Califórnia: os jardins de Filoli

Filoli é conhecido aqui no Vale do Silício, Califórnia por ser o jardim mais espetacular da região. A fama é merecida. Os jardins são imensos, lindos e muito bem cuidados! São centenas de canteiros que compõem pequenos jardins divididos por tema, e com tipos diferentes de flores, árvores e frutas. Se você curte natureza, e adora fotografar plantas, taí uma ideia de passeio bem diferente nas aforas de San Francisco. Nesse post super visual, divido com vocês os melhores momentos da nossa visita a Filoli. Vem comigo?

Meus queridos amigos Mexicanos Jorge e Denise Zapata, são frequentadores assíduos do Filoli, os dois não conseguiam se conformar, como é que uma pessoa como eu, que ADORA jardins e mora aqui na região há mais de um ano, ainda não conhecia o Filoli, eles, que acabaram de mudar para cá, já haviam ido três vezes, e estavam loucos para voltar. Assim, usei a visita do meu irmão como pretexto para finalmente visitar os jardins, e tenho que concordar com eles. O lugar é MUITO muito lindo!

Jardins Filoli - California

Um tiquinho de história:

Após o grande terremo que abalou San Francisco e toda a Bay Area em 1906, dezenas de famílias nobres começaram a construir seus Estados nas aforas de San Francisco,  Filoli construída pela família Bowers Bourn fica a pouco mais de 45 Km de San Francisco. A família Bourn, proprietária de minas de ouro e da Spring Valley Water Company, escolheu as mediações  do “Crystal Springs Lake” ( pode ser visto da rodovia 280 sentido San José nas proximidades de San Mateo) um dos lagos mais lindos do complexo para fixar sua residência.  Os Bourns viveram em Filoli entre 1917 e 1936. No ano seguinte a casa foi vendida a Mrs. William P. Roth que viveu alí até 1975 quando grande parte da casa e do jardim – que já conquistado renome internacional – foram doados a instituição Nacional de Patrimonio histórico. Assim, Filoli passou a ser um jardim público, mantido pelo estado e por dezenas de voluntários.

Filoli é a junção das primeiras silabas do lema de Bourn “Fight for a just cause; Love your fellow man; Live a good life.” (Lute por uma causa justa, ame seus irmãos, viva uma boa vida).

Nossa visita a Filoli

O Filoli é bonito desde os primeiro passos, quando um conjunto bem cuidado e bem podado de árvores altas te dá as boas vindas. Daqui partem grupos diários para fazer trilhas e visitas guiadas. Para que pode se planejar com antecedência, taí uma ideia bacana!

Árvores em Filoli
Árvores e área de picnic próximos ao estacionamento

Depois de comprar nossos ingressos no centro de visitantes (que tem um café gracinha, mas tão escondido, que até o Gustavo que é um caçador de cafés professa, passou do lado ser perceber) seguimos para a casa dos Bourn. Como queríamos dedicar mais tempo da nossa visita ao jardim (com tantos elogios ouvidos do Jorge e da De, não poderíamos fazer outra coisa. Poderíamos?) começar pela casa, para já “matar” esse pedaço da visita, foi uma ótima estratégia.

A casa dos Bourn

A casa é bonitinha, uma residência antiga caprichada e bem decorada, com lustres espalhafatosos, cortinas pomposas e muitos objetos de decoração.

Casa em Filoli
Sala de jantar em Filoli

A biblioteca, repleta de livros antigos de capa de couro, é sem dúvida meu aposento preferido. A casa é interessante, mas definitivamente não é meu pedaço preferido do passeio, na real, passei por lá bem rápido para dedicar mais tempo aos jardins!

Casa em Filoli
Biblioteca caprichada

Os incríveis jardins de Filoli

E por fim chegamos a parte mais esperada, os incríveis jardins de Filoli. Uma coleção de pequenos jardins, algumas esculturas, uma piscina bem gostosa e uma fonte fotogênica. Como o lugar é bem grande, passamos mais de uma hora percorrendo os diferente canteiros. (Eu teria ficado mais tempo fácil, mas acabei sendo vencida pelo estômago dos meus queridos familiares que estavam verdes de fome e a ponto de devorar as frutas do jardim. #Euãoiapagaressemico).

Nas próximas fotos, divido com vocês os highlights da visita numa visão poética de quem ama fotografar flores ;).

Jardins Filoli - Plantas

Espelho d'agua em Filoli

 

Jardins Filoli - California

Canteiro coloridos em Filoli

Jardins Filoli - California

Jardins Filoli - California

Jardins Filoli - California
Me apaixonei pelas maças mini dessa macieira

Jardins Filoli - California

Lindo, não?!

Informações sobre a visita:

Como chegar?

Endereço: 86 Cañada Road, Woodside, California | veja o Mapa no Google Maps:

Horário de funcionamento:

Aberto de terça a domingo das 10:00 às 13:30  | Aos domingos abre as 11:00

Quanto custa?

  • Adultos: $18,00
  • Estudantes: $8,00

E aí curtiu a dica?

Alguém aí já visitou o Filoli? Conte para nós o que achou!


 

Acompanhe todas as novidades do @Ideiasnamala no Instagram
[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário