Healy Pass: a estrada mais bonita para chegar a Killarney, na Irlanda
Healy Pass é uma estrada sinuosa que corta as montanhas do sul da Irlanda, com belas vistas sobre Bantry Bay e o rio Kenmare. A estrada atravessa lindos campos repletos de ovelhas, rios de água cristalina, pontes de pedra e rochas pontiagudas, não é a toa que é considerada uma das rotas mais bonitas da Irlanda
As paisagens parecem ter pulado de um cartão postal, uma atrás da outra e uma mais maravilhosa que a outra. A trilha sinuosa serpenteia pelo campo despovoado e fica fora da estrada comum, o que garante que você raramente encontre movimento de pessoas. Sem exagero algum, um dos lugares mais lindos que já visitei.
A viagem entre Cork e Killarney pela estrada mais rápida leva pouco mais de uma hora e dez minutos (85 Km) enquanto a mesma viagem passando pelo Healy Pass leva quase quatro horas (222 Km). E quer saber? O Healy Pass é uma das melhores provas que nem sempre a rota mais curta é o melhor caminho. Quer ver?
Um pouco da história de Healy Pass
Ao pesquisar sobre estradas na Irlanda, é normal você encontrar o termo Famine road (estradas da fome), elas são comuns no país. Essas estradas fizeram parte de iniciativas do governo conservador de Robert Peel para melhorar a infraestrutura da Irlanda, fortalecer sua economia e fornecer emprego para aqueles que perderam sua renda depois da quebra da safra de batata em 1845.
A Healy Pass é uma dessas estradas e foi feita em 1847, sendo chamada de Kerry Pass. Michael Healy, um político de Cork, que serviu como o primeiro governador geral do Estado Livre Irlandês, pediu para que a passagem fosse atualizada e melhorada. Após a melhoria, Kerry Pass passou a ser chamada de Healy Pass.
A rota começa oficialmente em Adrigole Bridge, no Condado de Cork e prossegue para Lauragh Bridge, no Condado de Kerry. Ao longo do caminho, há 12 km de curvas fechadas que serpenteiam pelas fronteiras entre esses dois condados.
Como fazer a rota de Healy Pass
O melhor jeito de fazer a rota de Healy Pass é de carro, pois não há transportes públicos por essa estrada.
Para alugar o carro, nossa dica é o comparador de preços da Rentcars, que é uma forma prática de comparar as principais locadoras do mercado e encontrar o melhor custo benefício para as datas da sua viagem. Com ele é possível parcelar o carro em 12 vezes sem juros.
Você pode alugar retirar o carro tanto no aeroporto de Dublin, como no aeroporto de Cork. Se você optar por retirar o carro em Dublin, nossa recomendação é que você só retire quando for viajar, pois carro em Dublin é furada.
Confira os preços da Rentcars e reserve seu carro
Circuito de bicicleta para os aventureiros
Para os mais aventureiros, Healy Pass possui um circuito, considerado difícil, de 86 Km que explora a península Beara e entrega paisagens cênicas. É preciso ter um bom condicionamento físico para fazer o circuito. No site Healy Pass Circuit – Kenmare você tem mais informações sobre essa aventura e consegue ver a rota no mapa.
Healy Pass no mapa
Veja o caminho no Google Maps: http://goo.gl/maps/am4k3
Roteiro detalhado: de Cork a Killarney, passando por Healy Pass
Saímos de manhã da cidade de Cork em direção a Killaney. Optamos pelo caminho mais longo, pois assim poderíamos conhecer a famosa estrada Healy Pass.
No caminho passamos por um pequeno vilarejo chamado Inchigeelagh, com uma ruína de uma antiga igreja. Já no vilarejo de Kealkill, nós vimos as ruínas do Carriganass Castle, um castelo construído no século XVI (1540) por Dermot O’Sullivan, um membro da família O’Sullivan Beare, que detinha um poder considerável em West Cork até início do século XVII.
Passamos por diversas paisagens lindas, alguns lagos com vacas e outros lagos com pessoas.
Glengarriff
Paramos em uma cidadezinha chamada Glengarriff que tinha uma vista muito bonita para o mar.
Achamos a cidade tão bonita que optamos por ficar um pouco mais e decidimos almoçar em um restaurante com uma localização super diferente: dentro de uma antiga igreja – The Old Church Café.
Healy Pass
Após o almoço, voltamos para a estrada e finalmente chegamos ao tão esperado Healy Pass. Uma estrada de pedra que aos poucos foi revelando algumas das paisagens mais incríveis da minha vida.
O que eu mais amei foi ter feito 90% do trajeto sem ter visto absolutamente ninguém. Apenas as ovelhinhas de rabos coloridos acompanharam nosso passeio.
Chegamos num vale muito lindo, com uma ponte de pedra cruzando um rio bucólico desses com pouca água e muita vida. Nos subimos uma parte bem sinuosa, com muitas curvas que nos levaram ao alto da montanha. Do topo conseguimos ver todo o caminho e o vale que havíamos atravessado. Simplesmente lindo!
Do outro lado da montanha está o Condado de Kerry. Há um lago enorme e os primeiros indícios de civilização, uma casinha com fumaça a todo vapor.
Kenmare
Antes de chegar em Killarney, fizemos nossa última parada em uma cidade chamada Kenmare. Ela é fofíssima, cheia de casinhas coloridas, pubs animados e muitas lojinhas para passear.
No post Ring of Kerry, eu conto mais sobre a cidade.
Killarney
E por fim chegamos a Killarney, uma das cidade irlandesas que mais marcaram a minha viagem! A cidade impressiona desde os primeiros instantes, com o Killaney National Park e ela tem o tipo de turismo que eu mais gosto: passeios em meio a natureza, vistas de tirar o fôlego, um pouco de história e pouca gente.
Tá indo pra lá? Contrate um seguro viagem
O seguro viagem é indispensável para passar pela imigração na Europa (leve impresso o comprovante de aquisição da sua apólice para apresentar na alfândega). Opte por uma apólice com boa cobertura, que cubra tudo no ato, para que você não precise ficar lutando depois para reaver o dinheiro caso precise utilizar o seguro.
Além da cobertura hospitalar (que é indispensável), escolha uma apólice que cubra atrasos/cancelamentos de voo, extravios de bagagens (acredite, são mais comuns do que desejamos), assim você evita as dores de cabeça e, mais importante, a for no bolso!
Indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de apólices e te oferece uma listagem com as melhores opções disponíveis no mercado, mostrando os valores e tipos de cobertura, deixando com você apenas a parte fácil (escolher a apólice que mais se adeque ao seu estilo de viagem). Quer mais vantagens? Clique aqui e faça sua cotação inserindo o nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
E aí, curtiu nossas dicas sobre a estrada Healy Pass? Ficou com alguma dúvida? Conta aqui nos comentários!
PLANEJE SUA VIAGEM:
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Irlanda
- SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Oi! Estou fazendo meu roteiro inspirado no seu, e queria ter certeza que passarei pela igreja em Inchgeelagh e pelo castelo Cariganas em ruínas, porém o seu trajeto mostrado no Google Maps desvia de Inchgeelagh, aí fiquei na dúvida se o trajeto que vc vez foi esse mesmo ou se saiu errado no Google Maps
Encontrei a igreja no Google Maps, falta só encontrar o Cariganas Castle
Oi Felipe,
Tentei olhar rapidinho e não consegui responder sua pergunta.
Marquei o post para atualizar – e criar um mapa bonitinho no My Maps – mas não consigo te dar uma resposta acertada já.
Abraços
Que lugar mais interessante. O almoço na igreja, muito legal. Tudo muito Irlandês.