paga) que dá aquela refrescada nos dias quentes de verão.
E) Glacier Point
O Glacier Point é um dos mirantes mais espetaculares do Yosemite Park, um desses cantinhos que não me canso de revisitar. Lá do alto você verá uma coleção de cachoeiras: Vernal, Nevada e claro, a Yosemite Falls!
Trilhas com vistas lindas da Yosemite Falls
Algumas trilhas tem vistas hiper caprichadas da Yosemite Falls do alto. Algumas das melhores vistas são a 4 Mile Trail, e a trilha para o Glacier Point.
E aí, curtiu as dicas?
Guarde esta dica no Pinterest!
Veja também:
- Guia de viagem: Saiba o que fazer no Yosemite Park
- Onde ficar no Yosemite Park
- Yosemite Park: A vista do Glacier Point
- Yosemite Park no inverno
- Yosemite ou Sequoias: que parque escolher
- Yosemite Park de trem
Trilhas do Yosemite Park
- Half Dome: a trilha mais famosa do Yosemite
- Upper Yosemite Falls
- Sequoias gigantes do Toulumne Grove
- Sequoias gigantes do Merced Grove
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
Olá Mari,
estou apreensivo com os incêndios que estão ocorrendo próximo ao Yosemite, que tragédia. Vi uma notícia de que o parque ficará fechado pelo menos até domingo 29/07 em função da fumaça na região. Me programei para chegar lá 16/08, indo de San Francisco, ficar até o dia 19 e depois seguir viagem pela big sur. Você sugere algum plano B caso o parque continue fechado na data programada?
Oi Luan,
Nem me fala, é uma tristeza mesmo.
Sugiro que você mantenha sua reserva e se a coisa apertar vc pode trocar Yosemite por Lake Tahoe ou, adicionar mais dias na Highway 1.
Beijos
Olá Mari,
Yosemite é tudo de bom! Além das cachoeiras, tem trilhos muito bons para fazer, mesmo com crianças. Não é o meu parque americano favorito, mas ainda assim adorei!
Grande abraço desde Portugal.
Obrigada Filipe.
Qual o seu parque americano preferido?
Abraços e obrigada pela visita!
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba!!! Super obrigada Naty