Manneken Pis o símbolo de Bruxelas – Tudo para visitar a estátua e seu guarda-roupas invejável.

Manneken Pis, um dos símbolos de Bruxelas é um simpático bonequinho que faz um xixi e atrai multidões e multidões de visitantes. Ainda que ele seja bem menor do que todo mundo espera, ele tem muitas curiosidades: como um guarda-roupa incrível e repleto de looks. Neste post, vou te contar mais sobre a história do Manekken Pis e sobre a visita ao Musee de la Ville, museu onde suas roupas estão expostas.

Para não perder nenhum detalhe de Bruxelas, não deixe de conferir o nosso roteiro de 1 dia em Bruxelas – com todos os detalhes do que fazer e quais pontos turísticos visitar.

Manneken Pis, a estátua mais famosa de Bruxelas

A famosa estátua do bonequinho que faz xixi fica na rua Tetê D’or (na dúvida, procure pelo mural do Tim Tim), uma das pequeninas vielas que cortam a Grand Place. O Manekken Pis nada mais é do que uma estátua (bem pequena, por sinal) de um boneco que faz xixi constantemente. Como a saída da água é em uma espécie de fonte, o cenário é de um menino que faz xixi interminável.

Manneken Pis
Manneken Pis | Foto: Wikimedia Commons

Apesar de ser um dos símbolos de Bruxelas, a estátua não é muito grandiosa. A maioria das pessoas se decepcionam com o tamanho do menino (são exatos 61 cm de altura).

Ele foi criado em 1388 e até hoje é considerado um símbolo para a cidade por conta do bom humor e liberdade representada ali. O pouca gente sabe é que bem próximo dele existe também uma versão feminina da estátua, a  Jeanneke Pis (falo mais sobre ela no texto o que fazer em Bruxelas).

Outra curiosidade, e o que na verdade dá origem a esse post, é que o Manneken Pis tem roupas próprias para ele. Em 1698, um governador deu ao boneco a sua primeira túnica. A tradição seguiu e hoje já são mais de 650 trajes feitos especialmente para o boneco que faz xixi. As roupas estão expostas no Musée de la Ville – e é dele que falaremos agora!

Visitando o Musée de la Ville de Bruxelas

Além de conhecer o fantástico guarda-roupas do Manneken Pis, visitar o Museu da Cidade de Bruxelas é uma forma bacana de entrar em um dos prédios mais famosos da cidade e em plena Gran Place.

Manneken Pis
Musée de la Ville de Bruxelles | Foto: Divulgação/Facebook

primeiro andar: história e objetos

No primeiro andar você vai encontrar tapeçarias antigas, peças religiosas e estátuas que contam a história de Bruxelas e da Gran Place. Para quem gosta de ler e aprender, a cada sala há um panfleto diferente que te mostra o porquê de cada coisa. A visita é bem instrutiva e a qualidade das peças é de primeira.

Uma das salas do Musée de la Ville de Bruxelas

sEGUNDO ANDAR: Mapas e guarda-roupa do manneken pis

As escadas para chegar ao segundo andar também são um show a parte, com direito a tapete vermelho e lindos vitrais há duas salas.

Por lá, você vai encontrar uma sala com uma maquete que mostra evolução da cidade e outra que expõe a super coleção de roupas do Manneken Pis.

Bruxelas há muitos e muitos anos atrás.
Bruxelas há muitos e muitos anos

Quando cheguei a tão esperada sessão com as roupas do boneco, desacreditei. Estava esperando uma exposição bacana e organizada, mas nem tanto.

manneken pis

O boneco tem mais de 600 roupas diferentes sendo que 100 delas ficam expostas no museu em prateleiras com réplicas da estátua em tamanho real e, claro, devidamente protegidas com um vidro.

Além de percorrer as galerias babando pelos trajes perfeitinhos e tentando descobrir de onde vieram cada um deles, o visitante pode pesquisar em uma base de dados todas as roupas do boneco. É muito legal!

Manneken Pis
São muitas roupas, de Pinocchio, jogador de Hockey, Asterix, Elvis Presley, Soldado Inglês…

Manneken Pis

Ah, além dos muitos trajes do menino, é no Museu também que está a estátua do Manneken Pis original que sobreviveu ao grande bombardeio da Segunda Guerra Mundial.

Manneken PIs
Manneken Pis

Planeje sua visita:

Brussels City Museum (site oficial)

  • Endereço: Grand Place 2, 1000 Bruxelles
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
  • Entrada: 8 Euros

Seguro viagem para a Europa

Além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa, o seguro viagem é imprescindível para que você curta cada minuto da sua viagem com tranquilidade. São vários os tipos de apólices que podem ser contratadas, por isso fique atento às suas necessidades e ao que você entende ser importante durante a sua estadia.

Recomendamos a Seguros Promo porque eles tem um comparador de seguros, apresentando uma listagem com as melhores apólices disponíveis no mercado, deixando para você a tarefa de identificar qual o melhor custo x benefício.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E aí, gostou da história do Manneken Pis? Te convenci a visitar o Museu? Deixe nos comentários!


Veja também:


E, para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (4)

[…] Europa Bélgica Bruxelas Roteiro de 1 dia em Bruxelas 32 0    Por mari vidigal Bruxelas outubro 8, […]

[…] Bruxelas: Museu da cidade eo guarda-roupas do Manneken Pis […]

[…] usada como cadeia e como centro de arrecadação de impostos. Hoje, o charmoso edifício é sede do Musée de La Ville, que entre tapeçarias e pinturas, contém uma coleção com mais 600 trajes especialmente criados […]

[…] quem já achou o Manneken Pis na Belgica pequeno, prepare-se para um Hachiko da minusculo :O) […]

Deixe o seu comentário