Bruxelas: Manneken Pis e seu invejável guarda roupas

Manneken Pis, um dos símbolos de Bruxelas é um simpático bonequinho que faz um xixí interminável e que atrai multidões e multidões de visitantes. Ainda que ele seja BEM MENOR do que todo mundo espera, ele tem um dos guarda roupas mais completos e diversos que já visitei. Um máximo tenho certeza que quem curte um pouco de arte e/ou cultura vai amar a coleção

O guarda roupas do Manekken Pis fica exposto no segundo andar do Museu da cidade de Bruxelas (Musee de la Ville | Maison du Roi) que é um dos maiores prédios da Gran Place. Além dos trajes do famoso boneco há uma coleção de peças bacanas que explicam a origem e crescimento da cidade de Bruxelas

Visitando o Musse da Ville de Bruxelas

Além de visitar fantástico guarda roupas do Manneken Pis, visitar o Museu da cidade de Bruxelas é uma forma bacana de entrar em um dos prédios mais famosos da cidade e em plena Gran Place. E se o lado de fora já é legal para caramba… olhe só o lado de dentro.

Museu da cidade de Bruxelas - Colunas

Janela do museu da cidade de Bruxelas

Janela do museu da cidade de Bruxelas

 

Janela do museu da cidade de Bruxelas

O primeiro andar: história e objetos 

No primeiro andar tapeçarias antigas, peças religiosas e estátuas contam a história de Bruxelas e da Gran Place. Para quem gosta de ler e aprender, a cada sala há um panfleto diferente que te mostra o porque de cada coisa. Mega instrutivo sem falar que a qualidade das peças é de primeira!

estátua do museu da cidade de Bruxelas

museu da cidade de Bruxelas

Uma das salas do museu da cidade de Bruxelas  Uma das salas do museu da cidade de Bruxelas 

Tapeçaria do museu da cidade de Bruxelas  Tapeçaria do museu da cidade de Bruxelas 

Tapeçaria do museu da cidade de Bruxelas altar do museu da cidade de Bruxelas

 O SEGUNDO ANDAR: Mapas e…

Subindo as escadas – que também são um show a parte com direito a tapete vermelho e  lindos vitrais há duas salas. Uma mostra a evolução da cidade por meio de maquetes e a outra expõe a super coleção de roupas do Manneken Pis.

Bruxelas há muitos e muitos anos atrás.Bruxelas há muitos e muitos anos atrás.

O GUARDA ROUPA DO MANNEKEN PIS

Quando cheguei a tão esperada sessão com as roupas do boneco, desacreditei. Estava esperando uma exposição bacana e organizada, mas nem tanto.

Roupas do Manneken Pis

 O boneco tem mais de 800 roupas diferentes sendo que 100 delas ficam expostas no museu em prateleiras com réplicas do boneco em tamanho real e devidamente protegidas com um vidro.

Além de percorrer as galerias babando pelos trajes perfeitinhos e tentando descobrir de onde vieram o visitante pode pesquisar em uma base de dados todas as roupas do boneco. Muuuito legal.

Trajes Manneken Pis Manneken Pis vestido de soldado inglês Manneken Pis de PinocchioManneken Pis de jogador de Hockey Manneken Pis - uma de suas roupas Manneken Pis vestido de Elvis Presley Manneken Pis Havaiano Manneken Pis com roupa dourada Manneken Pis com roupa de soldado Manneken Pis com roupa de Mexicano Manneken Pis com roupa de Árabe Manneken Pis com roupa de coreano ou chinês Manneken Pis e seu guarda roupas Uma das muitas roupas do Manneken Pis Manneken Pis vestido de alpinista Manneken Pis vestido de samurai Manneken Pis vestido de asterix Manneken Pis vestido de astronalta Manneken Pis vestido de bombeiro Manneken Pis e uma de suas muitas roupas Manneken Pis e suas roupas

 As diversas roupas do Manneken Pis: Pinocchio, jogador de Hockey, Asterix, Elvis Presley, Soldado Inglês e etc…

Além de 1000 versões do boneco vestido, o Museu guarda o Manneken Pis original que sobreviveu ao grande bombardeio da Segunda Guerra Mundial.

Manneken PIs Original

Manneken Pis Original – Bruxelas

Com tanta foto acho que deu para perceber o quanto amei o passeio, não?! Para melhorar, é só sair de lá e tomar uma cervejinha local… hummm!

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (4)

[…] Europa Bélgica Bruxelas Roteiro de 1 dia em Bruxelas 32 0    Por mari vidigal Bruxelas outubro 8, […]

[…] Bruxelas: Museu da cidade eo guarda-roupas do Manneken Pis […]

[…] usada como cadeia e como centro de arrecadação de impostos. Hoje, o charmoso edifício é sede do Musée de La Ville, que entre tapeçarias e pinturas, contém uma coleção com mais 600 trajes especialmente criados […]

[…] quem já achou o Manneken Pis na Belgica pequeno, prepare-se para um Hachiko da minusculo :O) […]

Deixe o seu comentário