Tour Harry Potter na Europa: lugares para conhecer na Inglaterra, Escócia e Portugal

Explorar os cenários do universo de Harry Potter pelo mundo real é um sonho para qualquer fã da saga. A boa notícia? Dá para viver essa experiência mágica visitando lugares incríveis na Inglaterra, Escócia e Portugal, onde a história do bruxinho mais famoso do mundo ganhou vida – seja nos livros, nos filmes ou até na inspiração por trás deles.

Seja passeando pelos corredores de um castelo digno de Hogwarts, atravessando uma ponte que viu o Expresso de Hogwarts passar ou visitando cafés e bibliotecas que ajudaram a dar forma a esse universo encantador, esse tour promete te transportar direto para o mundo bruxo.

Então, preparado para embarcar nessa viagem cheia de magia? Vem comigo descobrir os lugares mais imperdíveis para um verdadeiro tour Harry Potter na Europa!

Vassouras do jogo de quadribol no Museu de Harry Potter
Vassouras do jogo de quadribol

O que você vai encontrar por aqui:

Harry Potter na Inglaterra

Se você está planejando um fazer um Tour Harry Potter na Europa, a Inglaterra – e especialmente Londres – precisa estar no roteiro. Afinal, alguns dos cenários mais icônicos da saga estão por lá!

Mas a conexão de Harry Potter com a Inglaterra vai muito além das locações de filmagem. J.K. Rowling, britânica de nascença, trouxe para os livros inúmeras referências da cultura e da história local, além de inspirações da própria vida. E o resultado? Um universo mágico cheio de detalhes que tornam essa jornada ainda mais especial.

Quer saber onde encontrar a magia pelo país? Confira os lugares imperdíveis a seguir!

Explorando o Mundo de Harry Potter em Londres

Se você é fã da saga, um roteiro em Londres precisa estar na sua lista! A cidade é palco de momentos icônicos dos filmes e carrega toda a atmosfera mágica que encantou gerações.

A jornada começa na estação King’s Cross, onde o famoso Expresso de Hogwarts parte para o castelo. Lá, você encontra a emblemática Plataforma 9 ¾, com um carrinho de bagagens “atravessando” a parede – uma parada obrigatória para fotos (e sim, costuma ter fila!).

Outros pontos que valem a visita incluem o Piccadilly Circus, cenário da fuga de Harry, Ron e Hermione dos Comensais da Morte, e o Leadenhall Market, um charmoso mercado histórico que deu vida ao Beco Diagonal nos filmes. Sem esquecer a estação de metrô Westminster, que leva diretamente ao Ministério da Magia.

Com tantos cenários espalhados pela cidade, Londres vai muito além de um simples pano de fundo – ela é quase uma personagem na história. Para aproveitar melhor a experiência, a dica é contratar um tour de Harry Potter em Londres (em inglês ou espanhol), com guia que vai te levar a vários locais importantes, unindo informação e muita diversão e proporcionando uma verdadeira imersão em nos livros e filmes do Harry Potter.

Estúdio do Harry Potter em Londres (Warner Bros. Studios)

Outro passeio imperdível em Londres para os fãs de Harry Potter é a visita aos Estúdio do Harry Potter em Londres. A experiência é dividida em três partes e já começa de forma épica: as portas do Salão Comunal de Hogwarts se abrem e, de repente, você está dentro do mundo mágico! É um começo impactante que já dá o tom do que vem pela frente.

passeio harry potter londres
Salão Comunal de Hogwarts

Em seguida, o tour se torna auto-guiado, permitindo explorar no seu ritmo os cenários icônicos da saga. Você poderá visitar o quarto de Harry sob a escada, a grandiosa Sala de Poções, o misterioso Ministério da Magia e muito mais. Do lado de fora, a experiência continua com a casa dos tios de Harry, o icônico Knight Bus, a famosa ponte de Hogwarts, as enormes peças de xadrez e até mesmo a tumba de Tom Riddle.

A última parte do tour é um verdadeiro mergulho nos bastidores da produção, revelando como personagens icônicos, como Dobby, ganharam vida nas telas. Você também terá a chance de explorar o Beco Diagonal, com lojas famosas como a Gringotes e a dos gêmeos Wesley. Para fechar com chave de ouro, uma impressionante maquete do Castelo de Hogwarts te deixará sem palavras, e a loja de varinhas com mais de 4.000 unidades vai fazer qualquer fã se sentir no centro da magia.

Durante o passeio, não perca a oportunidade de experimentar a famosa cerveja amanteigada e levar para casa lembrancinhas como sapos de chocolate, jujubas de todos os sabores e outros itens exclusivos que são vendidos na loja no final do tour. Cada detalhe transporta os visitantes para dentro do universo mágico, tornando a visita inesquecível para qualquer fã.

londres Harry Potter
Maquete de Hogwarts no Harry Potter Studios tour da Warner Bros em Londres

Planeje sua visita

Os Estúdios Warner Bros ficam em Leavesden, a cerca de 32 km de Londres. Você pode ir por conta própria, o que é bem simples, ou optar por um tour do Harry Potter que já inclui o ingresso e o transporte direto até a porta do estúdio.

Se escolher o transporte público, o trajeto leva cerca de 2 horas a partir do centro de Londres, então é importante se planejar para não chegar atrasado e aproveitar cada momento da visita.

Em Londres, você deve pegar o metrô até a estação Euston e lá um trem para a estação Watford Junction. A viagem pode durar 15 ou 50min, depende do trem que você pegar, então de preferência escolha o trem que sai Euston direto para Watford Juction, sem paradas.

Oxford

Além de Londres, Oxford é outra parada imperdível para os fãs de Harry Potter na Inglaterra. A cidade, com suas ruas charmosas e construções históricas, parece ter saído diretamente das páginas dos livros, e os locais de filmagem trazem à tona a magia da série.

Um dos destinos mais icônicos é o Christ Church College, que inspirou o famoso Grande Salão de Hogwarts. Lá, você pode explorar as escadas originais que levam à sala de jantar, onde Minerva McGonagall recebe os novos alunos, entre outros cenários que vão te transportar para o universo bruxo.

Para completar o seu roteiro, vale incluir também os claustros do New College e a Divinity School, que foram usados para filmar a enfermaria de Hogwarts e a famosa biblioteca da escola. Cada canto de Oxford oferece um pedaço da magia da série!

O tour Harry Potter a pé em Oxford te leva em uma aventura mágica, guiada pelos estudantes de Oxford, nos edifícios medievais que inspiraram a série Harry Potter. Ao final do tour, você ainda poderá testar seus conhecimentos na famosa saga do bruxinho!

Outra ótima opção é contratar um Tour privado por Oxford com guia em português, onde você irá conhecer a história da universidade de Oxford, ver alguns cantinhos que fizeram parte dos filmes do Harry Potter, conhecer a ponte dos suspiros, visitar um college e a Biblioteca Bodleiana (ingressos não inclusos).

Harry Potter em Edimburgo

Edimburgo, na Escócia, é mais um destino imperdível no roteiro de quem quer fazer um tour Harry Potter na Europa. A autora J.K. Rowling viveu na cidade enquanto escrevia a saga, e embora nenhum dos filmes tenha sido gravado lá, é fácil perceber como alguns lugares inspiraram detalhes dos livros.

o melhor de edimburgo
Castelo de Edimburgo

O tour a pé guiado pela magia do Harry Potter em Edimburgo passa por diversos pontos que serviram de inspiração para a autora escrever Harry Potter, além de visitar o túmulo do Tom Riddle e te ajudar a descobrir qual a sua casa em Hogwarts!

Outra opção bem legal é o Tour do Harry Potter por Edimburgo (em português) no qual durante 2h você vai explorar todo o universo mágico do Harry Potter em Edimburgo ouvindo história e curiosidades sobre o bruxinho mais amado!

Victoria Street e o Beco Diagonal

Com suas casinhas coloridas, traçado sinuoso e charme medieval, Victoria Street é frequentemente apontada como a inspiração para o Beco Diagonal. Embora J.K. Rowling nunca tenha confirmado um local específico como base para a famosa rua dos bruxos, as semelhanças são inegáveis – e mais do que suficientes para atrair milhares de fãs todos os anos.

harry potter em edimburgo
Victoria Street em Old Town

Ao longo da Victoria Street, você encontrará lojas temáticas que transportam direto para o universo mágico. A The Boy Wizard é um verdadeiro paraíso para quem ama Harry Potter, repleta de artigos inspirados na saga. Já a John Kay’s Bookshop lembra a icônica Flourish & Blotts, onde os alunos de Hogwarts compram seus livros escolares.

Mas o grande destaque é o Museum Context, considerada a loja mais mágica da cidade. O espaço encanta com sua decoração imersiva, cheia de referências aos filmes e livros, incluindo uma parede que recria a icônica frase: “A Câmara Secreta foi aberta”. Se você é fã, prepare-se para se sentir dentro do mundo bruxo!

Hotel Balmoral

Localizado no coração da cidade, o Balmoral Hotel é um dos mais luxuosos de Edimburgo. E, para os fãs de Harry Potter, tem um significado especial, pois foi lá, mais precisamente no quarto 552, que J.K. Rowling finalizou “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, em 2007, encerrando a saga do bruxinho.

Harry Potter em Edimburgo
Balmoral Hotel

O quarto é conhecido como a “JK Rowling Suite” e ganhou alguns detalhes que fazem referência à autora e à obra. Na porta há uma placa dourada com uma coruja esculpida, como símbolo da conexão do local com a série. Dentro do quarto fica uma cópia autografada e emoldurada do último livro.

Muitos turistas e fãs de Harry Potter passam pelo hotel apenas para ver do lado de fora, mas, para os que estiverem dispostos a investir um valor alto, é possível se hospedar na JK Rowling Suite. As diárias custam entre 1.000 e 2.500 libras.

Greyfriars Kirkyard

O Greyfriars Kirkyard é um cemitério histórico em Edimburgo, datado do século XVI, e conhecido por ter inspirado J.K. Rowling na escolha dos nomes de vários personagens de Harry Potter.

Muitas lápides nesse cemitério trazem sobrenomes que aparecem nos livros, tornando o local um verdadeiro ponto de peregrinação para os fãs da saga. Há quem diga também que o Greyfriars Kirkyard pode ter sido a inspiração para o cemitério de Little Hangleton na cena do retorno de Voldemort em O Cálice de Fogo (mas não foi gravado lá).

Outros locais imperdíveis para incluir no seu roteiro em Edimburgo são o The Elephant House, famoso café onde J.K. Rowling escreveu parte dos livros, e a George Heriot’s School, uma escola com arquitetura impressionante, muitas vezes apontada como inspiração para Hogwarts.

Se você quer explorar Edimburgo pelo olhar de um verdadeiro fã, confira nosso mini guia de Harry Potter em Edimburgo em nosso roteiro na cidade e descubra todos os cantinhos mágicos que fizeram parte da criação da saga!

harry potter em Edimburgo
The elephant house

Porto e possíveis inspirações para Harry Potter

Um roteiro no Porto, em Portugal, também pode ter um toque de magia para os fãs de Harry Potter!
Nos anos 1990, J.K. Rowling morou na cidade enquanto lecionava inglês e, nesse período, começou a criar o universo mágico que encantaria milhões de leitores ao redor do mundo. Embora a autora nunca tenha confirmado oficialmente todas as influências, alguns lugares no Porto são considerados verdadeiras fontes de inspiração para a saga.

Confira a seguir os pontos que todo fã de Harry Potter vai adorar conhecer!

Majestic Café

Com decoração Art Nouveau e ambiente sofisticado, o Café Majestic foi inaugurado em 1912 e é um dos mais tradicionais do Porto, além de sempre ter sido um ponto de encontro de intelectuais, artistas e escritores.

Durante sua estadia na cidade, J.K. Rowling costumava frequentar o café, e há relatos de que ela passou horas escrevendo o que possivelmente seriam os primeiros capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Uma das histórias mais conhecidas diz que as primeiras frases da saga foram rabiscadas em um guardanapo enquanto ela tomava café no local.

harry potter no Porto em portugal
Cafe Majestic

Hoje, o Majestic Café se tornou um ponto de peregrinação para fãs de Harry Potter, e a fama trouxe consigo preços mais altos, transformando a visita em uma experiência mais turística do que uma simples pausa para um café.

Ainda assim, mesmo que você não queira consumir nada, vale a pena passar por lá para admirar a charmosa fachada com portas de madeira e se transportar um pouco para a época em que a magia começava a ganhar vida.

Livraria Lello

Considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria Lello encanta com sua arquitetura gótica, detalhes em madeira esculpida e a impressionante escadaria vermelha que alguns dizem ter sido inspiração para J.K. Rowling criar Flourish & Blotts, a icônica livraria do Beco Diagonal.

A informação nunca foi confirmada por J.K. Rowling. Pelo contrário, a autora já afirmou que nunca entrou na Livraria Lello. No entanto, há rumores de que os roteiristas de Harry Potter e a Pedra Filosofal possam ter se inspirado no local para dar vida ao universo cinematográfico da saga.

como visitar a Livraria Lello no Porto em Portugal
Livraria Lello

Verdade ou não, a Livraria Lello é um lugar que merece estar no seu roteiro. Com sua escadaria icônica, vitrais deslumbrantes e um ambiente que parece saído de um livro de fantasia, a visita vale a pena — seja você fã de Harry Potter ou apenas apaixonado por literatura fantástica.

Para visitar a Livraria Lello, é necessário pagar uma entrada de 5 euros — valor que pode ser abatido na compra de um livro.

A dica de ouro? Chegue cedo! A livraria é uma das atrações mais populares do Porto, e as filas costumam ser gigantes. Quanto mais tarde, mais lotado, tornando difícil até mesmo circular pelo espaço ou tirar boas fotos. Se quiser aproveitar a visita com mais tranquilidade, programe-se para ir logo na abertura!

Outros lugares no Porto para fãs de Harry Potter

A Universidade do Porto é a única universidade pública na Europa que tem um uniforme oficial, e muitos apontam a semelhança com as vestes de Hogwarts. Durante a iniciação dos calouros, as ruas da cidade ficam cheias de estudantes vestindo longas capas pretas, em um cenário que realmente parece saído diretamente dos filmes.

Outro ponto icônico da cidade, a Torre dos Clérigos, pode ter sido inspiração para a Torre de Astronomia de Hogwarts. O melhor momento para uma visita ao mirante, cujo acesso é feito por uma escadaria de 240 degraus, é no pôr do sol, que deixa a vista ainda mais impressionante.

o que fazer no Porto em dois dias de roteiro
Torre dos Clérigos

Um tour completo pelo Porto passa por alguns desses lugares. E, mesmo que as conexões não sejam oficialmente confirmadas, a experiência de visitar cada local faz qualquer fã se sentir mais próximo do universo encantado criado por J.K Rowling.

Para quem prefere tour mais específico, tem a opção da Excursão guiada a pé por Harry Potter no qual o guia vai contar histórias e curiosidades de como a vida da autora J.K. Rowling no Porto inspirou partes da história de Harry Potter.

Dicas para um tour de Harry Potter na Europa

Seja na Inglaterra, Escócia ou até em Portugal, viajar pelos cenários que inspiraram Harry Potter é uma experiência inesquecível para qualquer fã da saga. De castelos impressionantes a ruas que parecem saídas diretamente de Hogsmeade, cada destino traz um pedacinho da magia do mundo bruxo.

Para aproveitar ao máximo, o ideal é dedicar pelo menos três dias em cada país, explorando os locais de filmagem e aqueles que inspiraram J.K. Rowling. Mas se preferir, também dá para visitar um destino por vez e ir montando seu tour aos poucos. O importante é embarcar nessa jornada cheia de encanto e nostalgia!

Estúdios do Harry Potter
Carta enviada de Hogwarts

Seguro viagem na Europa

Antes de embarcar para a Europa não dá para esquecer do seguro viagem! Afinal o seguro viagem é obrigatório para quem viaja para lá (tenha sempre em mãos o comprovante impresso pois podem pedir na imigração) e, além disso, é seu melhor amigo numa eventual emergência. Não dá para contar com a sorte, né?

Além de eventualidades médicas – que ninguém planeja, mas podem sim acontecer numa viagem – um bom seguro viagem cobre malas extraviada, voos perdidos e qualquer problema médico que possa aparecer.

Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Reserve aqui o seu seguro viagem

Chip Telefônico

Você sabia que dá para comprar chip de telefone para a Europa ainda no Brasil e economizar?

O chip de telefone da O Meu Chip pega super bem na Europa, e é mais vantajoso que comprar um chips locais. Há duas opções de planos, o controle e o ilimitado, e o ilimitado de deixa a rotear até 3Gb de internet para outros aparelhos.

Clique aqui e compre com 15% de desconto!

Erros que você não deveria cometer na sua primeira viagem para a Europa

Viajar para a Europa é relativamente fácil, mas há alguns errinhos que podem ser evitados para tornar a sua viagem muito mais agradável.

Um erro é querer conhecer muitos países em uma mesma viagem. Sabemos que as distâncias às vezes são pequenas na Europa — eu disse às vezes, não caia naquele papo de que é só pegar um trem e rapidinho você está em outro país, pois não é bem assim —, mas há destinos que valem a pena você dedicar mais tempo a eles. 

Falando em trem, além de muitas viagens serem longas, eles não são baratos. Na Europa há companhias aéreas low cost, que não são as melhores em termos de serviços, mas que oferecem opções realmente baratas de voos se você se programar. 

Outra coisa para se atentar é a quantidade de bagagem, principalmente se você for utilizar transporte público para ir e voltar do aeroporto. A acessibilidade nas estações europeias não é das melhores e, muitas vezes, é preciso carregar suas malas nas escadas fixas, pois não há escada rolante ou elevador. 

A Europa é segura quando se trata de roubos, você pode andar com joias, voltar pra casa a pé tarde a noite, usar o smartphone ou laptop na rua, mas quando o assunto é batedores de carteira, a Europa é um dos lugares mais fáceis do mundo de ficar sem bolsa, carteira ou celular. Por isso esteja sempre atento.

Nem sempre vale a pena economizar na hospedagem. Muitas vezes é melhor pagar um pouquinho mais e ficar em uma localização estratégica, que vai facilitar a sua vida quando você for circular pela cidade. 

Quer saber mais? Leia Primeira vez na Europa? Conheça 5 erros que você não deveria cometer.

E aí, curtiu nossas Melhores Dicas de Tour Harry Potter na Europa? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Avatar
Mariana Bueno

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *