Filipinas: Conheça Bohol

Conheça Bohol nas Filipinas, um destino que vai bem além de praias paradisíacas. Prepare-se para se encantar com as florestas, montanhas, rios e cachoeiras da região. Nesse post você encontra todos os detalhes para curtir Bohol ao máximo!

o que fazer em Bohol, nas filipinas

O Rob e a Nat Cadore são um casal hiper aventureiro e com um projeto ambicioso: viajar o mundo gastando pouco. No blog Love & Road eles dão todos os detalhes dessa jornada incrível, e para aproveitar a experiência dos dois, que tal viajar um pouco com eles. No post de hoje viajaremos para Bohol nas Filipinas. Vamos nessa?

Texto e imagens: Rob & Nat Cadore

As Filipinas tem muito para oferecer além das praias paradisíacas. Bohol é um exemplo, lá você encontrará florestas, montanhas, rios, cachoeiras e é claro praias lindíssimas. Bohol é a décima maior ilha nas Filipinas e está localizada bem no meio do arquipélago, na região Central de Visayas.

Bohol
Colinas de Chocolate em Bohol

Bohol no Mapa

Quantos dias?

Você pode passar uns 3 dias em Bohol e visitar as principais atrações ou estender a estadia por uma semana e explorar a ilha com mais calma.

O que fazer em Bohol?

Praias em Bohol

Vamos começar pelas praias :), Alona Beach é a praia mais famosa de Bohol, areia branquinha, mar transparente, com vários bares e restaurantes. E claro, a praia com mais turistas.

Bohol
Pôr do sol em Loya

De Alona você pode pegar o barco que vai para a Ilha Virgem e Balicasag. O passeio de um dia é imperdivel. Vários barqueiros e pescadores fazem este passeio, negocie o preco e chegue cedo para não perder o barco!

Balicasag, por enquanto, é o meu lugar favorito para snorkeling. Muitos peixes, corais coloridos, tartarugas e uma imensidão azul!

Bohol
Snorkel em Balicasag

Bohol

Bohol

Ah, em Alona também tem o passeio que leva a Oslob, onde você poderá fazer snorkel com o Tubarão-baleia. Na manhã que reservamos os barco para ir ate Oslob caiu uma chuva torrencial, como estávamos longe de Alona chegamos atrasados e perdemos o barco. No dia ficamos muito tristes mas agora vemos como mais uma razão para voltar!

Dica para que curte mergulhar fazer snorkel

Se você curte mergulhar e snorkeling sugiro comprar uma máscara e carregar com você durante a viagem. Pode comprar nas Filipinas mesmo, falo isto porque as que eles te emprestam nos passeios não são as mais confortáveis e as vezes estão meio sujinhas.

Rio Loboc no interior da ilha

Hora de seguir para o interior da ilha e visitar o Rio Loboc. Ele nasce no meio da ilha e na vila com o mesmo nome. Lá  é possível fazer um passeio num barco-restaurante com apresentacoes de dança, música e almoço.

Bohol
Rio Loboc

Para os mais aventureiros a dica é fazer Stand Up Paddle, nós curtimos muito!!!! Podem falar com o Frederic na SUP Tour Filipinas. O rio é super limpo e as margens com bastante verde, foi um passeio incrivel. Só não esqueça de passar muito protetor solar, eu esqueci e tomei um baita torrão.

Bohol

Bohol

Bohol

Colinas de Chocolate

Em Bohol voce encontra as famosas Colinas de Chocolate. E não, não tem chocolate envolvido. Deram este nome porque na época da seca, geralmente entre Abril e Maio a grama seca e os morros ficam todos marrom, cor de chocolate. É uma formação geologica muito interessante, são mais de 1.500 morros bem redondinhos! Vale a pena rodar pelas estradinhas perto do mirante para ver as colinas de chocolate por um outro ângulo.

Bohol
Colinas de Chocolate

Bohol

Bohol

Bohol

Floresta de Mogno

No caminho para as Colinas de Chocolate você vai passar por uma floresta de mogno muito linda. A floresta surgiu por uma iniciativa do governo para combater o desmatamento. Vale a pena parar para bater umas fotos e apreciar o verde.

Bohol
Floresta de Mogno

Bohol

Bohol

Encontro com o Tarsier

A próxima parada do nosso tour pelo interior de Bohol é na Philippine Tarsier Foundation. O Tarsier é um bichinho um tanto estranho. Tem olhos esbugalhados, dedos longos e é do tamanho de um macaquinho mico. Mas na verdade ele é bonitinho, tem seu charme.

Bohol
Tarsier

Bohol

Bohol

Infelizmente este animalzinho está ameaçado devido ao desmatamento e como ele passa o dia dormindo então é dificil bater fotos. E NUNCA bata fotos com flash, isto estressa muito os Tarsiers.

Cachoeira Mag Aso

Hora de se refrescar! A cachoeira Mag Aso fica perto da vila de Antequera. É fácil chegar lá, mas se você se perder é só pedir ajuda, a maioria das pessoas falam inglês e são super amigáveis. Essa cachoeira tinha 8m de altura mas devido aos terremotos e tufões sua estrutura foi alterada. Ainda assim vale a visita, tem muito verde em volta e a água e uma delícia.

Bohol
Cachoeira Mag Aso

História e arquitetura

Além da natureza, Bohol oferece história e arquitetura. Reserve um tempinho para visitar a Igreja Baclayon, Igreja de Loboc, Catedral de São José e a Igreja de Santo Nino. A influência espanhola é muito interessante, nem parece que você está na Ásia.

Algumas dicas práticas:

Como chegar em Bohol?

Para chegar em Bohol você pode voar direto para Taglibaram ou voar para Cebu e de lá pegar um ferry. Geralmente os voos para Cebu são mais baratos. Cuidado com as conexões muito apertadas, rola muito atraso e cancelamento de voos nas Filipinas. Voamos 5 vezes nas Filipinas e em todas tivemos atrasos entre 30 minutos e 4 horas.

Explorando a ilha de moto

A melhor maneira de explorar a ilha é de motinho. Alugue uma, mas dirija com cuidado, atenção com os cachorros na rua e os côcos. É sério, tem muito coqueiro na beira da estrada e de vez em quando você vê côco caindo.

Bohol - Filipinas
Explorando Bohol de motoca

Onde se hospedar

  • Taglibaram: A capital de Bohol não é muito bonita mas oferece a praticidade de ficar perto do aeroporto, ferry, shopping, restaurantes…
  • Alona Beach: Praia mais badalada da ilha, com vários restaurantes, bares e mais turistas.
  • Região de Lomboc e Loya: Aqui você terá um contato maior com a vida local. Muito mais calmo, uma vibe tranquila.
  • Anda, Dumaluan e White Beach: Maior oferta de resorts de luxo.

Quando ir?

Pergunta difícil… O tempo nas Filipinas é imprevisivel, nossa viagem foi em Janeiro e pegamos um tufão. Sendo que esta não é época de tufões. Geralmente a temporada de tufões é de Maio a Novembro, o que coincide com a época de chuvas. De Dezembro a Abril a probabilidade de sol é maior.

Bohol
Pôr do sol em Panglao

Sobre o Rob e a Nat

A Nat e o Rob são dois Brazucas que estão rodando o mundo desde 2014. Relatam suas andanças no Love and Road, um blog cheio de dicas, fotos lindas e algumas loucuras como a lua de mel no Kazantip e um Ironman na Malásia.

Veja outros posts do Sudeste Asiático aqui no Ideias na Mala

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Planeje sua viagem

Comentários (14)

Oi Mari,
Filipina tem tanta ilha que uma pessoa fica confusa onde ir em 3 semanas.
Cebu
Bohol
Palawan
Coron
Siargao
Gostei destes sítios mas vou e venho por Manila então fica muito corrido :/

Nossa Dani! Depois vou querer saber tudo dessa viagem, quem sabe ag não combina de vc escrever um post para o blog – ou me mandar todos os detalhes que eu escrevo!
Beijos

Sim pode ser 🙂
Depois combinamos.
Beijos

Oi Mari,
Um amigo me disse que ficasse só pelas Filipinas. Então como ainda não investiguei o suficiente sobre o destino acabei marcando o voo para não perder o preço e vou fazer ida e volta por Manila. Depois logo vejo se junto mais algum sítio ao itinerário ou não. Vou ver as suas dicas que são sempre maravilhosas! 😀
Beijinhos

Acho que realmente deve ter muita coisa linda para ver por lá!
Na volta, vou querer saber detalhes!
Beijos

Oi Mari!
Tenho 3 semanas de férias em final de Outubro até meio de Novembro. Tava pensando 15 dias nas Filipinas e conjugar com mais algum sítio. Você tem alguma ideia de com que outro sítio posso conjugar? Indonesia? (1 ilha), tipo Bali não sei?
Obrigada!

Oi Dani,
Vc curtiu mesmo a Ásia, hein?! Ai que delícia, to louca pra voltar.
Singapura, malasia (as praias são lindas), Bali e Mianmar são boas pedidas.

Desses, só conheço Singa!
Beijos

Sim Amei Ásia! 🙂 E o seu blog também 😉 Tenho recomendado para amigos
e em fóruns 😀 Quanto à viagem – Let the search begin! rsrsrs
Beijos e Obrigada 🙂

Oi casal! Tô aqui em bohol e queria entender como vcs fizeram o sup, as montanhas… foi no tour clássico que vende por aqui? Que inclui mil paradas? Haha Ou vcs fizeram tudo de motoca?

Valeu. Beijocss

Nat e o Rob, sempre com essa capacidade de me deixar apaixonada por lugares que nunca fui e que nem estavam na minha lista de viagens. Filipinas subiu pro top 3 da minha wish list viajante numa velocidade meteórica!
Obrigada pelo post cheio de fotos e dicas ótimas!
Um post bem completo, a cara do Ideias na Mala. =)
Beijos para os três!

Post maravilhoso aqui o Ideias, parabéns ao Rob e à Nat. Também sou apaixonado pelas Filipinas, obrigado por me recordar os tempos passados nesse país. Grande abraço.

Obrigada pela visita Filipe!
Abraços!

Obrigada por compartilhar nossas aventuras e dicas de viagem!!
Bohol é lindo demais!!! Filipinas é o verdadeiro Paraíso na terra!!
Abraços,

Nat

Obrigada pela visita e pelo postão lindo! Um prazer conhecer um pouquinho mais sobre o projeto de vcs, que agora estou acompanhando de pertinho! E quando quiserem, a casa é sempre de vcs!
Beijos e obrigada,
Mari

Deixe o seu comentário