Foz do Iguaçu: Belmond Hotel das Cataratas com crianças

Saiba como é se hospedar no Belmond Hotel das Cataratas (Site Oficial) com crianças: sua chance de se hospedar em pleno parque nacional e curtir a beleza das Cataratas do Iguaçu dia e noite com direito a um nascer e um pôr do sol inesquecíveis. Neste post dividirei com vocês todos os detalhes da nossa experiência, vamos nessa?

Nossa viagem: ver as Cataratas do Iguaçu era um sonho antigo, me encantei com as fotos e descrições dos amigos, invejei a visita técnica a Itaipu que o Gustavo fez na época da faculdade e babei nas fotos da família. Fui a última a conhecer as Cataratas e quer saber? Demorei! Foz do Iguaçu é linda, bem preparada para receber crianças e recheada de opções de passeios bacanas para a família. Amei o destino e não vejo a hora de voltar!

Cataratas do Iguaçu
Pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu, um privilégio de quem se hospeda no Belmond

Foram 3 noites em Foz do Iguaçu, as duas primeiras no Wish Foz do Iguaçu, escolha da minha mãe para curtir todas as amenidades infantis, e a última no Belmond Hotel das Cataratas, a minha escolha para aproveitar o melhor das Cataratas Brasileiras com luxo, conforto e sem abrir mão de uma estrutura bacana para os pequenos. Amamos a combinação!

Belmond Hotel das Cataratas
Fachada do Belmond Hotel das Cataratas
Belmond Hotel das Cataratas
Kombi Rosa em frente ao Belmond
Belmond Hotel das Cataratas
Piscina de bordas infinitas e diferentes profundidades

As cataratas do Iguaçu há dez passos de distância

Dez passos é exagero, uns 100 talvez? O fato é que é muito perto. Dá para ver cataratas da porta do hotel (e se você puder cacifar um dos quartos com vista para as cachoeiras, terá cataratas na janela do quarto), dá para tomar um drink no final da tarde com vista para as águas ou jantar em um dos melhores restaurantes de Foz do Iguaçu de frente para as cachoeiras e, para mim, o mais legal: dá para curtir o parque depois das 5h da tarde e antes das 9h da manhã, horários em que o parque está fechado para todos os outros visitantes.

Belmond Hotel das Cataratas
Cataratas do Iguaçu vistas do Belmond – Um vistão!

Motivos para escolher (e se apaixonar) pelo Belmond Hotel das Cataratas

Essa experiência mais intimista com as cachoeiras e a chance de presenciar o pôr sol e o nascer do sol do parque nacional foram os grandes motivos da minha escolha, mas não foram os únicos. O Belmond Hotel das Cataratas é um hotel espetacular e que merece sua visita. Aí vão alguns motivos:

[Clique no item acima para ir direto ao ponto]

Arquitetura colonial com um toque contemporâneo

Um edifício colonial rosado e um gramadão verde recebem os visitantes no Belmond Hotel das Cataratas. A entrada é um charme: de um lado estão as Cataratas do Iguaçu e do outro um corredor lindo com arcos e colunas rosadas que dão acesso a parte interna.

Belmond Hotel das Cataratas
Fachada do Belmond: muitos dos elementos arquitetônicos são tombados pelo patrimônio histórico nacional. A cor do edifício é um deles!

O interior mantém o estilo colonial com um toque muito bem pensado de modernidade. A decoração de muito bom gosto combina paredes parcialmente cobertas de azulejo português azulado, móveis de madeira e uma escadaria LINDA tombada pelo patrimônio histórico que conecta a parte central do edifício ao mirante.

Belmond Hotel das Cataratas
Interior do edifício – Destaque para os azulejos portuguêses

Falando em mirante, taí uma bela pedida para quem quer ver o nascer e o pôr do sol sem sair do hotel e tirar fotos caprichadas. Durante minha estadia assisti um nascer do sol lindo e com um detalhe para lá de especial: bandos de tucanos voando para lá e para cá, uma lindeza.

Belmond Hotel das Cataratas
Nascer do sol nas Cataratas – Essa é a vista do topo do mirante do hotel

Quartos aconchegantes

Nós ficamos hospedados em um apartamento luxo com vista para o Jardim. Um quarto relativamente amplo e equipado com duas camas de solteiro, um berço para o Baby Caio e uma mesinha com poltrona confortável.

Belmond Hotel das Cataratas
Nosso quarto
Belmond Hotel das Cataratas
Bercinho para o Baby Caio – Gostei muito da qualidade do berço

Nosso quarto tinha uma pequena varanda – destaque para as cortinas com motivos florestais em harmonia com os quadros – com vista para o jardim e um armário bacana com roupões (para os adultos e crianças) e chinelos havaianas para nós e para as crianças.

O banheiro, todinho decorado com azulejos portugueses azul e branco conquistou o meu coração e o dos meninos que adoram banho de banheira. Um charme!

Belmond Hotel das Cataratas
Banheiro decorado com azulejos portugueses

Outras opções de quarto

Além do quarto que me hospedei, tive a chance de visitar uma suíte linda com piscina privativa (a decoração contemporânea e o jardinzinho privado são tudo de bom). Há duas destas suítes no Hotel das Cataratas e elas são super disputadas!

Belmond Hotel das Cataratas
Quarto de casal
Belmond Hotel das Cataratas
Salinha da Suíte com Piscina
Belmond Hotel das Cataratas
E olha só o jardim privativo que delícia

Também visitei a disputada Suíte com vista para as Cataratas: um quarto com dois ambientes e que pode ser conjugado com o quarto vizinho. Além da decoração de muito bom gosto, ele tem uma varanda pequenina com vista imbatível das Cataratas. Fiquei apaixonada!

Belmond Hotel das Cataratas
Essa é a suíte principal, a cama fica de frente para a varanda
Belmond Hotel das Cataratas
E olha só a vista para as cataratas que lindeza
Belmond Hotel das Cataratas
Essa suíte tem um segundo ambiente caprichado com uma sala bem ampla

Área de lazer deliciosa e spa completo

Jardins bem cuidados, uma área muito gostosa com redes, piscinas deliciosas e climatizadas (há duas piscinas, uma adulta de bordas infinitas lindona e uma piscina infantil perfeitinha para os pequenos), academia de ginástica, quadra de tênis e um tabuleiro de xadrez gigante que rendeu muitas brincadeiras para os pequenos.

Belmond Hotel das Cataratas
Piscinas
Belmond Hotel das Cataratas
Tabuleiro de xadrez gigante
Belmond Hotel das Cataratas
Área das redes – Adooooro

Isso sem falar do spa completo com direito a sauna e um menu excelente de massagens e tratamentos de beleza. A área de lazer do Belmond Hotel das Cataratas é uma delícia e merece destaque!

Kids Club para entreter os pequenos

O Kids Club é uma graça e está equipado com alguns brinquedos, mesinhas para pintar e uma televisão grandona com Playstation e Netflix. Para quem viaja com pequenos bem pequenos como nós, o Kids Club é uma mão na roda. Enquanto eu fui fazer o Macuco Safari, minha mãe ficou com as duas crianças brincando no clubinho, o que é bem mais fácil, e divertido do que ficar com os pequenos no quarto!

Belmond Hotel das Cataratas
Espaço Kids – Achei a decoração muito fofa

Noite de lua cheia nas cataratas

Uma das sensações de se hospedar no hotel Belmond durante a Lua Cheia é curtir um passeio exclusivo e pra lá de especial. Ver o arcos-íris formado pelas cataratas nas noites de lua cheia. Os passeios acontecem apenas 4 noites do mês e são exclusivos para hóspedes do Belmond. Alguns leitores que fizeram o passeio relatam a experiência como única e inesquecível. Eu fiquei morrendo de vontade de voltar!

Gastronomia espetacular: 3 espaços gastronômicos com propostas diversas

O Belmond conta com três espaços gastronômicos com propostas bem diferentes: o Restaurante Ipê Grill – um lugar lindo com decoração despojada e de frente para a piscina. O Ipê serve café da manhã (já já eu falo mais dele), almoço a la carte e um buffet delicioso com pizzas e churrasco no jantar. O Ipê foi a nossa escolha para todas as refeições no hotel.

Belmond Hotel das Cataratas
Ipê Grill – Um espaço despojado rodeado de verde

Para uma refeição caprichada a pedida é o Restaurante Itaipu do chef Executivo peruano Jean-Paul Barbier e com vistas para as cataratas – reserve com antecedência. Todo mês o Itaipu organiza uma rodada de jantares com chefes convidados de outros cantos do Brasil que faz o maior sucesso entre os hóspedes.

Belmond Hotel das Cataratas
Parte interna do Restaurante Itaipu
Belmond Hotel das Cataratas
Terraço: a sua chance de jantar olhando as cataratas

E também tem o Bar Tarobá, uma alternativa descontraída para quem quer tomar um drink gostoso ou comer algo rápido olhando para as cachoeiras.

Belmond Hotel das Cataratas
Bar Tarobá

Atenção aos detalhes: muito carinho com nossas crianças

Brigadeiros no check-in, docinhos de boas vindas no quarto, mochilinha especial para quem faz os tours… O Belmond Hotel das Cataratas prima na atenção aos detalhes, especialmente quando o assunto é criança pequena.

Pedimos um berço para o Baby Caio e recebemos um verdadeiro kit com tudo o que o nosso pequeno poderia precisar: banheira para o banho, toalha de bebê e um kit maravilhoso de produtos de bebê da Granado. Fiquei encantada!

Durante as refeições os meninos – que ainda fazem um pouco de bagunça para comer – foram tratados com muito respeito e carinho. Tom ganhou frutas cortadinhas para não ficar com ciúmes da caipirinha de frutas vermelhas da mãe e Caio ganhou um pratinho de morangos para não ficar com vontade das sobremesas com açúcar. Adorei a gentileza e a amabilidade de toda a equipe.

Belmond Hotel das Cataratas
Tom brincando com os carrinhos durante a refeição: crianças são bem vindas no Belmond

E tudo o que você espera de um excelente hotel 5 estrelas:

  • Serviço de primeira: Staff bem treinado, super educado e bem preparado para responder perguntas sobre o parque e sobre o hotel.
  • Concierge sabido: Nada como um concierge bem treinado para tirar suas dúvidas – e olha que eu pergunto, viu?! – e te ajudar a selecionar os melhores passeios. Eu optei por fazer o Macuco Safari aos 48 do segundo tempo e contei com a ajuda do concierge para agendar meu passeio. Paguei um pouquinho mais caro, mas fui recompensada com uma mochilinha impermeável, um kit com capa de chuva, toalha de piscina e dicas afinadas para aproveitar o passeio: vá de chinelo, biquíni por baixo e leve um saco plástico para proteger o telefone celular.
  • Amenidades deliciosas: Amamos os produtinhos da Granado.
  • Frigobar equipado: Com comidinhas e bebidinhas maravilhosas.

O que poderia ser melhor

  • Chegada no parque: Quem chega no Parque Nacional das Cataratas de Uber – nosso caso – precisa casar a chegada com o horário das vans que conectam a entrada do parque nacional ao hotel. O Uber não pode entrar no parque e como chegamos na parte da manhã, tivemos que esperar cerca de meia hora até a próxima van (após as duas da tarde a frequência das vans é de 15 em 15 minutos e a espera passa a ser mínima). Sorte que o Belmond tem uma salinha de apoio com ar condicionado e TV para deixar a espera mais agradável. Quem vai de carro pode solicitar a entrada do veículo na reserva e estacionar dentro do hotel.
  • Parquinho: A brinquedoteca do Hotel das Cataratas é uma graça, mas sentimos falta de uma área externa para os pequenos, um parquinho teria sido incrível.
  • Menu do bar: Seria bem legal ter pratos infantis no Bar Tarobá. Acabamos comendo todas as refeições no Ipê – e amamos – mas adoraríamos variar. Quanto ao Itaipu, preferi deixar para uma próxima quando os meninos forem maiores.

Como é se hospedar no Belmond Hotel das Cataratas com crianças?

O Belmond Hotel das Cataratas foi nossa pedida para a última noite em Foz do Iguaçu, uma maneira mais que especial de fechar a estadia na cidade com chave de ouro! E que delícia de escolha.

Chegamos no parque por volta das 11h30, pegamos a van que conecta a entrada ao hotel (táxis e Uber não estão autorizados a entrar no parque, mas quem chega de carro próprio/alugado pode solicitar a entrada na reserva e receber uma autorização especial) e fizemos o nosso check-in que foi super rápido. Por sorte nosso quarto já estava pronto e pudemos deixar as malas antes de almoçar.

Almoço no Ipê Grill

Deixamos as coisas no nosso quarto e já descemos para almoçar. Nossa escolha foi o Ipê Grill, que fica de frente para a piscina, tem as paredes de vidro e uma decoração linda com azulejos detalhados em tons de verde, tudo a ver com os jardins que rodeiam o restaurante. Uma delícia.

Para beber pedi uma caipirinha de frutas vermelhas que estava deliciosa e também pedi que me enviassem um pratinho de frutas para os pequenos não ficarem com inveja do “meu suco”. Foi um sucesso.

Para comer pedimos um macarrão ao sugo para os pequenos (que já veio dividido), uma costela bovina com purê de mandioquinha para mim (que delícia! Curti cada mordida do meu prato) e um coquetel de frutos do mar para a minha mãe que também adorou a pedida.

Belmond Hotel das Cataratas
Costela bovina com purê de mandioquinha
Belmond Hotel das Cataratas
Coquetel de frutos do mar

E sabe o que eu mais gostei? A sobremesa! Pedi um prato com doces típicos brasileiros que estava espetacular. Tinha quindim, pudim de leite, sorvete de pitanga, brigadeiro e bem casado. Todos os doces que adoro e sinto falta reunidos em um único prato. Minha mãe pediu uma torta de chocolate que estava ok. Acho que depois dos doces brasileiros lindos e gostosos a torta acabou ficando em segundo plano.

Belmond Hotel das Cataratas
Prato com doces típicos brasileiros
Belmond Hotel das Cataratas
Torta de chocolate

Depois do almoço curtimos o jardim do hotel, brincamos nas redes, no tabuleiro de xadrez gigante e quando percebemos que os meninos estavam prontos para a soneca da tarde, colocamos os dois no carrinho e saímos para caminhar. Cinco minutinhos depois, tínhamos dois pequenos capotados!

Passeio pelas Cataratas Brasileiras

O Belmond Hotel das Cataratas fica bem em frente a um dos mirantes mais lindos das cataratas do Iguaçu Brasileiras, mas neste pedacinho do parque infelizmente a entrada não é acessível e por isso pegamos o ônibus – que é 100% acessível – e fomos até a última parada, a Estação Porto Canoas. De lá, basta caminhar uns 100 metros para chegar ao elevador que dá acesso a trilha da garganta do Diabo.

O legal do parque Nacional das Cataratas são as possibilidades fotográficas, uma caminhada curtíssima – e um pouco molhada – te deixa em frente as cataratas. O pedaço que pode ser visto de carrinho de bebê é pequeno, porém contempla o melhor do parque e a única barreira para os pequenos é que molha para caramba. [Não sei quanto ao seu filho, mas os meus não acharam nenhuma graça do banho de cachoeira e eu preferi não insistir.] Assim, acabei deixando os pequenos no carrinho com a minha mãe (eles voltaram de ônibus para o hotel) e fazendo a trilha todinha a pé e com paradas caprichadas para sentir o spray das cachoeiras (que lavaram minha alma e me encheram de energia boa) – e para fotografar, claro. O trajeto é lindo, leva cerca de 40 minutos e como já havia passado das 17h, haviam pouquíssimas pessoas no parque.

De volta ao hotel, encontrei minha mãe em frente a Kombi brincando com as crianças. O Tom ficou alucinado pelo “ônibus pequeninho” (tentamos explicar que era uma Kombi mas não teve jeito) e só quis sair de lá porque falamos da brinquedoteca.

Belmond Hotel das Cataratas
“Não é Kombi mamãe, é ônibus rosa”. Tom

A brinquedoteca do Belmond Hotel das Cataratas é uma gracinha e toda colorida. Para meus pequenos a sensação foi uma rampa de descer com carrinhos (não haviam carrinhos lá, mas nós sempre viajamos com uma frota) e os blocos de montar. Para crianças mais velhas tem mesinhas para desenhar e videogame.

Pôr do sol nas Cataratas – Uma experiência inesquecível

Quando faltavam uns 15 minutinhos para o sol se por, saímos da brinquedoteca e fomos até o mirante das cataratas onde curtimos um verdadeiros espetáculo de cores. Que privilegio curtir o pôr do sol das cataratas! Se você ainda tá em dúvida entre escolher ou não o Belmond, taí um bom motivo: É maravilhoso!

Cataratas do Iguaçu
Por do sol nas cataratas dp Iguaçu: um espetáculo

O Buffet de churrasco do Ipê Grill

Todos os dias, no jantar, o restaurante Ipê serve um buffet caprichado com carnes, pratos quentes e pizzas feitas na hora. Matei a saudades de Catupiry com uma pizza feita para mim (e pedi metade de muçarela para o Tom ), provei pedacinhos dos meus cortes preferidos de carne e provei um ou dois pratos quentes. Era tanta coisa gostosa que faltou espaço para a sobremesa, mas não me arrependo!

Belmond Hotel das Cataratas
Buffet de jantar no Ipê Grill

Amanhecer visto do alto do mirante do Belmond

Acordei bem cedinho para curtir mais um dos privilégios de estar hospedada no Belmond Hotel das Cataratas: o nascer do sol. Deixei minha mãe dormindo sozinha com as crianças no quarto e, por isso, preferi ficar dentro do hotel e curtir as vistas do mirante. O sol nasce do lado oposto as cataratas e acredito que lá da Garganta do Diabo a vista seja bem bonita. Do alto do mirante do hotel presenciei uma mudança linda de cores e o que eu mais gostei: bandos e bandos de tucanos vindo para lá e para cá. Uma lindeza!

Café da manhã no Belmond

Depois de um nascer do sol lindo, fui tomar café da manhã com minha mãe e os meninos. E que café da manhã caprichado! Pães variados, queijos, frios, bolos e docinhos, frutas, sucos e algumas bebidas alcoólicas. Um buffet de café da manhã lindo e delicioso!

Belmond Hotel das Cataratas
Um brinde para começar uma manhã caprichada
Belmond Hotel das Cataratas
Café da manhã do Belmond
Belmond Hotel das Cataratas
E olha só o Baby Caio no cadeirão. Dei comida no esquema BLW e tive todo o apoio da equipe do hotel

Depois do café da manhã, sai para fazer o Macuco Safari e minha mãe ficou com as crianças brincando nos jardins e na brinquedoteca. Vou deixar a experiência do Macuco Safari para um post a parte, mas já adianto: é sensacional para adultos, mas agradeci muito por não ter levado meus filhos. Apesar de não haver um limite de idade, não recomendo para crianças pequenas.

Uma manhã deliciosa na piscina

Encerramos nossa estadia no Hotel Belmond curtindo as piscinas deliciosas. As crianças amaram e aproveitaram muito a piscina infantil e nós achamos a piscina adulta uma delícia!

Belmond Hotel das Cataratas
Piscina deliciosa do Belmond
Belmond Hotel das Cataratas
Caio e eu curtindo a piscina das crianças

Almoçamos salada e hambúrguer nas espreguiçadeiras da piscina e nos preparamos para encarar a viagem de volta para São Paulo com muita vontade de ficar mais tempo em Foz do Iguaçu. Que lugar delicioso!

E vale a pena se hospedar no Hotel Belmond das Cataratas com crianças?

Muito. Amamos ficar hospedados em plenas Cataratas Brasileiras, curtir o parque vazio nos horários alternativos, e claro, aproveitar todo o conforto do Belmond Hotel das Cataratas. Adoramos o quarto, a piscina caprichada e as vistas especiais das Cataratas! E aí, curtiu nossa experiência no Belmond Hotel das Cataratas? Deixe seu comentário!

Planeje sua viagem

Comentários (1)

[…] Foz do Iguaçu: Belmond Hotel das Cataratas com crianças […]

Deixe o seu comentário