Cerro de Monserrate em Bogotá: Como é a subida

Quem tem o privilegio de visitar Bogotá num dia claro rapidamente percebe que a cidade é rodeada por montanhas, montanhas que estão bastante próximas do centro e que tem uma importância religiosa para os colombianos. A direita, uma enorme virgem protege e abençoa a cidade e do lado esquerdo esta o cerro Monserrate, também conhecido como Santuário dos Colombianos.

Virgem vista do alto do cerro

Um visitante atento, ao caminhar pelas vielas do centro avista o cerro lá no alto, bem pequenino…

…Lá de cima, a vista é uma das melhores que se pode ter, e a sensação de subir e contemplar a cidade desde um dos lugares mais santos da cidade é maravilhosa!
Monserrate é um passeio muito bonito e que em um dia claro, vale a pena até para quem tem pouco tempo na cidade

Qual a altitude do Cerro Monteserrate?

O Cerro de Monserrate fica a 3152 m de altitude (600 metros de elevação em relação ao centro da cidade). Não senti a altitude em Bogotá, mas em geral sou bem resistente a altitude.

Se nunca viajou para destinos com altitude na jogada, vale começar devagar e previnir o mal de altitude. Acredite, essa diferença de 600m em relação ao centro pode te dar uma dor de cabeça danada.

Como chegar ao Cerro de Monserrate em Bogotá

O pé da montanha – ponto de partida do teleférico, do funicular e das caminhadas a pé – fica a menos de dez minutos de caminhada do centro da cidade, é só caminhar sempre olhando para o alto e seguindo a igreja. Quem não gosta de andar pode pegar um táxi/ Uber até a base.

Como subir ao cerro de Monserrate

Há três formas de chegar até o Monserrate: a pé, de funicular ou de teleférico.

Caminhando

A caminhada leva pouco mais de uma hora e dizem que é bem bonita, só que a trilha fecha toda terça feira para manutenção e por isso não consegui testar. A trilha tem 2,4 Km de extensão e um ganho de altitude de 600 m; aqui vale lembrar que você já estará em altitude elevada e que o exercício extra pode bem cansativo.

Uma boa pedida para quem gosta de caminhar e quer economizar uns trocos.

De Furnicular

Com formato de escadinha, o Funicular de Monserrate foi inaugurado em 1929. O ponto alto da subida para mim foi ver o centro se distanciando aos poucos e o skyline da cidade tomando forma.


Com sorte você pega o trem vazio e consegue tirar umas boas fotos de Bogotá.


Horários de funcionamento do Funicular de Monserrate

  • Aberto de segunda a sabado das 7:45 as 11:45
  • Aos domingos das 6:00 a.m as 18:00

De teleférico

O bacana do teleférico é ver a cidade diminuindo e a igreja se aproximando…

Este teleférico foi inaugurado em 1955.

Horários de funcionamento do teleférico de Monserrate

  • Aberto de segunda a sabado das 12:00 as 12:00p.m
  • Aos domingos das 09:30a.m as 16:30

Quem opta pelo teleférico ou funicular pode com o mesmo ingresso subir com um e descer com o outro.

O que fazer no Cerro de Monserrate em Bogotá

Curtir as vistas de Bogotá

A vista da cidade é bem bacana, tanto de dia como de noite a vista já vale a subida. A parte chata é que mesmo em um dia azul pós chuva a imensa nuvem de poluição reduz bastante a visibilidade e o potencial da visita.

Visitar o Santuário do Senhor Caído

E claro, quem chega até lá não pode deixar de conhecer o Santuário del Señor caído. O santuário foi terminado em 1657 e tem este nome graças a estatua do Cristo caído que ocupa o centro do altar.

Há uma lenda local que conta que queriam tirar o Cristo dali, e a estátua ficou tão pesada, mas tão pesada que muitos homens juntos não agüentaram levantar e resolveram deixar o Cristo ali mesmo.

Uma bonita caminhada com direito a Via Sacra

Depois de apreciar a vista, dê uma caminhada pelo Cerro. Perceba que pouquinho abaixo do santuário há um caminho repleto de estátuas, trata-se de uma via sacra. Tivemos sorte de acompanhar alguns grupos escolares com muitas crianças percorrendo esta via sacra e rezando o pai nosso… Muito bonito

Restaurantes no alto da montanha

Não preciso nem dizer que o alto do Monserrate é um dos lugares mais caros e mais turísticos para comer da cidade e tem restaurantes bem simpáticos.


A dica é a mesma de sempre, escolha um dos restaurantes e entre para tomar um café… Pronto, você tem todo o conforto da casa, a vista panorâmica sem gastar o olho da cara.

Comprar lembracinhas e bugigangas colombianas

Como todo passeio bem turístico, lojinhas fazem parte do combo. Não olhei os preços mas aposto que pela localizacão, são relativamente mais caros que no centro da cidade.

E claro, curtir a natureza do lugar e respirar um pouco de ar das montanhas…

Como é visitar o cerro de Monserrate a noite

E não posso deixar de falar que este é um passeio que pode ser feito tanto de dia como de noite… olha só as fotos do Monserrate de noite 🙂

Veja também:

Planeje sua viagem

Comentários (2)

[…] Não é exagero. Este é um dado importante pois existe um lugar incrível para se visitar chamado Monserrate. São as montanhas ao redor da cidade, lindíssimas, e de onde se tem, de longe, a melhor vista de […]

[…] Subindo o Cerro de Monserrate: https://ideiasnamala.com/2012/09/17/bogota-subindo-no-cerro-de-monserrate/ […]

Deixe o seu comentário