O Que Fazer em Bruxelas? Roteiro de 1 Dia na Cidade

Bruxelas, a capital da Bélgica, é uma das menores e mais simpáticas capitais europeias. Em um dia dá para aproveitar bem a cidade e conhecer as principais atrações turísticas. Neste post, contei todos os detalhes do que fazer em Bruxelas, além de outras dicas para planejar a sua viagem (confira as atrações no mapa, quantos dias ficar em Bruxelas, como chegar, onde ficar em Bruxelas e muito mais).

Chegou a hora descobrir o que fazer em Bruxelas – uma cidade plural e com mil e uma possibilidades de entretenimento. Em Bruxelas você poderá degustar chocolates fantásticos, beber algumas das melhores cervejas do mundo e desvendar cantinhos lindos como a Grand Place (uma das praças mais lindas da Europa), o pequeno Manneken Pis (a fonte que faz xixi), além de cantinhos menos visitados, porém igualmente, especiais como o Museu Magritte
 (eu adoro!) e o delicioso Parc de Bruxelles Warande.

Aqui, você vai encontrar uma lista caprichada do que fazer em Bruxelas:

  1. Grand Place
  2. Manneken Pis
  3. Mont des Arts
  4. Museus Reais de Belas-Artes e Museu Magritte
  5. Igreja Notre Dame Du Sablon
  6. Palácio Real da Bélgica
  7. Parc de Bruxelles Warande
  8. Catedral de Saint Michel et Gudule
  9. Galeries Royales Saint-Hubert
  10. Jeanneke Pis: a irmã do Manekken Pis
  11. Beber cervejas incríveis
  12. Atomium
  13. Mini Europa
  14. Museu dos Quadrinhos
  15. Parlamento europeu
  16. Parc Léopold
  17. Basílica Nacional do Sagrado Coração
  18. Museu dos instrumentos musicais
  19. Tours divertidos em Bruxelas

E, para planejar a sua viagem:

Se preferir, clique nos itens acima para ir direto ao ponto.

1- Grand Place: uma das praças mais lindas da Europa

Comece seu passeio pela Grand Place, uma da praças mais charmosas da Europa. Muito tempo atrás, antes de se tornar um reduto turístico, a praça era um importante reduto comercial. No século XI, estabeleceu-se ali o antigo mercado da cidade, herança que ainda pode ser vista no nome de alguns dos prédios que rodeiam a praça, como o prédio do Padeiro.

Se estiver de metrô, desça na estação Bourse, que em português significa “bolsa”. Chegando lá, não deixe de reparar na fachada do prédio da Bolsa e nas suas muitas esculturas. Na parte de baixo, há um leão com um soldado montado e um pórtico todo ornamentado.

Bourse em Bruxelas

Saindo dali, suba uma das ruazinhas estreitas que te levará à Grand Place, uma praça retangular repleta de construções lindas e super bem conservadas. A região da Grand Place é um ambiente 100% turístico, repleto de lojas de chocolate, wafel, cerveja e renda – artigos belgas bem típicos.

Loja de cervejas - Bruxelas

Além disso, há uma quantidade enorme de restaurantes com mesinhas do lado de fora e garçons que farão de tudo, até arriscar uma outra palavra em português, para te puxar para o lado dentro.

Os prédios mais interessantes da Grand Place

Maison Du Roi:

O primeiro deles é a Maison Du Roi (A Casa do Rei),  que é o segundo prédio mais imponente da praça. Um prédio branco, com esculturas de bronze – que com a ação do tempo ganharam tonalidade verde – e uma enorme varanda. A casa do rei foi construída em 1536 e nunca serviu de casa para rei algum, mas já foi usada como cadeia e como centro de arrecadação de impostos. Hoje, o charmoso edifício é sede do Musée de La Ville (aberto de terça a domingo, de 10h às 17h | Entrada: 8 Euros) que entre tapeçarias e pinturas, contém uma coleção com mais 600 trajes especialmente criados para o Manneken Pis (que você irá conhecer já já).

Maison Du Roi - Grand Place - Belgica

Imagine só que o danado do bonequinho tem um guarda roupas mega famoso, com trajes típicos de várias nações, roupa de conde Drácula, roupa de Papai Noel, de esportista de diversas modalidades e que talvez o que seja o mais legal de todos os trajes, uma roupa do cantor Elvis Presley. Enfim, o museu vale super à pena, nem que seja só para babar no armário do Manneken Pis.

Hotel de Ville

De volta à praça, do outro lado da rua, está instalada a prefeitura de Bruxelas (Hotel de Ville), um prédio branco decorado com centenas de estátuas pequeninas (exatamente 137 delas) que representam reis, santos e outras figuras alegóricas. Neste prédio, está a torre mais alta da praça – são 96 metros de altura. No alto da torre,há uma estátua dourada de três metros de altura que representa São Michel, o padroeiro da cidade, matando um dragão do demônio. O prédio foi construído entre 1401 e 1455 – 45 anos antes de Pedro Álvares Cabral pensar em chegar no Brasil.

Hotel de Ville - Bruxelas

Outra curiosidade bacana é que o prédio não é exatamente simétrico. Olhando para ele de frente, a metade esquerda é maior que a metade direita. Existem várias lendas do porquê dessa assimetria, a mais maldosa dela diz que o engenheiro responsável pela obra se jogou do alto do prédio quando percebeu o erro.

Detalhe do Hotel de Ville - Bruxelas

A prefeitura também está aberta para a visitação e é um belo passeio, visto que o lado de dentro é mais bonito e ornamentado que o lado de fora. A visita é feita por meio de tours guiados em inglês, francês ou holandês.

A casa dos Duques de Brabant

Do lado leste da praça, há outro grande edifício que merece destaque. Diferente dos dois prédios que descrevi, esse tem algumas formas arredondadas. O prédio é conhecido como a casa dos Duques de Brabant ou em francês  “La Maison Des Ducs de Brabant” e é formada por um conjunto de seis casas decoradas, com uma série de escudos dourados e 19 bustos dos Duques de Brabant. Uma das diversões dos viajantes é procurar o saquinho de dinheiro, um dos ornamentos do prédio. Não sei porque tive um breve relance de um desenho de infância. Se você também pensou no tio Patinhas, acertou!

Guildos de Bruxelas

Do outro lado da praça, há uma série de casinhas estreitas, porém pontudas e charmosas. São as antigas sedes de Guildos de Bruxelas. Repare que cada uma tem um detalhe, escultura ou ornamento bem característico. Destaque para “Le Renard” casa número 7 – antiga sede da guilda dos Camiseiros. Percebam também a mini raposa dourada que acaba passando despercebida no meio das outras estátuas, mas que deu o nome a casa.

Le Cornet

Uma casa com a parte de cima meio triangular que lembra a proa de um barco. No teto, dois leões carregam um escudo e uma coroa. A casa tem ainda três janelinhas redondas que lembram janelas de um barco e esculturas branquinhas sendo um cavalo de cada lado.

Le Roi d’Espagne

E, por último, a casa dos padeiros ou Le Roi d’Espagne, destacada pelo busto dourado de Charles II, na entrada da casa e uma enorme cúpula verde. A casa hoje funciona como barzinho e restaurante. Do lado de dentro, a decoração é mega eclética, repleta de coisas e de bonecos. Aproveite para experimentar uma das cervejas locais.

A famosa estátua dourada

Antes de sair da praça, lembre-se de procurar a estátua de Everard ‘t Serclaes, uma estátua dourada de um senhor deitado que fica pertinho do Hotel de Ville. Reparem que parte do corpo da estátua tem uma tonalidade diferente, isso porque, segundo crença popular, passar a mão na estátua traz muita sorte. Na dúvida, faça um carinhozinho nela antes de seguir para a próxima parada.

2- Manneken Pis: clássica fonte de Bruxelas

A Grand Place é cortada por sete ruazinhas. A rua Tetê D’or (na dúvida, procure pelo mural do Tim Tim) – te levará ao fofíssimo Manneken Pis (Rue des Grands Carmes 33), uma fonte de um bonequinho minúsculo fazendo um xixi interminável.

Manneken Pis - Bruxelas

Muitas pessoas que conheço, se decepcionaram e muito com o tamanho do boneco, ele é realmente pequenino – exatos 61 cm de altura – o que fica até meio engraçado porque ele é infinitamente menor que a quantidade enorme de turistas que tentam se aproximar e tirar uma foto. Como eu já estava esperando algo pequeno, achei até simpático.

As roupas do Manneken Pis

Uma das coisas mais legais de revistar o Manneken Pis é não saber com que roupa ele vai estar. A estátua usa até 4 roupas diferentes por ano. Nos encontramos três vezes, sendo que na primeira ele estava como veio a mundo, peladinho da Silva. Na minha segunda visita à Bruxelas, ele estava vestido com um espécie de traje de soldado e na terceira, trajava um macacão azul. Você poderá ver todas as roupas do Manneken Pis no Musée de La Ville. Adorei e recomendo a visita!

3- Mont des Arts: minha vista preferida de Bruxelas

Nossa próxima parada é o Mont Des Arts, um jardim caprichado, repleto de esculturas. Minha vista preferida de Bruxelas e um dos cantinhos mais gostosos da cidade. Para chegar lá, você basicamente terá que voltar até a Rue Lombard e continuar pela Rue Saint Jean.

Mont des Arts - Bruxelas
Mont des Arts – Bruxelas

A praça tem jardins geométricos muito bonitos, árvores, milimetricamente, podadas e, um pouco mais adiante, um lindo relógio.

Na minha última viagem a Bruxelas, dei uma sorte danada e peguei um festival do vinho rolando da pracinha. O interessante é que podíamos comprar o número de degustações desejadas e ir provando. Foi bem legal.

4- Museus Reais de Belas-Artes e Museu Magritte

Na pequena subida que leva ao Mont Des Arts tem alguns dos prédios mais lindos de Bruxelas. Um dos meus preferidos é o museu dos instrumentos musicais, um prédio Art Noveau bem diferente.

Outros dois edifícios que merecem uma passada (e possivelmente uma visita) são o Musée Royaux de Beaux-Arts (Aberto de terça a sexta das 10h às 17h e aos finais de semana das 11h às 18h, de 10h Às 17h | Entrada: 15 Euros), que tem muita arte antiga boa como Peter Brueghel e Peter Paul Rubens, além de uma área mais moderna bacana, e o Museu Magritte (Aberto de terça a sexta das 10h às 17h e aos finais de semana das 11h às 18h | Entrada: 11,80 Euros), meu museu preferido e que tem algumas das melhores pinturas desse incrível artista surrealista. A visita, feita com carinho, leva pelo menos umas duas horas. Eu acho imperdível!

Fundo do Museu Magritte em Bruxelas
Fundo do Museu Magritte em Bruxelas

5- Igreja Notre Dame Du Sablon

Nossa próxima parada é a a igreja Notre Dame Du Sablon. Para chegar lá, temos que voltar um bocadinho no mapa, acho que o desvio vale à pena, pois tanto a igreja quanto o parque ao lado são uma graça. A Notre Dame é uma igreja fofa em estilo gótico. Ela é bem bonita, mas o que eu mais gosto é sentar nos bancos da pequena praça em frente.

A praça se chama Place do Petit Sablon e durante a primavera e o verão fica linda, repleta de flores.

Notre Dame Du Sablon - Bruxelas

A entrada da praça é decorada com 48 pequenas estátuas de bronze que representam as antigas guildas medievais da cidade. Lá dentro do jardim, há uma fonte em homenagens aos condes Egmont e Hoorn, dois importantes mártires revolucionários que lutaram contra o governo de Felipe II.

Gosto muito desse pequeno jardim e sempre que passo por lá aproveito para relaxar uns minutos sentada de frente para a fonte.

Aproveite para provar o chocolate Belga

Nessa região, estão algumas das chocolateiras mais famosas da cidade. Quem quiser uma opção autentica e econômica, a Cote D’or (Kleine Zavel 1 Place du Petit Sablon 1000) fica quase na frente da igreja e tem ótimas opções. E claro, que também, a Godiva (Grote Zavel 47/48, 1000) a chocolateria belga mais famosa, e outras marcas super badaladas menos conhecidas por nós brasileiros.

6- Palácio Real da Bélgica

Saindo da Notre Dame, é hora de visitar o Palácio Real da Bélgica, um prédio bonito e imponente com a fachada adornada por algumas colunas neoclássicas e muitas janelas. Se você já achou que a fachada vale umas belas fotos, espere até ver o lado de dentro. Entre julho e setembro o palácio fica aberto para visitação e a entrada é gratuita!

7- Parc de Bruxelles Warande: maior parque público de Bruxelas

O Palácio Real fica de frente para um parque caprichado o Parc de Bruxelles Warande. Passe por dentro e quando o parque terminar, vire à esquerda, sentido Catedral de Saint Michel et Gudule.

Parc de Bruxelles Warande

8- Catedral de Saint Michel et Gudule

A Catedral de Bruxelas (Aberta para visitas de segunda a sexta de 07h30 às 18h, sábado de 08h às 15h30 e domingo de 14h às 18h | Entrada gratuita) é um bonito exemplo de arquitetura gótica Brabante. Como a igreja sofreu muitos saques ao longo da história, o interior não é tão suntuoso como a parte exterior, mas ainda assim, merece a visita.

Catedral de Bruxelas

Na saída, é possível contemplar a vista da cidade. A enorme torre branca no fundo é a Grand Place, onde começamos e onde terminaremos esse passeio, degustando uma deliciosa cerveja belga e curtindo a praça iluminada.

De volta a Grand Place

Grand Place - Bruxelas

A caminhada entre a catedral e a Grand Place é bem rapidinha. Uma descida maravilhosa que passa por uma série de barzinhos e restaurantes fofos, mas não pare em nenhum deles, resista a tentação que a próxima dica é boa e barata.

9- Galeries Royales Saint-Huberte

Bem no centro de Bruxelas está a Galeries Royales Saint-Huberte (Galerie du Roi 5, 1000 Brussel), um conjunto de galerias comerciais. A construção tem um arco de vidro bem bonito, acima de suas lojas. Ela é dividida em seções: a Galerie du Roi e a Galerie dês Prince.

O que fazer em Bruxelas
Galeries Royales Saint-Hubert | Foto: Divulgação

Além de lojas de grifes estão diversas lojas de chocolates belgas e restaurantes gostosos. Mesmo sem comprar nada, vale a visita!

10- Jeanneke Pis: a irmã do Manekken Pis

Chegando na Grand Place, vire a direita na última ruazinha, ou seja, exatamente do lado oposto ao que você virou para chegar no Maneken Pis. Procure uma viela chamada de Impasse de la Fidélité. No final dela, você vai encontrar a irmãzinha do Manekken Pis, a Jeanneke Pis – outra estátua bem pequena, mas desta vez, quem faz xixi é uma garotinha.

Jeanneke Pis - Bruxelas

Tome uma cervejinha no Delirium Café

Antes que você reclame da decepção e do tamanho da estátua, faça um pitstop no barzinho da frente, o Delirium Café (Impasse de la Fidélité, 4A) e perca-se no fantástico cardápio, com mais de 2000 rótulos de cervejas! Aproveite o finalzinho do seu dia para provar algumas das melhores cervejas do mundo!

11- Beber algumas das melhores cervejas do mundo

Uma das partes mais legais de visitar e revisitar Bruxelas, na Bélgica, é experimentar barzinhos diferentes e provar tipos diferentes e deliciosos de cervejas belgas. Particularmente, tem dois bares que eu adoro e valem a visita!

Delirium Café

O Delirium (Impasse de la Fidélité 4, 1000 Bruxelles) tem a maior quantidade de máquinas de chop por metro quadrado que eu já vi e mais de 2500 tipos de cerveja de diferentes partes do mundo inteiro.

Delirium - cerveja no balcão

A graça é sentar no balcão, bater um papo com o atendente e experimentar o máximo de tipos de cerveja que você conseguir. Antes de escolher entre um e o outro, peça uma amostrinha de cada, assim você prova mais tipos e toma só os que realmente gostar.

Outra coisa que adoro no Delirium, é que as cervejas são servidas em copos específicos e super bonitos. Muito mais gostoso tomar cerveja em copo bonito, não acha?

Cervejas diferentes

Na minha última visita, o atendente me convenceu a provar cervejas com gosto de fruta, a maioria delas tem o gosto um pouco doce demais para o meu gosto, mas teve uma que eu gostei tanto, que até repeti. Então amigo, perca o preconceito e aproveite para experimentar cervejas que você jamais tomaria no Brasil. O Delirium fica em uma travessa da Grand Place de frente para a Janekken Pis – a irmã do Manneken Pis.

Poechenellekelder

Esse barzinho, de nome complicado, foi uma super recomendação de amigos meus. O Poechenellekelder (Rue du Chêne 5, 1000 Bruxelles) fica literalmente na frente do Manneken Pis, só que do outro lado da rua, e está decorado com uma coleção pra lá de bacana, com bonecos títeres e algumas réplicas do Manneken Pis.

Bonecos títeres no Bar Poechenellekelder em Bruxelas
No andar de baixo do bar, o tamanhos dos bonecos e a quantidade de objetos espalhados aumenta consideravelmente. Vale a pena descer, nem que seja só para visitá-los.

Adorei tomar cerveja belga observando os detalhes dos bonecos e procurando coisas esquisitas na decoração.

Cerveja em Bruxelas

O cardápio é bacana e conta com algumas cervejas fixas, além de uma cerveja diferente extra, a cada mês.

12- Atomium: estrutura metálica que representa a cidade

Atomium um dos pontos turísticos de Bruxelas
Atomium um dos símbolos de Bruxelas

Sobrou tempo? Aproveite para visitar o Atomium! Apesar de achar que a subida não vale a pena, o prédio é lindo e merece ser visto.

Atomium

A estrutura foi construída para a Exposição Universal de 1958 e permanece até hoje. São nove esferas que impressionam bastante pela sua dimensão. Quem decidir subir até o seu topo (são sete andares em um elevador), em dias de céu limpo, terá uma vista bem bacana. No local, também funcionam restaurantes e exposições temporárias.

Planeje sua visita:

  • Endereço: Square de l’Atomium, 1020 Bruxelles
  • Horário de funcionamento: todos os dias, de 10h às 18h
  • Ingressos: adultos €15, gratuito para menores de 6 anos

13- Mini Europa

Vai visitar o Atomium? Então considere incluir a Mini Europa como dobradinha depois do passeio (há combos de ingressos que compensam o valor deles separadamente). As crianças geralmente adoram este passeio! Formada por mais de 300 maquetes, a Mini Europa representa 80 cidades da União Europeia. Bem ao lado do Atomium. Por lá, é possível conhecer as miniaturas dos principais pontos turísticos da Europa.

O que fazer em Bruxelas
Mini Europa | Foto: Divulgação
O que fazer em Bruxelas: Mini Europa vista do alto do Atomium
Mini Europa vista do alto do Atomium

Entre as maquetes (conheça a Torre Eiffel, o Big Ben e a prefeitura de Bruxelas), passeie pelos lindos jardins que formam a Mini Europa.

Planeje sua visita:
Mini Europa

  • Endereço: Avenue du Football 1, 1020 Bruxelles
  • Horário de funcionamento: varia conforme a estação, geralmente aberto de 9h30 às 17h (fechado entre janeiro e março)
  • Ingressos: €17,30 para adultos, crianças até 11 anos €12

14- Museu dos quadrinhos

Bruxelas é a capital mundial dos quadrinhos, foi aqui que personagens famosos como o Tim Tim (quem aí também assistia?) e os Smurfs foram criados, a cidade celebra o mundo dos cartoons e tem um excelente museu.

Se você é fã de cartoons, vai adorar visitar esse museu! Está na minha lista há tempos e na minha próxima viagem à Bruxelas, com certeza conhecerei. Além de diversos quadrinhos expostos, lá você vai entender a diferença de como eles eram feitos antigamente e como é a produção hoje em dia.

o que fazer em bruxelas
Comics Art Museum | Foto: Divulgação

As exposições contam com personagens clássicos, como Tintim e Smurfs. Se preferir, o museu também oferece tours guiados de cerca de 1h30 – e adaptados aos interesses do grupo!

Planeje sua visita:
Comics Art Museum

  • Endereço: Rue des Sables 20, 1000
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 18h
  • Ingressos: adultos €12, crianças menores de 12 anos € 5

15- Parlamento europeu

Bruxelas é super importante para a União Europeia – ela serve como centro administrativo para o Parlamento Europeu. É possível visitar o Planetarium! Lá, você pode conhecer o centro de visitantes, exposições interativas que contam a historia do surgimento da União Europeia e o Hemiciclo, uma sala gigante usada para debates e votações dos deputados.

O que fazer em Bruxelas
Hemiciclo | Foto: Wikimedia Commons

Planeje sua visita:
European Parliament

  • Endereço: Rue Wiertz 60, 1047 Bruxelas
  • Horário de funcionamento: o Parlamento funciona de segunda a quinta, de 9h às 17h. Às sextas, de 9h às 13h.
  • Entrada gratuita

16- Parc Léopold

Com cerca de 10 hectares e ao lado do Parlamento Europeu, o Parc Leopold é um parque público com exposições ao ar livre. Um lugar bacana para caminhar sem pressa e descansar em meio a bastante área verde. O parque também abriga o Museu do Instituto de Ciências Naturais e outros institutos científicos.

Planeje sua visita
Parc Léopold

  • Endereço: 1000 Bruxelas, Bélgica
  • Horário de funcionamento: aberto 24h
  • Entrada gratuita

17- Basílica Nacional do Sagrado Coração

A Basílica do Sagrado Coração, em Koekelberg, é a maior de Bruxelas e a quinta maior igreja do mundo. Sua construção é do final do século 19. Sua cúpula fica a cerca de 90 metros de altura e chama atenção de longe – visite e preste atenção por fora e também por dentro.

É possível subir no terraço da Basílica, que fica a 53 metros de altura, e ter uma visão 180º de Bruxelas.

O que fazer em Bruxelas
Basílica do Sagrado Coração | Foto: Divulgação

A única questão complicada é a sua localização. A Basilique du Sacré-Coeur está em um bairro periférico da cidade, o Koekelberg, então se a sua passagem por Bruxelas é rápida, talvez não compense se deslocar até lá!

Planeje sua visita
Basílica do Sagrado Coração

  • Endereço: Parvis de la Basilique, 1. Koekelberg
  • Horário de funcionamento: de 08h às 18h no verão e de 10h às 17h no inverno
  • Ingressos: adultos €8, menores de 6 anos tem entrada gratuita

18- Museu dos instrumentos musicais

O Museu dos Instrumentos Musicais (MIM) conta com mais de 7 mil instrumentos desde os tempos medievais até os dias atuais. O museu fica em um prédio belíssimo da Art Nouveau, que antigamente abrigava uma loja de departamentos.

Por lá, tudo é interativo! Na entrada você recebe um fone que ativa um som cada vez que você se aproxima de um instrumento.

O que fazer em Bruxelas
Museu dos Instrumentos Musicais | Foto: Divulgação

O museu ocupa quatro andares do prédio e, no terraço, que fica no 10º andar, há um café com uma vista incrível para o centro histórico de Bruxelas. Vale muito a visita!

Planeje sua visita
Museu dos Instrumentos Musicais

  • Endereço: Rue Montagne de la Cour 2
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, de 09h30 às 17h. Sábados e domingos, de 10h às 17h
  • Ingressos: €15

19- Tours divertidos em Bruxelas

Bruxelas é muito conhecida por seus chocolates e cervejas. Por lá, existem diversos tours bacanas que você pode incluir no seu roteiro de Bruxelas.

Alguns tours passam pelas principais lojas de chocolates de Bruxelas, com direito a degustação dos doces e até mesmo o famoso Waflle da Bélgica (esse tour, por exemplo, dura cerca de 2h e custa € 32 | reserve aqui).

Além do chocolate, não dá para sair de Bruxelas sem experimentar suas cervejas. Se tiver tempo e se interessar pela bebida, invista em um tour guiado por três bares famosos de Bruxelas com degustação. A excursão dura aproximadamente 2h30 e custa € 32. Reserve aqui.

Agora, se você é do time da balada vai adorar uma excursão pelos bares e casas noturnas locais. Com € 14,50 você terá um guia que te levará para quatro bares e uma balada, algumas doses gratuitas e descontos em bebidas especiais, caso você queira esticar a noite. Reserve este tour aqui.

Roteiro de 1 dia em Bruxelas

Se você tem apenas um dia para conhecer o melhor de Bruxelas, sugiro que você foque nas atrações turísticas do centro da cidade. Os 11 primeiros itens deste post formam um circuito que começa e termina na região da Grand Place. Com mais tempo, dá para incluir o Atomium na jogada, ou fazer bate e volta para cidades belgas lindas como Ghent, Bruges, Lovaina (Leuven) ou a Antuérpia.

O que fazer em 1 dia em Bruxelas

No mapinha abaixo, incluí todas as dicas deste post + trajeto do roteiro de 1 dia.

o que fazer em bruxelas no mapa

Aí vão todas as nossas dicas do que fazer em Bruxelas + Roteiro de 1 dia sinalizados no mapa dinâmico.

Quando ir a Bruxelas

Bruxelas tem estações distintas, mas opções para explorar a cidade o ano todo – tudo vai depender do seu gosto.

O verão vai de junho a agosto e é quando a cidade está mais lotada, justamente pelo clima ser bem mais agradável, porém há dias de bastante calor.

De março a maio é a primavera, o clima está mais ameno e as ruas não ficam tão lotadas. Os preços das hospedagens também são mais bacanas e as filas nas atrações menores. Quanto mais no início da primavera, melhor!

De setembro a outubro é o outono e pode ser uma boa opção também. Apesar de existir mais chances de chuvas e dias frios, a cidade fica linda com as folhagens típicas da estação.

O inverno, de novembro a fevereiro, é forte e as temperaturas são baixas. Durante as festividades como Natal e Ano Novo,  a cidade fica lotada e os preços mais altos.

Quantos dias ficar em Bruxelas

Bruxelas é um ótimo destino para ser combinado com outras capitais europeias, principalmente Paris, Londres e Amsterdã. A questão é: dá para conhecer Bruxelas em um dia? Para mim, uma passagem em Bruxelas seria perfeita com três dias. Assim você consegue curtir a cidade com calma e aproveitar tudo o que ela pode te oferecer. Com dois dias também já dá para sair satisfeito. Agora, se você tem apenas um dia em Bruxelas, não se preocupe, siga este roteiro que você vai conhecer o principal dela!

A cidade também é a melhor cidade base para conhecer Brugges e Ghent.

Como chegar em Bruxelas

Bruxelas fica no meia da Europa e está conectada às principais capitais europeias por malhas áreas (há várias low costs que chegam em Bruxelas), ferrovias e ônibus. Quem vem de Londres, Paris ou Amsterdã e está planejando a viagem com antecedência, vale ficar de olho nas passagens de trem – a viagem é bem mais gostosa que a de avião. Veja todos os detalhe da viagem de trem entre Paris e Bruxelas.

Outro ponto positivo de Bruxelas é que a estação de trem principal  fica bem no centro da cidade, facilitando bastante o deslocamento e otimizando o seu tempo.

O trem que sai de Londres, leva cerca de duas horas até Bruxelas. Por dia, circulam cerca de nove trens entre a London st-pancras (estação em Londres) e a Bruxelles midi (estação de Bruxelas). Já de Amsterdã, a frequência é bem maior. São 36 trens por dia que fazem o trajeto – o mais rápido leva 1h50, mas a duração dos trens mais comuns é de 2h45 entre Bruxelas e Amsterdã.

Aqui também vale a premissa de que antecedência é tudo em uma viagem. Não deixe para comprar a sua passagem para Bruxelas de última hora, porque os preços aumentam consideravelmente quanto mais próximo da data. Normalmente, as companhias de trem liberam datas com três meses antes da partida. Você pode monitorar os valores e comprar a sua passagem no site da Belgian Rail, companhia oficial da Bruxelas.

Aqui, faço uma pausa também para esclarecer a diferença entre viajar de avião e trem na Europa. Enquanto o trem te deixa bem no centro da cidade, os aeroportos normalmente ficam em lugares bem mais afastados (fazendo com que você perca um tempão de deslocamento para chegar ao centro depois, fora as 2h que você precisar chegar antes do seu voo). Então, apesar do voo ser mais rápido, colocando a logística na ponta do lápis, a viagem de avião demora mais, porém, o trem é, consideravelmente, mais caro que o voo.

Veja também: 5 erros de quem vai a Europa pela primeira vez

Como se locomover em Bruxelas

Trem e metrô funcionam super bem em Bruxelas – e são fáceis de usar. Some eles à boas caminhadas e você terá o melhor de Bruxelas. Fora que a cidade é linda e repleta de murais coloridos com referências ao mundo dos quadrinhos. Vale à pena caminhar com os olhos bem atentos aos grafites lindos que existem por lá. Como a cidade é bem pequena, sua linha de transporte também é relativamente menor do que o esperado, mas ela chega nos principais pontos turísticos de Bruxelas facilmente.

Outra opção para se locomover são os aplicativos de transporte, o Uber funciona em Bruxelas e é relativamente mais barato que o táxi comum.

Ah, se você é fã do tradicional ônibus vermelho, ele está em Bruxelas também. O circuito do Hop-on Hop-off passa pelos principais pontos turísticos de Bruxelas – compre antecipado!

Onde ficar em Bruxelas

Escolher um hotel em Bruxelas não é uma tarefa tão difícil. A cidade é pequena e a rede hoteleira é relativamente grande (tem opções para todos os bolsos, com hotéis novos ou reformados). De maneira geral, escolher algo próximo a uma estação de trem vai facilitar os seus deslocamentos (principalmente se o seu tempo em Bruxelas é curto).

Se for passar poucos dias, a região central de Bruxelas, ao redor da Grand Place (que como dissemos é a praça mais bonita da Europa) tem boas opções de hotéis, cuja a diária gira entre 100 e 150 Euros. O Aris Grand Place Hotel, L’Epicentre e o Alma Grand Place Hotel são boas pedidas. Se preferir apartamentos, dê uma olhada no Apartments Chapeliers / Grand-Place e no Grand Place Apartment. Já se a sua pegada for de hostel, o Quality Hostel Brussels Grand Place é mega localizado e a diária é de 50 Euros.

Onde fazer compras em Bruxelas

Adora fazer uma comprinha durante suas viagens? Bruxelas é um bom destino para isso! A cidade tem muitas lojas de ruas, galerias e feiras em praças que são um prato cheio para consumidores.

O principal mercado de pulgas de Bruxelas fica no bairro Marolles, na Place du Jeu de Balle/Vossenplein., e funciona todos os dias das 06h às 14h. Vale garimpar bastante e garantir boas compras!

A Avenue Louise é a “Champs Elysées de Bruxelas”, uma avenida bem grande e repleta de lojas de marcas famosas – além de ser super gostosa para simplesmente caminhar.

Se o seu estilo de compra for um pouco mais refinado, as galerias são os melhores para você. Como falamos neste texto, a Galeries Royales Saint-Hubert possui diversas grifes e lojas de tirar o fôlego.

Onde comer em Bruxelas

Chocolate, cervejas, waffles e batata frita agradam o seu paladar? Então Bruxelas vai conquistar o seu lugar! A cidade possui muita influencia francesa em sua gastronomia, mas seus chocolates são os melhores do mundo.

Na hora de comer um chocolate, tenho duas sugestões: para quem quiser uma opção autentica e econômica, a Cote D’or (Kleine Zavel 1 Place du Petit Sablon 1000) fica quase na frente da igreja e tem ótimas opções. Caso queira algo mais refinado, a Godiva (Grote Zavel 47/48, 1000) é sempre uma boa pedida!

Já para provar boas cervejas, passe no Delirium Café (Impasse de la Fidélité 4, 1000 Bruxelles). Eles têm a maior quantidade de máquinas de chop por metro quadrado que eu já vi e mais de 2500 tipos de cerveja de diferentes partes do mundo inteiro.

Mas nem só de chocolate e cerveja se vive na Bélgica. Existe uma área conhecida como Quartier du Marché aux Poisson que pode servir de incursão à gastronomia belga. Uma sugestão é o Noordzee La Mer du Nord (Bd du Jardin Botanique 19/15) que é um resturante/peixaria que sempre tem opções frescas. Os fãs de batatas fritas, podem provar uma das melhores da cidade no Lola (Pl. du Grand Sablon 33, 1000 Bruxelles). Mas quem quiser experimentar uma opção mais estrelada, pode conhecer o Comme Chez (Pl. Rouppe 23, 1000 Bruxelles) que possui duas estrelas Michelin. Essas foram dicas da Rê do You Must Go!

Bruxelas é perigoso?

Para nós brasileiros, Bruxelas é tranquilo. Se você chega pela parte norte da cidade, a estação de trem é um pouco intimidadora (assim como diversas outras estações da Europa) pois abriga muitas pessoas que estão tentando encontrar algum trabalho e/ou oportunidade para levar a vida por ali e, muitas vezes, de forma ilegal.

Como toda grande cidade do mundo, vale ter cuidado com bolsas, carteiras e pertences (na verdade, isso é premissa para toda a Europa também. Mulheres atenção com as bolsas em restaurantes e homens com carteiras soltas ou expostas em bolsos).

Em linhas gerais, Bruxelas não é perigosa! É raro você observar algum tipo de violência por lá, é só redobrar a atenção.

Seguro viagem para a europa

Além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa, o seguro viagem é imprescindível para que você curta cada minuto da sua viagem com tranquilidade. São vários os tipos de apólices que podem ser contratadas, por isso fique atento às suas necessidades e ao que você entende ser importante durante a sua estadia.

Recomendamos a Seguros Promo porque eles tem um comparador de seguros, apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado, deixando para você a tarefa de identificar qual o melhor custo x benefício.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Faça já seu seguro.

Afinal, Bruxelas vale a pena?

Eu simplesmente amo Bruxelas, então a minha resposta aqui não tem como ser outra: vale muito a pena! Se você conseguir sair do miolinho central da cidade, vai amar ainda mais – pode apostar! Eu, particularmente, adoro a Bélgica no geral. Acho tudo muito divertido, os museus são ótimos e sempre que possível voltarei!

E aí, curtiu as nossas dicas de um dia em Bruxelas?


Veja também:


E, para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

Bruxelas
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar NILTON RODRIGUES DA SILVA MAIA disse:

Olá
Excelente suas dicas, tenho algumas duvidas se poder me ajudar.
Estou indo pra Paris com minha esposa, temos uma parada de 12 horas em Lisboa, você acha que vale a pena descer e visitar o castelo de são Jorge e almoçar em um belo restaurante? ou é arriscado perdermos o voo?
Nesse roteiro de Paris são 7 dias no caso 6 pq já vamos ficar praticamente 1 dia em Lisboa, estamos pretendendo passar 1 dia em Bruxelas e 1 dia em Amsterdã indo de trem, você acha que vale a pena? ou vamos perder tempo cansar e não aproveitar?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Nilton,
Respondendo suas dúvidas:
– Dá perfeitamente para visitar o Castelo de São Jorge e almoçar. Lembre-se apenas de voltar para o aeroporto 3h antes do voo. Compre ingressos com antecedência para não ser surpreendido com filas. Se sobrar tempo, pode aproveitar e dar uma volta pelo centro histórico de Lisboa.
Entrada Sem Fila Castelo de São Jorge
-Sugiro que você vá somente a Bruxelas. Para Amsterdam você precisa de uns 2 dias na cidade, melhor aproveitar o dia em Paris. Nós temos um roteiro de 5 dias em Paris, vou deixar o link.
Roteiro: O melhor de Paris em 4 ou 5 dias
Boa viagem!

Avatar Paula Frada disse:

Mari! Estarei em Bruxelas e irei seguir esse roteiro. O que indica para noite?

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Paula!
O que você procura? restaurantes, boates, museu?
Abraços

Avatar Topgum disse:

Obrigado. Excelente guia que utilizei no meu passeio de 3 dias por Bruxelas + 1 dia Gent e Bruges

Avatar Ariane Moreth disse:

Obrigada! 🙂

Avatar Beatriz disse:

Oi Mari,

Estou pretendendo ficar dois dias em Bruxelas e 1 dia no bate volta em Bruges.
Quero seguir esse roteiro seu no primeiro dia e gostaria de saber o que posso incluir nesse meu segundo dia??
Vi em outro post que você achou que um dia apenas em Bruxelas foi pouco…

Avatar Fabiana disse:

Eu e meu marido iremos fazer de bike de Amsterdam a Paris e passaremos pela Antuérpia e Bruxelas como estaremos com as bikes nós as usaríamos pra nós deslocar e conhecer tudo o que você indicou, só tenho uma dúvida tem locais para deixar as bicicletas para entrarmos e conhecermos os lugares? Se tiver é seguro?
Grata Fabiana

mari vidigal mari vidigal disse:

A Bélgica é um país HIPER bike friendly e lugar para estacionar geralmente não falta, agora se é seguro, aí já são outros 500. Não sei, mas na dúvida investira no melhor cadeado de todos os tempos!
Abraços

Avatar Denise disse:

Olá, como vai??
Adorei rever as fotos deste lugar inesquecivel.
Estarei em Paris com minha filha e pretendo levá-la à Bruxelas, qdo estive lá fomos de excursão com saida aqui do Brasil.
Nesta proxima viagem será por meios proprios e gostaria de saber se existe alguma exigencia de vistos no passaporte ou somente o visto da entrada em Paris já é o suficiente na união européia?
Obrigada pela atenção.
Abraços!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Denise,
Que delícia de viagem.
Nós brasileiros não precisamos de visto para entrar em nenhum país de união Européia. Chegando em Paris, você receberá um carimbo no passaporte -nem sempre o passaporte é carimbado, mas na maioria das vezes, sim – e assim poderá transitar livremente entre os países. Uma vez dentro da Union, não há check point entre os países.
Aproveite a viagem!
Abraços,
Mari vidigal

Avatar gabriella disse:

Ola…adorei suas dicas,,,mas voce sabe se tem algum armario para deixar malas na estacao de bourse?

mari vidigal mari vidigal disse:

Em Bourse acho que não, mas na estação central de Bruxelas, tem.

Avatar Mariana Gaeta de Amorim disse:

Olá Mari, embarco para Europa na semana que vem, e farei um bate e volta de Paris a Bruxelas, adorei suas dicas, só tenho uma dúvida, é fácil encontrar a Grand Place na saída da estação Bourse ou tem que caminhar um pouco?

mari vidigal mari vidigal disse:

Tem que caminhar um pouco, mas é bem fácil!
Aproveite Bruxelas!
Abraços

Avatar Livia Oliveira disse:

Adorei as dicas do seu blog, Mari, tudo muito bem ilustrado e explicado!!! Parabéns!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelo elogio Lívia

Avatar Felipe disse:

Olá!
Parabéns pelo blog, ótimas dicas e com um conteúdo muito bom!
Estou indo para Bruxelas em abril, vi que vc conseguiu ver bastante coisa em 1 dia, eu estou pensando em fazer 1 dia em Bruxelas e no outro fazer um bate e volta em Brugge. Vc acha que vale a pena ficar só 1 dia em cada lugar?
Muito obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Felipe,
Tudo bem?
Este é um roteiro que combina minhas várias viagens por Bruxelas. Um roteiro enxuto para quem só tem um dia. Com um segundo dia, dá para fazer outras coisas sensacionais como visitar a Fabrica de cervejas, o museu Magrite, e conhecer o Attomium (que na minha opinião não vale entrar, mas que de fora é bem legal).
Um dia inteiro em Bruges é o suficiente.
Se tiver um dia sobrando, Gent tbm vale a parada.

Marina

Avatar Renata Aleixo Beça disse:

Olá! Não podia deixar de comentar este blog. Viemos agora de Bruxelas e graças as tuas recomendações aproveitamos muito a nossa viagem…
Acho que o blog está simples, direto e claro muito prático e por isso ajuda imenso.
A nossa viagem não teria sido a mesma sem a recomendação de beber uma cerveja no ” Delirium Café” …
Muito obrigada e continua, pois de certeza que começarei a passar por aqui antes de programar as minhas viagens.
Beijinho Renata

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Renata,
Super obrigada por passar por aqui!
Tbm adoro o Delirium Café!
Te desejo um 2014 repleto de viagens e espero te ver mais por aqui.

Abraços
Mari Vidigal

Avatar Monica disse:

Otimas dicas. Anotei tudo aqui para um único dia que terei em Bruxelas. Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Que bom Mônica!Aproveite bastante!

Avatar Katia Lopes disse:

Muito bom suas dicas. Estarei em Paris em dezembro e pretendo conhecer Bruxelas em um passeio de 1 dia. Como não falo inglês gostaria de saber se será muito dificil me localizar lá, apesar de achar que com essas suas dicas estarei conseguindo ver tudo que preciso. Muito Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Katia,
Tudo bem?
Os Belgas costumam ser bem receptivos e com um belo mapa na mão e um pouco de mímica vc deve se virar bem.
Abraços,

Avatar Felipe Martins disse:

Adorei as dicas, estou doido para ir em Bruxelas estarei hospedado na França mas não sei se é fácil ir e volta ainda mais que vou e volto no mesmo dia !!

Avatar Rogerio Koscheck disse:

Parabéns pela objetividade, leveza, clareza e, sobretudo, pela euforia nas descrições. Estaremos em Bruxelas por 1 dia e meio no início de agosto e aproveitaremos todas tuas dicas. Obrigado!!!! Também iremos a Bruges e Amsterdam… outras dicas???? Abração!!!

Avatar Ricardo disse:

Parabéns!!!!! Estou indo para Bruxelas no final de novembro e já guardei o seu roteiro para segui-lo. Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ricardo,
Obrigada pela visita!
Boa viagem e na volta passe aqui para contar como foi!
Abraços,
Mari