Índia: o que fazer em Delhi

Nova Delhi na Índia é uma cidade grande, repleta de lugares históricos impressionantes, templos fabulosos e uma diversidade cultural única. Nesse post divido com vocês dicas do que ver, fazer, onde comer e onde comprar em Nova Delhi. Vem comigo?

o que fazer em Delhi, na índia

No início Delhi parece ser complicada e até um pouco labiríntica, mas com um pouco de paciência e ajuda do nosso amigo metrô (o transito é infernal, então sempre que puder, vá por baixo da terra) logo você perceberá que a cidade é muito menos complicada do que parece. Delhi é um bom treino para quem planeja se aventurar por outros cantos da Índia como Agra e Varanasi.

A parte turística de Delhi pode ser dividida em três grandes áreas:

  • Old Delhi: Mercados antigos, Forte Vermelho, mesquita Jama Masid e muito mais
  • Connaught Place e arredores: Aqui estão os prédios do governo, o museu de Gandhi e vários templos e mausoléus interessantes
  • Afastados do centro: No sul da cidade e afastados do centro você encontrará o templo de Lotus, o Qutub Minar (imperdível!) e o Mehrauli Archaeological Park.

Quantos dias são necessários para visitar Delhi?

Quem vem de longe e precisa se ajustar com o fuso precisa pegar um pouco mais leve nos primeiros dias, assim recomendo entre 3 ou 4 dias para conhecer os principais pontos turísticos de Delhi com a calma que eles merecem. Cada uma das áreas acima merece pelo menos um dia inteiro de visita, mas tem tanta coisa legal em Connaught Place que dois dias seria o ideal.

Pontos turísticos & lugares para visitar

Old Delhi: a cidade antiga e seus encantos

Old Delhi é uma das regiões mais bagunçadas, mais animadas e mais interessantes de Delhi. Um lugar que vai despertar todos os seus sentidos e te preparar para suas próximas paradas na Índia. Alí estão alguns dos principais cartões postais de Nova Delhi como o Forte Vermelho, a maior e mais impressionante mesquita do país a Jama Masid e um mercado colorido e hiper movimentado o Chandni Chowk.

O que fazer em Delhi
Indianas barganhando no mercado

Como explorar

Existem duas formas de explorar Old Delhi, a pé (se aventurando pelas ruas e brincando de se perder pelas vielas) e abordo de um tuk tuk (seja bicicleta ou motorizado). Eu pessoalmente recomendo começar a bordo da bicicleta – o motorista vai te cobrar entre 200 e 300 rúpias pelo passeio (depende do dia, da hora, do movimento e da sua cara de gringo. Negocie) e vai te levar passear pelos cantinhos mais interessantes do mercado.

Sim pode ser que ele pare em alguma lojinha e queira te fazer olhar coisas – eu geralmente negociava o tuktuk “no shopping” e preferia pagar mais para evitar essas paradas desagradáveis e mais caras do que a média do mercado (entenda, na Índia engrupir o turista é parte do sistema, ou você se acostuma e se proteje ou dança). Depois do passeio de Tuk Tuk, brinque de se perder pelas vielas e fazer pequenas descobertas pelo mercado. Vá de tênis fechado e prepare-se para pisar em objetos estranhos não identificados.

Nova Delhi - Índia
Mercado em Old Delhi

Jama Masid e Forte Vermelho

Depois do passeio pelo mercado, visite a mesquita Jama Masid, que é enorme e bem bonita e não deixe de conhecer o Forte Vermelho, o principal cartão postal de Delhi, repleto de lugares bonitos para fotografar e muita coisa linda para ver.

Délhi - Índia
Mesquita Jama Masid – Delhi
O que fazer em Delhi
O Forte Vermelho

Ainda em Old Delhi você encontrará uma série de templos Hindus pequeninos, um templo Sikhi BEM interessante e uma mostra bem real daquela loucura que se chama Índia: Buzina, vacas no meio da rua, grupos empilhados na motocicleta e um montão de cenas que no início parecem surreais, mas que logo logo você acostuma.

Nova Delhi - Índia
Trânsito em Old Delhi: Vale tudo!

Trânsito Caótico: vá de metrô

Ah, e como o trânsito de Delhi é caótico, especialmente nessa região, aconselho que você chegue e saia dela usando o metrô. Apesar de apertado nas horas de pico, o metrô de Delhi é seguro, funciona hiper bem e tem vagões exclusivos para mulher.

Connaught Place: Delhi moderna e a Delhi presidencial

Connaught Place é uma área mais desenvolvida de Delhi, a praça central chamada de Central Park tem uma bandeira da Índia Gigante no centro e tem formato circular Todas as casas ao redor da praça acompanham o círculo e são pintadas de branco como nos tempos coloniais. Connaught Place é uma região bem turística repleta de restaurantes bacanas, bares animados e um mercado interessante, o Janpath.

O que fazer em Delhi
Arcos em Connaught Place

Como chegar e como explorar

Essa é uma área que dá fácil para visitar caminhando ou de metrô. A estação central se chama Rajiv Chowk (uma das principais estações de metrô de Delhi). A saida número 5 vai te deixar em frente ao Palika Bazar e no caminho certo para chegar ao Janpath, que é o mercado mais bacana da região. O Palika Bazar vale uma olhadela rápida, mas não perca muito tempo alí não. Dalí você poderá caminhar – ou se preferir, recorrer a um tuktuk rápido para visitar várias atrações interessantes de Delhi.

O que fazer em Delhi: Atrações turísticas próximas a Connaught Place:

Observatório Astronômico Jantar Mantar

A Índia é repleta de observatórios astronômicos antigos, muitos deles, como o Jantar Mantar de Delhi já não servem mais para fazer observações astronômicas pois tiveram seus entornos encobertos por prédios e construções modernas. Ainda assim, visitar um desses observatórios e ver de perto a generalidade de uma construção tão antiga é bem interessante.

  • Endereço: Sansad Marg, Connaught Place
  • Aberto do nascer ao pôr do sol
  • Entrada: 100 rúpias

Templo Sihki: Gurudwara Bangla Sahib

Delhi tem muitos templos Sihkis, o maior deles fica pertinho de Connaut Place e se chama Gurudwara Bangla Sahib e é super interessante. A religião Sihki tem vários costumes diferentes e espiritualmente lindos. Vale a pena acompanhar de perto e tentar aprender um pouquinho com eles.

O que fazer em Delhi
Gurudwara Bangla Sahib – um dos templos mais lindos de Delhi

O Gurudwara Bangla Sahib é um templo gigantesco e bem bonito com direito a um espelho d’água caprichado que rende fotos lindas.

A entrada é grátis. Para entrar é só guardar os sapatos na parte especial para estrangeiros, e cobrir a cabeça (se não quiser usar um lenço comunitário, leve seu próprio). E pra quem quiser almoçar, o templo tem um refeitório que serve refeições grátis para todos os visitantes (tenho vários amigos que comeram alí e ninguém passou mal).

  • Endereço: Ashoka Road, Connaught Place,Next to Grand Post Office
  • Entrada grátis

Templo Hindu: Birla Mandir

E falando em templos, na terra do Hinduísmo, nada mais justo que visitar um ou um bocado deles. Délhi tem vários templos Hindus com formatos e cores bem extravagantes, um dos mais legais é o The Laxminarayan Temple, mais conhecido como “Birla Mandir”. Esse é um tempo dedicado ao Deus Vishu, e é bem interessante para quem nunca visitou um templo hindu antes. Repare nos rituais e nas estátuas diversas. Tudo super diferente é bem “Índia”. Aliás, se você tiver um pouco de interesse em aprender sobre o hinduísmo, eu super recomendo ler o básico antes da viagem.

O que fazer em Delhi
Uma das portas do Birla Mandir – Delhi
  • Endereço: Hill Fort Rd, Hyderabad
  • Entrada grátis
  • Horários de funcionamento: das 4:30am às 1:30m e das 2.30pm às 9.00pm (se puder visite o templo durante os rituais matinais ou vespertinos, você vai se encantar com a cantoria e com os simbolismos hiper diferentes).
  • Não é permitido entrar com câmeras ou telefones celulares e você terá que guardá-los num armarinho mequetrefe na entrada. O armário não deveria custar nada, mas não estranhe se te cobrarem.
O que fazer em Delhi
E olha só o templo que lindo!

Índia Gate e os prédios oficiais da Presidência Indiana

Pertinho de Connaught Place está a área de prédios dos ministérios e palácios do governo indiano, estes são alguns dos prédios mais lindos de Delhi. Não estranhe o policiamento hiper pesado da região, este é um lugar bem seguro e a graça é andar entre os prédios pelo gramadão.

O que fazer em Delhi
India Gate em dia de feriado: hiper lotado

Feriados Nacionais: Durante os feriados e desfiles nacionais essa área fica toda fechada e a entrada de turistas e pedestres é limitada. Tive a falta de sorte de um dos meus dias em Delhi cairem durante um feriado nacional e tive que me contentar em ver os prédios de longe. De qualquer forma achei a área bem bonita e gostaria de ter tido tempo de explora-la com calma. Ficou para a próxima.

Alguns dos edificios e monumentos mais interessantes dessa região:

  • Rashtrapati Bhavan (Presidência da Índia): Um dos palácios mais lindos dá Índia. Dê um Google nas fotos
  • Parlamento da Índia: Um edificio arredondado, esquisitão.
  • Índia Gate (a versão indiana do arco do triunfo): uma homenagem aos soldados indianos mortos durante a segunda guerra mundial e durante a guerra anglo-afegã.
  • National Gallery of Modern Art: O museu de arte moderna de Delhi, não conheço ninguém que visitou, mas para quem curte e tem tempo sobrando, fica a dica!

Para comer em Connaught Place

Connaught Place tem vários lugares bonitinhos e bem ocidentalizados para os padrões indianos. Ideal para quem quer “fugir” da comida local, ou pegar leve com o estômago no começo da viagem. E pra quem quer comida típica (e boa!) opções não faltam! Aí vão algumas dicas infalíveis:

Nova Delhi - Índia
Espetinhos DELICIOSOS do Barbeque Nation
  • Barbeque Nation (2nd Floor, Munshilal Building, Block N, Outer Circle, Connaught Place): Um lugar BEM legal para quem quer provar um autêntico churrasco indiano, milhões de acompanhamentos e várias saladas. Fui ao Barbeque com um amigo indiano e amei de paixão, comida deliciosa, apimentada (peça sem pimenta se isso for um problema) e uma variedade pra nenhum curioso botar defeito. Amei a experiência e recomendo.
  • Haldirams (6, L-Block, Outer Circle): Essa é uma dica infalível tanto para sobremesas (não deixe de provar o Caju Kali e o Gulab Jamun) quanto para comida Chaat. Tem muuuuita coisa gostosa. O Haldirams tem várias unidades espalhadas por Nova Delhi.
  • Sarvanna Bhawan (13/90 – Block P): Delicioso e especializado em comida do sul da Índia.

Barzinhos (que também servem comida):

  • Vault Café (F60 Connaught Place): Decorado como o caixa forte de um banco, o Vault Café é um bar hiper descolado e um lugar bem bacana para tomar um drink. As comidas também são ótimas, comi o primeiro curry de cordeiro da viagem acompanhado de pão Nan fresquinho e saí lambendo os beiços.
  • QBA (E – 42/43, Inner Circle, Connaught Place): Um Rooftop bar hiper bacana e mega bem localizado, bacana para curtir o final da tarde e até para jantar.

Café da manhã típico e doces

  • Bengali sweets (Connaught Place  34-37, Bengali Market): Essa paddock feiosa no Bengali Market, pertinho de Connaught Place tem um dos cafés da manhã típicos indianos mais gostosos que provei na Índia. Conheci esse lugar graças a uma amiga indiana e amei de paixão.
Nova Delhi - Índia
Café da manhã típico indiano

O que fazer em Delhi: Atrações que podem ser combinadas com o Connaught Place

Humayun’s Tomb

Conhecido como o Taj Mahal de Dehi, este bonito complexo de templos e mausoléus é um dos meus lugares preferidos na cidade, um recanto de paz em plena agitação de Delhi. Tire pelo menos 2-3 horas para conhecer o complexo com calma e se aventurar por seus pequenos templos. E pra quem quer se afastar das multidões e tirar fotos quase desertas, a dica é percorrer a parte de trás do templo, linda e umas 50 vezes menos visitada que a parte central.

O que fazer em Delhi
Humayun’s Tomb

Indira Gandhi Memorial Museum

Para quem se interessa pela história de Gandhi (que é incrível). Taí um lugar bacana para conhecer mais e se inspirar com esse líder fantástico. O museu fica na casa onde Gandhi viveu seus 144 últimos dias e foi baleado. O museu contém um filme, dezenas de histórias e um memorial muito tocante. Adorei a visita e tudo o que aprendi.

O que fazer em Delhi
Museu de Gandhi
O que fazer em Delhi
Memorial a Gandhi

Memorial a Gandhi – Raj Ghat

Pertinho do museu de Gandhi está o memorial  – Raj Ghat – onde Gandhi foi cremado e parte de suas cinzas foram depositadas. O memorial é um cantinho de muita paz e muita reflexão e que vive repleto de flores.

“Favela” Tour

Meu tour por Nova Delhi incluiu o Saalam Baalak City Walk, algo que no Rio ou em São Paulo chamaríamos de “Favela Tour”. O passeio foi BEM superficial, e mostrou algo mais “pra gringo ver” do que qualquer outra coisa. Durante o passeio passamos meia hora brincando com crianças de uma creche local, e foi bem “x” para falar a verdade. Se você já entrou numa favela no Brasil ou já fez trabalho voluntário com crianças, acho mais que dispensável.

Nova Delhi - Índia
Saalam Baalak City Walk

Atrações mais afastadas do centro de Délhi

Deixando a área central de Delhi um pouquinho de lado, as aforas da cidade tem várias atrações hiper interessantes. Durante minha estadia na cidade visitei 3 dessas atrações em um único dia. Para chegar lá fiz um bem bolado de metrô + tuktuk que foi excelente e me livrou dum trânsito dos infernos (estávamos em um grupo de pessoas, metade do grupo optou por fazer tudo de tuktuk e amargou em uma hora a mais de trânsito! #Ficaadica)

Lotus Temple:

O tempo de Lotus é diferente de todos os templos da Índia e de tudo que já visitei. Sua estrutura moderna me lembrou da Opera House em Sydney, mas o que eu curti de verdade foi a sensação de paz e energia do lugar. O templo é da religião Bihar e está aberto para pessoas de todas as religiões. Um lugar mega bacana pra quem quer relaxar ou meditar.

O que fazer em Delhi
Lotus Temple – Delhi
  • Endereço: Lotus Temple Rd,Shambhu Dayal Bagh, Bahapur
  • Horários de visita: De terça a domingo das 09:00 às 17:00 (no verão, até as 18:00)
O que fazer em Delhi
Templo de Lotus – lindo, não?!

Qutub Minar

Um minarete super bonito – e incrivelmente alto – com direito a ruínas da mesquita mais antiga de Délhi. Vale caminhar com calma, buscar detalhes e restos de esculturas no meio das ruínas e brincar de se perder pelo sítio arqueológico. Na saída, não deixe de visitar o complexo arqueológico do parque Mehrauli que fica alí do lado.

O que fazer em Delhi
Qutub Minar e ruínas

Mehrauli Archaeological Park

Este parque arqueológico combina um conjunto bem bonito e bem preservado de ruínas com uma área verde bem agradável. Vale o passeio!

O que fazer em Delhi
Mehrauli Archaeological Park

Onde fazer compras bonitas (e baratas)

Delhi tem vários bazares bacanas, dois dos meus preferidos são o Jan Path (em Connaut Place) e o mercado de Karol Bagh (pertinho da estacão Karol Bagh de metrô). Chandni Chowk também é incrível e vale a parada. Escolha bem, pechinche bastante e seja feliz! Juro que dá para fazer altas compras BBB!

Nova Delhi - Índia
Compras em Delhi

Ah, e para quem é bom de barganha, Delhi costuma ser mais barata que as cidades mais turísticas da Índia (Agra, Jaipur, Udaipur e etc…).

E aí, se animou para visitar Delhi?

Alguém aí já foi para Delhi e quer deixar mais dicas do que fazer em Delhi?

E se você tiver perguntas, deixe um comentário! 🙂

Antes de viajar: Contrate um seguro viagem!

Está com as malas prontas? Só não se esqueça de contratar um seguro viagem antes de embarcar, principalmente por se tratar de um lugar com língua, cultura e costumes bem diferentes, melhor evitar algumas dificuldades que podem vir a surgir e, acredite, ter uma apólice contratada de seguro pode salvar a sua pele.

Imagina só perder uma manhã inteira no aeroporto para resolver “pepinos” de mala extraviada? E se você consegue sair do aeroporto “ileso” mas dá aquela torcida no pé só para “estrear” a sua chegada? Só de pensar nessas intercorrências já temos arrepios!

Sugerimos que você contrate um seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato! Nós do Ideias na Mala recomendamos e não viajamos sem os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça sua cotação aqui inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Veja também:

Outras cidades da Índia

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.


Viaje sem stress:

Faça seu seguro de viagens


 

 

Guarde este post no Pinterest!

O que fazer em Délhi

Planeje sua viagem

Matérias Relacionadas

Comentários (11)

Olá Mari,
Por recomendação no seu post fui conhecer o restaurante Barbeque Nation em Nova Deli e adorei! Obrigada pela recomendação.
Fiz um post sobre Deli onde mencionei seu blog.

Oi Nadia,
Que bom que você curtiu a dica! E super obrigada pela menção.
beijos

[…] Quer algo zero pessoal e direto ao ponto? Leia este post! […]

nao sei se voce viajou sozinha …. essa é minha pergunta … e também dicas de hospedagem …

Oi Enocir,
Este pedaço da viagem fiz com um grupo. Em Rishkesh, viajei sozinha.
Infelizmente não tenho baos dicas de hotéis em Delhi 🙁
Abracos,

Olá! Que época do ano você foi?

Em fevereiro!

Você tem alguma dica para comidas vegetarianas?

Oi Solange,
Minhas cias estão aí no post.
Beijos

Ola Solange, tem dicas de comida vegetariana.

Deixe o seu comentário